Buscar

AULA 09

Prévia do material em texto

AULA 09
Tecnologia da Informação e Comunicação na Sala de Aula – Novos Paradigmas
Esta conectividade instantânea de qualquer ser humano, de qualquer unidade residencial ou de trabalho, em termos de informação e de comunicação, gera por sua vez uma dramática transformação nas relações humanas:
a Internet vem pela primeira vez colocar à disposição de qualquer pessoa que tenha os conhecimentos e recursos necessários – e se trata aqui de uma condicionante de imensa importância – a possibilidade de se comunicar, a partir de qualquer ponto, com qualquer outro usuário do planeta. Forma-se rapidamente o que tem sido chamado de sociedade em rede.
A Internet é simplesmente o sistema de suporte organizado à comunicação planetária. As avenidas e estradas onde transita o conhecimento, as infovias são constituídas por ondas eletromagnéticas que se encontram em todo lugar, viajam na velocidade da luz, e são públicas, objeto de concessão pública quando apropriadas por grupos privados.
Sociedade em rede
O conceito de sociedade em rede é sumamente importante. A complexidade, o ritmo de mudança e a diversidade de situações de uma sociedade moderna tornam a velha verticalidade romana ou prussiana inviável.
A hierarquia, com a multiplicação de níveis e centralização das decisões, exclui naturalmente a base. Privado do controle da base, ou seja, da população interessada nas decisões, o sistema passa a funcionar literalmente desgovernado.
Por outro lado, o fato de que a população se urbanizou, formando espaços articulados e organizáveis na base da sociedade, abre perspectivas para uma descentralização e democratização radicais das formas como nos gerimos.
Em outra época isso poderia levar a uma desarticulação do sistema político mais amplo. Hoje, os novos sistemas de informação e de comunicação permitem que o sistema seja descentralizado e funcione em rede, substituindo em grande parte a hierarquia de mando pela coordenação horizontal.
Trata-se de uma mudança de paradigma que já penetrou numa série de áreas empresariais, e constitui a filosofia de trabalho de muitas organizações da sociedade civil, enquanto dá apenas os primeiros passos na nossa visão da organização do Estado.  Existem dois excelentes clássicos sobre o tema: Manuel Castells – A Sociedade em Rede, e Pierre Lévy – A Inteligência coletiva.
Esse conceito é fundamental para analisarmos a sociedade contemporânea e principalmente nosso lugar – e da Educação – nesta sociedade. Perceba como essa comunicabilidade também é sugerida no vídeo e fragmento apresentado na motivação de nossa aula. É nesse sentido que deveríamos pensar a importância das TICs também para a educação escolar.
Porém, você poderia dizer: mas nem todos tem acesso aos últimos avanços tecnológicos, por isso, essa tal sociedade em rede não atinge a todos. Você tem razão, mas parcial!
Agora que você assistiu e analisou os dois vídeos, queremos destacar:
Além disso, em ambos os vídeos, podemos ter base para olhar nossa realidade e dizer: mesmo que não tenhamos acesso a alguma (ou muitas) tecnologia, não podemos negar que somos atingidos por elas.
E esse é o sentido da “sociedade em rede” que Dowbor nos apresenta! É esse o sentido que Moran nos propõe ao afirmar que:
A Internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança, de abertura, de cordialidade com os alunos. Mais que a tecnologia, o que facilita o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, de estabelecer relações de confiança com os seus alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua.
Fonte: Material didático da aula.
Chegamos a outro elemento fundamental em nossa reflexão:  Formação do Professor
Como Pedagogo, você não terá grandes chances de intervir na formação dos professores que chegam à sua escola. Melhor dizendo: na formação original desses professores.
Mas será exigido de você, no contexto de nosso estudo, que interfira – necessariamente – na formação continuada desses profissionais. E é sobre isso que queremos refletir agora. Mais uma vez, com a ajuda de nossos autores:
- DOWBOR: Não se trata de inundar as escolas e outras instituições de computadores, como que caídos de paraquedas. Numerosos estudos feitos em empresas mostram como a simples informatização leva apenas a que as mesmas bobagens sejam feitas com maior rapidez, além do acúmulo de equipamento sofisticado utilizado como máquinas de escrever.
Trata-se de organizar a assimilação produtiva de um conjunto de instrumentos poderosos que só poderão funcionar efetivamente ao promovermos a mudança cultural, no sentido mais amplo, correspondente. (...) A educação e os sistemas de gestão do conhecimento que se desenvolvem em torno dela têm que aprender a utilizar as novas tecnologias para se transformar, na mesma proporção em que essas tecnologias estão transformando o mundo que nos cerca. A transformação é de forma e de conteúdo.  
A mudança cultural é de forma geral muito mais lenta do que o progresso tecnológico. Essa disritmia gera tensões. Nas empresas norte-americanas, estudos mostraram que a informática passou a ser realmente utilizada de forma plena e criativa com a chegada de uma nova geração de técnicos que haviam assimilado as tecnologias desde a escola, e se sentiam muito mais à vontade no novo contexto de telas, mouse e teclados.
- MORAN: De um professor espera-se, em primeiro lugar, que seja competente na sua especialidade, que conheça a matéria, que esteja atualizado. Em segundo lugar, que saiba comunicar-se com os seus alunos, motivá-los, explicar o conteúdo, manter o grupo atento, entrosado, cooperativo, produtivo.
Muitos se satisfazem em ser competentes no conteúdo de ensino, em dominar determinada área de conhecimento e em aprimorar-se nas técnicas de comunicação desse conteúdo. São os professores bem preparados, que prestam um serviço importante socialmente em troca de uma remuneração, em geral, mais baixa do que alta.
As mudanças na educação dependem, em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas curiosas, entusiasmadas, abertas, que saibam motivar e dialogar. Pessoas com as quais valha a pena entrar em contato, porque dele saímos enriquecidos. Os grandes educadores atraem não só pelas suas ideias, mas pelo contato pessoal. Dentro ou fora da aula chamam a atenção. Há sempre algo surpreendente, diferente no que dizem, nas relações que estabelecem, na sua forma de olhar, na forma de comunicar-se. São um poço inesgotável de descobertas.
Apenas com professores preocupados com essa transformação de forma e conteúdo, maduros emocional e intectualmente, somente com uma comunidade escolar atenta às necessidades dessa mudança cultural, podemos pensar mais positivamente sobre as TICs na escola. Por isso, como futuro pedagogo, não há dúvidas também de sua responsabilidade nesse sentido. É desde já que você pode (e deveria) pensar em estratégias para essa formação continuada. Talvez seja necessário criar professores de espanto... Como afirma Rubem Alves:
E você: como se posiciona nessa história? Acredita estar em condições de ajudar seu professor nesse sentido? Não lhe parece complexo demais, levando-se em conta nossas escolas e suas limitações cotidianas?
Tecnologia Assistiva: um exemplo...
"Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.” 
(RADABAUGH, apud BERSCH, 2008, p. 2).
Este conceito, embora novo no Brasil, vem despertando interesse cada vez maior. Por um lado, porque a sociedade brasileira está conscientizando-se cada vez mais da atenção que deve dar as pessoas com necessidades especiais. Por outro, porque as tecnologias avançam em ritmo acelerado, trazendo possibilidades de inclusão antes inimagináveis. 
Veja o vídeo através do link abaixo:
 < http://www.youtube.com/watch?v=7IcCDZWIY70&feature=related>.
Agora imagine essas ferramentas em sua escola. Mais, imagine o quanto sua dedicação e criatividade não poderiam fazer pelos alunos e para sua aprendizagem se houvesse, no cotidiano escolar, um “casamento mais feliz” entre tecnologia e inclusão!? 
E para ajudar ainda mais esse interesse que está nascendo em você, sugerimos a bela reportagem sobre o tema. Mas lembre-se que o objetivo é que você a explore com atenção e profundidade depois, em sua prática docente/pedagógica!
Esperamos que você, após terminar nossa próxima e última aula, tenha plenas condições de explorar as infinitas possibilidades que a Tecnologia Educacional poderá trazer à sua formação profissional. Esperamos também que tenhamos deixado claro – pelo próprio formato da nossa disciplina – que há um mundo de informações virtuais à espera de que você possa transformá-lo em mundo de conhecimento.
	
	 1a Questão (Ref.: 201603557221)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Leia atentamente as afirmativas a seguir:
I. As ferramentas síncronas se caracterizam pela simultaneidade, pois em relação ao tempo a comunicação não se dá de modo diferido.
II. A comunicação on-line e o fato de os usuários ou participantes compartilharem o mesmo tempo são características das ferramentas síncronas.
III. As ferramentas síncronas caracterizam-se pela telepresença, ou seja, transportam no espaço estruturas de comunicação presenciais, permitindo a interação em tempo real.
IV. As ferramentas síncronas podem ser exemplificadas pelo fórum e e-mail.
Estão corretas:
		
	
	Afirmativas I e III. 
	
	Afirmativas I e II. 
	
	Afirmativas II, III e IV. 
	 
	Afirmativas I, II e III. 
	
	Afirmativas I e IV.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603415575)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Segundo Moran Antes da criança chegar à escola, já passou por processos de educação importantes: pelo familiar e pela mídia eletrônica. No ambiente familiar, mais ou menos rico cultural e emocionalmente, a criança vai desenvolvendo as suas conexões cerebrais, os seus roteiros mentais, emocionais e suas linguagens. Os pais, principalmente a mãe, facilitam ou complicam, com suas atitudes e formas de comunicação mais ou menos maduras, o processo de aprender a aprender dos seus filhos. Assinale a opção que apresenta a noção de mídia-eletrônica coerente com essa afirmativa de Moran:
		
	
	A TIC atua como instrumento do processo ensino e aprendizagem com o objetivo de alfabetizar digitalmente o professor para o uso do computador em situações educativas.
	
	No ambiente escolar as mídias formam trabalhos artísticos e criativos com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da percepção humanística do mundo.
	 
	Mídia-eletrônica abrange estudar, aprender e ensinar a história, a criação, a utilização e a avaliação das mídias como artes práticas e técnicas, bem como discutir o lugar que ocupam na sociedade e o modo de percepção que elas engendram.
	 
	A criança também é educada pela mídia, principalmente pela televisão. Aprende a informar-se, a conhecer - os outros, o mundo, a si mesmo ¿ a sentir, a fantasiar, a relaxar, vendo, ouvindo, ¿tocando¿ as pessoas na tela, que lhe mostram como viver, ser feliz e infeliz, amar e odiar.
	
	O uso das mídias é objeto de estudo em sala de aula, o que supõe a inclusão de conteúdos relativos às novas tecnologias de informação e comunicação como disciplina no currículo escolar.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602818973)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	¿...espera-se, em primeiro lugar, que seja competente na sua especialidade, que conheça a matéria, que esteja atualizado. Em segundo lugar, que saiba comunicar-se, motivar, explicar o conteúdo, manter o grupo atento, entrosado, cooperativo, produtivo.¿ Esta é uma boa definição de Moran, no contexto das TICs na escola, para:
		
	
	Gestor
	
	Aluno
	
	Família
	 
	Professor
	 
	Pedagogo
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603432358)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quando falamos em apropriação dos recursos tecnológicos na educação permite que a sala de aula se torne virtual, com professores e alunos participando da experiência educacional num ambiente virtual de aprendizagem (AVA), contando com os recursos das tecnologias digitais na mediação pedagógica. Estamos falando em mudança de paradigma, sendo assim podemos afirmar:
Analise as frases abaixo, após assinale a opção correta.
I- Em um ambiente virtual de aprendizagem, estendem-se os processos educacionais para além da sala de aula ou do espaço físico de uma instituição e fragmentam-se as ações docentes entre professores, tutores, designers instrucionais, autores de conteúdo e utros membros de equipes multidisciplinares.
II- No cenário Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o professor assume novas funções, atuando, também, como tutor e orientador educacional no processo ensino-aprendizagem.
III- O aluno, por sua vez, numa sala de aula virtual, desempenha seu papel de estudante ou de aprendiz a partir da mediação das ferramentas tecnológicas presentes no ambiente virtual de aprendizagem e do acompanhamento recebido pela tutoria.
		
	
	Apenas a I é correta
	
	Apenas a III é falsa.
	 
	Todas estão corretas
	
	Todas são falsas
	
	Apenas a III e verdadeira
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602818971)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	¿...sistema de suporte organizado à comunicação planetária. As avenidas e estradas onde transita o conhecimento, as infovias são constituídas por ondas eletromagnéticas que se encontram em todo lugar, viajam na velocidade da luz, e são públicas, objeto de concessão pública quando apropriadas por grupos privados¿. Esta é uma boa definição de Ladislau Dowbor para:
		
	 
	Internet
	
	Escola
	
	Computador
	
	Interatividade
	
	Sala de aula
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201602818291)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador. Sobre mediação pedagógica, leia os postulados dados e, em seguida, assinale a opção correta.
I - Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.
II - A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.
III - A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.
IV - O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização.
		
	
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603432369)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O professor contemporâneo tem que compreender melhor a modalidade educacional na qual o uso das novas tecnologias implica mais transformações na metodologia e nos processos de ensino e aprendizagem.
Assinale a alternativa que NÃO vai de encontro com o perfil do professor atual.
		
	
	A função pedagógica está relacionada com o apoio ao processo de aprendizagemdo indivíduo ou grupo, manifestando-se em procedimentos centrados na instrução direta e naqueles que facilitam a aprendizagem dos estudantes.
	
	Com a mudança de cultura o educador (até então resistente) aprenderá a utilizar as novas tecnologias digitais para se transformar, na mesma proporção em que essas tecnologias estão transformando o mundo que nos cerca. A transformação é de forma e de conteúdo.
	
	Não tem que inundar as aulas de recursos tecnológicos digitais, como que caído de paraquedas, é necessário que o educador esteja capacitado e utilize de maneira planejada, criativa e dinâmica, as ferramentas digitais que contribuirão com o ensino- aprendizagem.
	 
	A informação e o conhecimento são fontes inesgotáveis para a evolução do homem, além de vivermos em uma sociedade na qual o conhecimento é transmitido pelo professor, com o sem recursos tecnológicos.
	
	O educador tem que promovermos a mudança cultural, se adaptando as novas tecnologias digitais, pois boa parte do seu público alvo é formada de Nativos Digitais.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603508014)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A respeito das Tecnologias da Informação e da Comunicação no contexto educacional, assinale a opção correta
		
	 
	Democratiza o acesso para alunos e professores tanto a ferramentas quanto a conteúdos educacionais.
	
	Inova na linguagem favorecendo a manutenção das práticas de ensino.
	 
	As pesquisas demonstram que favorece a aprendizagem em todas as situações.
	
	Conecta atores educacionais proporcionando melhor relacionamento e dificultando a aprendizagem.
	
	Favorece novas práticas de gestão e omissão dos processos escolares.

Continue navegando