Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
PROVA 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

A criação de uma entidade de caráter social, como é o caso de uma associação, tem origem no entusiasmo de uma, duas ou mais pessoas que, não se conformando com determinada situação, resolvem se unir e agir objetivando alcançar determinados fins. Assim, a respeito de uma associação, assinale a alternativa CORRETA que condiz com a forma de contrato:
Contrato pelo qual se objetiva a consecução de determinado fim econômico, com capital de giro e com fins lucrativos.
Contrato entre duas pessoas cujo objetivo é o desenvolvimento de uma atividade econômica e cooperativa.
Contrato pelo qual certo número de pessoas, ao se congregarem, colocam em comum serviços, atividades e conhecimentos em prol de um mesmo ideal.  
Contrato pelo qual se manifesta a vontade do instituidor, que doa praticamente todo aparato administrativo e funcional, o qual deverá conter de maneira clara e especificada os fins a que se destina.
O terceiro setor corresponde à mediação entre o poder público (primeiro setor) e o mercado privado (segundo setor). Logo, seus agentes são privados, seu fim é público e seu intuito primordial. A lei que regulamenta esse setor é a nº 9.790/99. Pensando nisso, essa lei tem por objetivo atender: 
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.790, de 23 de março de 1999. Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2015.
Às crianças carentes e construir casas de abrigos.
Às questões de direitos sociais e eliminar a exclusão social.  
Aos órgãos públicos e instigar campanhas voltadas à Educação Ambiental.
Aos conflitos sociais básicos e melhorar a moradia da população.
Movimento social é uma expressão que designa a ação coletiva de setores da sociedade ou organizações sociais voltados à promoção de interesses morais, éticos e legais ou até transformações drásticas da ordem social, incluindo os sistemas normativos, políticos e econômicos vigentes. A partir de 1990, surgiram várias formas de organização popular e diferentes movimentos sociais no Brasil. Sobre os movimentos sociais, analise as opções a seguir: 
I- Movimento Indígena e Movimento Negro. 
II- Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. 
III- Movimento contra o Abuso Sexual de Menor. 
IV- Movimento de Mulheres e MST. 
Assinale a alternativa CORRETA:
As opções I e III estão corretas.
As opções I, II e III estão corretas.
As opções I, II e IV estão corretas.  
As opções II e III estão corretas.
A partir de 1990, ocorreu o surgimento de outras formas de organização popular, mais institucionalizadas - como os Fóruns Nacionais de Luta pela Moradia, pela Reforma Urbana, o Fórum Nacional de Participação Popular, etc. Os fóruns estabeleceram a prática de encontros nacionais em larga escala, gerando grandes diagnósticos dos problemas sociais e definindo metas e objetivos estratégicos para solucioná-los, como também várias formas de organização popular e diferentes movimentos sociais no Brasil. Com relação aos movimentos sociais, analise as opções a seguir: 
I- Movimento Indígena e Movimento Negro. 
II- Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. 
III- Movimento contra o Abuso Sexual de Menor e Ambiental. 
IV- Movimento de Mulheres e MST. 
Assinale a alternativa CORRETA:
As opções I e III estão corretas.
As opções I, II e III estão corretas.
As opções I, II e IV estão corretas.  
As opções II e III estão corretas.
Parabéns! Você acertou.
A cada dia, tanto o assistente social como os demais profissionais que atuam no terceiro setor ou em empresas com responsabilidade social, precisam ter clareza dos processos de reestruturação do capital, como também sobre os desdobramentos das diversas funções do profissionais que precisam desenvolver o trabalho multidisciplinar. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A todo o momento, os profissionais se veem diante das relações sociais numa lógica de produção e reprodução do capitalismo e das inúmeras demandas sociais. 
( ) Todos os processos públicos que ocorrem nos municípios estão articulados a uma lógica de não participação social, centralização administrativa e conselhos partidários de controle social. 
( ) Trabalhar as questões que envolvem a garantia dos direitos sociais é muito complexo e dificultoso até mesmo para visualizar todo o processo, uma vez que estamos inseridos em um contexto de exclusão social. 
( ) As relações entre Estado e sociedade civil estão cada vez mais afetadas pela lógica do lucro iminente, isto por causa das transformações ocorridas em todo o mundo, principalmente pelo processo de globalização. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
F - V - V - V.
V - F - V - V.  
V - V - F - F.
V - F - F - V.
Com a criação do Novo Código Civil, em 2002, estabeleceu-se uma nomenclatura jurídica para as organizações do Terceiro Setor. As entidades do Terceiro Setor poderão ser constituídas em forma de associação e fundação. Partindo desse princípio, analise as sentenças a seguir: 
I- Para constituir uma associação é necessário elaborar, inicialmente, o estatuto social desta entidade. 
II- A fundação deve obrigatoriamente nascer com recursos, pois sua constituição dispensa a escritura pública para solenizar a verba destinada à própria formação. 
III- A associação, em regra, inicia-se sem capital. 
IV- A fundação deverá ser constituída por sócios e não necessita de patrimônios. 
Assinale a alternativa CORRETA:
As sentenças I, II e IV estão corretas.
As sentenças I e IV estão corretas.
As sentenças III e IV estão corretas.
As sentenças I, II e III estão corretas.  
O terceiro setor é formado por entidades que não possuem fins lucrativos e são mantidas com ações conjuntas e voluntárias das pessoas. Alguns fatores contribuem na diferenciação do terceiro setor dos outros setores. Baseado no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Geralmente, as organizações do terceiro setor possuem objetivos imprecisos. 
( ) É mais fácil monitorar o desempenho de uma entidade do terceiro setor do que de uma empresa privada. 
( ) As organizações são responsáveis perante muitos patrocinadores e financiadores. 
( ) Nas organizações do terceiro setor, as estruturas administrativas não são complexas, por isso a maioria das atividades podem ser desempenhadas por voluntários. 
( ) Por ser uma organização do terceiro setor, os valores não precisam ser cultivados. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
V - F - V - F - F.  
F - V - V - V - F.
V - V - V - V - F.
V - V - F - F - V.
Com o surgimento do Estado Mínimo, que classificou uma nova categoria da população pobre, foram criadas as políticas públicas que, em parceria com a solidariedade da sociedade civil, atendiam às demandas emergentes dessa nova categoria. Com base nos estudos realizados, analise as sentenças a seguir: 
I- A ideologia do Estado Mínimo é formular políticas públicas que venham ao encontro das demandas apresentadas pela sociedade civil, nas quais o Estado assume toda e qualquer responsabilidade por essa nova categoria. 
II- Essa parceria, que chamamos de terceiro setor, desvia a responsabilidade do Estado para com a sociedade e deposita tais responsabilidades à sociedade civil, sustentando ainda mais a lógica do neoliberalismo. 
III- Entende-se que terceiro setor é uma política pública, que foi apresentada pelo Estado Mínimo para garantir os direitos dessa nova categoria. 
IV- O intuito de surgimento do Estado Mínimo é para que a nova categoria da população "pobre" tivesse uma representatividade junto ao Estado, na qual teria toda e qualquer necessidade atendida preferencialmente. No entanto, o papel do Estado Mínimo acabou sendo não apenas de atender à população mais pauperizada, mas também todos aqueles que venham precisar. 
Agora, assinale a alternativa
Página12