Buscar

PROINTER RELATÓRIO FINAL PRONTO (2)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA 
 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
2ª SÉRIE
RELATÓRIO FINAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA - PROINTER II
Debora de Jesus RA: 6018467186
Fabiano Guedes Pereira RA: 6025499923
Leonardo Mascarenhas Santos RA: 2589688786
Suelen de Oliveira Matos RA: 6037562288
Taguatinga - DF
2017
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA - PROINTER II
RELATÓRIO FINAL (PROINTER II) 
Trabalho desenvolvido para o curso de Tecnologia em Gestão Pública, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade PROINTER II 2017/2, sob orientação do tutor EAD Henrique Meira.
Tutora EAD: Henrique Meira
Taguatinga - DF
2017
RESUMO
A proposta deste trabalho é realizar um levantamento com foco no que estabelece a relação entre a questão socioambiental e uma empresa. Para a execução deste foi feito uma pesquisa de campo e posteriormente, considerados para os dados analise e diagnóstico. Para que se tivesse uma fundamentação teórica sólida foram verificados todos os fatores necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Neste trabalho o objetivo é diagnosticar a empresa tendo como foco o sistema de gestão ambiental, para a implementação e melhoria de uma política ambiental e conscientização ecológica da empresa e da sociedade. Uma consideração importante e a conscientização da responsabilidade ambiental é uma atividade continua que se desenvolve focando a sustentabilidade ambiental.
Palavras-chave: Gestão ambiental, socioambiental, conscientização ecológica.
SUMÁRIO
 Pág.
	1
	INTRODUÇAO
	04
	2
	Descrição da Organização
	05
	3
	Breve Histórico
	05
	3.1
	Principais serviços da organização
	07
	3.2
	Diferencial competitivo em relação aos concorrentes
	09
	4
	ANÁLISE DE MERCADO
	10
	4.1
	Análise das forças do Macro ambiente
	10
	4.2
	Análise das forças do Microambiente 
	10
	4.3
	Análise SWOT
	10
	5
	LEVANTAMENTO DE CAMPO
	11
	6
	PROPOSTAS DE MELHORIAS
	13
	6.1
	Identificação dos problemas em relação a sua gestão sócio ambiental
	13
	6.2
	Soluções e propostas para melhorias e/ou implementação da empresa
	14
	6.3
	Motivos que levaram a escolha dessas propostas 
	14
	7
	Considerações Finais
	17
	8
	REFERÊNCIAS 
	18
1 INTRODUÇÃO
Nos tempos atuais, a situação ambiental se tornou muito importante perante as organizações, com a ajuda de conscientização de preservação do ecossistema e sustentabilidade. Mais preocupados com essa questão, à procura por certificações que evidenciem o envolvimento da empresa com a preservação do meio ambiente, são mais constantes a cada dia. 
Segundo Jabbour (2006, p. 2), a coordenação ambiental organizacional “envolve as atividades de planejamento e organização do tratamento da variável ambiental pela empresa, objetivando-se alcançar metas ecológicas específicas, o que demanda o engajamento das diversas áreas de gestão para sua administração ótima”. Está interferência tem guiado as instituições empresarias a incluir em seus projetos definições e procedimentos de responsabilidade socioambiental.
Para realização deste trabalho foi desempenhada na empresa Chegou log uma pesquisa de campo, com a finalidade de proporcionar a inserção de um sistema de gestão ambiental (SGA) por intermédio de estudos internos e externos, com o objetivo de usar corretamente os recursos e andar de acordo com os padrões estabelecidos pelos órgãos responsáveis, para se tornar uma organização socioambiental, dando exemplo para outras empresas e para sociedade de como agir ecologicamente correto.
	De acordo com Donaire (1995): 
A visão moderna da empresa em relação a seu ambiente é muito mais complexa, pois ela é vista como uma instituição sociopolítica. A linha de demarcação entre empresa e seu ambiente é vaga e ambígua. Não há consenso de quais seriam as verdadeiras responsabilidades sociais de uma empresa. Muitos conceitos sociais, que eram comuns nas décadas de 60 e 70, foram reformulados nos últimos anos e deram origem a novas regulamentações e leis emanadas do poder público. Este estado de coisas tem tornado o atual ambiente dos negócios imprevisível e mutável (DONAIRE, 1995, p.16).
	A gestão empresarial está composta por um conjunto de práticas e políticas administrativas que visam defender o meio ambiente por meio da diminuição de impactos ambientais a partir de planejamentos, operações que empreendem atividades que favorecem o ciclo da vida (ROHRICH, 2004).
2 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 
Tipo societário: Razão social: Chegoulog Transportes e Logística LTDA. 
Nome Fantasia: Chegoulog. 
Motivo para escolha do nome: Realização do sonho de um dos proprietários. 
Nome dos proprietários: Ciro Ricardo Cardoso e Leni Cardoso. 
Formação Acadêmica: Tecnólogo em Logística / Recursos Humanos. 
Localização: Matriz: Ade conjunto 25 Lote 09 - Aguas Claras - Brasília - Distrito Federal. Filiais: Goiânia - GO, Salvador - BA, São Paulo - SP, Uberlândia - MG, Barreiras - BA, Catalão - GO, Curitiba - PR. 
Segmento de atuação: Transportes e Logística. A empresa e dedicada a prestação de serviços de logística em encomendas expressas, rodoviárias e aéreas.
Campo de atuação: A marca surgiu para atender e suprir uma demanda crescente de serviços de entrega expressa, regional e nacional.
Público Alvo: Empresas do segmento de medicamentos; Empresas do segmento eletrônico; Empresas que fornecem matérias gráficos e promocionais; Venda para o governo (Licitação); Sindicatos, ONGS e outros segmentos.
3 BREVE HISTÓRICO 
 A Chegoulog Transportes e Logística LTDA., é uma empresa que dispõe de uma vasta infraestrutura, com filiais em locais estratégicos, cálculo de rotas por computador, central telefônica e ampla estrutura física, tudo isso para oferecer o melhor serviço a pessoas ou empresas que valorizam seus clientes e negócios. Empresas que necessitam de divulgação e de prestação de serviços. Suprir uma demanda de necessidade com qualidade, que muitas das vezes, é atendida com bastante deficiência e o mercado requer empresas altamente qualificadas e compromissadas com seus clientes. 
O diferencial da empresa é trazer para dentro do negócio toda Doutrina e conhecimento da Administração, logística e transporte. Como, por exemplo: Logística Empresarial, Empreendedorismo, Marketing Empresarial, Ética e principalmente aspecto humano no tratamento com Clientes, Fornecedores, Funcionários, ou seja, um ambiente propício para todos.
Uma empresa genuinamente brasiliense que em poucos anos conquistou uma considerável fatia do mercado de encomendas expressas em Brasília e em outras regiões do país. Com a colaboração de parceiros importantes e fiéis, a empresa tem se dedicado a criar novas soluções em transporte de cargas. Exemplo disso é a inauguração de sua Nova Sede em Brasília, o que possibilitou uma ampliação na qualidade do atendimento de seus clientes em outros Estados.
 MISSÃO - Oferecer soluções de transporte, satisfazer o cliente ao menor custo total e através de entregas de mercadorias rápidas e seguras buscando excelência.
 VISÃO - Ser reconhecida como uma empresa inovadora e a melhor fornecedora de serviços em logística que atendam ou excedam às expectativas de pontualidade de entrega ao cliente final.
 OBJETIVOS - Obter resultados que satisfazem os clientes internos e externos, proporcionando-lhes segurança através de competência técnica e gerencial.
 valores e PRINCíPIOS - Exigir um comportamento no qual prevaleçam a honestidade, a responsabilidade e a humildade, para fomentar um relacionamento que propicie a harmonia e o crescimento pessoal e profissional. Ética e transparência nos negócios; Integração com os resultados da empresa e clientes; respeito à vida e à natureza; Melhoria contínua na qualidade das informações, operações e processos; compartilhar comtodos o sucesso.
Infraestrutura e instalações
30 veículos rastreados e dedicados às operações de coletas, transferências e entregas. Equipes de colaboradores devidamente treinados.
Filias equipadas e estruturadas para manuseio e armazenagem de medicamentos e produtos variados. Com amplos galpões de estocagem, e área administrativa e operacional.
Possui autorização da ANVISA para transporte e armazenagem de medicamentos, controlados e correlatos, com galpões climatizados e monitoramento de temperatura.
Quantidade de funcionários: A empresa possui o equivalente a 150 funcionários distribuídos entre matriz e filiais.
Tecnologia de gestão utilizadas pela organização: Sincronização de dados (EDI); Filias interligadas em tempo real; Digitalização do comprovante de entrega; Aplicativo Mobile; Rastreamento da frota; Sistema de emissão de conhecimento de frete CTRC. 
Fatores críticos (ou chave) de sucesso: Conhecimento do mercado; Profissionais especializados; Aplicativo Mobile para acompanhamento do serviço via celular; Certificação da Anvisa; Alto índice de clientes satisfeitos; Licitações junto a empresa de distribuição de medicamentos.
3.1 Principais serviços da organização
EXPRESSA: Trata-se do envio de encomenda na modalidade porta-a-porta com pesos de até 10 kg, entregando nas capitais entre 24hs a 48 horas em dias úteis. Cidades do interior, sobre consulta.
URGENTE: Embarque no 1º. Vôo disponível com entrega entre 02:30 horas e 04:30 horas após a chegada do vôo ao destino. Esta modalidade só será possível, quando atendidas por vôos diretos oferecidos pelas as Empresas Aéreas operando regularmente no mercado.
LOGÍSTICA REVERSA: Nesta modalidade, a carga será coletada em qualquer lugar do Brasil e enviada para Brasília ou outra localidade de sua preferência. Cidades do interior, sobre consulta.
MUDANÇAS LOCAIS E ESTADUAIS: Envio de mercadoria para todas as capitais do Brasil. Mediante consulta e vistoria prévia da mudança.
FRETES: É o transporte de pequenas cargas, dentro de Brasília e cidades Satélites. Atendimento será mediante consulta e vistoria prévia da mudança.
CARGA FRACIONADA EXPRESSA: Este serviço disponibiliza aos clientes, várias opções que atenderão a urgência e o cuidado que a encomenda precisa. Um serviço estruturado para o envio de mercadorias, medicamentos, correlatos, documentos, encomendas e demais produtos na velocidade que o mercado exige. Temos representantes em todas as capitais, e com isso, conseguimos atender um número maior de Municípios em todo o território Nacional. 
Figura 1: Principal marca da organização (Logotipo da Empresa).
Fonte: www.chegoulog.com.br
A marca nasceu para atender e suprir uma demanda crescente de serviços de entrega expressa, regional e nacional. Oferecer soluções de transporte, satisfazer o cliente ao menor custo total e através de entregas de mercadorias rápidas e seguras buscando excelência (CHEGOULOG, 2016).
Principais características do serviço: A empresa oferta aos clientes garantia e qualidade nos produtos que serão entregues em qualquer local no Brasil. O monitoramento via satélite a cada quilometro percorrido, mostrando o seu posicionamento e estimativa da entrega assegurando integralmente a mercadoria. A rede logística é averiguada minunciosamente, entrada e saída de mercadorias são analisados e mapeados. No estoque é cumprido os procedimentos e requisitos exigidos pela ANVISA e órgãos fiscalizadores. 
 Matérias-primas necessárias à prestação de serviço
Os maquinários: empilhadeiras e carrinho de mão.
 Veículos: Carro de passeio, Fiorino, Sprinter e caminhões.
Embalagens: caixas de papelão, plástico bolha, fita adesiva, papel pardo, caixa de isopor e papel ondulado.
Armazenagem: Paletes de madeira e paletes de plástico.
Documentação: Minuta de despacho, Minuta de coleta, Conhecimento de frete e Nota Fiscal Eletrônica. 
Principais fornecedores: Avianca, Latam, Airlines, Azul, Gol, Oi, Claro, Vivo e Nextel.
Benefícios e qualidades oferecidos ao cliente: Mobile Informação na palma da mão, para saber onde está a mercadoria com apenas um clique no celular; Agilidade e confiabilidade nas entregas; Se precisar de mais espaço para mercadoria a empresa efetua o fretamento de aeronaves;
Principais Clientes: Hosplog; Panarello; KM cargo; Unicargo; Agiflex
3.2 Diferencial competitivo em relação aos concorrentes
O que diferencia a empresa dos demais concorrentes e em primeiro lugar a amplitude dos serviços prestados já que em parceria com outras empresas atenderemos todo território nacional. Podendo oferecer absolutamente todos os serviços de logística necessários a cada cliente e além disso, a forte presença de um suporte oferecido no monitoramento das cargas.
	Apesar do fato que as principais concorrentes têm presença, considera - se o fato que o potencial oferecido pela Chegou Log, não será apenas no início das operações e sim um trabalho continuo de assistência de cada cliente diariamente.
 	Pretendendo criar uma verdadeira comunidade de valor que seja uma fonte constante de novos clientes. Envolvimento no território econômico de produção em posição competitiva, como a empresa vai se colocar perante ao mercado que deseja atender. 
Ferramentas utilizadas para garantir qualidade do serviço: Sistema informatizado para emissão da documentação para transporte; Monitoramento 24 horas das cargas em trânsito e estocadas; Equipe do Sac estruturada para atender os clientes, sempre com dedicação; Certificado da ANVISA para o transporte de medicamentos; Seguro das mercadorias transportadas; Check list de cargas.
4 ANÁLISE DE MERCADO
4.1 Análise das forças do Macro ambiente 
Apresentação dos impactos positivos e negativos de cada força do macro ambiente. (Econômica, demográfica, cultural, tecnológica e política). Brasília é uma cidade grande e de várias oportunidades para se abrir uma empresa e obter sucesso, onde temos uma população onde se predomina a classe média. Qualidade dos serviços e bons preços é o ponto forte do negócio e com o crescimento cada vez mais acelerado da informatização, por se tratar também de uma cidade turística, aonde o marketing ajudará bastante na divulgação e prosperidade do negócio. 
Nossa analise indica que: 1º existe uma demanda efetiva para o segmento. 2º as empresas que hoje atendem esse mercado em sua grande maioria não são especializadas. Dessa forma existe espaço para uma empresa que possa disponibilizar com agilidade captação de novos clientes aumentando a capilaridade e se tornando uma empresa consolidada no mercado.
4.2 Análise das forças do Microambiente 
Apresentação dos impactos positivos e negativos de cada força do ambiente competitivo. (Concorrentes, consumidores, produtos substitutos, novos entrantes e fornecedores). A proposta dessa Empresa é vender Transportes e serviços de ponta, tendo como principal meta para atrair os clientes: Preço, Qualidade e Satisfação. 
4.3 Análise SWOT 
A análise é uma catalisadora daquilo que a empresa vivencia em seu mercado de atuação oferecendo foco e informações que são especificas para o desenvolvimento da estratégia. A situação deve ser dividida em fatores internos e externos. SWOT: é um acrônimo das palavras inglesas Strengths (Forças), Weaknesses (Franquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) ou em português, FOFA - Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. 
Quadro 1 - Consolidação dos fatores positivos e negativos análise SWOT.
	Analise de SWOT
	Força
	Fraquezas
	Centro de distribuição bem localizado
	Custos operacionais altos
	Serviço de qualidade
	Crise de governo que afeta o transporte
	Certificado Anvisa
	Falta de informação e atitude socioambiental
	 
	
	Oportunidades
	Ameaças
	Capacitação de pessoas
	Concorrentes expandindo
	Melhorar sua política ambiental
	Redução de custos e funcionários
	Aquisição de novos produtos e serviços
	Mudanças de tecnologias rápidas
	 
	 
Fonte: Elaborado pelo autor
 Com base na avaliação SWOTobteve - se as seguintes conclusões: Em resultados de pontos fortes, considerou - se que: a empresa possui um centro de distribuição bem localizado; possuindo um serviço de qualidade com certificado da Anvisa. 
Em contrapartida, seus pontos fracos constatados no ramo de logística são: Custos operacionais altos; Crise de governo que afeta o transporte; Falta de informação e atitude socioambiental, exemplo: a destinação incorreta de olés de motor, jogado propriamente em bueiros; a ausência de capacitação de trabalhadores para a utilização correta de água e energia; a inexistência de mecanismos para controle da utilização de água e energia; além de falta de esclarecimentos sobre a relevância da gestão ambiental para o ecossistema.
Com a análise SWOT pode - se observar as oportunidades para expansão da empresa e melhorias entres elas estão; Capacitação de funcionários; Melhoria de sua política ambiental; Aquisição de novos produtos e serviços. Finalmente, constatou as ameaças fundamentais: Concorrentes expandindo; Redução de custos e funcionários; Mudanças de tecnologias rápidas. 
5 - LEVANTAMENTO DE CAMPO
Política socioambiental da organização: 
Qual o posicionamento da organização em relação à questão ambiental?
R - Cultivar bom relacionamento com a comunidade, com os órgãos ambientais. Atender as necessidades da empresa com qualidade e compromisso socioambiental, sendo referência no serviço prestado com sistema eficiente de gestão ambiental.
Há consciência socioambiental por parte dos proprietários, funcionários, clientes e fornecedores? E comprometimento?
R - A empresa tem consciência socioambiental, onde trabalham com valores que conscientizam a todos tais como: respeitar o meio ambiente e participar de ações junta a comunidade, aprimorando a qualidade de vida, estabelecer parceria com clientes, colaboradores e funcionários que trabalham e correspondem aos mesmos valores. 
Existe uma política socioambiental definida na organização? Se sim, qual? Descreva.
R - A empresa tem o comprometimento com a sustentabilidade, onde foram criadas metas que se baseiam nos valores socioambientais, onde se é trabalhado junto a sociedade, com a responsabilidade de repensar cada dia mais criando estratégias em que as atitudes e objetivos melhorem seu desempenho perante ao ecossistema.
Quais são os tipos de resíduos produzidos pela organização?
R - A empresa dispõe de resíduos como: papelão, papeis, plásticos, óleo de motor, peças de carros e caminhões.
Quais atividades realizadas pela organização podem ser consideradas sustentáveis?
R - É realizado o descarte de resíduos produzidos na empresa e conscientização dos colaboradores que contribui para a redução de erros que podem diminuir o impacto ambiental.
Existe alguma lei municipal que aborde a responsabilidade ambiental na qual a organização se enquadre? Se sim, qual?
R - Lei de Crimes Ambientais ou lei da natureza (Lei n° 9.605 de fevereiro de 1998), onde a sociedade e os órgãos ambientais e o ministério público passaram a contar com um mecanismo para punição ao infrator do meio ambiente.
Qual o nível de capacidade do pessoal?
R - O nível de capacidade do pessoal está evoluindo, pois, a empresa trabalha com educação dos colaboradores, pois exige pessoas preparadas para trabalhar prestando um serviço de qualidade que diminui as consequências ambientais.
Há capacidade de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)?
R - Não. Pois ainda não há profissionais capacitados para trabalhar na área. 
6 - PROPOSTAS DE MELHORIAS 
6.1 - Identificação dos problemas em relação a sua gestão sócio ambiental	
Conforme análise dos resultados obtidos, pode - se elencar os seguintes problemas encontrados na empresa pesquisada.
Recursos econômicos: Dificuldade de natureza financeira que impossibilita a compra equipamentos modernos. 
Legislação: Dificuldade na prática de sistemas de verificação constante, que são próprios para cumprir a legislação ambiental.
Cultura dos colaboradores: Dificuldade dos funcionários se adequar as novas práticas de desenvolvimento sustentável.
Profissionais: Dificuldade de localizar pessoas com habilidade e pratica para implantar o SGA de modo efetivo.
6.2 - Soluções e propostas para melhorias e/ou implementação da empresa
	Perante a esta situação, a gestão ambiental acompanha, passando a ser uma função também administrativa e não somente exclusiva de produção, proporcionando uma estrutura organizacional com planejamento estratégico (DONAIRE, 1995).
Uso de matéria-prima reciclada - Uso de materiais reciclados, que ajuda na diminuição de custo de compra de matéria-prima, contribuindo para a redução de resíduos.
Coleta seletiva de material - Recolhimento de materiais que podem ser reciclados.
Armazenamento adequado de resíduos e produtos tóxicos - Processo continuo de trabalho que evita o derramamento de resíduos e produtos tóxicos.
 Boa conduta ambiental - Procurar a trabalhar com pessoas e fornecedores que se preocupam com a questão ambiental.
6.3 - Motivos que levaram a escolha dessas propostas 
Custos produtivos: O SGA possibilita identificar oportunidades que reduzirão custos e situação financeira saudável. 
Imagem organizacional: o SGA proporciona a concordância com a legislação, diminui os impactos negativos ao ambiente, melhorando a imagem da empresa perante a sociedade.
Atendimento a legislação: Diminui os gastos referente ao implemento da legislação, pelo fato da empresa se adequar antes de ser multado.
Conscientização dos colaboradores: SGA possibilita a determinação de funções e responsabilidades e conscientiza os colaboradores os motivando para questões ambientais.
Benefícios intangíveis: Melhora no gerenciamento, padroniza os processos e rastreia informações técnicas.
PROPOSTA 1: Coleta seletiva
Objetivo: Estimular e aderir a realização da coleta seletiva de lixo na empresa. Fazendo a separação dos resíduos produzidos.
Detalhe da realização da coleta: Colocação de lixeiras especificadas como orgânicos e inorgânicos nas salas e corredores. Adaptação de um local para armazenamento dos resíduos, até serem coletados.
FLUXOGRAMA PARA COLETA SELETIVA (LIXO SECO)
 
Código de cores dos recipientes para resíduos sólidos
Fonte: Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA (2002)
AMARELO
 (Metais, alumínio, e sucata em geral)
Latinhas de cerveja e refrigerante, enlatados em geral, tampinhas, arames, pregos, fios e objetos que sejam de cobre, alumínio, bronze, ferro, chumbo e zinco. Clips, esponjas de aço, grampos, pilhas.
- CONAMA (2001)
- CONAMA (2001)
AZUL
(Papéis, papelão, embalagens etc.)
Jornais, revistas, listas telefônicas, folhetos, folhas de rascunho, papéis de embrulho, caixas de papelão, folhas de caderno usadas, embalagens de longa vida limpas (caixinhas de leite, suco, creme de leite etc.), papéis sujos, papel higiênico, etiquetas adesivas, fitas, crepe e adesiva, papéis, metalizados, plastificados, parafinados e betumados.
- CONAMA (2001)
- CONAMA (2001)
VERMELHO 
(Plásticos, potes, sacos e garrafas.)
Garrafas plásticas, tubos e canos, potes de creme, frascos de xampu, baldes, bacias, brinquedos, sacolas etc. Cabos de panela, tomadas, embalagens de biscoito, Bala e doces.
- CONAMA (2001)
- CONAMA (2001)
VERDE 
(Vidros, garrafas, frascos, potes etc.)
Garrafas em geral, vidros de conservas, vidros de produtos de limpeza, e frascos em geral. Espelhos, vidros planos, lâmpadas, tubos de TV e vídeo, cerâmica, pirex e porcelana.
- CONAMA (2001)
- CONAMA (2001)
Metas a serem alcançadas: Redução do volume de resíduos, diminuição da poluição e conscientização de todos referente a sustentabilidade.
Destino dos resíduos: Os resíduos orgânicos são direcionados ao aterro sanitário e os inorgânicos são levados para reciclagem.
Responsáveis da ação: Todo o efetivo da empresa.
PROPOSTA 2: Qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Objetivo: Proporcionar um ambiente de trabalho saudávele seguro, realizando atividades que incluam os colaboradores promovendo desenvolvimento pessoal e profissional.
Detalhamento de implementação das ações; Realização de campanhas educativas, antitabagismo, vacinação, comemoração de datas comemorativas.
Metas a serem alcançadas: Participação assídua dos colaboradores em eventos que propagam a melhora na qualidade de vida no trabalho.
Responsáveis da ação: Saúde e segurança do trabalho.
PROPOSTA 3: Deslocamento e frota
Objetivo: Redução de gastos e poluentes, garantir que os veículos sejam econômicos.
Detalhamento de implementação das ações: Criação de manual com regras a serem vistas frequentemente, prevendo a redução de custos e conservação dos veículos.
Metas a serem alcançadas: Diminuir os gastos com combustíveis, diminuição da emissão de CO2 e utilizando os veículos com racionalidade.
Capacitação e conscientização: Formação dos gestores, ações de divulgação para a conscientização de todos.
Responsáveis da ação: Motoristas e equipe de manutenção das frotas.
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Com o passar do tempo as empresas ampliam os interesses de se adaptar aos padrões sustentáveis, objetivando o progresso sustentável do planeta e consequentemente a fortificação dos negócios. A empresa Chegoulog está ciente do papel que presta a sociedade, e tem como objetivo a conscientização, vendo que a questão ambiental não é somente interesse de governos e grandes organizações e sim um dever de todos.
	O compromisso socioambiental que surgiu na década de 80 vem sendo divulgada em várias áreas da sociedade, e se respalda em três suportes de sustentabilidade: Ambiental, Econômico e social. A conscientização da responsabilidade ambiental é uma atividade continua que se desenvolve focando a sustentabilidade ambiental.
	Com a admissão de novos procedimentos de gestão ambiental, há melhoria na redução de gastos, contribui para boas práticas socioambientais relacionadas a sustentabilidade, sendo o primeiro passo do longo caminho a percorrer.
Através da pesquisa de campo foi analisado e feito um levantamento de dados para que seja instituído um sistema de gestão ambiental, para a implementação e melhoria de uma política ambiental com o objetivo de conscientizar ecologicamente a empresa e a sociedade.
8 REFERENCIAS
Anhanguera – Portal do aluno. TGP - Proj. Interdisciplinar Aplicado A Tecnologia Em Gestão Pública II. Disponível em: < http://cead.avaeduc.com.br/local/corecustom/core/index.php> acessado em 21/10/2017.
BRASIL. Lei Federal n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente, e dá outras providencias. Vade Mecum. São Paulo: RT, 2009.
CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente (2002). Resolução Nº 307, de 5 de julho de 2002. Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Habitação. Publicada no Diário Oficial da União em 17/07/2002.
CHEGOULOG. Transportes e Logística. Disponível em: <Www.chegoulog.com.br/>. Acesso em: 19 outubro 2017.
DONAIRE, D. Gestão ambiental na empresa. São Paulo: Atlas, 1995.
DENARDIN, Valdir Frigo, VINTER, Glaucia. Algumas considerações acerca dos benefícios econômicos, sociais e ambientais advindos da obtenção da certificação iso 14000 pelas empresas. Disponível em:< www.race.nuca.ie.ufrj.br/eco/trabalhos/comu1/4.doc, acesso dia 15/07/2011> Acesso em: 19 outubro 2017.
JABBOUR, C. J. C; SANTOS, F. C. A. Evolução da gestão ambiental na empresa: uma taxonomia integrada à gestão da produção e de recursos humanos. Revista Gestão &Produção, São Carlos-SP, v. 13. n. 3, set./dez. 2006a, p. 435-448.
ROHRICH, S. S; CUNHA, J. C. A proposição de uma taxonomia para análise da gestão ambiental no Brasil. RAC - Revista de Administração Contemporânea, São Paulo, v.8, n.4, out./dez. 2004, p. 81-97.

Continue navegando