Buscar

CONTRATO DE FACTORING

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTRATO DE FOMENTO MERCANTIL OU FACTORING
PROFA. DANIELA MADRUGA
CONCEITO DE FACTORING
“É um negócio jurídico por meio do qual uma das partes, a empresa de factoring (o faturizador ou factor), adquire créditos que a outra parte (o faturizado) tem com seus respectivos clientes, adiantando as importâncias e encarregando-se das cobranças, assumindo o risco de possível insolvência dos respectivos devedores.” Sílvio Venosa
“O contrato de factoring, ou de faturização, consiste na aquisição, por uma empresa especializada, de créditos faturados por um comerciante ou industrial, sem direito de regresso contra o mesmo. Assim, a empresa de factoring, ou seja, o factor, assume os riscos da cobrança e, eventualmente, da insolvência do devedor, recebendo uma remuneração ou comissão, ou fazendo a compra dos créditos com redução em relação ao valor dos mesmos”. Arnaldo Wald
CONCEITO DE FACTORING
“É uma atividade comercial mista atípica = serviços + compra de créditos (direitos creditórios) resultantes de vendas mercantis. Factoring é fomento mercantil, porque expande os ativos de suas empresas clientes, aumenta-lhes as vendas, elimina seu endividamento e transforma as suas vendas a prazo em vendas à vista. É a prestação contínua e cumulativa de serviços de assessoria mercadológica, creditícia, de seleção de riscos, de gestão de crédito, de acompanhamento de contas a receber e de outros serviços, conjugada com a aquisição pro soluto de créditos de empresas resultantes de suas vendas mercantis ou de prestação de serviços, realizadas a prazo”. Luiz Lemos Leite (Presidente da Associação Nacional de Factoring - ANFAC)
SEMELHANÇA COM OUTROS INSTITUTOS
Orlando Gomes defende a ideia de um contrato bancário atípico que reúne prestações da cessão de crédito e do mandato e da locação de serviços, distinguindo-se do desconto bancário porque é uma cessão de crédito sem direito de regresso contra o cedente.
Parece com a cessão de crédito compartilhado pelo art. 296 do Código Civil, distanciada apenas porque o factoring é sempre uma cessão de créditos onerosa e por não ter importância a boa ou má-fé no tocante à solvência do devedor do título, pois a comissão integra o risco pelo negócio.
A empresa de factoring, embora pratique operação de crédito, não se caracteriza como instituição financeira.
“Empresas de Factoring – Sujeição destas às restrições da Lei de Usura por não serem consideradas instituições financeiras, a elas não se aplicando as normas relativas a essa espécie – Limitação de juros a 12% ao ano.” (TJSP – Ap. Cível 825.820-0/5, 2006) 
SERVIÇOS DA EMPRESA DE FACTORING
Dados da Associação Nacional de Factoring (ANFAC):
Assessoria creditícia; 
Assessoria mercadológica (ou busca de novos clientes, produtos e mercados); 
Avaliação de riscos; 
Seleção de créditos; 
Gestão de créditos; 
Acompanhamento de contar a receber e a pagar; 
Gestão empresarial ou gerencial; 
Outros serviços que vierem a ser solicitados pela empresa-cliente.
OBS: A prestação desses serviços deve ser conjugada com a "compra pro soluto de créditos (direitos) resultantes das vendas mercantis realizadas a prazo pela empresa-cliente", elemento essencial para a insígnia factoring.
CARACTERÍSTICAS DO CONTRATO DE FACTORING
Atípico;
Bilateral;
Consensual;
Comutativo;
Oneroso
Compra e venda continuada;
Personalíssimo ou intuitu personae. 
SUJEITOS DO CONTRATO
FATURIZADOR – Empresa de Factoring que tem a obrigação de pagar ao faturizado conforme as faturas que lhe são apresentadas. 
FATURIZADO – Empresário ou sociedade empresária que tem o dever de pagar a comissão devida ao factor. 
FUNÇÕES DO FATURIZADOR
Garantir os créditos, pois fica obrigado aos pagamentos, mesmo na hipótese de insolvência dos devedores, salvo disposição em contrário no contrato;
Administrar os créditos da empresa faturizada, opinando sobre os devedores duvidosos e providenciando a cobrança;
 
Financiar o faturizado, quando lhe adianta recursos referentes aos títulos.
IDENTIFICAÇÃO DA OPERAÇÃO 
1º momento: o devedor (sacado) emite duplicata a favor do faturizado pela compra a prazo de mercadorias. 
2º momento: com o título em mãos, o faturizado recorre a uma empresa de factoring – faturizador – a fim de receber aquele título à vista, endossando-lhe o crédito. O faturizador compra o título à vista com um deságio ou desconto do valor nominal. É a comissão ou taxa pelos riscos do não pagamento, embutidos juros e correção monetária. 
3º momento: o faturizador, no vencimento do título, busca os valores imobilizados no montante integral e nominal. 
ELEMENTOS DO CONTRATO DE FACTORING
Aquisição de créditos ou prestação de serviço descriminado; 
Cláusula de exclusividade, por meio da qual se compromete a não contratar outro faturizador;
Riscos para o faturizador de receber os valores cedidos pelo faturizado-cliente; 
Cláusula expressa de não regresso contra o cedente dos créditos; 
Cláusula de totalidade, por meio da qual o faturizado transfere todos os seus créditos ao faturizador, cabendo a este escolher os que vai garantir, impedindo que o faturizado só transfira crédito ruim; 
A cobrança de comissão ou taxa de remuneração. 
ESPÉCIES DE FACTORING
a) Conventional factoring - Compreende três elementos: serviços de administração do crédito, seguro e financiamento. Nesta modalidade, existe a antecipação pela faturizadora do crédito concedido pelo faturizado a terceiros.
b) Maturity factoring - Nesta modalidade estão presentes apenas a prestação de serviços de administração do crédito e o seguro e ausente o financiamento. A faturizadora paga o valor das faturas ao faturizado apenas no seu vencimento.
c) Exportação – serve para comercializar no exterior bens produzidos por empresa-cliente do factoring. Largamente utilizado na Europa e no Extremo Oriente.
d) Compra de matéria-prima – a empresa de factoring faz a intermediação da compra de matéria para seu cliente, negociando diretamente com o fornecedor, visando obter melhor preço de compra.
DISTINÇÃO ENTRE FACTORING E AGIOTAGEM
Analisar se são prestados serviços de administração do crédito e se as operações são constantes ou esporádicas. Caso não sejam prestados tais serviços, havendo tão-somente a antecipação do crédito, em caráter eventual, estar-se-á diante de agiotagem, e não de contrato de factoring.
ENTINÇÃO DO CONTRATO DE FACTORING
Extingue-se o contrato de factoring por todas as formas admitidas para os contratos em geral.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando