Buscar

PAPER - TIPOS DE DESESPESAS NAS EMPRESAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TIPOS DE DESPESAS NAS EMPRESAS
Evelin Caroline dos Santos Paternez¹
Nayra Emily S Fontenele¹
Suzany Bezerra Amaral¹
Thaís Alves Seda¹
Vitória Lima Macedo Sampaio¹
Lilian Lelis²
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo tem como foco principal abordar/mostrar/desenvolver sobre os tipos de despesas nas empresas. 
Sendo assim despesas são uma parte dos gastos consumidos para administrar o funcionamento de uma empresa como um todo. As despesas não tem relação direta com o que se é comercializado. Assim, elas não visam o retorno financeiro, mas são necessárias. A despesas está classificada em cinco tipos, sendo elas: despesas fixas, despesas variáveis, despesas operacionais, despesas não operacionais e despesas pré-operacionais.
As despesas de uma empresa podem não estar relacionadas à sua produção, mas o seu gerenciamento é tão importante quanto o controle dos custos. Por isso é importante saber diferenciar o que é despesas e o que é custo. 
Nesse sentindo o objetivo dessa pesquisa é conhecer e classificar os tipos de despesas nas empresas, sendo fundamental para ter uma visão ampla sobre a situação financeira do negócio e tomar decisões mais conscientes.
2 CONCEITO DE DESPESA
Para manter uma empresa ativa é necessário ter alguns gastos, sendo gastos diretamente ligados ao produto ou gastos para manter a estrutura. Atualmente nas empresas existe o custo e as despesas, onde custo é todo valor da matéria prima para fabricar tal produto e as despesas são gastos externos não ligado direto ao produto, mas sim na administração/produção para que ele seja produzido e entregue. Conforme ponderado por Sens (2011, p. 06), “As despesas de uma organização são os gastos que foram gerados ou consumidos fora do ambiente de fabricação de um produto ou serviço.”
Sobre as despesas nas organizações empresariais, Strutz afirmar que:
Despesas são bens ou serviços que a empresa contrata ou consome direta ou indiretamente para obter receitas. As despesas reduzem o Patrimônio da empresa e têm características de representar sacrifícios no processo de obtenção de receitas, portanto, todas as despesas foram ou são gastas, mas nem todos os gastos se tornarão despesas, ou só se transformam em despesa quando ocorre sua venda.
Na atividade industrial, a lógica é a mesma, mas devemos pensar em produção e venda em vez de em venda e recebimento. Todos os gastos consumidos no processo de fabricação (matérias-primas, mão de obra e custos indiretos) devem ser somados aos produtos e contabilizados como estoque enquanto não forem vendidos. Quando esses produtos forem vendidos, deixarão de ser estoque e se tornarão despesas, chamadas Custos dos Produtos Vendidos. (STRUTZ, 2017, p. 38,48).
Nas empresas existem cinco tipos de despesas: despesas fixas, despesas variáveis, despesas operacionais, despesas não operacionais e despesas pré-operacionais.
As despesas fixas se classificam em todo valor gasto em determinado prazo de uma empresa, como seguros, impostos, softwares e sistemas, internet, taxas bancárias, folha de pagamento de colaboradores, aluguéis, contas de água, energia e telefone etc. Esses gastos são fixos, onde todos os meses a empresa precisa desembolsar para manter a Cia em dia.
As despesas variáveis são aquelas em que estão indiretamente ligadas ao produto, como despesas administrativas, material de expediente, honorários, equipamentos de escritório, despesas comerciais, propaganda e marketing, comissões, logística, viagens e estadias, treinamento de funcionários, EPI´S, alimentação interna, manutenção de máquinas e equipamentos etc.
Despesas operacionais são as despesas necessárias para manter a empresa em funcionamento, incluindo custo de pessoal, aluguel, utilidades, suprimentos, publicidade, despesas administrativas e outras despesas relacionadas às operações da empresa.
Despesas não operacionais são despesas não relacionadas às operações normais da empresa, como multas, perdas com investimentos, despesas com processos judiciais, entre outras.
Podemos dizer que as despesas pré-operacionais são despesas incorridas durante a fase de desenvolvimento do negócio, ou seja, são gastos com a preparação e organização do negócio, como adquirir livros fiscais, pagar contadores para registrar a empresa em órgãos públicos e obtenção de licenças e autorizações, elaboração de planos de negócios, elaboração de projetos de arquitetura, contratação de profissionais como carpinteiros, engenheiros, pedreiros, decoradores e pintores. Outras despesas diversas podem surgir pela necessidade de adequação das instalações para atender ao ramo de atividade específico do negócio ou por questões estéticas desejadas pelo proprietário ou sócios. (SENS, 2011).
Umas das formas de ter uma visão ampla de todas as questões financeira da empresa é o relatório contábil DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), pois além de mostrar se a Cia teve lucro ou prejuízo, serve de alerta para o empreendedor caso as despesas estejam muito próximas das receitas. Como exemplo, a figura a seguir demostra quais as despesas mais significativas da empresa Armazém da Madeira.
Imagem 1 – DRE do Armazém da Madeira 
Fonte: Disponível em: blogspot.
Na imagem 1, podemos observar que as maiores despesas operacionais são as despesas administrativas, que incluem contadores, advogados, pessoal administrativo, seguidas das despesas comerciais ou despesas com vendas, que incluem salários do pessoal de vendas, anúncios relacionados a vendas e, em terceiro lugar, de "outras despesas", que são todas as despesas com relação as vendas e administração que não são previsíveis até acontecer (por exemplo, a troca de uma mercadoria vendida), já em quarto vem as despesas tributárias, que engloba, alvarás, IPTU, IPVA e assim por diante.
3 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Para tomar decisões bem informadas e ter uma compreensão abrangente da saúde financeira de uma empresa, é fundamental conhecer e categorizar a gestão de despesas. A análise das despesas das empresas de diferentes setores mostrou a importância de identificar as principais fontes de gastos e adotar estratégias específicas para otimizá-las. Em geral, os autores concordam que as despesas são recursos consumidos com bens ou serviços, utilizados direta ou indiretamente para a obtenção de receitas. Conhecer bem as despesas é fundamental para que a empresa possa controlar os gastos e garantir um bom desempenho financeiro.
Chegamos no consenso de que as despesas são elementos importantes na gestão financeira de uma empresa, pois estão ligadas ao funcionamento administrativo, comercial e financeiro da organização. É necessário entender a diferença entre despesas e custos para saber como gerenciar esses elementos. A compreensão dessas despesas nos relatórios contábeis é essencial para os administradores. Eles devem ser bem versados ​​na interpretação e utilização desses relatórios para formular e executar planos que levem a decisões informadas. Os dados contábeis desempenham um papel crucial na capacidade de sucesso dos administradores, e sua análise e interpretação são fundamentais para conduzir a organização ao sucesso. 
4 REFERÊNCIAS
FUNÇÕES e Contabilidade aplicada na Administração. Blogspot, 2016. Disponível em: < http://admfuncaoecontabilidadefurb.blogspot.com/2016/11/as-4-maiores-despesas-operacionais-do.html>. Acesso em: 10 de maio de 2023.
 
SANTOS, Joel José. Manual de Contabilidade e Análise de Custos. 7º ed. São Paulo: Atlas 2017.
SENS, Marcos Antônio. Gestão de Custos. Indaial: UNIASSELVI, 2011.
STRUTZ, Emerson. Gestão e Análise de Custo. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – (Adg – 5358)

Outros materiais