Buscar

Língua Brasileira de Sinais Libras Atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU
PEDAGOGIA EAD
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
DANIELE SIQUEIRA VERAS
BIANCA FIGUEIREDO
ANA LÚCIA FERREIRA DE SOUZA SILVA
Estudo de Caso
O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM faz parte da educação brasileira ao avaliar estudantes concluintes do Ensino Médio em todo o país por meio de um exame em que constam as várias disciplinas do currículo e abordam os diferentes conteúdos. Nos últimos anos, o ENEM tem sido a porta de entrada para o Ensino Superior em instituições públicas (substituindo o vestibular tradicional) e privadas (ao possibilitar que os alunos pleiteiem bolsas de estudos e financiamentos). Em 2014, aconteceu o ENEM com maior participação de estudantes com deficiência auditiva/surdez, de acordo com o Ministério da Educação foram 8.799 candidatos que declararam a surdez na inscrição, 88% a mais do que no ano anterior.
Sabendo que as provas do Enem devem seguir a Recomendação nº 001/2010 do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) que prevê “a aplicação do princípio da acessibilidade à pessoa surda ou com deficiência auditiva em concursos públicos, em igualdade de condições” e entendendo que o ENEM é uma prova aplicada e avaliada em Língua Portuguesa, exigindo assim um nível de compreensão e expressão – no caso da Redação, por exemplo – nesta língua, que é considerada uma segunda língua pra surdos em contrapartida da LIBRAS que é sua primeira língua.
Dentro desta perspectiva, pesquise e discuta como podem ser usadas alternativas para que aconteça o princípio de acessibilidade e condições de igualdade para o aluno surdo ao prestar o ENEM no tocante a realização da prova, da acessibilidade, da compreensão da língua portuguesa e da avaliação do exame.
Os surdos se comunicam através da Linguagem Brasileira de Sinais - Libras, idioma oficial dos surdos no país utilizando sinais (Lei 436/2002), nele as palavras são soltas e não há uma ligação completa da frase como na oralidade (são gramáticas distintas), apesar da comunicação em Libras ser eficiente existem entraves quando o assunto é a realização de provas idealizadas totalmente na língua portuguesa.
Na edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017 muitos recursos foram disponibilizados para garantir aos surdos, e pessoas com deficiência auditiva, condições de competir em igualdade com os demais participantes, cumprindo a Recomendação n. 001/2010 do Conade (Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência).
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) oferece desde 2017 a opção de provas através de recursos como o vídeolibras, onde os alunos realizam as provas com o auxílio de um vídeo que traduz para Linguagem Brasileira de Sinais - Libras todo o conteúdo da prova. Além disso, os candidatos poderão solicitar outros recursos tradicionalmente usados: o tradutor intérprete de Libras e a leitura labial. Dependendo do tipo de prova escolhida estas serão realizadas em salas extras, com o número reduzido de alunos para viabilizar a melhor compreensão possível e o maior aproveitamento do recurso utilizado.
Além dos participantes surdos, ou com deficiência auditiva, também são beneficiados com o atendimento especializado pessoas com autismo, baixa visão, cegueira, deficiência intelectual, estudantes hospitalizados e outros casos, visando a política de inclusão social como um direito de todos, contando com recursos específicos a necessidade de cada um.
Todos os recursos citados foram idealizados pela Comissão de Assessoramento em Libras do Inep e ainda estão em fase de análise, sujeitos a aprovação dos principais interessados (os candidatos surdos ou com deficiência auditiva) e a partir do resultado das avaliações ainda poderão vir a serem ajustados para melhorar sua eficácia e eficiência, garantindo a isonomia e a aplicação do princípio de acessibilidade a todos sem distinção.
Portanto, verificamos que existe uma mobilização para oportunizar em iguais condições os surdos nos caminhos da educação, mas será que as instituições de ensino encontram-se preparadas para receber os educandos com necessidades especiais? O mercado de trabalho tem espaço para estes profissionais? A sociedade tem consciência de sua responsabilidade no processo de inclusão social dos surdos ou deficientes auditivos?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Enem 2017 oferece novos recursos para alunos surdos – MEC. disponível em: <http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/202-264937351/48321-enem-2017-oferece-novos-recursos-para-alunos-surdos>. Acesso em: 10 de setembro de 2018.
Candidatos surdos vão poder avaliar recurso de acessibilidade no ENEM / Agência Brasil. Disponível em:< http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2017-11/candidatos-surdos-vao-poder-avaliar-recurso-de-acessibilidade-no-enem>. Acesso em: 10 de setembro de 2018.
Enem adota medidas de inclusão para garantir isonomia – Governo do Brasil. Disponível em: < http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2016/09/enem-adota-medidas-de-inclusao-para-garantir-isonomia>. Acesso em: 10 de setembro de 2018.

Continue navegando