Buscar

QUESTIONÁRIO UNIDADE II com respostas

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO UNIDADE II - ETICA E LEGISLACAO TRABALHISTA APLICADA AS ARTES
PERGUNTA 1
O código comercial de 1850 não definia contratos de sociedade, apenas disciplinava sociedades comerciais por ele mencionadas. Já o Código Civil de 1916 conceituava a sociedade como uma celebração contratual de sociedade entre pessoas para combinarem esforços ou recursos para mutuamente alcançarem fins comuns. Assinale a alternativa INCORRETA.
	
	a.
	No direito brasileiro, a sociedade é sempre criada como decorrência de um contrato (sociedade contratual), com o surgimento da personalidade jurídica com o registro na Junta Comercial.
	
	b.
	O contrato pode ser “contrato social da sociedade constituída em razão da pessoa dos sócios” ou “contrato social ínsito no estatuto da sociedade por ações”.
	
	c.
	Toda sociedade é um empresa, assim como existem empresas que não são sociedades.
	
	d.
	Nem toda sociedade é um empresa, assim como existem empresas que não são sociedades
	
	e.
	O código comercial de 1850 não definia contratos de sociedade, apenas disciplinava sociedades comerciais por ele mencionadas.
PERGUNTA 2
É patenteável a invenção que atenda aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial. O que NÃO pode ser patenteado?
	
	a.
	Descobertas, teorias científicas e métodos matemáticos; concepções puramente abstratas; as obras literárias, arquitetônicas, artísticas e científicas ou qualquer criação estética.
	
	b.
	O que for contrário à moral, aos bons costumes e à segurança, à ordem e à saúde públicas.
	
	c.
	Substâncias, matérias, misturas, elementos ou produtos de qualquer espécie, bem como a modificação de suas propriedades físico-químicas e os respectivos processos de obtenção ou modificação quando resultantes de transformação do núcleo atômico.
	
	d.
	Esquemas, planos, princípios ou métodos comerciais, contábeis, financeiros, educativos, publicitários, de sorteio e de fiscalização.
	
	e.
	Todas as alternativas apresentam situações em que a patente não procede.
PERGUNTA 3
Sabe-se que alguns direitos básicos são originários da própria lei, não podendo ser suprimidos, como a exemplo:
No Direito do Trabalho se verifica o fundamento jurídico da despersonalização do empregador nos artigos 10 e 448 da Consolidação Das Leis Trabalhistas, respectivamente, in verbis:
“Art. 10. Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa não afetará os direitos adquiridos por seus empregados.”
“Art. 448. A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa não afetará os contratos de trabalho dos respectivos empregados.”
Assim, na despersonalização não importará para a Justiça do Trabalho quem seja o titular da empresa, seja pessoa jurídica ou física, pois os direitos dos empregados subsistirão em face de sucessão de empresas ou de empregadores.
Pode-se afirmar que:
	
	a.
	Art. 596. Os bens particulares dos sócios não respondem pelas dívidas da sociedade senão nos casos previstos em lei, o sócio, demandado pelo pagamento da dívida, tem direito de exigir que sejam primeiro executados os bens da sociedade.
	
	b.
	Comprovado o dolo ou a má fé através do desvio, fraude ou abuso, nada mais justo que ocorra tal desconsideração, beneficiando-se assim o empregado lesado.
	
	c.
	O encerramento da atividade empresarial na tentativa de não efetuar o pagamento da obrigação trabalhista ou então transferir os bens necessários da pessoa jurídica, sempre buscando o inadimplemento contratual, são exemplos típicos da possibilidade de desconsideração.
	
	d.
	Somente as alternativas A e B estão corretas.
	
	e.
	Somente as alternativas A, B e C estão corretas.
PERGUNTA 4
“As leis são semelhantes às regras da moral, pois visam controlar ou modificar nosso comportamento. As leis se distinguem das regras da moral, pois são aplicadas pelos tribunais. A pessoa que transgrida uma lei – quer esteja de acordo com tal lei ou não – pode ser forçada a pagar uma multa, ressarcir danos ou sofrer uma pena de prisão.” 
Disponível em: https://www.oas.org/juridico/mla/pt/can/pt_can_mla_what.html
Assinale a alternativa INCORRETA, considerando o motivo pelo qual existem as leis.
	
	a.
	Se não vivêssemos em uma sociedade organizada, junto com outras pessoas, as leis não seriam necessárias.
	
	b.
	Lei é somente uma maneira fácil de dominar um povo.
	
	c.
	A lei deve proporcionar uma maneira de resolver conflitos que possam surgir entre os cidadãos de forma pacífica.
	
	d.
	Precisamos da lei para garantir uma sociedade segura e pacífica, na qual os direitos individuais são respeitados.
	
	e.
	As leis se distinguem das regras da moral, pois são aplicadas pelos tribunais.
PERGUNTA 5
Responsabilidade social consiste no compromisso da empresa com relação à humanidade em geral, de certa maneira, é uma prestação de contas do seu desempenho, baseado na apropriação e uso de recursos que originalmente não lhe pertencem. Sabendo disso, assinale a alternativa correta.
I. Existem duas visões com relação a responsabilidade social: a primeira, visão clássica ou econômica, que acredita que a única responsabilidade social da empresa e de seus executivos é a de maximizar o lucro para seus acionistas. E a segunda, visão socioeconômica, que acredita que as empresas devem também dar proteção e melhoria na qualidade de vida das comunidades em que elas operam e na sociedade em geral.
II. Atualmente acredita-se que a organização empresarial é o principal agente de transformação da sociedade.
III. Na era agrícola o homem produzia e consumia no seu habitat; na era industrial, o homem passou a deslocar-se para produzir fora de seu habitat cotidiano. Com o passar do tempo, também passou a consumir fora dele; atualmente, com a tecnologia, o homem pode pensar em voltar a produzir e consumir em maior quantidade e com maior qualidade, porém, ficando cada vez mais longe de seu habitat.
IV. O homem comum, sem acesso às novas formas de educação, atualmente não fica excluído das novas “fronteiras” de trabalho.
	
	a.
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	b.
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	c.
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	d.
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	e.
	Estão corretas as afirmativas de I a IV.
PERGUNTA 6
	
	a.
	Como consequência desta evolução, o ciclo de aprendizado diminuiu drasticamente somente por um pequeno período.
	
	b.
	Este caminho determinou a distância cada vez maior dos trabalhadores de seus lares e famílias.
	
	c.
	Na era industrial, o homem passa a migrar do campo para as grandes cidades em busca de emprego.
	
	d.
	Com a tecnologia da informação, há uma maior possibilidade de deslocamento e assim maior chance de que, com o passar do tempo, encontre-se mais tempo trabalhando em seu habitat.
	
	e.
	Somente a alternativa A está INCORRETA.
PERGUNTA 7
Sustentabilidade, também conhecida como responsabilidade social corporativa ou cidadania corporativa, significa assegurar o sucesso do negócio em longo prazo e ao mesmo tempo contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, um meio ambiente saudável e uma sociedade estável. Sobre sustentabilidade, assinale a alternativa correta. 
	
	a.
	A sustentabilidade tem três amplos componentes, geralmente descritos como as pessoas, os lucros e o planeta.
	
	b.
	Além desses três componentes, há ainda outro elemento no processo para a sustentabilidade, que diz respeito à responsabilidade (accountability) e transparência.
	
	c.
	Social Accountability 8000 é a primeira norma voltada à melhoria das condições de trabalho, abrangendo os principais direitos trabalhistas e certificando o cumprimento destes através de auditores independentes.
	
	d.
	A AS 8000 começou sua existência depois que empresas de âmbito nacional tiveram graves prejuízos em imagem e em valor de mercado em consequência da utilização de mãode obra infantil em países subdesenvolvidos.
	
	e.
	Todas as alternativas citadas estão corretas.
PERGUNTA 8
Após 12 anos trabalhando em um banco, Ida Jaqueline Pellegrino, 43 anos, foi surpreendida ao voltar da licença maternidade e ver seu antigo cargo preenchido por outra pessoa. Com isso, a profissional pediu para mudar de setor, no qual não se adaptou e acabou tendo a sua demissão solicitada pelo gestor imediato. Ao se apresentar para o exame médico demissional, foram constatados diversos problemas de saúde causados por esforço repetitivo. Constatado tal fato e seguindo determinações legais, Ida terá:
	
	a.
	A exoneração suspensa por parte da empresa.
	
	b.
	Que entrar necessariamente na justiça reivindicando seus direitos.
	
	c.
	Exoneração e estabilidade por um ano.
	
	d.
	Irá se aposentar por invalidez.
	
	e.
	Será encaminhada pelo RH para o INSS por acidente de trabalho.
PERGUNTA 9
(Cesgranrio/Eletrobras/Administrador, 2010) Um mercado mais competitivo, clientes e comunidades que passam a valorizar cada vez mais a proteção ambiental e o respeito aos direitos humanos são alguns fatores que incitaram as organizações a realizar investimentos em ações de responsabilidade social. Considerando o contexto apresentado, afirma-se que as empresas adotam ações de responsabilidade social com vistas a:
	
	a.
	gerar riqueza, emprego e renda, mantendo-se dentro da lei.
	
	b.
	praticar ações altruístas como forma de internalizar custos ambientais.
	
	c.
	priorizar ações que atendam aos anseios de seus empregados.
	
	d.
	implementar ações sociais e ambientais que as diferenciem dos concorrentes.
	
	e.
	divulgar suas ações ambientais e comunitárias em cumprimento à legislação
PERGUNTA 10
As leis são feitas com foco em alguns pontos. Leia o texto a seguir e assinale a alternativa ao qual se refere.
DAS PENALIDADES
Art. 49 Para os efeitos da emissão, substituição ou anotação de Carteiras de Trabalho e Previdência Social, considerar-se-á, crime de falsidade, com as penalidades previstas no art. 299 do Código Penal: (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
I. Fazer, no todo ou em parte, qualquer documento falso ou alterar o verdadeiro; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
II. Afirmar falsamente a sua própria identidade, filiação, lugar de nascimento, residência, profissão ou estado civil e beneficiários ou atestar os de outra pessoa; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
III. Servir-se de documentos, por qualquer forma falsificados; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
IV. Falsificar, fabricando ou alterando, ou vender, usar ou possuir Carteira de Trabalho e Previdência Social assim alteradas; (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
V. Anotar dolosamente em Carteira de Trabalho e Previdência Social ou registro de empregado, ou confessar ou declarar em juízo ou fora dele, data de admissão em emprego diversa da verdadeira. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
	
	a.
	O texto refere-se à lei por tratar-se de uma questão de controle social.
	
	b.
	O texto refere-se à lei por tratar-se de uma questão de implementar justiça.
	
	c.
	O texto refere-se à lei por tratar-se de uma questão de manter o controle social e implementar justiça, pois ambos não caminham separadamente.
	
	d.
	O texto refere-se à lei por tratar-se de uma questão da CLT, relação contratante e contratado.
	
	e.
	O texto refere-se à lei pela forma como está redigido.

Continue navegando