Buscar

avaliando 3 nutrição materno infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201708389558)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Sindrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo vírus HIV (human imunodeficiency vírus) e tem sido uma preocupação dos órgãos internacionais e nacionais de saúde pelo número de indivíduos afetados e pelas repercursões para a saúde da população mundial. Gestantes infectadas pelo HIV apresentam elevado risco de transmitir o vírus para seus filhos durante a gestação, parto ou aleitamento materno. Diante disso, pode-se dizer que: I. O trabalho de parto prolongado e hemorragia no parto são fatores obstétricos que podem elevar o risco da transmissão vertical do HIV; II. A amamentação exclusiva aumenta em até 4 vezes o risco da transmissão vertical do vírus para o lactente, por isso é contraindicada pela Organização Mundial de Saúdes, em todos os países; III. No Brasil, o Projeto Nascer Maternidades determina a inibição da lactação e prevê a disponibilidade de fórmula infantil a todos os recém-nascidos expostos ao HIV até o sexto mês de vida; IV. A desnutrição materna resulta em baixas reservas fetais de nutrientes, pode prejudicar a integridade da placenta, aumentando o risco de transmissão vertical;
		
	
	b) Apenas a alternativa II é verdadeira
	
	d) Apenas as alternativas II e IV são verdadeiras;
	
	a) Apenas as alternativas I e III são verdadeiras;
	 
	e) Apenas as alternativas I, III e IV são verdadeiras.
	
	c) Apenas as alternativas I e II são verdadeiras;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201707422141)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Rosana tem 4 meses, é acompanhada regularmente no ambulatório de Puericultura, e no momento está pesando 8,200g. Foi encaminhada ao ambulatório de Nutrição por excesso de peso. Sua mãe relata que Rosana nasceu com 39 semanas pesando 3550g e que a criança está em aleitamento materno exclusivo desde então. Você, orienta a mãe a manter o aleitamento materno:
		
	
	exclusivo até os 6 meses com mamadas de 3/3h
	
	sob livre demanda substituindo 1 mamada/dia por papa de fruta
	 
	exclusivo até os 6 meses sob livre demanda
	
	de 3/3h substituindo 1 mamada/dia por suco de fruta
	
	de 3/3h substituindo 1 mamada por papa de fruta
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201708125072)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Todas as mães são aconselhadas a amamentarem seus filhos pelo menos até os primeiros seis meses de vida, porém existem algumas mulheres que não devem amamentá-los devido ao risco de gerarem grandes prejuízos ao bebê ou a ela própria, sendo elas:
		
	
	Quando a mama fica ingurgitada e com feridas, mesmo sem a pus, deve ser interrompida a amamentação
	
	Quando o leite apresenta coloração transparente na primeira semana de vida do bebe.
	
	Quando a religião ou crença impede a amamentação, quando faz uso de vacina contra hepatite.
	
	Em situações de estresse e depressão
	 
	Mães HIV positivo; usuárias de drogas; gravemente enfermas e desnutridas; em uso de medicações antineoplásicas (para tratamento de câncer); e quando ocorre a recusa da mãe.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708381813)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com base nas orientações da OMS, preconizadas pelo Ministério da Saúde, assinale a opção correta acerca de aleitamento materno e alimentação complementar
		
	
	Para que a amamentação seja bem sucedida, a mãe deve amamentar seu bebê em intervalos regulares de três horas, exceto no período noturno.
	
	Os alimentos complementares devem ser preparados especialmente para a criança, pois não se recomenda que sejam os mesmos alimentos dos demais membros da família, por questões de segurança.
	
	A partir dos seis meses de idade, todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas etc.)e a manutenção do aleitamento materno passa a ser opcional.
	
	Dietas vegetarianas não fortificadas ou não suplementadas são recomendadas para crianças menores de dois anos, pois reduzem o risco a alergias e intolerâncias alimentares.
	 
	As crianças devem receber leite materno exclusivo até os seis meses de idade, ou seja, o bebê deve ingerir apenas leite materno, sem qualquer outro alimento ou bebida complementar.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707421634)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante o período gestacional, a avaliação antropométrica materna deve ocorrer em todas as consultas da Assistência Pré Natal. Para que as gestantes com estado nutricional inicial considerado de baixo peso, adequado e obesidade tenham melhores prognósticos obstétricos, recomenda-se segundo os Comitês do IOM, MS e OMS ganho de peso respectivamente de :
		
	
	12,5 a 18kg, 7 a 11,5kg e até 7 kg
	
	11,5 a 16kg, 7 a 11,5kg e até 6 kg
	 
	12,5 a 18kg, 11,5 a 16kg e até 7kg
	
	11,5 a 16kg, 7 a 11,5kg e até 7 kg
	
	12,5 a 18kg, 11,5 a 16kg e 7 a 11,5kg.

Continue navegando