Buscar

desafio profissional

Prévia do material em texto

Polo de Taguatinga Norte
Curso: Licenciatura em Educação Física
GianyCristine Lopes Soares – RA: 8501521821
Kelvin Lucas Alves Vieira Cardoso – RA: 6187717355
Thiago Coelho de Mesquita Castro – RA: 5013517113
Desafios profissionais na Educação Física baseada na aplicação de circuitos motores que desenvolvem diversas capacidades motoras durante a prática.
TUTOR (A) EAD: ROGÉRIO CLEMILSON GOIS
Taguatinga- DF
2018
DISCIPLINAS NORTEADORAS: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTSAL E FUTEBOL, METODOLOGIA DO ENSINO DO HANDEBOL, METODOLOGIA DO ENSINO DE LUTAS, SEMINÁRIO DA PRÁTICA – METODOLOGIAS DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: JOGOS COLETIVOS E LUTAS.
Desafios profissionais na Educação Física baseada na aplicação de circuitos motores que desenvolvem diversas capacidades motoras durante a prática.
TUTOR (A) EAD: ROGÉRIO CLEMILSON GOIS
Taguatinga - DF
2018
INTRODUÇÃO
CAPACIDADES MOTORAS DURANTE A AULTA PRÁTICA
O crescimento e o desenvolvimento físico juntamente com o desempenho motor está sendo um grande indicador de saúde, pois a prática de esportes favorece o desenvolvimento do aluno, e a Educação Física Escolar exerce um papel fundamental nesse desenvolvimento, especificamente nas habilidades motoras fundamentais e de estabilidade. Definidas como qualquer atributo físico treinável no organismo humano, é através das capacidades físicas que se conseguem efetuar as ações motoras. 
Quando as crianças passam por meados da infância e pela adolescência, a relação entre atividade física e competência nas habilidades motoras torna-se mais significativa e fica fortalecida. Níveis mais elevados de competência nas habilidades motoras oferecem maior repertório de movimentos e mais possibilidades de engajamento em várias atividades físicas, esportes e jogos. Os alunos que apresentam dificuldades no aprendizado motor terão dificuldades em participar das atividades esportivas proposta nas aulas de Educação Física, então fica imprescindível o papel que a educação física exerce nas capacidades motoras dos alunos. Sendo que o esporte é fundamental, vamos abordar um pouco sobre o handebol e suas capacidades motoras na aula de educação física.
O desenvolvimento da criança através da prática esportiva influencia nos aspectos de caráter físico e no seu comportamento, auxiliando na qualidade do processo ensino-aprendizagem. O handebol como prática esportiva estárelacionado a grandes ganhos de qualidade no que diz respeito a habilidades motoras que éfundamental para a socialização dos alunos, influenciando na coordenação, percepção, aptidão física, a resistência, força, velocidade, habilidade, vindo a ser respeitado por todos os gêneros, porque desenvolve no indivíduo estes requisitos e também a interação com outros alunos e conhecimento do seu próprio corpo. 
No handebol, o dispêndio de energia é bastante elevado e como em toda modalidade coletiva o handebol requer um fornecimento misto de energia, pois a freqüência cardíaca apresenta-se bastante irregular. O handebol contribui de forma efetiva para o conhecimento do seu próprio corpo, a percepção e estruturação espacial dos seus praticantes e principalmente as habilidades motoras fundamentais,no processo de socialização da criança; assim como, o desenvolvimento das capacidades motoras proporcionando o desenvolvimento das habilidades de locomoção e de manipulação, consideramos um esporte muito dinâmico. O handebol é uma modalidade que exige tanto da parte muscular do atleta, quando da resistência física, assim todos os jogadores de handebol devem ter um bom condicionamento físico e por isso devem desenvolver algumas das capacidades físicas de resistência aeróbia, anaeróbia e flexibilidade; todos os jogadores, independentemente de posição, necessitam de coordenação e ritmo, e o condicionamento respiratório também precisa ser grande.
Abrange também uma série de movimentos que auxiliam nas habilidades motoras fundamentais e especializadas como andar, correr, saltar, arremessar, quicar, receber, driblar, lançar, mudar de direção, lateralidade e agilidade, entre outros. A modalidade do handebol é uma das mais ricas e interessantes práticas de ensino e aprendizagem, pois é um esporte coletivo em que naturalmente o indivíduo compreende o trabalho em equipe como primordial para o alcance do objetivo que é o gol, e também evitá-lo contra a sua equipe. 
É necessário que os educadores acreditem na metodologia e capacidade da inserção do Handebol com atividades,se baseado na utilização de conceitos lúdicos, que leva em conta que seu objetivo é vivenciar o prazer que a atividade pode proporcionar, e que a competição não pode ser a exclusiva e principal motivação de atividades de esporte, pois desta forma seriam extintas as dimensões lúdicas que é a razão de ser da própria atividade.Existem muitos elementos a serem considerados no processo pedagógico de ensino do Handebol, e o professor tem papel fundamental nesse processo, pois deve estar realmente preparado para lidar com estes alunos de maneira a identificar a origem de problemas comportamentais e ainda terá mais de uma alternativa para conduzir este processo de ensino.
2. DESENVOLVIMENTO
Dados da turma
Número de alunos: 32
Ano/Turma: 7° ano A
Meninos: 14
Meninas: 18
Necessidades: Não existe nem um aluno com necessidades especiais
Formulário de perguntas
Quais modalidades esportivas são desenvolvidas durante as aulas?
Handebol, futsal, vôlei e basquete.
Quantas atividades são realizadas por aula?
Entre três a quatro atividades.
Quais capacidades motoras são desenvolvidas durante a aula?
Velocidade, flexibilidade, resistência e força.
São realizadas atividades em grupo?
Sim.
Todos os alunos participam das atividades?
Sim.
Você aplica alguma atividade em circuito durante a aula?
Sim.
PLANO DE AULA
Data: 01/10/2018 Horário: 09:00 Ano/Turma: 7º “A”
Nº de alunos: 32
Tema da aula: Handebol
Conteúdo: Coletividade
Objetivo: Desenvolver o trabalho em equipe, estimulando a coletividade, força, agilidade, velocidade, equilíbrio, pontaria e raciocínio rápido dos alunos.
Recursos Materiais: 36 cones, 02 pedaço de madeira com 10cm de largura X 5m de comprimento e 2 bola de Handebol.
Procedimentos Didáticos:
ATIVIDADE
A atividade será realizada na quadra de Handebol.
Os alunos serão divididos em 2 equipes.
Cada equipe formará 8 duplas.
Será formado um circuito para cada equipe.
O circuito deverá ser percorrido dupla contra dupla.
A equipe que finalizar o circuito primeiro será declarada a campeã.
CIRCUITO
O circuito será dividido em 6 etapas e os alunos de cada dupla serão nomeados 1 e 2 para um melhor entendimento.
A quadra será dividida em 2, para que cada equipe percorra seu circuito separadamente.
Cada equipe se posicionará na linha de fundo da quadra, com os integrantes das duplas um ao lado do outro, em fila e em frente ao seu circuito.
Ao ser dada a largada os integrantes 1 e 2 deverão percorrer o circuito ao mesmo tempo, porém em determinados momentos cada um será exposto a exercícios diferentes e em outros serão expostos ao mesmo.
Os integrantes das duplas deverão se ajudar e caso o exercício não seja executado de forma correta, os dois deverão reinicia o exercício juntos.
Etapa 01.
Ao ser dada a largada o aluno 1 estará com a bola e deverá correr em zig-zag entre 6 cones, driblando com a bola.
O aluno 2 correrá lateralmente olhando para o aluno 1.
Em seguida o aluno 1 lança a bola para o aluno 2 e o exercício é invertido.
O aluno 2 correr em zig-zag entre 6 cones, driblando c a bola.
O aluno 1 corre lateralmente olhando para o aluno 2.
Objetivo: Trabalhar a coordenação motora e agilidade.
Etapa 02.
Os alunos 1 e 2 deverão correr lateralmente, um de frente para o outro e trocar passes.
Objetivo: Estimular o trabalho em equipe e locomoção lateral.
Etapa 03.
O aluno 1 deverá passar por um obstáculoque consiste em se equilibrar sobre um pedaço de madeira elevado, de aproximadamente 10 cm de largura por 5 mt de comprimento, driblando a bola, assim que passar pelo obstáculo deve lançar a bola para o aluno 2, que por sua vez fará o mesmo exercício.
Objetivo: Aperfeiçoar o equilíbrio e coordenação motora.
Etapa 04.
Os alunos 1 e 2 deverão corre de costas, em zig-zag, entre 6 cones simultaneamente e em seguida trocar passes até a linha de 6 metros.
Ao chegar na linha, a dupla deverá revezar o lançamento da bola, com 2 tentativas para cada, com o objetivo de acertar a trave. Caso acerte, a dupla estará liberada para finalizar o circuito, caso contrário, deverá finalizar as 2 tentativas para cada e só depois a dupla estará liberada.
Objetivo: Desenvolver a noção de espaço, locomoção de costas e agilidade.
Etapa 05.
Ao acertar a trave ou ao fim das duas tentativas, a dupla deve correr o mais rápido possível até a linha de fundo, onde o resto da equipe estará esperando, liberando a próxima dupla a iniciar a atividade.
Objetivo: Treinar a pontaria e velocidade.
Avaliação: Ao final da aula o professor deve agrupar os alunos em um determinado ponto da quadra e fazer um bate papo, onde dará espaço para que eles expressem suas opiniões sobre os exercícios realizados em cada etapa do circuito, estimulando a turma a pensar como um circuito pode ajudar no desenvolvimento de habilidades no handebol e mostrando o porquê de cada exercício.
. 
CONCLUSÃO
O estudo apresentou os princípios que dirigem a Educação Física escolar à uma aplicação do Handebol como instrumento da escola na formação do indivíduo como um todo, através do desenvolvimento a qual o esporte pode proporcionar, a importância de se oferecer nas aulas uma ampla variedade de atividades e experiências motoras, também fica imprescindível que os educadores propiciem ao aluno durante a fase escolar diversas vivências através de um programa contendo jogos, esportes e atividades diversificadas, ampliando seu vocabulário motor. O esporte de modo geral é influenciado na sociedade, sejam estas de valores morais, culturais ou até mesmo o tempo livre das pessoas. Um dos objetivos na inserção do Handebol através de atividades lúdicas é proporcionar a experiência da modalidade pouco empregada, de forma prazerosa, brincando, sendo conduzida de maneira que as crianças e os adolescentes sintam-se familiarizados com a modalidade, passe a gostar do esporte e queiram praticá-los. Os elementos motores, espírito de equipe, socialização, coordenação e respeito ao próximo, são alguns dos mais evidentes conteúdos como método de ensino dessas atividades, que em sua maioria não requer treinamento de sistema ou tática, possuem regras básicas de fácil assimilação, adaptadas facilmente a crianças com faixa etária menor. Sendo assim o Handebol aplicado a partir do uso de ferramentas lúdicas é capaz de direcionar o aprendizado através de um método de trabalho apropriado e interdisciplinar em que se faz necessário que os profissionais busquem novos direcionamentos, por meio do resultado deste estudo pode-se constatar o aumento do repertório motor dos alunos
REFERÊNCIAS
HANDEBOL: Importância do esporte na escola. Disponível em:www.efdeportes.com/efd148/handebol-importancia-do-esporte-na-escola.htm. Acesso 27 de Agosto de 2018.
AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA INFÂNCIA: Capacidades motoras, crescimento e princípios do treinamento. Disponível em:www.efdeportes.com/efd149/capacidades-motoras-e-principios-do-treinamento.htm. Acesso em 27 de Agosto de 2018
CAPACIDADES MOTORAS: Treinamento físico. Disponível em:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/capacidades-motoras-treinamento-fisico/61912. Acesso em 30 de Agosto de 2018.
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES MOTORAS: Alunos praticantes de atividade física geral: Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/actabrasileira/article/viewFile/3073/2263. Acessoem 30 de Agosto de 2018
O HANDEBOL COMO OPÇÃO DE ESPORTE NA ESCOLA:A importância do Handebol na escola Disponível em http://www.futuroeventos.com.br/conteudo-blog/o-handebol-como-opcao-de-esporte-na-escola/. Acesso 02 de Outubro de 2018.
AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES FÍSICAS:time de handebol da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd141/capacidades-fisicas-do-time-de-handebol.htm. Acesso 02 de Outubro de 2018. 
CIRCUITO MOTOR PARA ENSINO FUNDAMENTAL: Um jeito diferente de ensinar. Disponível em:www.youtube.com/watch?v=y9W5IOZZNTA. Acesso em 02 de Outubro de 2018.

Continue navegando