Buscar

PREPARO DE SOLUÇÕES COM SOLUTO SÓLIDO E LÍQUIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade do Instituto Brasil - Fibra
PREPARO DE SOLUÇÕES COM SOLUTO SÓLIDO E LÍQUIDO.
Alberto J. Cambuim, Leila. C. B. Miguel. 
albertojustocambuim@gmail.com
Grupo da Aula Prática de Preparação de Soluções com Sólidos e Líquidos, Químicos Gerais e Inorgânicos, Faculdade FIBRA. 
Soluções, Soluto, Solventes.
�
Introdução
Solução é qualquer mistura homogênea de duas ou mais substâncias.
Numa solução o disperso é denominado de soluto e o dispersante de solvente. Como a água apresenta a propriedade de dissolver muitas substâncias, é considerada como solvente universal. Em nosso estudo, salvo algumas exceções, vamos considerar a água como o solvente. Como podemos ter um grande número de soluções diferentes, estas são classificadas por diferentes critérios.
Um fator importante para que uma reação química ocorra é o choque entre as moléculas dos reagentes. Para que esses choques ocorram é necessário que as partículas possuam mobilidade, a qual está relacionada com a natureza dos reagentes.
Como regra geral os reagentes gasosos, por possuírem grande mobilidade, são mais reativos que os líquidos, e estes mais reativos que os sólidos. Uma das maneiras de facilitar a reação entre reagentes sólidos é dissolvê-los num solvente adequado formando uma mistura homogênea, possibilitando assim a mobilidade das partículas reagentes. Esta mistura homogênea apresenta moléculas distribuídas de maneira uniforme por toda a extensão do sistema, ou seja, apresenta a mesma composição. Esta mistura homogênea é denominada de solução e o processo de mistura de dissolução. 
A dissolução é um fenômeno complexo que depende da natureza química das substâncias, das interações intermoleculares e das condições físicas. Para desenvolver uma reação química, entre reagentes em solução, prevendo as quantidades de produtos obtidos, é necessário conhecer as quantidades dos reagentes existentes nas soluções. As quantidades de reagentes e seu grau de pureza podem ser conhecidos através das unidades de concentração e das análises volumétricas.
Resultados e Discussão
Iniciamos a aula prática fazendo a solução de NaOH de concentração de 0,1 mol/L realizamos os cálculos que para está concentração seria necessário 0,4g de NaOH em 100ml de água destilada. Utilizamos um bequer para realizar a pesagem das 0,4g de NaOH, após pesados iniciamos a diluição da substancia acrescentando em torno de 50ml de água que estava acondicionada em uma proveta com o total de 100ml, com auxilio de um bastão de vidro diluímos o NaOH na água, como todo o NaOH diluído colocamos todo o volume do bequer em um balão volumétrico com a utilização de um funil de vidro tampamos e verificamos se a vedação estava correta e estava. Identificamos o balão volumétrico.
A segunda solução a ser feita foi de HCl com concentração de 0,6mol/L. Realizamos os cálculos levando em consideração a densidade do e a pureza do ácido e encontramos o valor de 5ml de HCl para realizar a solução. Com ajuda de uma pipeta retiramos 5ml da embalagem do HCl e colocamos em um balão volumétrico que já continha 10ml de água destilada e acrescentamos o restante de 90ml de água, misturamos realizando movimentos circulares com o balão volumétrico tampado, testamos para verificar vazamentos e identificamos o balão.
O terceira solução a ser realizada foi de NaHCO3 a 0,5%, realizamos os cálculos e pesamos em um bequer de vidro 0,25g de NaHCO3 adicionamos ao conteúdo do bequer entorno de 50ml de água destilada e com o bastão de vidro ajudamos a solubilizar o NaHCO3 acrescentamos o restante dá água num ficando um total de 100ml os quais foram colocados em um balão volumétrico com auxilio de um funil de vidro, tampamos o balão realizamos movimentos circulares nele e testamos para verificar vazamentos e identificamos.
A quarta solução a ser preparada foi de 1,6g/L de NaCl, realizamos os cálculos e para tal solução seria necessário 0,16g de NaCl, realizamos a pesagem do NaCl em um bequer de vidro em balança analítica, após pesar acrescentamos em média 50ml de água destilada no bequer que continha o NaCl e utilizando um bastão de vidro solubilizamos o NaCl em água, com auxilio de um funil de vidro colocamos a solução em um balão volumétrico de 100ml e completamos com água destilada até que fosse alcançado o volume de 100ml, tampamos o balão volumétrico e realizamos movimentos circulares para e testamos o vazamento e identificamos o balão.
Conclusões
Nesta aula foi possível aprender na prática a utilização dos cálculos de soluções em suas diferentes medidas, g/ml, mol/L e %, também foi possível exercitar e aprimorar as técnicas de manuseio de vidrarias e procedimentos de segurança em laboratório.
Agradecimentos
Agradecemos à Professora Doutora Rosa Silva Lima pelo ensinamento transmitido em sala de aula e em laboratório.
____________________
 LEE, J. D. Química inorgânica: um novo texto conciso. 3. ed. São Paulo: E. Blucher, 1980.
 MAHAN, B. H; MYERS, R. J. Química: um curso universitário. 4. ed. São Paulo:E. Blucher, 1997.
 RUSSELL, J. B. Química geral. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1994. V. 2.
Química Geral e Inorgânica – Faculdade do Instituto Brasileiro - FIBRA

Continue navegando