Buscar

Conhecimentos em Farmácia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201709197470)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um comprimido de um analgésico narcótico contém 5 mg de bitartarato de hidrocodona e 500 mg de aspirina. Quantos gramas de cada ingrediente são necessários para preparar 1.000 comprimidos?
		
	
	50,0 g de bitartarato de hidrocodona e 5000 g de aspirina
	
	0,05 g de bitartarato de hidrocodona e 0,50 g de aspirina
	 
	5,0 g de bitartarato de hidrocodona e 500 g de aspirina
	
	0,5 g de bitartarato de hidrocodona e 50,0 g de aspirina
	
	500,0 g de bitartarato de hidrocodona e 5000,0 g de aspirina
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709180928)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação aos fatores que podem afetar a biodisponibildade de medicamentos, podemos afirmar que:
		
	 
	A idade do individuo interfere na biodisponibildade.
	
	Na formulação de um medicamento os excipientes não influenciam na biodisponibilidade, apenas o princípio ativo.
	
	A forma farmacêutica não interfere na biodisponibildade.
	
	As características do fármaco não afetam a sua biodisponibildade.
	
	Condições patológicas relacionadas à atividade hepática não interferem na biodisponibilidade.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709210223)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em uma farmácia de manipulação, a água purificada utilizada na manipulação deve ser obtida a partir da água potável, tratada em um sistema que assegure a obtenção da água com especificações farmacopeicas, conforme legislação vigente. Atualmente, uma das técnicas mais aplicadas é a osmose reversa. Acerca dessa técnica de tratamento de água, assinale a opção correta
		
	 
	A osmose reversa produz o deslocamento do solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Durante o tratamento, o solvente se desloca do meio hipertônico para o meio hipotônico, tendo-se, ao final do processo, o isolamento do soluto e a obtenção da água purificada.
	
	A osmose reversa ocorre pelo deslocamento do solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Durante o tratamento, o solvente se desloca do meio hipotônico para o meio hipertônico, tendo-se, ao final do processo, o isolamento do soluto e a obtenção da água purificada.
	
	A osmose reversa ocorre pela mistura do soluto entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Durante o tratamento, o soluto se desloca do meio hipertônico para o meio hipotônico, tendo-se, ao final do processo, o isolamento do soluto e a obtenção da água purificada.
	
	A osmose reversa ocorre pelo deslocamento do solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma membrana semipermeável. Durante o tratamento, o solvente se desloca do meio hipertônico para o meio hipotônico e chega ao final do processo, quando os dois meios encontram-se em equilíbrio de concentração.
	
	A osmose reversa ocorre pela mistura do solvente entre dois meios de solução com concentrações diferentes, separados por uma coluna de poro definido. Durante o tratamento, o solvente se desloca do meio hipotônico para o meio hipertônico, tendo-se, ao final do processo, o isolamento do soluto e a obtenção da água purificada.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708841139)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A farmácia magistral, tem passado por profundas transformações e desafios para atender aos preceitos crescentes de qualidade e aos aspectos regulatórios. É fundamental que o farmacêutico conheça a "essência" da sua atividade profissional, e para a melhor compreensão da atividade magistral é importante conhecer as terminologias. Qual terminologia está corretamente definida?
		
	
	Dispensação é o procedimento farmacotécnico para a obtenção do produto manipulado, compreendendo a avaliação farmacêutica da prescrição, a manipulação, o fracionamento, envase, rotulagem e conservação das preparações.
	
	Excipiente consiste numa substância líquida inerte (sem atividade farmacológica) utilizada na diluição ou transporte do princípio ativo.
	 
	Base galênica é definida como preparação composta de uma ou mais matérias-primas, com fórmula definida, destinada a ser utilizada como veículo/excipiente de preparações farmacêuticas.
	
	Drogaria pode ser definida de acordo com a ANVISA como estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais.
	
	Precursores são produtos farmacêuticos tecnicamente obtidos ou elaborados com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709108915)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Prescrição escrita de medicamento contendo orientação de uso para o paciente, efetuada por profissional legalmente habilitado, quer seja de formulação magistral ou de produto industrializado
		
	
	Fracionamento
	
	Base galênica
	
	Manipulação
	
	Precursor
	 
	Receita

Outros materiais