Buscar

O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3
O PAPEL DA ESCOLA NA SOCIEDADE
 Daniela Cristina Rita
Letícia Cardoso Biló
 
 
 
	
RESUMO
Palavras-chave: Escola. Sociedade. Educação.
INTRODUÇÃO 
 O presente trabalho tem como tema “O Papel da Escola na Sociedade”. Numa sociedade que se renova a cada dia é necessário que se compreenda o papel desta instituição tão antiga, nesta sociedade de hoje. Costa ,já dizia;
“Longe vai o tempo em que o livro único permanecia inalterável por longos e longos anos, símbolo da estabilidade do sistema educativo. Longe vai o tempo em que a sociedade sabia o que exigir da Escola e, por seu lado, esta sabia o que oferecer à sociedade. Longe vai o tempo em que os filhos estudavam pelos livros dos pais e o domínio dos conteúdos chavões (sobretudo na História e Geografia de Portugal) era glória nos serões familiares.” (COSTA, 1999, p.15)
Palavras que nos fazem pensar sobre a função da escola hoje na vida dos alunos que a frequentam, consequentemente seu papel na sociedade. Se em épocas antigas quando a escola se institucionalizou sua função era preparar seus alunos para assumirem seu papel de acordo com o grupo social que estavam inseridos, sem ter perspectiva de mudança, hoje esse papel ainda é exercido, ou mudanças ocorreram de forma a oferecer um ensino igualitário a todos, oferecendo condições sociais a quem frequenta a instituição escola?
O estudo bibliográfico, através de artigos científicos publicados nas comunidades que os respaldam nos remete o papel da escola na sociedade, percorrendo um caminho histórico de como e porque a escola emergiu na sociedade. Assim quem sabe podemos responder indagações como: quem tem direito a educação? Quem é nosso aluno? O que devemos ensinar? Entre tantas outras que nos assolam nesta sociedade atual. 
Para que possamos compreender a escola dos tempos de hoje e então estabelecer qual é a relação da escola com a sociedade e enfim definindo o papel da escola nesta sociedade.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A história nos mostra que educação e sociedade sempre se relacionaram. Em sociedades primitivas o ensino era feito no seio familiar, focado na sobrevivência de um coletivo e na perpetuação de padrões culturais, os mais velhos ensinavam os mais novos. É na Grécia que a Escola passa a ser institucionalizada, a qual era denominada de “scholé”, que tinha como significado “lazer, tempo livre”. Nesse espaço os gregos passaram a ensinar os homens das classes dirigentes, com o objetivo de formar futuros governantes e ocupantes dos altos cargos. 
Desde sua formalização a Escola é pensada para uma classe dominante, elitizada, e com o propósito de preparar para algo em que a sociedade necessita para um determinado momento, mostrando claramente que a escola está mais para a sociedade do que está para a escola. 
E com essa conectividade a escola vai perpassando por todos os momentos históricos de uma sociedade em transformação. 
No Brasil, com a Proclamação da República a escola passa a ganhar espaço nas discussões políticas do país. Mortatti (2015) comenta que a educação passa a ser institucionalizada, sendo o local necessário para instruir uma sociedade, onde o progresso se instalaria, esta era a concepção do governo e da nova ordem política e social que se instaurava no país. Para dar entendimento do que era essa nova posição política e social a autora Suhr comenta que:
como a burguesia era originalmente a camada popular – descendente dos servos que eram subordinados aos nobres, senhores feudais -, quando ela assumiu a luta em prol da educação de todos, estava, na verdade, defendendo o seu próprio direito. Portanto, nesse primeiro momento, a pedagogia liberal foi revolucionária, ou seja, uma força a favor da transformação social. O tipo de organização escolar que surgiu nessa época (século XIX) ficou conhecido como tradicional. (SUHR, 2011, p.83).
Percebe-se que com o surgimento de uma nova classe social, a burguesia, advinda do Capitalismo, a educação torna-se um sonho, pois a luta pelo direito a educação a todos por esta classe não passa apenas de garantir o seu direito a educação. E é claro que a educação teria que garantir a ascensão destes, ou seja, preparar cada um para assumir seu papel nessa nova concepção de sociedade.
Porém a sociedade de hoje mudou, suas concepções de valores, educação, trabalho, já não tem mais a mesma relação. Costa (1999) fala que o saber da sociedade de hoje não é mais fechado, pronto e acabado, e sim, um saber que muda constantemente, pois se reorganiza, se recombina, portanto, um saber aberto.
Com tantas mudanças na sociedade, geradas pela pós-modernidade, a escola conseguiu acompanhar a mudança? Bom, analisemos, a revolução tecnológica ocupou espaços significativos na sociedade atual, e nas escolas que espaço ocupa? Gadotti (2000) comenta que as tecnologias da informação tão difundidas no conhecimento científico ainda não se fazem presentes no ensino, que a escola ainda vive na cultura da escrita no papel.
Para Costa (1999) uma sociedade que se desenvolve no meio da informação tem que fazer com que seus jovens desenvolvam o pensamento critico, a capacidade de decidir em meio ao real do ideal, convivendo em diversos grupos, sem perder sua essência. A sociedade de hoje, traz a escola um grande desafio, é perceptível que a escola não cabe mais ensinar os conhecimentos técnicos científicos, é preciso ensinar questões relacionadas ao homem e sua existência.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Para compreender como o papel da escola na sociedade foi construído com o passar do tempo, definindo qual o papel que esta desempenha hoje, a pesquisa com abordagem qualitativa, foi realiza através de fontes bibliográficas. Lembrando que de acordo com Gil (2002) este tipo de pesquisa é realizado através de materiais já elaborados, publicados em livros e artigos científicos, a respeito do assunto que se pretende abordar.
Esta pesquisa se fez em livros e artigos científicos, devidamente citados na seção de referências, a qual analisaremos o que diversos autores publicaram sobre o tema, para por fim, produzir um texto de inferências com a intenção de compreender os pensamentos dos autores, de forma a definir, se não, pelo menos refletir, sobre o papel da escola na sociedade.
	
4. CONCLUSÃO
Diante do exposto, concluo que o papel da escola é formar indivíduos pensantes, críticos e que sejam preparados para a vida em sociedade, onde aja a inclusão de todos, porém o que vemos está muito longe do que almejamos para um futuro, longe de ser um ambiente seguro, capaz de impedir que as diferenças adentrem nas escolas.
Entretanto é bastante notório que em sua maioria as famílias deixaram de educar seus filhos, principalmente no processo de ensino aprendizagem e no cognitivo dessas crianças e adolescentes, cabendo assim à escola assumir a atribuição de formar o indivíduo, não apenas na construção dos conhecimentos, nas competências e habilidades, mas também nos ensinamentos sobre valores, ética e moral, que deveriam faze parte das responsabilidades dos pais e responsáveis e não da escola.
É perfeitamente visível que a educação sozinha não conseguirá transformar uma sociedade sozinha assim como a sociedade não conseguirá mudar-se sem educação. Enquanto não houver a compreensão da sociedade em investir e corroborar na melhoria da educação continuará formando profissionais irresponsáveis, frustrados e incapazes. 
Para tanto faz-se necessário o comprometimento tanto dos governos, como dos profissionais de educação e da comunidade escolar para que os objetivos sejam alcançadose os conhecimentos, sejam alicerçados bem como torná-los críticos e escritores de sua própria história.
 REFERÊNCIAS
COSTA, José António. O papel da escola na sociedade actual: implicações no ensino das ciências. Millenium, 1999.
GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 14, n. 2, p. 03-11, 2000.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MORTATTI, M. R. L. História dos Métodos de Alfabetização no Brasil. In: Conferência proferida durante o Seminário" Alfabetização e letramento em debate", promovido pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, realizado em Brasília, em. 2006. Disponível em:< http://www. smec.salvador.ba.gov.br>. Acesso em 14 de set.2018.
SUHR, I. R. F. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Ibpex, 2011.
 
1 Daniela Cristina Rita
2 Letícia Cardoso Biló
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Pedagogia (FLX0656) – Prática do Módulo I – 18/10/2018

Outros materiais