Buscar

Ativação de Linfócitos T

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação de Linfócitos T
A ativação dos linfócitos T refere-se a resposta imune celular;
A imunidade celular possui duas fases distintas, uma fase de reconhecimento (aumento linfócitos T e APCs nos órgãos linfoides secundários) e fase efetora (encontro dos linfócitos T com os antígenos);
Existem linfócitos T auxiliares ou CD4+ que são ricos em moléculas de CD4 e expressam MHC classe II, apresentado por APCs (linfócito B, células dendríticas e macrófagos). Os linfócitos T CD8+ são ricos em moléculas de CD8 e expressam MHC classe I.
O receptor de célula T quando ligado a fragmento peptídico e molécula de MHC é o primeiro sinal de ativação. Portanto, para que haja a ativação, são necessários dois sinais de ativação, o CD28 ligado a B7-1/B7-2 e o receptor de célula T com fragmento peptídico ligado a molécula de MHC, essas ligações encontram restrições pela molécula de CD4 no linfócito auxiliar e de CD8 no linfócito citotóxico.
Assim que são ativados, os linfócitos T já começam a expressar CTLA4, que irá se ligar a B7-1 e B7-2, no lugar do CD28 e, essa ligação, é um sinal de inativação, levando a inativação dos linfócitos T.
Na presença do primeiro sinal, mas sem o segundo, não há ativação dos linfócitos. Na presença dos dois sinais há ativação. Na presença do primeiro sinal, oriundo da ligação do linfócito T com uma APC e o segundo sinal por meio da ligação de um anticorpo, ocorre a ativação. Do mesmo modo que, a ligação de dois anticorpos ao linfócito T também possibilita a ativação. 
Ligação de B7-1 e B7-2 com CD28: essa ligação resulta em: expressão de proteínas anti-apoptose; estimulam a produção de fatores de crescimento como IL-2 (interleucina 2); promovem a proliferação de linfócitos T;
Todo macrófago e todo linfócito B expressam constitutivamente em suas superfícies moléculas de CD40. Após a fagocitose, os macrófagos ao apresentarem os antígenos aos linfócitos T, tem o CD40 ligado a ligante de CD40 da superfície dos linfócitos, o que gera a ativação dos mesmos e faz com que eles liberem citocinas que irão ativar os demais macrófagos.

Outros materiais