Buscar

AVA TGP 2018 2

Prévia do material em texto

Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à interpretação da lei processual indique a alternativa incorreta:
Escolha uma:
a. O método comparativo visa comparar as previsões do ordenamento jurídico brasileiro e estrangeiro.
b. O método teleológico objetiva alcançar a finalidade social da norma.
c. são métodos de interpretação da lei processual: literal, sistemático, histórico, comparativo e teleológico.
d. A atividades interpretativa pode ser classificada em declarativa, restritiva, extensiva ou ab-rogante.
e. o chamado fenômeno da integração não encontra previsão no ordenamento jurídico brasileiro. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: o chamado fenômeno da integração não encontra previsão no ordenamento jurídico brasileiro..
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa incorreta.
Escolha uma:
a. Isonomia significa igualdade processual e igualdade substancial;
b. A prova moralmente legítima é considerada por parte da doutrina como sendo lícita;
c. No Brasil só há um tipo de Tribunal de Exceção que é destinado à justiça desportiva; 
d. Ao Poder Judiciário, no Brasil, cabe o exercício da jurisdição.
e. Arbitragem é forma de jurisdição.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: No Brasil só há um tipo de Tribunal de Exceção que é destinado à justiça desportiva;.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
 É correto afirmar que:
Escolha uma:
a. o princípio da eventualidade concerne aos limites do pedido inicial formulado.
b. a coerência dos argumentos expostos caracteriza o princípio da congruência ou adstrição.
c. o princípio isonômico previsto processualmente é meramente formal e abstrato, ao contrário de igual princípio constitucional.
d. o princípio da iniciativa da parte rege o processo civil, não comportando exceções.
e. é possível ao juiz, por sua própria iniciativa, determinar as provas que entender necessárias à instrução do processo, indeferindo diligências inúteis ou meramente procrastinatórias. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: é possível ao juiz, por sua própria iniciativa, determinar as provas que entender necessárias à instrução do processo, indeferindo diligências inúteis ou meramente procrastinatórias..
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Antônio Marcos, morador de Petrópolis, dirigia seu veículo em direção ao trabalho, como fazia todas as manhãs, quando foi atingido por um poste de iluminação pública que tombou na avenida onde trafegava, devido ao péssimo estado de conservação. Por conta do acidente, Antônio Marcos restou seriamente lesionado. Decidiu então ajuizar Ação de Indenização por danos materiais e morais em face do Município de Petrópolis. O juiz na sentença julgou procedente o pedido, pois considerou que o Município é responsável pela conservação dos postes de iluminação pública, condenando-o ao pagamento de R$ 80.0,0 (oitenta mil reais) a título de indenização por danos materiais e morais.
A partir da análise do caso assinale a alternativa correta quanto à revisão obrigatória da sentença:
Escolha uma:
a.
O Duplo Grau de Jurisdição é o princípio processual que assegura a provocação da revisão das decisões judiciais pela parte vencida, quando a decisão lhe é desfavorável. No caso em análise, a remessa de ofício para a instância superior, por ocasião da condenação da Fazenda pública, é vedada por violar o princípio constitucional da Isonomia, pois atribui privilégios à Fazenda que tem o dever de interpor recurso como os demais jurisdicionados.
b.
O princípio do Duplo Grau de Jurisdição permite um novo julgamento das decisões de primeiro grau. No Tocante à fazenda Pública, o Novo CPC manteve a prerrogativa da remessa obrigatória na hipótese de sentenças lhe sejam contrárias, além de outras prerrogativas processuais, o que não conspira contra o Princípio da Isonomia já que possui uma quantidade de processos excessivamente superior comparado aos particulares, o que justifica o tratamento desigual. 
c.
De acordo com a sistemática processual introduzida pelo Novo CPC, a revisão obrigatória da sentença viola o Princípio do Duplo Grau de Jurisdição, segundo o qual a revisão das decisões judiciais é um direito das partes, por isso, é imprescindível que as mesmas a provoque a provoquem por meio de recurso. Sendo assim, é vedada a remessa de ofício para a instância superior nas ações em que a Fazenda Pública for condenada.
d.
A prerrogativa da Remessa Obrigatória prevista no Diploma Instrumental de 1973 foi revogada com o advento do Novo Código de Processo Civil, que já se encontra em vigor. Portanto, não é admitido a remessa necessária dos processos em que a Fazenda Pública for condenada.
e.
No caso em análise é obrigatória a remessa dos autos para reexame na instância superior, tendo em vista tratar-se de condenação da Fazenda Pública em valor superior a 60 salários mínimos. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O princípio do Duplo Grau de Jurisdição permite um novo julgamento das decisões de primeiro grau. No Tocante à fazenda Pública, o Novo CPC manteve a prerrogativa da remessa obrigatória na hipótese de sentenças lhe sejam contrárias, além de outras prerrogativas processuais, o que não conspira contra o Princípio da Isonomia já que possui uma quantidade de processos excessivamente superior comparado aos particulares, o que justifica o tratamento desigual..
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Acerca de suspensão e extinção do processo, assinale a opção correta.
Escolha uma:
a. A ausência de interesse processual acarreta a extinção do processo, sem resolução do mérito. Entretanto, caso não indefira liminarmente a inicial por falta de interesse processual, o juiz, em face da preclusão, não poderá, posteriormente, extinguir o processo.
b. O juiz não poderá conferir ao autor a possibilidade de emendar a petição inicial quando esta não contiver o pedido, devendo, nesse caso, extinguir o processo, sem resolução do mérito.
c. Falecendo o advogado do réu, o juiz marcará o prazo de 20 dias para que seja constituído novo mandatário. Se, transcorrido esse prazo, o réu não tiver constituído novo advogado, o processoprosseguirá à sua revelia. 
d. se o autor renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, haverá a extinção do processo, sem resolução do mérito.
e. se o autor renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, haverá a sobrestamento do feito, sem resolução do mérito.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Falecendo o advogado do réu, o juiz marcará o prazo de 20 dias para que seja constituído novo mandatário. Se, transcorrido esse prazo, o réu não tiver constituído novo advogado, o processoprosseguirá à sua revelia..
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O advogado que, depois de intimado, não restituir os autos:
Escolha uma:
a. poderá ter seu registro liminarmente suspenso pela OAB.
b. não terá mais vistas aos processos daquele ofício.
c. não terá mais vistas aos processos daquela comarca.
d. perderá o direito à vista fora de cartório e incorrerá em multa correspondente a metade do salário mínimo. 
e. poderá ser preso, por ser considerado depositário infiel.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: perderá o direito à vista fora de cartório e incorrerá em multa correspondente a metade do salário mínimo..
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com a reportagem publicada pelo G1 em 23/09/2014:
 
“A quantidade de casos pendentes de solução definitiva nos tribunais brasileiros têm crescido, em média, 3,4% por ano desde 2009, conforme estudo divulgado nesta terça-feira (23) pelo Conselho Nacional de Justiça”. No início do ano passado, o número de processos acumulados em anos anteriores e que aguardavam umadecisão final no Judiciário chegou a 66,8 milhões. (...) O estudo também mostra que o número de casos novos que entram na Justiça durante o ano tem sido maior que o número de casos resolvidos no mesmo período, aumentando assim o estoque de pendentes. Só em 2013, a diferença entre a quantidade de novas ações apresentadas ao Judiciário (28,3 milhões) e a de finalizadas (27,7 milhões) chegou a aproximadamente 622 mil. Em 2012 e em 2011, a "sobra" ficava em torno de 300 mil”.
 
O aumento do número de ações propostas perante o judiciário é reflexo:
Escolha uma:
a.
do aumento da credibilidade do cidadão na atuação do Poder Judiciário, em especial nas decisões proferidas em processos contra as empresas consideradas como grandes litigantes.
b.
do aumento pela procura por carreiras jurídicas nos cursos de direito, formando um maior número de conhecedores da área que atuam na conscientização da população acerca de seus próprios direitos.
c.
da judicialização das relações sociais, uma vez que as pessoas decidem recorrer a um terceiro imparcial para a obter a resposta acerca de um conflito sobre o qual não possuem capacidade para resolverem consensualmente.
d.
do investimento que o Estado tem direcionado para a contratação de servidores e magistrados, favorecendo, desta forma, o acesso à justiça.
e.
do alargamento da assistência judiciária, do reconhecimento de direitos sociais e da criação de instrumentos aptos a uma prestação jurisdicional mais eficiente como, por exemplo, os Juizados Especiais, ensejando maior consciência, na população, acerca de seus próprios direitos. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
do alargamento da assistência judiciária, do reconhecimento de direitos sociais e da criação de instrumentos aptos a uma prestação jurisdicional mais eficiente como, por exemplo, os Juizados Especiais, ensejando maior consciência, na população, acerca de seus próprios direitos..
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O princípio constitucional que garante o Acesso à Justiça estabelece que “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário a lesão ou ameça a direito”. Nesta perspectiva, a Defensoria Pública é uma instituição representativa deste protagonismo do Estado na concretização desta garantia.
Quanto ao âmbito de atuação da Defensoria Pública, a Constituição da República prevê nos Arts. 5º, LXXIV, e 134, caput, a missão de orientação jurídica e a defesa dos necessitados, em todos os graus, dizendo que incumbe ao Estado a prestação da assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos. No que toca à conceituação de “assistência jurídica integral” e “assistência judiciária”, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a.
assistência judiciária é expressão mais ampla do que a assistência jurídica integral, vez que esta se refere apenas aos meios necessários à defesa dos direitos do assistido em juízo, ao passo que aquela inclui o aconselhamento jurídico extrajudicial, independentemente da existência ou da possibilidade de uma demanda em juízo.
b.
assistência judiciária é expressão mais ampla do que assistência jurídica integral, uma vez que esta se refere aos meios necessários à defesa dos direitos do assistido em juízo, como o esclarecimento de dúvidas, a orientação preventiva e a elaboração de contratos.
c.
a expressão assistência jurídica integral tem conotação mais restrita do que assistência judiciária, abrangendo qualquer atividade que se refere aos meios necessários à defesa dos direitos do assistido em juízo, como a composição extrajudicial de conflitos e a atuação em processos administrativos.
d.
a expressão assistência jurídica integral consiste no auxílio, na ajuda ou no amparo prestado estritamente no campo judicial, envolvendo fundamentalmente os recursos e instrumentos indispensáveis à defesa dos direitos do necessitado em juízo, como o esclarecimento de dúvidas, a orientação preventiva e a elaboração de contratos.
e.
a expressão assistência jurídica integral tem conotação bem mais ampla, abrangendo toda e qualquer atividade assistência concernente ou relacionada ao universo do Direito, consistente no auxílio, na ajuda ou no amparo prestado no campo jurídico, dentro ou fora de uma relação jurídico-processual. 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
a expressão assistência jurídica integral tem conotação bem mais ampla, abrangendo toda e qualquer atividade assistência concernente ou relacionada ao universo do Direito, consistente no auxílio, na ajuda ou no amparo prestado no campo jurídico, dentro ou fora de uma relação jurídico-processual..
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Se o prazo não estiver estabelecido em lei, deverá ser determinado:
Escolha uma:
a. pelo cartório do ofício da respectiva Vara.
b. pelo juiz, de acordo com a complexidade do ato. 
c. por sugestão do Ministério Público, como fiscal da lei.
d. pelo escrevente.
e. pelo acordo entre as partes.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: pelo juiz, de acordo com a complexidade do ato..
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O princípio que impõe deveres de moralidade e probidade a todos os que participam do processo é chamado de :
Escolha uma:
a. princípio da efetividade.
b. princípio do contraditório e da ampla defesa.
c. princípio da lealdade processual. 
d. princípio do devido processo legal.
e. princípio da economia processual.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: princípio da lealdade processual..

Continue navegando