Buscar

SIMULADO DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece os direitos fundamentais para a criança e o adolescente, dentre eles: I. direito à vida e à saúde; II. direito ao ensino, lazer e cultura III. direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Marque abaixo a alternativa CORRETA:
	
	
	
	Apenas as alternativas II e III estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		2.
		A respeito do direito da criança e do adolescente, assinale a opção correta.
	
	
	
	Os princípios estruturantes do ECA não contemplam a municipalização.
	
	
	O princípio do melhor interesse da criança e do adolescente pode ser compreendido como a forma adequada de permitir que a criança e o adolescente possam se desenvolver com dignidade, concretizando, portanto, os seus direitos fundamentais.
	
	
	O primeiro CP da República, de 1890, estendeu a responsabilização para maiores de quatorze anos de idade, deixando de utilizar o critério do discernimento.
	
	
	Segundo a doutrina da situação irregular do menor, o menor em tal situação era aquele que sempre apresentava problemas de conduta de caráter ilícito, devendo ser, portanto, regulado por lei especial.
	
	
	Com o advento da CF, o dever de cuidado e proteção a toda e qualquer criança e adolescente passou a ser um dever exclusivo do Estado.
	
Explicação:
a) ERRADA: É do Estado e da família;
b) CORRETA;
c) ERRADA: Prevê a municipalização em vários arts., principalmente no que se refere ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;
d) ERRADA: O primeiro CP não é de 1890, mas de 1830;
e) ERRADA: A doutrina da situação irregular do menor considerava aquele como sendo o:  "menor abandonado", o "menor carente", o "menor infrator", o "o menor com desvio de conduta", o "menor viciado", e não apenas aquele que cometia algum ilícito.
	
	
	
	
		
	
		3.
		V Exame de  Ordem unificado
Fernando e Eulália decidiram adotar uma menina. Iniciaram o processo de adoção em maio de 2010. Com o estágio de convivência em curso, o casal se divorciou. Diante do fim do casamento dos pretendentes à adoção, é correto afirmar que
	
	
	
	a lei não prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	
	
	a adoção deverá ser suspensa, e outro casal adotará a menor, segundo o princípio do melhor interesse do menor, pois a adoção é medida geradora do vínculo familiar.
	
	
	a adoção será deferida, contanto que o casal acorde sobre a guarda, regime de visitas e desde que o estágio de convivência tenha sido iniciado na constância do período de convivência e que seja comprovada a existência de vínculo de afinidade e afetividade com aquele que não seja o detentor da guarda que justifique a excepcionalidade da concessão.
	
	
	a adoção poderá prosseguir, contanto que o casal opte pela guarda compartilhada no acordo de divórcio, mesmo que o estágio de convivência não tenha sido iniciado na constância do período de convivência.
	
	
	a lei prevê tal hipótese, pois está em desacordo com os ditames constitucionais da paternidade responsável.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Para o Estatuto da Criança e do Adolescente, considera-se:
	
	
	
	adolescente, a pessoa até dezoito anos de idade.
	
	
	criança, a pessoa até dezessete anos de idade incompletos.
	
	
	criança, a pessoa até doze anos de idade incompletos; e adolescente, aquela entre doze e dezoito anos de idade.
	
	
	criança, a pessoa que ainda esteja sob a guarda dos pais biológicos ou adotivos; e adolescente, aquele que já tenha consciência dos seus próprios atos.
	
	
	criança, a pessoa até onze anos de idade completos; e adolescente, aquela entre onze e dezesseis anos.
	
Explicação:
Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
	
	
	
	
		
	
		5.
		O termo "direito da criança e do adolescente" contempla uma interpretação ampla, sendo assim, é correto afirmar que:
	
	
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido no ECA.
	
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido na Convenção Internacional dos Direitos da Criança.
	
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido no Código Penal.
	
	
	Aplica-se especificamente ao tema contido na CF.
	
	
	Aplica-se a todos os conteúdos que embasaram ou venham a embasar direitos de crianças e adolescentes.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		6.
		Com o objetivo de garantir o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade, o Estado brasileiro tem o dever de garantir as necessidades das crianças e dos adolescentes, velando pelo seu direito à vida, à saúde, à educação, à convivência, ao lazer, à liberdade, à profissionalização, entre outros. Nesse sentido, é correto afirmar que o ECA:
	
	
	
	aperfeiçoou a doutrina da situação irregular, esposada pelo Código de Menores.
	
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos, porém não são merecedores de atenção jurídica preferencial.
	
	
	não reconhece crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, embora tenham estes a proteção estatal.
	
	
	reconhece que as crianças e os adolescentes são sujeitos especiais, titulares de direitos absolutos e merecedores de atenção jurídica preferencial, posto que a CF, ao consagrar o princípio da proteção integral, impõe ao juiz que desconsidere a finalidade social, o bem comum e os direitos individuais e coletivos.
	
	
	afastou-se da doutrina de situação irregular que caracterizou o antigo Código de Menores, haja vista este ser voltado apenas aos menores em situação irregular, isto é, àqueles que se encontram em conflito com a lei ou que se encontram privados de assistência, por qualquer motivo. O ECA, ao contrário, segue a doutrina da proteção integral, que se baseia no princípio do melhor interesse da criança.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		7.
		As gestantes ou mães que manifestem interesse de entregar o filho para adoção deverão, obrigatóriamente, sem constrangimento, serem encaminhadas para...........? MARQUE A RESPOSTA CORRETA!
	
	
	
	CONSELHO DE DIREITOS;
	
	
	MÉDICO QUE FARÁ O PARTO;
	
	
	JUÍZO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE;
	
	
	CONSELHO TUTELAR;
	
	
	MINISTÉRIO PÚBLICO;
	
Explicação: PELO CONTEÚDO DO ART.13,§1º DO ECA A RESPOSTA CORRETA É PARA O JUÍZO DA iNFÂNCIA E DA JUVENTUDE
	
	
	
	
		
	
		8.
		O Estatuto da Criança e do Adolescente:
	
	
	
	estabeleceu a responsabilidade primordial ao Poder Executivo Federal na formulação, financiamento e execução da política de proteção à criança e ao adolescente.
	
	
	deu nova institucionalidade ao Comissariado de Menores, cujas atribuições passarama ser exercidas pelos Conselhos Tutelares.
	
	
	consagrou o princípio da proteção especial, segundo o qual os direitos fundamentais da pessoa humana em geral não alcançam crianças e adolescentes, cujos interesses são resguardados por direitos ajustados a sua condição peculiar de pessoas em 
desenvolvimento.
	
	
	desjudicializou, como regra, o atendimento inicial das situações de violação e ameaça de violação aos direitos da criança e do adolescente e reduziu o âmbito da discricionariedade do juiz na proteção dos direitos da criança e do adolescente.
	
	
	substituiu a expressão ¿menor em situação irregular¿ presente no Código de Menores pela expressão ¿criança e adolescente em situação de risco pessoal e social¿.
	
Explicação:
A) ERRRADA. O ECA adotou a teoria da proteção integral, na medida que reconheceu a infância como uma fase específica da vida humana e a condição peculiar da criança como pessoa em desenvolvimento.
B) ERRADA. O ECA substituiu a expressão ¿menor em situação irregular¿ presente no Código de Menores pela expressão "adolescente infrator".
C) CORRETA.
D) ERRADA. O comissário de menores é um servidor público do do quadro de pessoal do Tribunal de Justiça que exercem as suas atribuições, geralmente, na rua, na entrega de intimações, citações, etc. Já o conselho tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

Outros materiais