Buscar

Para ensinar e praticar o arremesso de peso nas escolas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para ensinar e praticar o arremesso de peso nas escolas, é necessário um material bem específico. Sabendo que a maioria das escolas públicas não possui tal material e nem espaço para tal, é preciso adaptar materiais e também o local para a atividade. Esse esporte oferece certa dificuldade em ser aceito pelos motivos falados a cima e pelo fator segurança. Praticar o arremesso de um peso de 4Kg em uma turma com várias crianças pode ser perigoso. Sendo assim, uma das formas seria:
Local – Para organizarmos o local podemos usar um giz ou uma corda para demarcar no chão o circulo onde o arremessador se posiciona. A frente do circulo será adaptada a antepara, que não precisa ser redonda, podendo ser uma tabua de madeira. Ainda com corda ou giz serão delimitadas as zonas de recepção, implementando a regra de que nenhum aluno poderá ficar a frente do arremessador(pode ser demarcado uma linha atrás do circulo do arremesso, onde os alunos se posicionarão para aguardar sua vez). 
Implemento - Há várias maneiras de improvisar um implemento com bolas de tênis pequenas preenchidas com gesso, cimento ou areia, bolas medicinais envoltas em fita(para dar certo amortecimento), balões preenchidos com massa e envoltos em fitas. Todos os materiais devem ter um envoltório macio, promovendo maior segurança em caso de acidentes. As bolas devem ter de 4cm a 6cm de diâmetro e de pesos variados, assim podendo selecionar quais bolas serão usadas por quais alunos, baseando-se em idade e gênero. 
Prática – Separando em níveis, primeiramente iniciaríamos com o arremesso parado. Ensinando a regra para lançamento que é segurar a bola com os dedos, encosta-la na parte traseira da mandíbula, na parte inferior da orelha e assim arremessar. Depois disso seguiríamos para o arremesso com giro, onde o praticante se posiciona de costas, apoiado sobre a perna do mesmo lado em que segura a bola, realiza um pequeno salto com a mesma para trás, gira o corpo e então arremessa. 
Para manter a segurança e organização, será realizado um arremesso de cada vez.

Continue navegando