Buscar

Exercicios de didática AULA FUNDAMENTOS E PRÁTICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios de didática
1. Na tentativa de superação da encruzilhada, na qual competência técnica e compromisso político se contrapunham, CANDAU (1996) apresentou uma proposta de ultrapassar uma visão meramente instrumental da Didática através da construção de uma perspectiva que ela denominou de:
 	didática tradicional
	didática conceitual
	didática em construção
Certo		Didática fundamental
	didática experimental
2. Você já reparou que quando nos perguntamos o que é Educação, a nossa resposta consciente ou inconscientemente reflete a nossa própria posição no tempo e na sociedade? isso significa dizer que a didática. MARQUE A INCORRETA
 Certo		é neutra
	é um ato político
	é situada sócio historicamente
	é influenciada pela trajetória acadêmica e profissional
	é intencional
3. Assinale a alternativa CORRETA, considerando a frase que segue: Pensar a escola a serviço de uma educação crítica e formadora da cidadania é:
 	considerar a escola como espaço de inserção das diferentes culturas numa cultura comum, na qual se mesclam todas as visões de mundo, dos costumes e dos saberes escolares, cada qual perdendo sua identidade.
	destacar, na escola, as diferenças econômicas produzidas historicamente, priorizando os valores e costumes dos grupos mais privilegiados, favorecendo, portanto, uma cultura hegemônica.
	enfatizar na escola a interação de grupos culturalmente diversos, buscando a negociação entre eles, tendo em vista a ascensão social dos estudantes.
Certo		considerar a escola como espaço de interação entre diversas culturas, com linguagens e identidades próprias, compartilhando e respeitando diversas formas de ser e estar no mundo.
	considerar a escola como um local no qual se estimula a ascensão econômica e a capacidade intelectual de determinados grupos sociais.
4. Se "durante muito tempo a cultura escolar se configurou a partir da ênfase na questão da igualdade" (CANDAU, 2001, p. 15), o desafio da educação contemporânea se configura em:
 Certo		uma necessária "reinvenção da escola", que contemple satisfatoriamente a diversidade de sujeitos com características e anseios bastante diferenciados entre si.
	buscar a consolidação de regras e princípios norteadores que determinem a "reinvenção da escola" e garantam a supressão da diversidade etnocultural.
	uma necessária "reinvenção da escola", que atenda a indigência de se recuperar uma sociedade homogênea em defesa da identidade nacional.
	extinguir a diversidade como forma definitiva de garantir a identidade nacional.
	uma renovação da escola, que garanta a padronização cultural do país.
5. A Didática tem enfatizado a investigação de práticas pedagógicas diferentes daquelas que apresentam os conhecimentos sistematizados como verdades acabadas. Nesse contexto, a teoria sociointeracionista, tem-se revelado um caminho para a promoção de uma ação transformadora de ensinar e aprender, pois:
 	nessa teoria, a perspectiva dominante é preconizar junto aos alunos apropriação de conhecimentos sistematizados, bem como introduzir-lhes novos comportamentos.
	nessa teoria, a perspectiva dominante é possibilitar aos alunos apropriação de conhecimentos, bem como oportunizar-lhes condições para a produção e memorização.
Certo		nessa teoria, a perspectiva predominante é possibilitar aos alunos apropriação de conhecimentos, bem como oportunizar-lhes condições para elaborar novos conhecimentos.
	nessa teoria, a perspectiva é preconizar junto aos alunos a sistematização de conhecimentos, bem como oportunizar-lhes novos comportamentos e repetições.
	nessa teoria, a perspectiva predominante é conduzir os alunos a apropriação de conhecimentos, bem como garantir-lhes a memorização de conteúdos.
6. O ato de ensinar no processo ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física é compreendido na relação pedagógica como uma relação intencional, planejada e responsável. Esse é um processo interativo entre: (Fonte:Edital Nº. 36/2011 ¿ REITORIA/IFRN)
 	coordenação e supervisão escolar.
	disciplina e metodologia.
	coordenação e discente.
	docente, supervisão e disciplina.
Certo		discente, docente e objeto de conhecimento.
7. A Pedagogia do Esporte que trata do treinamento num pensamento complexo transcende o ato de treinar, ampliando para: (Fonte:Edital Nº. 36/2011 - REITORIA/IFRN)
 	o exercício de repetição e aperfeiçoamento
	adestrar, condicionar e sistematizar.
Certo		o que treinar, quando treinar, como treinar, para que treinar e quem treinar
	hierarquizar do pior para o melhor atleta.
	formar para competição.
8. A professora Beatriz sabe da importância de conhecer as teorias pedagógicas da educação, pois defende que a educação não é neutra e que cada professor deve saber quais são as ideologias que embasam cada teoria, pois elas estão intimamente relacionadas às concepções de homem e sociedade, portanto, modificam-se conforme o contexto histórico em que se apresentam. A respeito do pensamento pedagógico brasileiro, assinale a alternativa CORRETA.
 	A tendência Tecnicista tem uma metodologia construtivista, onde o aluno constrói o conhecimento junto com a mediação do professor
	A tendência tradicional dos conteúdos percebe o aluno como sujeito ativo em seu processo de conhecimento e trabalha os conteúdos relacionando-os ao contexto.
	A tendência da Escola Nova é marcada pela vontade de preparar o aluno para transformar a sociedade.
	Na tendência libertadora, os conteúdos são trabalhados de forma sistematizada, o professor mantém uma relação próxima ao aluno, que por ser analfabeto, é um ser passivo.
Certo		Na tendência tradicional, os conteúdos são privilegiados, o professor é detentor do conhecimento, e as relações pedagógicas são verticais.

Continue navegando