Buscar

Formação dos Sistemas Nacionais de Ensino no Brasil

Prévia do material em texto

Disciplina: Atualidades em Política e Gestão Educacional
	Tarefa: Atividade Portfólio (1)
	Nome: Joilson dos Santos Souza
	RA: 8048016
	Turma: DGEFL1801FDSA2O
	Parecer do Tutor: 
Descrição da atividade:
A partir da leitura do texto “Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação”, do professor Demerval Saviani, elabore um texto de, no máximo, duas laudas, explicando o conceito de Sistema e de Sistema Educacional para, em seguida, analisar a formação dos Sistemas Nacionais de Ensino no Brasil, evidenciando sua trajetória histórica até sua acepção atual.
Vale ressaltar que, não deve ser feita uma análise da história da educação brasileira, mas sim dos Sistemas Nacionais de Ensino no Brasil.
O conceito de “Sistema” segundo Saviani (2010) é produto da ação sistematizada, ou seja, são os mecanismos pré estabelecidos que objetivam um fim, o Sistema Educacional então seria ações pensadas previamente com intuito de obter resultados no campo educacional articulados com objetivos traçados, porém o conceito de sistema relacionado a educação foi compreendido de forma equivocada quando pensou-se em “uniformizar” os métodos educacionais. A própria expressão “sistema” é direcionada a um entendimento do ”todo”, porém quando nos referimos ao contexto educacional temos que levar em consideração as inúmeras variáveis possíveis
A educação no Brasil passou por um intenso processo de mudanças no contexto educacional ao decorrer dos anos, com a constituição de 34 houve a formulação do Plano Nacional de Educação após o manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Foi compreendido que a educação brasileira necessitaria de um novo rumo, uma nova perspectiva que atendesse a demanda da época, foi pensado que deveria existir um plano único e contínuo que mudasse os rumos da educação nacional, nesse sentido idealizou-se um plano que reconstruísse a educação brasileira (Saviane, 2010). O sistema educacional até então contava com um ensino descaracterizado e com fragmentação dos métodos, o que gerou uma grande censura, fortalecendo ainda mais a necessidade da criação de um sistema que proporcionasse unidade no ensino.
Com o advento do Estado Novo, entedeu-se que as mudanças no campo educacional deveriam ser dispostas em lei onde seriam detalhadas todas as condições para então formar um Plano de Educação Nacional, o ideal era uniformizar de maneira geral todas as escolas no país fazendo com que o conteúdo fosse homogêneo independente do lugar que escola estivesse situada com o ideal do ensino modelo. 
Em meio a uma grande discussão sobre quem deveria gerir os rumos da educação nacional com uma corrente que defendia que o estado deveria se responsabilizar de forma centralizada, e a outra que defendia que as instituições privadas fossem alternativas de acordo com a vontade das famílias, foi criada a primeira LDB, que se restringiu a definir valores que deveriam ser repassados pelo estado para que fossem investido na educação de forma geral.
Com a constituição de 88 retomaram-se as discussões acerca do papel do estado frente a educação, uma corrente preocupava-se como o controle social do ensino e outra que continuavam defendendo um controle maior do estado frente a educação, em meio esses embates nasceu em 1996 a atual Lei de diretrizes a Bases da Educação Nacional baseada no princípio do direito universal à educação para todos, sancionada pelo então Presidente da república Fernando Henrique Cardoso. A nova LDD dentre outras características defende a gestão democrática do ensino público e progressiva autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira das unidades escolares, e Educação básica obrigatória e gratuita, a partir dos 04 anos de idade.
 
Referências:
SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação articulado ao Plano Nacional de Educação. Rev. Bras. Educ. [online]. 2010, vol.15, n.44, pp.380-392.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Nº 9394/96. Brasília: Senado, 1996.

Continue navegando