Buscar

Educação a Distância e novas Tecnologias

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Educação a Distância e Novas Tecnologias
Os grandes avanços da ciência e da informática influenciaram diretamente a maneira com que o homem se relaciona com o mundo e com os outros. Divfersas ferramentas são diariamente criadas e difundidas, com o intuito de facilitar as tarefas do dia a dia. Sabemos que a sociedade reconfigurou a maneira de compartilhar informações, produzir conteúdo e, também, de construir e armazenar conhecimento em função dos rápidos avanços tecnológicos e a difusão da internet pelo mundo.
Nesse sentido, a educação também vem sofrendo diferentes transformações e precisa ressignificar suas práticas, utilizando novas ferramentas tecnológicas como suporte pedagógico
Na maioria das vezes, nossa primeira ação ao acordar é olhar a hora no celular, as mensagens recentes, caixas de e-mails, redes sociais e primeiras notícias do dia. Refletindo a respeito dessa realidade, podemos nos perguntar quantas horas por dia dedicamos a acessar programas e aplicativos?  Quantas vezes ao dia checamos nossos celulares? Quanto tempo gastamos em redes sociais?
Considerando todas as mudanças que a inserção dessas tecnologias digitais da informação e comunicação provocou na sociedade, ressalta-se a importância da educação na posição de fomentar reflexões sobre o uso das tecnologias no mundo do trabalho, nas relações e na educação formal.
Caro(a) estudante, ao ler este roteiro você vai:
· transformações das tecnologias na sociedade e na educação;
· legislação e normas para utilização das tecnologias na educação;
· tecnologias e mídias digitais: possibilidades de educação e formação cidadã;
· como se apropriar das tecnologias para ensinar;
· produção de objetos de aprendizagem com uso de tecnologias.
Introdução
A educação tem passado por um processo de ressignificação a partir da introdução de novos meios e caminhos. As tecnologias digitais da informação e comunicação tornaram-se parte indissociável da vida dos sujeitos e transformaram tudo ao seu redor.
A velocidade dessa transformação tem requerido aos educadores fomentar debates e refletir sobre como a educação está acompanhando essas mudanças. Muitas perguntas têm surgido: a educação mediada pelas tecnologias fornece a mesma qualidade de ensino? Recursos tecnológicos não se contrapõem ao ensino? A facilidade e o acesso às informações é tão benéfico quanto prejudicial? Qual é o papel do professor frente a essa nova dinâmica?
A informação agora está na palma da mão, somos todos “usuários”, novas carreiras vêm surgindo, o virtual agora é um ambiente, uma realidade em que estamos aprendendo a viver e conviver. Com isso, a educação ganha mais um espaço de formação e a educação a distância se abre em um gigantesco mundo novo de possibilidades. Mundo esse que estamos aprendendo a habitar.
Ainda existem muitas perguntas, à medida que avançamos e criamos mais tecnologias, novos espaços, recursos e mais perguntas surgirão. Precisamos nos preparar para questionar e criticar essas novidades, analisar as infinitas informações e filtrá-las. É preciso ensinar a perguntar e também a criar. Nesse sentido, a importância da educação faz-se mais presente do que nunca. Em tempos em que somos inundados de novidades e bombardeados de “conhecimentos”, é preciso que se aprenda a analisar, pensar e criticar e, ainda, que haja a mediação da construção da aprendizagem.
Transformações das Tecnologias na Sociedade e na Educação
Atualmente, as tecnologias são parte integrante da vida em sociedade. É quase inconcebível pensar em realizar as atividades sem todas as facilidades que os aparelhos eletrônicos nos trazem. Mas não foram somente benefícios que as tecnologias trouxeram, além das transformações na comunicação e na maneira que nos relacionamos, há também os impactos negativos, como o aumento do consumo; ampliação das desigualdades sociais; produção de lixo eletrônico; novas modalidades de crimes, como os cibernéticos, entre outras.
Qual é o conceito de tecnologias? Ouvimos tanto falar em tecnologias digitais, da informação e comunicação e outros termos que se faz necessário pontuar que o conceito de tecnologia emerge a partir de conjunto de técnicas desenvolvidas pelo homem, conforme afirma Lévy (2011). Dessa forma, considera-se que se pode entender que as tecnologias se dividem em primitivas, clássicas, modernas, informacionais e digitais.
Tecnologias primitivas: as primeiras técnicas desenvolvidas pelo homem que ocasionaram mudanças significativas em sua vida. O fogo e a roda, por exemplo.
· Tecnologias clássicas: aquelas construídas ou descobertas antes da Revolução Industrial, ferramentas utilizadas pelo homem clássico que permitiam uma vida “civilizada”, por exemplo, são ferramentas que permitiam mais sofisticação na criação de objetos, papel e tinta para registros, moedas e a eletricidade;
· Tecnologias modernas: foram desenvolvidas a partir da Revolução Industrial, entre o século XVIII e XIX, a exemplo de motores automatizados, como os utilizados em fábricas. As tecnologias modernas foram responsáveis pela expansão da automação e das indústrias no mundo;
· Tecnologias informacionais: aquelas criadas a partir do século XX e da revolução tecnocientífica com a criação da internet. São artefatos das tecnologias informacionais os celulares, os computadores básicos, a televisão e a popularização de eletrodomésticos;
· Tecnologias digitais: as mais modernas que surgiram a partir da popularização da internet já no século XXI e a disseminação de artefatos convergentes, que são os smartphones, tablets, notebooks, entre outros dispositivos modernos.
É possível perceber o salto e a rapidez com que a tecnologia evoluiu no último século, o que ocasionou a necessidade de apropriação de saberes sobre a tecnologia na formação do cidadão para a compreensão sobre o funcionamento da sociedade. É preciso ressaltar que essa evolução é reflexo da evolução da própria sociedade, conforme discorre Lévy (2011):
Mesmo supondo que existam três entidades – técnica, cultura e sociedade –, em vez de enfatizar o impacto das tecnologias, poderíamos igualmente pensar que as tecnologias são produtos da cultura (a dinâmica das representações), sociedade (as pessoas, seus laços, suas trocas, suas relações de força) e técnica (artefatos eficazes) só pode ser conceitual. (LÉVY, 2011, p. 22).
Se entendermos as tecnologias como produto da cultura, sociedade e técnica, devemos discutir as próximas fases desse desenvolvimento e como estamos nos articulando com essa modernidade hoje. É preciso que pensemos nessas transformações, a partir de uma visão crítica, e o papel da educação é possibilitar ambientes e situações em que seja possível debater essas questões e realizar essas análises.
A educação, além de promover essas discussões, precisa, ainda, acompanhar os reflexos dos avanços tecnológicos no processo educacional em si, com o surgimento de novos ambientes de aprendizagem, novos recursos educacionais e a mudança na forma com que alunos aprendem e se relacionam com essas tecnologias, conforme afirma Keski (2012):
Em um mundo em constante mudança, a educação escolar tem de ser mais do que uma mera assimilação certificada de saberes, muito mais do que preparar consumidores ou treinar pessoas para utilização das tecnologias da informação e comunicação. A escola precisa assumir o papel de formar cidadãos para complexidade do mundo e dos desafios que ele propõe. Preparar cidadãos conscientes, para analisar criticamente o excesso de informações e a mudança, a fim de lidar com as inovações e as transformações sucessivas dos conhecimentos em todas as áreas. (KENSKI, 2012, p.64).
A Educação e as Novas Tecnologias
Quando se pensa em escola, ensino e nos demais sinônimos de educação, fazemos um paralelo imediato com a educação tradicional, em que a escola era detentora de todos os saberes e responsável pela aprendizagem de conceitos e informações. A forma como o conhecimento era apresentado era gradual, assim, conforme o aluno fosse aprovado nas séries escolares, novos saberes lhe eram transmitidos.
Nesse contexto,
o professor e a instituição escola detinham o poder do conhecimento, a educação era centrada na figura do professor que deveria decidir como, quando e de que forma os alunos aprendiam. Aos estudantes restará o papel passivo de meros receptores desses saberes.
Com a disseminação das tecnologias, ocorreram transformações na maneira com que as pessoas se comunicam, ensinam e aprendem. O aluno, antes receptor passivo, passou a ser ator de seu próprio aprendizado, mesmo que informalmente. Kenski (2012, p. 92) afirma que:
Um novo tempo, um novo espaço e outras maneiras de pensar e fazer educação são exigidos na sociedade da informação. O amplo acesso e o amplo uso das tecnologias condicional a reorganização dos currículos, dos modos de gestão e das metodologias utilizadas na prática educacional.
A educação vem se ressignificando enquanto espaço, função do professor, currículo, metodologias, gestão e prática de ensino. A educação a distância e estruturada a partir de ambientes virtuais e recursos tecnológicos de aprendizagem, alunos e professores se encontram em espaços virtuais mesmo separados por quilômetros de distância. O próprio papel do professor é ressignificado nesses espaços em que há professores tutores que devem mediar e guiar os caminhos de aquisição de conhecimentos e não transferir saberes mecanicamente.
O aluno também se transforma, busca por si mesmo conhecimento e quer acesso rápido e fácil à informação. Nem sempre tem paciência e senso crítico para selecionar e analisar as informações pelas quais é constantemente bombardeado. Nos ambientes de ensino, a mediação do professor tutor é fundamental para orientar e traçar caminhos de análise dessas informações e do leque de conhecimentos disponíveis.
É preciso ter em vista que as novas gerações que nasceram imersas nas tecnologias possuem outro ritmo de aprendizagem. Assista ao vídeo abaixo para entender a influência das tecnologias das gerações e quem são os nativos digitais.
LIVRO
Tecnologias da Informação e comunicação.
Autor: Renato Veloso.
Editora: Saraiva.
Ano: 2011.
Para aprofundar seus conhecimentos, leia o Capítulo I do livro Tecnologias da Informação e Comunicação, de Renato Veloso, pois a partir da discussão do autor sobre tecnologia, trabalho e sociedade, você poderá compreender melhor a discussão em torno do conceito da tecnologia.
Onde encontrar?
Disponível em nossa Biblioteca Virtual da Laureate.
Legislação e Normas para Utilização das Tecnologias
Compreendemos que as transformações tecnológicas na sociedade influenciaram diretamente a maneira com que aprendemos e nos relacionamos. No tocante ao ensino formal, regularizado e ofertado pelas instituições de ensino, existem documentos, leis e normas que indicam a utilização das tecnologias na educação. Dentre esses documentos, destacam-se:
· Lei 9.324/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
· Decreto 5.622/052, que regulamenta o artigo 80 da LDB em relação à educação a distância;
· Base Nacional Curricular Comum (BNCC) da educação infantil e ensino fundamental.
Vejamos alguns detalhes importantes sobre cada um desses documentos no tocante às tecnologias e à educação.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação - 1996
As tecnologias são citadas na LDB nos artigos que deliberam sobre a educação básica no capítulo que discorre sobre o ensino fundamental e ensino médio. No ensino fundamental, há o inciso II, que delibera sobre o objetivo a formação básica dos cidadãos mediante, dentre outros incisos, “[...] a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade” (LDB, 1996).
No ensino médio, a menção às tecnologias aparece na descrição das áreas do conhecimento que a Base Nacional Comum Curricular da educação deverá definir, nos artigos 35 e 36, os quais também indicam a possibilidade da realização de cursos de educação a distância mediados pelas tecnologias.
Sobre os profissionais da educação, os parágrafos 2º e 3º, do artigo 62, também apresentam informações que merecem nossa atenção. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (1996):
§ 2º  A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância
§ 3º  A formação inicial de profissionais de magistério dará preferência ao ensino presencial, subsidiariamente fazendo uso de recursos e tecnologias de educação à distância (BRASIL, 1996, on-line).
É possível perceber tanto nos destaques do artigo 62, descritos acima, que deliberam sobre o ensino superior, quanto no texto, que discorre sobre a educação básica, ensino fundamental e ensino médio, que permeia por todo o documento, a indicação do uso das tecnologias na formação básica à superior, principalmente, ligada à modalidade a distância.
Decreto 5.622/052
O decreto 5.622/052, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o artigo 80 da LDB e delibera especificamente sobre a educação a distância. Tal decreto é recente, mas constitui-se um marco para educação a distância, uma vez que apresenta em seu texto a definição da EaD, a instituição das normas de funcionamento e autorização da oferta desses cursos, bem como o tempo de duração, avaliações com momentos presenciais obrigatórios, como deverá proceder a oferta, organização e fiscalização do cumprimento de tais normas.
O texto do decreto, em seu Capítulo II, define que para a oferta de cursos a distância na educação básica, educação de jovens e adultos, educação especial, em seu art. 18: “os cursos e programas de educação a distância criados somente poderão ser implementados para oferta após autorização dos órgãos competentes dos respectivos sistemas de ensino ofertados” (BRASIL, 2005, p. 6).
O decreto ainda institui regras para criação e implementação de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, indicando questões, como a titulação do corpo docente, apresentação de trabalho final e momentos de avaliação presencial, bem como a sinalização sobre cumprimento de normas e a fiscalização das mesmas.
Base Nacional Curricular Comum (BNCC)
A BNCC é o documento normativo para as instituições de educação básica que deve servir como referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas da educação infantil, ensino fundamental e médio no Brasil. São os novos Parâmetros Nacionais Curriculares, entretanto a BNCC foi elaborada considerando questões contemporâneas importantes, entre elas, as tecnologias e mídias digitais.
Os segmentos, “educação infantil” e “ensino fundamental” têm divisões diferentes no documento. A educação infantil apresenta direcionamentos aos “campos de experiência”, aos “objetivos de aprendizagem” e à “transição” para o ensino fundamental (BRASIL, 2018
Já a etapa do ensino fundamental está organizada em áreas como “linguagens”, que concentram as disciplinas de língua portuguesa, artes, educação física e língua inglesa. Ainda, as áreas de “matemática”, de “ciências da natureza” e de “humanas”, que concentra geografia, história e ensino religioso (BRASIL, 2018, p. 51-450). Cada área se divide entre ensino fundamental, anos iniciais e finais, descrevendo as competências de cada disciplina, as unidades temáticas, os objetos de conhecimento e as habilidades.
É importante destacar que, desde a introdução, já é possível ver a importância com que o documento trata a temática das tecnologias, uma vez que apresenta as dez “competências gerais” para educação básica, advindas de “aprendizagens essenciais”. Dentre essas competências gerais, destaca-se a primeira referência encontrada sobre as tecnologias digitais em seu texto introdutório:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2018, p. 9).
Compreende-se, a partir da
leitura desta passagem, que a indicação geral do documento para a relação entre as tecnologias digitais e dos indivíduos formados na educação básica é que os mesmos possam se apropriar desses recursos de maneira crítica, significativa e, ainda, reflexiva e ética.
A presença da indicação do uso das tecnologias ainda perpassa as indicações curriculares da educação infantil e ensino fundamental, em que é possível observar a valorização da integração das tecnologias digitais e das informações no currículo da educação básica.
No texto que se refere ao ensino fundamental, no contexto da educação básica, a BNCC prevê a interação das crianças e suas experiências cotidianas com as “mais diversas” tecnologias da informação e comunicação, além de indicar a necessidade de estímulo do “pensamento criativo, lógico e crítico” ao fazer se essa utilização.
Sobre as transformações sociais e o fato de os alunos estarem inseridos na “cultura digital”, o documento afirma que é preciso estimular a criticidade e reflexão frente às “ofertas midiáticas e digitais”, compreendendo que a escola precisa compreender e se apropriar dessas novas formas de se comunicar e perceber o “universo digital” como potencial ambiente e ferramenta de aprendizagem.
Há, ainda, outros diversos momentos do texto da BNCC que existem indicações do uso das tecnologias digitais entre a descrição das competências de cada área e a recomendação de conteúdos a serem trabalhados nos anos escolares. O importante é entender que existem regulamentações, normas e indicações que preveem o trabalho com as tecnologias e mídias digitais, bem como a discussão crítica do uso e da criação desses recursos.
Essas discussões devem estar previstas em todos os ambientes de formação educacional, desde a educação básica, partindo da educação infantil, perpassando o primeiro e segundo ciclo do ensino fundamental, chegando ao ensino médio e superior e mantendo-se na pós-graduação e educação continuada.
Sobre essas legislações e regulamentações, é importante refletir sobre o uso das tecnologias digitais na sociedade, bem como fazer a utilização desses recursos. É possível observar a presença dessa valorização das tecnologias, desde os documentos norteadores básicos, como a LDB, até as novas especificações curriculares da educação básica, como a BNCC. O que quer dizer que há uma preocupação com o uso das tecnologias desde a formação básica.
Para aprofundar seus conhecimentos, leia os textos Lei 9.324/96 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, do Decreto 5.622/052, que regulamenta o artigo 80, da LDB sobre a educação a distância e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Você poderá encontrar todas as citações das leis e normas aqui descritas na íntegra e, assim, completar seu entendimento.
Tecnologias e Mídias Digitais: Possibilidades de Educação e Formação Cidadã
Já vimos as transformações sociais e culturais que as tecnologias provocam na sociedade e como essas mudanças influenciam e modificam a educação. Vimos também que existem normas leis e documentos que indicam como fazer uso das tecnologias bem como fomentar críticas e reflexões a esse respeito. A partir dessa nova reconfiguração da educação, é preciso pensar em como fazer uso desses recursos.
Por isso, é importante ressaltar que, por mais que atrativos sejam os artefatos e possibilidades tecnológicas, também é função da educação analisar de maneira crítica essas transformações, assim como o uso dessas novas metodologias e técnicas.
Como toda transformação, há o lado negativo do uso desenfreado de recursos tecnológicos na educação, uma das possibilidades é que a inserção demasiada dessas ferramentas esvazie o conteúdo e não permita reflexões e aprofundamentos.
É, portanto, responsabilidade de todos aqueles que fazem educação buscarem qualidade e significado em suas propostas de ensino, usar as tecnologias digitais da informação e comunicação com responsabilidade e seriedade, levantando discussões e debates sobre o uso crítico desses recursos na sociedade.
Também é preciso considerar que as tecnologias devem ser pensadas e utilizadas na educação como instrumentos de inclusão social, uma vez que se conhecer e utilizar esses instrumentos possibilita análise de informações e crítica, permitindo a apropriação dos alunos. Conforme afirma Almeida (2005, p. 40):
A utilização de tecnologias na escola e na sala de aula impulsiona a abertura desses espaços ao mundo e ao contexto, permite articular a situação global e local, sem, contudo, abandonar o universo de conhecimentos acumulados ao longo do desenvolvimento da humanidade. Tecnologias e conhecimentos integram-se para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania.
Quais são, então, as possibilidades de transformações das tecnologias na educação? É preciso pensar no uso reflexivo da tecnologia como recurso em primeiro lugar, empregar sentido e atrelá-lo às atividades. Se o computador for utilizado como um caderno, sem explorar todas as suas funcionalidades, a utilização do recurso perde o sentido. Temos ainda de pensar no uso social dessas tecnologias que de acordo com Almeida (2005, p. 6):
O uso social das tecnologias digitais implica em localizar, selecionar, avaliar criticamente e atribuir significados a informações provenientes de textos construídos com palavras, gráficos, sons e imagens dispostos em um mesmo plano, empregando-as na leitura do mundo, na expressão do pensamento, na produção compartilhada de conhecimentos com o uso de diferentes tecnologias, mídias e linguagens.
Sendo assim, ao planejarmos situações de aprendizagem, com inserção de tecnologias digitais, temos de pensar não apenas no recurso, mas nas representações sociais das informações que estamos trabalhando, nas reflexões que podem ser despertadas e nas ressignificações que podemos construir com os alunos.
Como se Apropriar das Novas Tecnologias para Ensinar
Em função de todas as transformações sociais, culturais e evoluções tecnológicas, sabemos que a educação vem sendo modificada, de acordo com Kenski:
A nova cultura educacional, orientada para o aproveitamento pleno das condições oferecidas pela sociedade da informação, requer um novo estilo de pedagogia que favoreça, ao mesmo tempo, os aprendizados personalizados e o aprendizado cooperativo em rede (KENSKI, 2012, p. 92).
O perfil dos alunos e o papel do professor têm se transformado, novas metodologias vêm sendo criadas e aplicadas para possibilitar a aquisição e compreensão dos conceitos de forma construtiva e significativa. Para buscar atender a essas novas demandas e possibilitar aprendizagem para os estudantes da nova geração, surgiu o ensino híbrido e as metodologias ativas. Existem muitos conceitos sobre ensino híbrido na literatura, vejamos alguns deles:
O ensino híbrido é um programa de educação formal no qual um aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino online, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, lugar, modo e/ou ritmo do estudo, e pelo menos em parte em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência.  (CHRISTENSEN; HORN; STAKER, 2013, p.7).
Bacichi e Moran (2018) compreendem aprendizagem híbrida:
[...] a aprendizagem híbrida destaca a flexibilidade, a mistura e compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas e tecnologias que compõem esse processo ativo. Híbrido, hoje, tem uma mediação tecnológica forte: físico-digital, móvel, ubíquo, realidade física e aumentada, que trazem inúmeras possibilidades de combinações, arranjos, itinerários, atividades. (BACICH; MORAM. 2018, p.22).
Perceba que em todos os conceitos há um traço comum, a mistura entre o on-line e off-line, presencial e a distância, digital e analógico. O ensino híbrido permite que o aluno tenha liberdade e se responsabilize pela sua trajetória de aprendizagem, valorizando a mediação do professor e possibilitando o uso de diversos recursos, a fim
de enriquecer a experiência de ensino.
Metodologias Ativas
As metodologias ativas surgiram da reflexão, com a intenção de criar uma alternativa para a metodologia tradicional, que já não atendia a muitos estudantes e professores. Bacich e Moran (2018, p.22) definem as metodologias ativas como:
[...] estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida. As metodologias ativas, num mundo conectado e digital, expressam-se por meio de modelos de ensino híbridos, com muitas possíveis combinações. A junção de metodologias ativas com modelos flexíveis e híbridos traz contribuições importantes para o desenho de soluções atuais para os aprendizes de hoje.
Existem diferentes maneiras de se aplicar metodologias ativas nas suas práticas educativas, mas o principal e o que deve ser comum a qualquer modelo ou técnica que vise utilizar essa metodologia é possibilitar a participação ativa dos alunos em seu processo de aprendizagem. Para vislumbrar a aplicabilidade das metodologias ativas, veremos a seguir os modelos que têm sido mais comentados e utilizados atualmente.
Aprendizagem Baseada em Problemas
A Problem Based Learning (PBL) ou Aprendizagem baseada em problemas permite ao aluno construir seus conhecimentos a partir de uma problematização ou desafio. Souza e Dourado (2015, p. 184) trazem a definição da Aprendizagem Baseada Problemas (ABP):
A ABP representa um método de aprendizagem que tem por base a utilização de problemas como ponto de partida para a aquisição e integração de novos conhecimentos. Em essência, promove uma aprendizagem centrada no aluno, sendo os professores meros facilitadores do processo de produção do conhecimento. Nesse processo, os problemas são um estímulo para a aprendizagem e para o desenvolvimento das habilidades de resolução.
Diferente do tradicional, em que o aluno primeiramente recebe o conteúdo para depois exercitá-lo, o estudante deverá ler e estudar os assuntos que o professor indicará e outros mais que ele achar pertinente e trazer suas dúvidas para sanar na sala de aula.
Além disso, a ABP permite a realização dessas atividades e debates em grupo, proporcionando que os alunos gerenciem os processos de aprendizagem, troquem experiências e enriqueçam seus saberes. Mas como é a aplicação da metodologia aprendizagem baseada em problemas?
1º - O professor deve planejar os conteúdos e criar a situação problema: a situação problema é a raiz da ABP, por isso o professor deve pensar nos objetivos de aprendizagem e criar a situação problema. Depois disso, é preciso organizar e disponibilizar os conteúdos a serem estudados pelos alunos. No caso de um conteúdo sobre geopolítica, por exemplo, textos e vídeos do conteúdo devem ser disponibilizados antes dos encontros presenciais e as orientações e perguntas norteadoras também;
2º - Mediação dos momentos presenciais: é durante a aula presencial que ocorre a discussão do problema, bem como esclarecimento de dúvidas e debates coletivos. O professor deverá dividir a turma em grupos de trabalho, o que irá incentivar o trabalho em grupo, a troca e a comunicação. Esse é um bom momento para que o professor avalie se a proposta está sendo bem aproveitada pelos alunos.
O interessante dessa metodologia é trabalhar diferentes ritmos de aprendizagem da turma, sem homogeneizar os alunos. Os grupos podem incluir quem teve mais ou menos dificuldade, assim os alunos podem ajudar uns aos outros. O professor pode também atender aqueles que apresentarem dúvidas individualmente, enquanto alguma atividade prática ou mediação é realizada nos grupos.
Aprendizagem Baseada em Projetos
Com o mesmo intuito da Aprendizagem Baseada em Problemas, a metodologia que trabalha com projetos também visa a aquisição de novos conhecimentos por meio da pesquisa e investigação de um problema ou desafio, porém, o insumo da pesquisa, discussão e criação para resolução da situação-problema deve ser um produto ou recurso de aplicação prática.
Seguindo os mesmos passos da metodologia baseada em problemas, o resultado final da aprendizagem baseada em projetos deve ser um produto ou projeto. Esse tipo de trabalho costuma envolver os estudantes, pois além do empoderamento de criar e ser responsável por uma solução pensada e planejada, permite ainda a aplicação prática de conteúdos, com a mediação e orientação do professor.
Gamificação
[...] Entende-se a gamificação como o processo em que se aplicam elementos lúdicos em contextos não relacionados a jogos. Nesse sentido, conceitos e processos de um design de jogo, como progressão, organização em níveis, componentes da mecânica de um jogo, dentre outros, são aplicados em produtos ‒ materiais ou imateriais ‒ que não foram estruturados como tal (SANTAELLA, 2018, p. 13).
A Gamificação nada mais é que a utilização dos princípios de jogos (não necessariamente digitais) para possibilitar diferentes maneiras de aprendizagem, incluindo motivar ações, gerar maior interesse e engajamento e resolver as situações-problema de forma criativa. As principais características de um processo de aprendizagem gamificado é a presença de:
· Cenários e personagens;
· Missões e desafios;
· Pontuações e rankings;
· Premiações e feedbacks.
A presença desses elementos possibilita a construção de ambientes mais interativos que incentivem a participação dos alunos e o trabalho em equipe para resolução dos desafios e problemas que se apresentarem ao longo do jogo. Tais desafios - quando bem planejados - podem levar a solução criativa de problemas, estimulando a reflexão, o pensamento crítico, a pesquisa e o desenvolvimento de habilidades requeridas na proposta. Existem algumas diferentes maneiras de se criar uma situação gamificada. Como, então, posso organizar uma proposta gamificada?
Passo 1: primeiro é preciso pensar na proposta, desse modo, se houverem conteúdos curriculares envolvidos, a presença deles no jogo deve ser bem estruturada pelo professor, assim como as propostas para trabalhar questões comportamentais, como valores;
Passo 2: em seguida, é preciso planejar o game, qual será o tema? Qual será o cenário? Quem serão os personagens? Como serão as missões? Existirão níveis de dificuldade? Como será o feedback? Como será a pontuação? Qual será a premiação?;
Passo 3: depois de planejar e estruturar todo o game, é preciso pensar na aplicação, será digital? Usarei algo já pronto? Será criado do zero? É possível também criar um jogo híbrido, com momentos presenciais e momentos a distância, sem que existam grandes recursos de programação. Por exemplo, usando e-mails, redes sociais e aplicativos de mensagem;
Passo 4: depois de pensar e criar, é preciso aplicar o jogo. Nem sempre as coisas saem como planejamos, por isso o momento da aplicação também é um momento de avaliação da interação dos alunos e da efetividade da proposta e dos recursos;
Existem diversas metodologias que prezam pela autonomia e desenvolvimento social dos alunos, que instigam a pensar e criar soluções e a ser protagonista da própria aprendizagem. Essas metodologias não desvalidam o papel do professor, apenas o colocam como parte integrante da formação dos alunos e não dominante.
LIVRO
Metodologias Ativas para uma educação Inovadora.
Autor: Lilian Bacich e Edgar Moran.
Editora: Penso.
Ano: 2018.
Para saber mais sobre Metodologias Ativas, leia o livro Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora, de Lilian Bacich e Edgar Moran, pois tal capítulo aborda com mais profundidade a temática do ensino híbrido e das metodologias ativas.
Onde encontrar?
Disponível em nossa Biblioteca Virtual da Laureate.
Produção de Objetos de Aprendizagem com o Uso de Tecnologias
De acordo com o Instituto Porvir (OBJETOS DIGITAIS…, 2015, on-line), “objetos digitais de aprendizagem são recursos que apoiam a prática pedagógica dentro e fora de sala de aula, como jogos, animações, simuladores e videoaulas”. Esses recursos são criados para serem usados tanto pelos estudantes em ações mediadas de aprendizagem quanto por
outras pessoas interessadas que estiverem buscando conhecimento sobre o tema do recurso em questão.
Objetos digitais de aprendizagem também podem ser vídeos, aulas narradas, podcasts, infográficos e demais recursos de interatividade que possam estimular e facilitar momentos de ensino e aprendizagem.
Criando meu Objeto Digital de Aprendizagem
Antes de criar um objeto digital de aprendizagem (ODA), é preciso ter algumas referências, conhecer objetos já criados e aplicá-los, ter a experiência de utilizar recursos já prontos.
Acesse o Portal do Professor do MEC no link a seguir e explore as opções de objetos digitais de aprendizagem. Veja como são descritos, pense em uma situação em que seriam bem utilizados em um planejamento de aula ou em uma situação educacional.
SITE
Multimídia.‍
Acesso o Portal do Professor do MEC no link a seguir e explore as opções de objetos digitais de aprendizagem. Veja como são descritos, pense em uma situação em que seriam bem utilizados em um planejamento de aula ou em uma situação educacional.
ACESSAR
Agora, vejamos os princípios básicos para a criação autoral desse tipo de instrumento:
1. Planeje. Não basta decidir criar um objeto de aprendizagem sem pensar em itens básicos para sua concepção: qual é seu objetivo, quais conteúdos deve contemplar, que recursos eu posso utilizar e a quem se destina;
2. Estruture. Agora que você já planejou seu ODA é preciso pensar na viabilidade. Se for fazer um vídeo, por exemplo, verifique se possui o equipamento necessário para gravações. Você sabe editar? Conhece programas de edição gratuitos ou tem algum programa à sua disposição? É muito importante pensar na viabilidade do objeto antes de partir para ação, assim você consegue executar seu planejamento de acordo com seus meios;
3. Pratique. Agora que você planejou e estruturou seu objeto digital de aprendizagem é hora de testar. Nem sempre o nosso planejamento sai conforme pensamos, por isso é importante testar e praticar, a fim de aperfeiçoar tanto o processo de criação quanto as ideias concebidas antes da criação;
4. Aplique. Seu objeto digital de aprendizagem está pronto, agora é hora de utilizar esse recurso dentro da situação de aprendizagem que você pensou;
5. Observe como ocorre a interação dos alunos com seu ODA, faça anotações e reavalie, pense como poderia melhorar e aperfeiçoar sua criação para as próximas experiências.
Existem hoje muitos recursos que permitem aos educadores e estudantes criarem seus objetos digitais de aprendizagem, sem necessariamente dominar ferramentas tecnológicas complexas de linguagem de programação, edição de vídeos e imagens. Sendo assim, a seguir, destacamos algumas ferramentas de produção para criar seus próprios objetos de aprendizagem.
LEITURA
· Canva: permite a criação de peças gráficas para redes sociais, criação de infográficos, banners e cartazes com muitos elementos gratuitos. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 20 nov. 2019.
· Powtoon: possibilita a criação de vídeos animados. Possui uma versão free um pouco limitada, mas ainda com bastante funcionalidade. Disponível em: https://www.powtoon.com/home/?. Acesso em: 20 nov. 2019.
· Animaker: recurso de criação de vídeos animados com versão free. Disponível em: https://www.animaker.co/. Acesso em: 20 nov. 2019.
· Infogram: Permite criar infográficos, apresentações, relatórios e gráficos com interatividades. Disponível em: https://infogram.com/pt/templates#infographics. Acesso em: 20 nov. 2019.
· Buzzprout: com essa ferramenta é possível gravar e publicar gratuitamente seus podcasts por até 90 dias, outros recursos são pagos à plataforma. Disponível em: https://www.buzzsprout.com/. Acesso em: 20 nov. 2019.
· SlidesGo: o site oferece modelos gratuitos de apresentações de Power Point com personagens, ícones, gráficos e recursos que podem ser editados. Disponível em: https://slidesgo.com/themes. Acesso em: 20 nov. 2019.
LIVRO
Tecnologias digitais na prática pedagógica.
Autoras: Mariana Pícaro Cerigatto e Viviane Guidotti Machado
Editora: Sagah.
Ano: 2018.
Para aprofundar seus conhecimentos, leia o livro Tecnologias digitais na prática pedagógica, de Cerigatto e Machado (2018), principalmente, os Capítulos sobre: objetos de aprendizagem e software Educacional, para verificar outras indicações de como usar recursos educacionais, além de visitar a concepção de objeto de aprendizagem.
Onde encontrar?
Disponível em nossa Biblioteca Virtual da Laureate.
Conclusão
Vimos ao longo dos nossos estudos como as tecnologias evoluíram e transformaram o homem, a sociedade e a educação. Chegamos às modernas tecnologias digitais da informação e comunicação, que são produtos da evolução da técnica e da cultura na sociedade.
Discutimos também sobre as mudanças educacionais, como as instituições de ensino devem se reconfigurar e estão de fato se modificando. Compreendemos que existe a necessidade de transformações sociais e, para que elas aconteçam, é preciso que a educação seja capaz de se reestruturar, incorporando as mudanças e criando novos espaços de ensino e aprendizagem.
Porém, essa incorporação deve ocorrer de forma crítica e possibilitar a reflexão dos estudantes sobre as informações que ele recebe e repassa, os artefatos que se modernizam e nos levam ao consumo e à ressignificação dos papéis tanto de alunos quanto de professores.
Vimos que essas mudanças já refletem nas metodologias de ensino com as inovações advindas das metodologias ativas, em que o aluno aprende através de resolução de problemas, criação de projetos e jogando, de maneira on-line, off-line e híbrida. O papel do professor e do aluno se ressignificou, o estudante agora se torna o centro do seu processo de ensino e o professor o mediador.
Por fim, vimos como incorporar à prática o uso de recursos tecnológicos por meio da criação de objetos digitais e/ou do aproveitamento de recursos já existentes para criação de momentos de aprendizagem, sem esquecer de que tais recursos por si só não garantem a aprendizagem, mas o planejamento, a reavaliação e a ação do professor são fundamentais para que essas ferramentas sejam utilizadas da melhor maneira possível.
Educação a Distância e novas Tecnologias
Dica do
‍Professor
Dica 01: Educação e Tecnologia
Apesar de rápida, a relação entre educação e tecnologia não ocorreu da noite para o dia. Entretanto, hoje já temos cursos virtuais mediados por vídeo, plataformas virtuais, materiais imersivos e até simulações em realidade aumentada que proporcionam novas experiências educacionais. Mas não basta apenas utilizar tais recursos: é preciso repensar e adaptar as metodologias de ensino. Por isso, pensar em tecnologias e educação também significa refletir sobre metodologias de ensino, processos de aprendizagem e ferramentas tecnológicas.
Na atualidade, as tecnologias digitais oferecem novos desafios. As novas possibilidades de acesso à informação, interação e de comunicação, proporcionadas pelos computadores (e todos os seus periféricos, as redes virtuais e todas as mídias), dão origem a novas formas de aprendizagem. São comportamentos, valores e atitudes requeridas socialmente neste novo estágio de desenvolvimento da sociedade (KENSKI, 2003, p. 1-10).
KENSKI, V. Aprendizagem mediada pelas tecnologias. Diálogo Educacional, v. 4, n. 10, p. 1-10, set./dez., 2003.
Dica 02: Educomunicação
Você conhece o conceito de educomunicação, ou educom? A educom alinha educação e comunicação para facilitar os processos de ensino e aprendizagem. Há quem diga que a educom é um tipo metodologia pedagógica que possibilita aos alunos e professores produzirem conteúdos de maneira colaborativa usando diferentes propostas midiáticas. Um exemplo desse processo são as construções coletivas de jornais na escola, produção de programas de perguntas e respostas com a turma e a utilização integrada de redes sociais colaborativas entre professores e alunos.
Dica 03: Objetos de Digitais Aprendizagem
Objetos digitais de aprendizagem são recursos que servem como facilitadores para o processo de ensino, podendo ser simuladores,
jogos, animações, videoaulas, aulas narradas, apresentações com recursos etc. Os educadores podem criar seus próprios objetos digitais de aprendizagem, utilizar recursos já existentes, construir em conjunto com o aluno ou até mesmo orientar sua construção individual.
1. EDUCACAO A DISTANCIA E NOVAS TECNOLOGIAS 
 
2. Atividade e Certificado
 
3. Fazer teste: Teste Final
Fazer teste: Teste Final
 
Parte superior do formulário
Informações do teste
	Descrição
	
	Instruções
	
	Várias tentativas
	Este teste permite 2 tentativas. Esta é a tentativa número 1.
	Forçar conclusão
	Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
 Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1
1. Sabemos que a aprendizagem baseada em projetos, assim como a aprendizagem baseada em problemas, é uma metodologia ativa que visa à aquisição de conhecimentos por meio da investigação de uma situação problema ou um desafio. Há, no entanto, uma diferença sutil entre as metodologias evidenciadas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a diferença que a aprendizagem baseada em projetos tem em relação à aprendizagem baseada em problemas.
	
	a.
	A diferença entre a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em projetos é o resultado da pesquisa da problematização que deve ser um novo problema, ou seja, novas perguntas a serem feitas.
	
	b.
	A diferença entre a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em projetos é o resultado da busca pela resposta da problematização que deve ser um projeto, o qual vise novas problemáticas.
	
	c.
	A diferença entre a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em projetos é o resultado da pesquisa da problematização que deve ser um produto ou um recurso de aplicação prática.
	
	d.
	A diferença entre a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em projetos é o resultado da pesquisa da problematização que deve ser apenas a resolução da problemática em si.
	
	e.
	A diferença entre a aprendizagem baseada em problemas e a aprendizagem baseada em projetos é o resultado da pesquisa da problematização que deve ser a compreensão crítica dos problemas apresentados.
1 pontos   
PERGUNTA 2
1. A aprendizagem baseada em problemas é uma metodologia ativa que trabalha com uma proposta significativa, indicando o uso das tecnologias e tendo o professor como mediador do processo de aquisição de conhecimentos dos estudantes.
 
A respeito dessa metodologia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Na metodologia da aprendizagem baseada em problemas, o aluno aguarda para iniciar suas atividades depois que o professor indica os conteúdos em sala de aula, por meio da exposição e explicação.
II. ( ) Na aprendizagem baseada em problemas, o foco é a construção de soluções baseadas em uma problematização ou desafio que os estudantes devem resolver.
III. ( ) Diferentemente do ensino tradicional, na aprendizagem baseada em problemas, o aluno recebe o conteúdo para estudar antes dos momentos em sala de aula, os quais devem ser aproveitados para sanar dúvidas.
IV. ( ) Na aprendizagem baseada em problemas, o gerente do processo é o professor. Os alunos devem aguardar os encaminhamentos e orientações para que a metodologia seja efetiva.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	a.
	F, V, F, V.
	
	b.
	V, V, F, F.
	
	c.
	F, F, F, F.
	
	d.
	F, V, V, F.
	
	e.
	V, V, V, V.
1 pontos   
PERGUNTA 3
1. O Ensino Híbrido é uma forte tendência educacional que vem transformando a maneira como os indivíduos adquirem conhecimento. Essa modalidade mescla atividades on-line e presenciais para potencializar a aprendizagem e estimular os alunos.
 
Quanto ao Ensino Híbrido, analise as afirmativas a seguir que apresentam algumas de suas características.
 
I. O Ensino Híbrido é uma metodologia ativa que visa à autonomia dos alunos, uma vez que estes devem controlar seus ritmos de estudos e definir papéis e tarefas que consideram prioritárias.
II. No modelo de Ensino Híbrido, o aluno tem a escolha de usar ou não a tecnologia. Os momentos on-line são opcionais e cabe ao estudante decidir utilizá-los.
III. A aprendizagem híbrida permite grande flexibilidade, uma vez que o aluno estuda parte dos conteúdos sozinho e, depois, compartilha dúvidas e conhecimentos com professor e demais colegas.
IV. Ao usar a metodologia híbrida, o aluno perde a liberdade de escolha, uma vez que há uma imposição de momentos em que ele deve acessar as atividades on-line e realizar as atividades presenciais.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	I e II, apenas.
	
	b.
	II e III, apenas.
	
	c.
	III e IV, apenas.
	
	d.
	II e IV, apenas.
	
	e.
	I e III, apenas.
1 pontos   
PERGUNTA 4
1. Considere a situação a seguir:
 
A escola de Roberta está se modernizando, já que todos os alunos receberam notebooks para usar em sala de aula, o quadro agora é digital e tem uma enorme biblioteca virtual à disposição de alunos e professores. Entretanto, no primeiro mês, ocorreu um problema com os trabalhos de Português de uma determinada turma. A professora Marcela, responsável por essa turma, pediu que os alunos pesquisassem sobre Ana Maria Machado e a maioria copiou as informações da autora, disponíveis no site Wikipédia, sem citar a fonte. Os resultados foram quase todos os trabalhos idênticos.
 
Como a professora Marcela deve agir frente a esse problema?
	
	a.
	A professora Marcela deve deixar passar dessa vez, porém precisa ensinar os seus alunos a como dar crédito a pesquisas feitas na internet de acordo com a ABNT, descrevendo o dia da pesquisa e o site em que as informações foram encontradas.
	
	b.
	A professora Marcela deve desconsiderar o trabalho realizado por todos os alunos que apenas copiaram da internet, pois eles claramente agiram de má-fé e fizeram um mau uso dos recursos tecnológicos oferecidos pela escola.
	
	c.
	A professora Marcela deve passar outro trabalho para os alunos, exigindo que consultem apenas as fontes que ela autorizar, ameaçando de realizar a verificação de que não há cópias indevidas de sites não autorizados.
	
	d.
	A professora Marcela deve aceitar as pesquisas, pois os alunos trouxeram informações verídicas e não copiaram um do outro. Independentemente de não terem citado a fonte, as informações da internet são fáceis de serem encontradas.
	
	e.
	A professora Marcela deve aproveitar essa situação para falar com os alunos sobre ética, pesquisa sem citar fonte, a importância de se aprofundar nos sites de busca e como realizar pesquisas on-line sem copiar a fonte integralmente.
1 pontos   
PERGUNTA 5
1. Considere a situação a seguir.
 
Alex é professor de ciências do 2º ano do Ensino Fundamental. Para explicar o processo de digestão, o professor pensou em criar um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA), ou seja, um vídeo animado que demonstrasse o caminho da comida que levaria à digestão. Depois de fazer o roteiro, Alex percebeu que criar uma animação era mais difícil do que ele pensava e não conseguiu terminar o seu recurso como planejou.
 
Sobre a etapa de criação do ODA em que Alex teve problemas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) Etapa de estruturação, pois o professor não pensou na viabilidade do seu objeto.
II. ( ) Etapa de planejamento, pois o professor não pensou a quem se destinava seu objeto.
III. ( ) Etapa de prática, pois o professor não foi capaz de testar seu objeto.
IV. ( ) Etapa de aplicação, pois o professor não foi capaz de aplicar o seu objeto.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	a.
	F, V, F, V.
	
	b.
	V, F, V, F.
	
	c.
	V, F, F, F.
	
	d.
	F, V, V, V.
	
	e.
	F, F, F, F.
1 pontos   
PERGUNTA 6
1. O professor é um profissional estratégico em qualquer sociedade, pois é o responsável pela formação intelectual das próximas gerações. Sabemos que as funções do professor vêm se reconfigurando com o passar dos anos, em virtude das transformações que ocorrem
na sociedade.
Sobre a ressignificação do papel do professor na educação a distância, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O professor na educação a distância tem o papel de guia dos conteúdos, sendo o detentor dos conhecimentos e o aluno um mero receptor.
II. O professor na educação a distância deve transferir a responsabilidade do ensino para o aluno, indicando caminhos, mas sem se responsabilizar.
III. O professor na educação a distância tem o papel de mediador do processo de ensino, guiando os caminhos de aquisição de conhecimentos.
IV. O professor na educação a distância tem o papel central no processo de aprendizagem, tornando o aluno um seguidor de suas orientações.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	I, apenas
	
	b.
	II, apenas
	
	c.
	III, apenas
	
	d.
	IV, apenas
	
	e.
	I, II, III e IV
1 pontos   
PERGUNTA 7
1. Sabemos que a educação vem se transformando ao longo dos anos e a maneira que adquirimos conhecimento não é mais a mesma. As tecnologias têm um papel nessa mudança, isto é, o de facilitar e disseminar as informações, já que as pessoas vêm buscando conhecimentos de modo cada vez mais autônomo.
 
A partir do exposto e de suas leituras sobre o tema, referente à educação tradicional e à educação a distância, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A educação tradicional valoriza a autonomia dos alunos, uma vez que estimula a busca por conhecimento por intermédio de diferentes meios.
II. A educação a distância possibilita aos alunos maior flexibilização e liberdade, entretanto, é preciso ter disciplina e comprometimento com a aprendizagem.
III. A educação tradicional tem como centro do processo o professor, sendo ele aquele que sabe, cabendo ao aluno somente o lugar de mero receptor de conteúdo.
IV. A educação a distância acaba não sendo efetiva, pois, sem a presença física do professor, o aluno não é capaz de se desenvolver.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	a.
	I, II e IV, apenas
	
	b.
	I e IV, apenas
	
	c.
	II e III, apenas
	
	d.
	III, apenas
	
	e.
	IV, apenas
1 pontos   
PERGUNTA 8
1. Considere a situação a seguir:
Pedro, avô de Theo, deve ensinar ao neto o dever de casa no fim de semana. Pedro tem 63 anos e Theo tem 7. O dever de casa consiste em uma pesquisa sobre os tipos de mamíferos que existem no Brasil. Ao se sentar para fazer a atividade, Pedro traz algumas enciclopédias, revistas e livros que tinha sobre o tema, mas Theo diz que basta pesquisar na internet. Os dois entram em conflito, pois Theo diz que estão perdendo muito tempo lendo tudo aquilo, mas Pedro percebe que nem todas as informações dos sites são confiáveis.
 
Assinale a alternativa que indica uma solução viável para o conflito entre o neto e o avô.
	
	a.
	Pedro e Theo devem utilizar apenas os livros e revistas e buscar a internet apenas em caso de dúvidas ou para confirmar as informações encontradas.
	
	b.
	Pedro deve ceder a Theo e permitir que ele faça a pesquisa na internet, uma vez que as informações na rede são mais atualizadas do que nos livros e revistas.
	
	c.
	Pedro e Theo devem buscar múltiplas fontes de pesquisa, uma vez que nem sempre as fontes da internet são confiáveis e os livros também têm informações valiosas
	
	d.
	Theo deve utilizar apenas as revistas e os livros fornecidos por seu avô, uma vez que nem todas as informações disponíveis nainternet são confiáveis.
	
	e.
	Pedro e Theo devem buscar na internet somente sites confiáveis e usar os livros apenas no caso de não encontrarem as informações para fazer a tarefa.
1 pontos   
PERGUNTA 9
1. Leia o excerto a seguir:
“[...] tecnologia é um conjunto de saberes inerentes ao desenvolvimento e concepção dos instrumentos (artefatos, sistemas, processos e ambientes) criados pelo homem através da história para satisfazer suas necessidades e requerimentos pessoais e coletivos”. Compreendemos que existem muitas discussões sobre o que são as tecnologias, uma vez que diferentes denominações vêm surgindo conforme são criadas e incorporadas novas técnicas e funcionalidades.
 
VERASZTO, E. V. et al. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. PRISMA.COM, 2008. Disponível em:
http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2078/1913. Acesso em: 29 out. 2019.
 
A partir de seus estudos, assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de tecnologias consideradas primitivas.
	
	a.
	Tecnologias primitivas são as primeiras técnicas desenvolvidas pelos homens, estes responsáveis por significativas mudanças na evolução humana, como a roda.
	
	b.
	Tecnologias primitivas são aquelas construídas e/ou descobertas antes da Revolução Industrial e utilizadas pelo homem clássico, como a eletricidade.
	
	c.
	Tecnologias primitivas são as que foram desenvolvidas a partir da Revolução Industrial, sendo responsáveis pela automação nas indústrias no mundo, como os motores.
	
	d.
	Tecnologias primitivas são aquelas criadas pelo homem primitivo e que foram aprimoradas no período clássico, de modo a permitir a vida civilizada. Papel e tinta são exemplos desse tipo de tecnologia.
	
	e.
	Tecnologias primitivas são as que foram desenvolvidas após a Revolução Industrial, com a criação da internet, a exemplo dos celulares e televisões.
1 pontos   
PERGUNTA 10
1. Compreende-se que a gamificação se baseia na utilização de elementos dos jogos para a criação de atividades significativas. Ao fazer o uso organizado e planejado desses elementos, o professor é capaz de trabalhar conteúdos e comportamentos com seus alunos de maneira divertida e lúdica. Assinale a alternativa que indica corretamente esses elementos.
	
	a.
	Personagens, missões, pontuações e premiações
	
	b.
	Personagens, problematizações, vilões e premiações
	
	c.
	Personagens, pontuações, problematizações e vilões
	
	d.
	Personagens, premiações, heróis e vilões
	
	e.
	Personagens, pontuações, heróis e vilões
GABARITOParte inferior do formulário
1 C, 2 D, 3 E, 4 E, 5 B, EC, 7 C, 8 C, 9 A, 10 A.
· 
		 Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere a situação a seguir:
Pedro, avô de Theo, deve ensinar ao neto o dever de casa no fim de semana. Pedro tem 63 anos e Theo tem 7. O dever de casa consiste em uma pesquisa sobre os tipos de mamíferos que existem no Brasil. Ao se sentar para fazer a atividade, Pedro traz algumas enciclopédias, revistas e livros que tinha sobre o tema, mas Theo diz que basta pesquisar na internet. Os dois entram em conflito, pois Theo diz que estão perdendo muito tempo lendo tudo aquilo, mas Pedro percebe que nem todas as informações dos sites são confiáveis.
 
Assinale a alternativa que indica uma solução viável para o conflito entre o neto e o avô.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Pedro e Theo devem buscar múltiplas fontes de pesquisa, uma vez que nem sempre as fontes da internet são confiáveis e os livros também têm informações valiosas
	Resposta Correta:
	c. 
Pedro e Theo devem buscar múltiplas fontes de pesquisa, uma vez que nem sempre as fontes da internet são confiáveis e os livros também têm informações valiosas
	Feedback da resposta:
	~ Resposta correta. A alternativa está correta, uma vez que é preciso que ambas as gerações encontrem um equilíbrio em suas fontes de ensino e informação. Theo quer informações rápidas, mas nem sempre o que está na internet é confiável. Pedro também deve dar uma chance para a internet, já que há um grande leque de informações.
	
	
	
 Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sabemos que a educação vem se transformando ao longo dos anos e a maneira que adquirimos conhecimento não é mais a mesma. As tecnologias têm um papel nessa mudança, isto é, o de facilitar e disseminar as informações, já que as pessoas vêm buscando conhecimentos de modo cada vez mais autônomo.
 
A partir do exposto e de suas leituras sobre o tema, referente à educação tradicional e à educação a distância, analise as afirmativas a seguir:
 
I. A educação tradicional valoriza a autonomia dos alunos, uma vez que estimula a busca por conhecimento por intermédio de diferentes meios.
II. A educação a distância possibilita aos alunos
maior flexibilização e liberdade, entretanto, é preciso ter disciplina e comprometimento com a aprendizagem.
III. A educação tradicional tem como centro do processo o professor, sendo ele aquele que sabe, cabendo ao aluno somente o lugar de mero receptor de conteúdo.
IV. A educação a distância acaba não sendo efetiva, pois, sem a presença física do professor, o aluno não é capaz de se desenvolver.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
II e III, apenas
	Resposta Correta:
	c. 
II e III, apenas
	Feedback da resposta:
	~ Resposta correta. A alternativa está correta, pois a educação a distância é aquela que tem o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem, tornando o professor um mediador e tutor da sua aquisição de conhecimentos. Isso permite autonomia aos alunos, bem como flexibiliza tempo e espaço, porém é preciso ter organização e disciplina no processo.
	
	
	
 Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“A geração desses nativos alterou, assim, definitivamente, os rumos da Comunicação, bem como da Educação. Logo, não podemos pensar a Comunicação e nem a Educação a partir de paradigmas retrógrados, porque os avanços tecnológicos mudaram a forma de ser, agir e pensar da sociedade. Temos, assim, uma nova geração de crianças - as nativas digitais - que interagem, a todo momento, com as novas e velhas mídias”.
 
COELHO, P. M. F. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, v. 5, n. 2, dez. 2012. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/2049/7254. Acesso em: 29 out. 2019.
 
Conforme pode ser compreendido no excerto apresentado, tanto a comunicação quanto à educação devem repensar seus caminhos, considerando as gerações nativas digitais e suas maneiras de se comunicar e aprender.
Assim, assinale a alternativa que descreve corretamente as características dos nativos digitais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Os nativos digitais são aqueles que apresentam intimidade com as tecnologias e novos meios de comunicação, além de conseguir realizar múltiplas tarefas.
	Resposta Correta:
	e. 
Os nativos digitais são aqueles que apresentam intimidade com as tecnologias e novos meios de comunicação, além de conseguir realizar múltiplas tarefas.
	Feedback da resposta:
	~ Resposta correta. A alternativa está correta, pois os nativos digitais são aqueles que nasceram imersos às tecnologias e têm facilidade de utilizá-las, não conseguindo imaginar um mundo sem tais facilidades possibilitadas pelas tecnologias. Além disso, os nativos digitais são capazes de realizar múltiplas tarefas sem grandes dificuldades.
	
	
	
 Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Considere a situação a seguir:
 
A professora Sara passou uma atividade de seminário para sua turma sobre lendas brasileiras. Cada grupo deveria entregar um trabalho escrito e apresentar a lenda e os fatos sobre a história para a turma. O grupo de Rogério, Paula e Bruna foi responsável pela lenda da Iara e os alunos copiaram as informações que encontraram na internet. Na hora da apresentação, o grupo acabou contando a história errada, pois o site em que os alunos pesquisaram não tinham informações corretas. Toda a turma riu dos colegas, que ficaram envergonhados, sem saberem o que fazer.
 
Diante do exposto, como a professora deveria conduzir a situação?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A professora deveria usar essa oportunidade para falar sobre fontes da internet e notícias falsas com toda a turma, ensinando meios de como verificar as informações encontradas e a desconfiar de fontes fáceis.
	Resposta Correta:
	a. 
A professora deveria usar essa oportunidade para falar sobre fontes da internet e notícias falsas com toda a turma, ensinando meios de como verificar as informações encontradas e a desconfiar de fontes fáceis.
	Feedback da resposta:
	~ Resposta correta. A alternativa está correta, uma vez o erro deve ser utilizado de maneira construtiva e aproveitado para uma discussão tão importante que é checar a fonte e analisar notícias falsas. Assim, a postura da professora está correta frente à situação hipotética evidenciada.
	
	
	
 Pergunta 5
0 em 1 pontos
	
	
	
	Considere a situação a seguir:
A professora Suzana percebeu que precisaria criar uma atividade de intervenção para acabar com os conflitos em sua turma. Para isso, adotou uma metodologia inovadora, criando para cada aluno um avatar que deveria pertencer a um clã. A professora dividiu a turma em cinco clãs, em que cada um deveria cumprir diferentes missões e desafios. A cada desafio cumprido, os alunos ganhariam uma pontuação e, ao final, o grupo vencedor teria direito a um passeio.
 
Diante do exposto, qual metodologia inovadora a professora utilizou para criar essa atividade?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Aprendizagem baseada em problemas
	Resposta Correta:
	b. 
Gamificação
	Feedback da resposta:
	@ Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as características da atividade apresentam princípios correspondentes a uma atividade gamificada, como a construção de personagens, o cumprimento de missões e a premiação final. Tais características não estão presentes na metodologia de aprendizagem baseada em problemas e na aprendizagem baseada em projetos.
	
	
	
 Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O professor é um profissional estratégico em qualquer sociedade, pois é o responsável pela formação intelectual das próximas gerações. Sabemos que as funções do professor vêm se reconfigurando com o passar dos anos, em virtude das transformações que ocorrem na sociedade.
Sobre a ressignificação do papel do professor na educação a distância, analise as afirmativas a seguir.
 
I. O professor na educação a distância tem o papel de guia dos conteúdos, sendo o detentor dos conhecimentos e o aluno um mero receptor.
II. O professor na educação a distância deve transferir a responsabilidade do ensino para o aluno, indicando caminhos, mas sem se responsabilizar.
III. O professor na educação a distância tem o papel de mediador do processo de ensino, guiando os caminhos de aquisição de conhecimentos.
IV. O professor na educação a distância tem o papel central no processo de aprendizagem, tornando o aluno um seguidor de suas orientações.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III, apenas
	Resposta Correta:
	c. 
III, apenas
	Feedback da resposta:
	~ Resposta correta. A alternativa está correta. A afirmativa III se apresenta de maneira adequada, uma vez que a educação a distância proporciona a ressignificação do papel do professor para um facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o docente torna o aluno o centro do processo, tornando-se seu guia, isto é, o mediador do conhecimento.
	
	
	
 Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Sabemos que o conceito de tecnologia é amplo e, ao longo do desenvolvimento das técnicas pelo homem, esse conceito se tornou ainda maior para englobar as novas ferramentas. Há, por isso, as tecnologias da informação e comunicação, tecnologias digitais, novas tecnologias digitais da informação e comunicação, entre tantas outras.
 
Sobre as diferenças entre os conceitos de tecnologias digitais e tecnologias informacionais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
 
I. ( ) As tecnologias digitais são aquelas criadas a partir do século 20, com a criação da primeira fase da internet, responsáveis por expandir a comunicação.
II. ( ) As tecnologias informacionais são aquelas cujos artefatos são o que há de mais moderno e tecnológico, como tablets, smartphones e notebooks.
III. ( ) As tecnologias digitais são aquelas que surgiram a partir da popularização da internet no século 21, disseminando artefatos convergentes.
IV. ( ) As tecnologias informacionais são aquelas cujos artefatos deram origem aos artefatos mais modernos, como o celular básico e a televisão.
 
Assinale a alternativa que
apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
F, F, V, V.
	Resposta Correta:
	e. 
F, F, V, V.
	Feedback da resposta:
	~ Resposta correta. A alternativa está correta, pois os artefatos das tecnologias informacionais deram origem aos artefatos das tecnologias digitais com a popularização da internet e a evolução das tecnologias, bem como o aumento de seu consumo. Assim, artefatos como televisão e celular deram origem aos smartphones e computadores.
	
	
	
 Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Ensino Híbrido é uma forte tendência educacional que vem transformando a maneira como os indivíduos adquirem conhecimento. Essa modalidade mescla atividades on-line e presenciais para potencializar a aprendizagem e estimular os alunos.
 
Quanto ao Ensino Híbrido, analise as afirmativas a seguir que apresentam algumas de suas características.
 
I. O Ensino Híbrido é uma metodologia ativa que visa à autonomia dos alunos, uma vez que estes devem controlar seus ritmos de estudos e definir papéis e tarefas que consideram prioritárias.
II. No modelo de Ensino Híbrido, o aluno tem a escolha de usar ou não a tecnologia. Os momentos on-line são opcionais e cabe ao estudante decidir utilizá-los.
III. A aprendizagem híbrida permite grande flexibilidade, uma vez que o aluno estuda parte dos conteúdos sozinho e, depois, compartilha dúvidas e conhecimentos com professor e demais colegas.
IV. Ao usar a metodologia híbrida, o aluno perde a liberdade de escolha, uma vez que há uma imposição de momentos em que ele deve acessar as atividades on-line e realizar as atividades presenciais.
 
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I e III, apenas.
	Resposta Correta:
	e. 
I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	~ Resposta correta. A alternativa está correta. As afirmativas I e III descrevem duas das principais características do ensino híbrido: autonomia do aluno e flexibilidade no processo de escolha e de ensino. Dessa forma, os estudantes têm a possibilidade de moldar seu tempo de estudo nos momentos a distância.
	
	
	
 Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“[...] tecnologia é um conjunto de saberes inerentes ao desenvolvimento e concepção dos instrumentos (artefatos, sistemas, processos e ambientes) criados pelo homem através da história para satisfazer suas necessidades e requerimentos pessoais e coletivos”. Compreendemos que existem muitas discussões sobre o que são as tecnologias, uma vez que diferentes denominações vêm surgindo conforme são criadas e incorporadas novas técnicas e funcionalidades.
 
VERASZTO, E. V. et al. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. PRISMA.COM, 2008. Disponível em:
http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2078/1913. Acesso em: 29 out. 2019.
 
A partir de seus estudos, assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de tecnologias consideradas primitivas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Tecnologias primitivas são as primeiras técnicas desenvolvidas pelos homens, estes responsáveis por significativas mudanças na evolução humana, como a roda.
	Resposta Correta:
	a. 
Tecnologias primitivas são as primeiras técnicas desenvolvidas pelos homens, estes responsáveis por significativas mudanças na evolução humana, como a roda.
	Feedback da resposta:
	~ Resposta correta. A alternativa está correta. São consideradas tecnologias primitivas aquelas primeiras técnicas desenvolvidas pelo homem cuja criação possibilitou mudanças significativas na vida humana, como a roda e o fogo. Tais tecnologias foram as primeiras a serem exploradas pelo homem.
	
	
	
 Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Compreende-se que a gamificação se baseia na utilização de elementos dos jogos para a criação de atividades significativas. Ao fazer o uso organizado e planejado desses elementos, o professor é capaz de trabalhar conteúdos e comportamentos com seus alunos de maneira divertida e lúdica. Assinale a alternativa que indica corretamente esses elementos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Personagens, missões, pontuações e premiações
	Resposta Correta:
	a. 
Personagens, missões, pontuações e premiações
	Feedback da resposta:
	~ Resposta correta. A alternativa está correta, pois apresenta adequadamente os princípios que devem conter em uma atividade gamificada. São eles: a utilização de personagens ou avatares, a presença de desafios e missões que os alunos devem resolver, a pontuação de tais desafios com feedbacks e as premiações quando as missões forem concluídas com sucesso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais