Buscar

Prévia do material em texto

LISTA
Como o intemperismo físico pode auxiliar no intemperismo químico? 
R= o intemperismo físico tem a função de desagregar a rocha, aumentando a superfície de contato, o que ajuda na atuação do intemperismo químico. O principal agente desse intemperismo é a água no estado líquido (decomposição). O intemperismo químico não auxilia no físico, pois tem a decomposição da rocha, formando solo.
Diga duas características marcantes do horizonte C. 
R=O horizonte C possui características da rocha sã. Algumas características: minerais primários e secundários (houve alteração mas essa não foi suficiente para transformar todos os primeiros), estruturas, fraturas, acamamento ou bandamento, descontinuidades.
Em visita ao campo observou-se várias “rachaduras” em afloramento de rocha. Como distinguir se tais feições representam falhas ou fraturas?
R=A falha apresenta plano de deslocamento, já a fratura não.
 
Cite 4 formas de intemperismo físico. Explique como elas atuam. 
R=O intemperismo químico são processos que causam separação (desagregação) dos grãos minerais, transformando a rocha em um material descontínuo e friável.
Crescimento de raízes que penetram nas rochas quebrando-as, elas procuram também fraturas, aumentando mais os espaços entre elas. 
Congelamento da água, fazendo com que ela se expanda, o que ocasiona em um aumento da fratura.
Cristalização de sais: a formação do cristal, ele cresce e dilata a fratura.
Criação de juntas de alívio: quando o solo está em cima da rocha há um equilíbrio de força, a partir do momento que não tem mais solo, a rocha tende a subir, formando fraturas de tração (processo de orogênese). Isso gera placas, que tendem a desmoronar. 
Cite três fatores que controlam o intemperismo e como eles atuam. 
Clima: a variação sazonal de temperatura (quanto mais alta a temperatura, maior as reações químicas) e a distribuição de chuvas (a água é catalisador de reações químicas).
Relevo: infiltração e escoamento superficial.
Fauna e Flora: matéria orgânica para as reações químicas (diminui o pH do solo, o que aumenta as reações), remobilizam o material.
O tipo de rocha: depende do tipo de mineral, da formação deles (os de alta temperatura são menos resistentes do que os de baixa temperatura).
O tempo de exposição: quanto maior o grau de faturamento, aumenta o tempo de exposição.
Qual a diferença entre erosão e intemperismo? 
R= Erosão é o transporte do sedimento que foi intemperisado, sofreu degradação, da rocha. Intemperismo é o processo de decomposição e desagregação da rocha.
Explique porque ocorre a erosão diferencial?
R=A rocha resiste a ser transportada, o que ocasiona no surgimento de reentranças, isso ocorro por causa das diferenças de resistências a erosão.
O que é clivagem? Qual é a relação entre clivagem e arranjo atômico? 
R= É a capacidade que o mineral possui de se partir em planos paralelos ( a mica tem a melhor clivagem), essa está relacionada as ligações atômicas, quando elas são mais fracas o material apresenta planos preferenciais para separação.
 Cite dois critérios de classificação de minerais.
Sistema de cristalização: especifico de cada mineral
Uso: minério, gema (pedra preciosa)
Composição química (óxidos, silicatos, sulfetos, etc)
 Defina o que é deformação rúptil e em que condições normalmente ela tende a acontece
R= Elas ocorrem devido as tensões geradas pela tectônica de placas, ocorrendo um deslocamento diferencial de um plano em relação ao outro (falha). Mais profunda na crosta, ela sofre tensões e se dobra, a rúptil esta em pequenas profundidades e se comporta de forma rígida aos esforços (ela se quebra).
Qual o critério para identificação de rochas ígneas extrusivas no campo?
R=A rochas intrusivas possuem um textura grosseira, minerais visíveis a olho nu (houve tempo para se resfriarem e eles crescerem), raramente possuem orientação dos minerais (depende do fluxo magnético), a disposição dos minerais se da de forma homogênea na rocha.
As rochas extrusivas (derrames de lavas) possuem uma textura fina, os minerais, em sua grande maioria, são invisíveis a olho nu (resfriamento rápido, então os minerais são microscópicos), exemplo: basalto.
Qual a diferença entre mineral e minério? E mineral e rocha?
R=
Minerais são elementos ou compostos químicos com composição química definida de certo limites, cristalizados (arranjo atômico definido) e formados naturalmente por meio de processos geológicos inorgânicos.
Minério são minerais ou rochas que apresentam uma importância econômica.
Rochas é uma associação de minerais.
Cristal: quando o mineral tem espaço para se cristalizar perfeitamente e a forma externa expressa o seu arranjo atômico. Todo mineral pode ser um cristal.
Mineralóides: é uma massa amorfa, não tem arranjo atômico, resfriou muito rápido. Vidros e carvões naturais. 
Qual o mineral mais abundante na crosta e quais os critérios utilizados em sua identificação? 
R= Feldspato, a sua clivagem e dureza.
Cite duas razões para que o quartzo seja o mineral predominante em areias de praia no Brasil.
R= As areis de praia são normalmente quartzosas porque o quartzo é muito resistente ao intemperismo, devido ao fato de ser formado em baixa temperatura. E outra é que tem fontes de rochas com quartzo
Seu ponto de fusão é baixo, por isso é o primeiro a entrar em fusão, e um dos últimos a se solidificar.
Como é possível identificar um vulcão proveniente de um HOT SPOT?
R= Podemos identificar devido ao alinhamento dos vulcões, sendo que os vulcões mais ativos são os mais jovens, já que os antigos se extinguem. 
A crosta pode ser dividida em continental e oceânica. Explique como se forma a crosta 
R=
Que evidências foram observadas por Wegener para propor a teoria da deriva continental?
R= Fósseis de plantas do mesmo período geológico, mesma flora, fósseis de um lagarto, mesma fauna, indicando que as massas estavam unidas, ocorrendo no Brasil e na África também evidencias de rochas de ambientes glaciais em vários locais indicando que essas já foram unidas ao polo sul.
Em quais regiões do planeta ocorrem mais terremotos?
R=Zonas de encontros de placas.
O que são margens continentais passivas?
R=Margem continental passiva (afastada da zona de encontro de placas): limite do continente que não reflete uma zona de encontro de placas ex: rio de janeiro, bahia. Margem continental do chile é uma margem ativa (zona de encontro de placas)
Qual a explicação para a existência do vulcanismo no parque Yellow Stone?
R= O Wellow Stone é um hot spot continental, devido a maior espessura da crosta continental, o magma tem muita dificuldade para sair, assim ele acumula na base da litofera, assim ele gera uma grande e uma alta pressão que é extravasada (grande impacto ambiental).
As ilhas vulcânicas do Havaí são formadas pelo encontro de placas tectônicas? Explique. O que faz com que ocorra a formação de hot spot e como ele funciona?
R= Elas são formadas por um hot spot, que é um ponto quente fixo na base da litosfera, não faz parte dela, que gera um magma, esse magma rompe a litosfera, e gera um vulcão. Como a placa se move e esse ponto é fixo, esse vulcão se desolca e perde o magma, e outro vulcão é gerado, por isso há um alinhamento de ilhas vulcânicas, sendo a ilha ativa a mais recente e as outras vão submergindo. Isso mostra a movimentação da placa (Hawai).
Imagine que se repentinamente a deriva continental parasse. Elabore uma hipótese para explicar esse fenômeno.
R= O motor ou fonte geradora de movimento das placas seriam as correntes de convecção geadas a partir da liberação de calor do decaimento radioativo dos elementos radioativos presentes no interior do planeta, então para cessar essa deriva teria que por um fim nesses decaimentos.
Qual a origem do calor gerador das correntes de convecção?
Porque as placas tectônicas se formam?
R=A partir do momento que você tem uma litosfera mais espessa, ela começa a estabilizar os processos de dinâmica da placas tectônicas.Em que tipo de encontro de placas há exclusivamente terremotos?
R=No encontro de placas transcorrentes (não há vulcanismo) e no encontro de placas continental x continental (as duas sobem).
O quartzo é um dos minerais mais abundantes, presente na maioria das rochas da crosta. Entretanto, porque ele, normalmente, não se apresenta bem cristalizado?
R= Porque ele é um mineral formado em temperaturas baixas, o que faz com que ele demore a se cristalizar, sendo assim os primeiros minerais que começam a se resfriar vão formar cristais, porque tiveram espaço para externar seu arranjo atômico, já os últimos, como o quartzo não vão ter mais espaço.
Porque as evidências encontradas por Wegener, no início de século XX, não foram suficientes para alavancar a teoria da tectônica de placas?
R=Porque ele não conseguiu explicar como que as placas tectônicas se moviam, qual a força capaz de deslocar esse continente. Ele não tinha conhecimento das convecções e da astenosfera ( que permite o deslocamento). 
Porque no terremoto ocorrido no NEPAL recentemente não é esperado erupção vulcânica? 
R= Encontro de duas placas continentais, então não tem erupções.
Por que as rochas metamórficas dificilmente apresentam a formação de blocos por conta da esfoliação esferoidal? 
R= Porque a esfoliação esferoidal ocorre em rochas homogêneas, a água percola na rocha, e devido aos bandamentos das rochas metamórficas isso não ocorre nesse tipo de rocha.
A olivina é um mineral com alta temperatura de formação. Porque ela é facilmente intemperizável? 
R= Porque minerais formados em alta temperatura são menos resistentes ao intemperismo.
Porque o Japão apresenta intensa atividade tectônica? Explique detalhadamente o que ocorre.
R= Porque ele está localizado numa zona de encontro de placas, oceânica x oceânica, tendo subducção e vulcanismo.
Cite no planeta uma região onde ocorre encontro de placas divergentes?
R= Na dorsal meso-oceânica.
Em quais regiões do planeta ocorrem mais terremotos?
R= No encontro de placas tectônicas.
Em que situação as rochas extrusivas podem apresentar minerais visíveis a olho nú? 
R= Quando o magma começa a se solidificar, formando os minerais de mais alta temperatura, depois o magma consegue sair, ficando com uma textura fina, mas apresentando cristais formados visíveis a olho nu.
Existem o carvão mineral e o vegetal. Qual deles pode ser considerado um mineral? Por que? 
R= Ele não pode ser considerado um mineral, pois é formado por processos orgânicos. LARI
Que informações podem fornecer um mineral que se apresenta cristalizado. Diga pelo menos duas?
R= Pode identificar o arranjo atômico dele, teve espaço para ser cristalizado.
Qual o principal critério de identificação de minerais utilizado para a mica?
R= A clivagem.
Como uma rocha metamórfica pode virar sedimentar. Explique detalhadamente. 
R= Ela pode virar sedimentar devido a ação da erosão, o intemperismo físico degrada essa rocha, e esses fragmentos são transportados por processos erosivos.
Porque as rochas ígneas extrusivas não apresentam os minerais visíveis a olho nú?
R= Ela não apresentam porque seu resfriamento ocorre rapidamente, e é necessário tempo para a formação de cristais.

Mais conteúdos dessa disciplina