Buscar

Atividade 1 Escola, Currículo e Conhecimento Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COORDENAÇÃO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO NA MODALIDADE EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA
	Curso: PROFOP - Física Professor: Cláudia Maria Rodrigues Rabello 
Disciplina: Escola, Currículo e Conhecimento
Data de Entrega da Tarefa: 
Turma: Matrícula: 
Aluno(a): 
	Nota do trabalho: _______________
	DESENVOLVIMENTO DA TAREFA
	 No contexto do dia-a-dia escolar, encontramos a diversidade associada ao currículo em diversas concepções, como:
Diversidade biológica – É a diversidade de ambientes e seres vivos, que apresentam diferenças entre si, diferenças essas que são motivos de preconceitos dentro da própria raça humana, pois esta apresenta diversos grupos dentro da diversidade biológica (indígenas, quilombolas, dentre outros), grupos estes que constroem variados conhecimentos a respeito dos recursos da biodiversidade que, geralmente, não estão inseridos no currículo escolar. Esses grupos estão exigindo, cada vez mais, dos órgãos educacionais responsáveis e das escolas o reconhecimento e a incorporação de seus saberes e direitos no currículo escolar.
Diversidade cultural - Apesar de semelhantes se considerarmos o gênero humano, somos muito diferentes enquanto a forma de realização do humano ao longo da história e da cultura. A realidade é que somos diferentes (no gênero, idade, experiência, entre outras) e devemos ter uma postura ética de não hierarquizar as diferenças, fazendo entender que nenhum grupo humano e social é melhor nem pior que o outro. A diversidade cultural está ligada aos processos indenitários. A diversidade cultural depende da relação que o sujeito mantém entre seu grupo e com outros, assim como do local onde está inserido.
 Os currículos ainda não abrangem a diversidade do saber, fazendo do saber cientifico o foco em todos os níveis de ensino. Esse é um entre vários fatores que incentivam a luta pelo direito a diversidade realizado por vários movimentos sociais.
 Quando falamos dos relacionamentos com alunos, suas famílias e colegas de trabalhos, devemos sempre associar a diversidade com a ética. Devemos rever posturas, valores, representações e preconceitos que permeiam esses relacionamentos. A questão ética nos mostra a necessidade e importâncias da inclusão na escola e nos currículos de todos os grupos como por exemplo os deficientes no âmbito escolar, e a história da cultura afro-Brasileira no currículo. 
 Ainda enxergamos a diversidade de maneira errônea, com preconceitos quanto a gênero raça, orientação sexual, e até opinião política. Assim podemos encontrar na escola e no currículo uma maneira para reverter essa situação no futuro com ações como: pensar no currículo como atividade produtiva e que possui um aspecto político; questionar a noção hegemônica de conhecimento que impera na escola; construir práticas pedagógicas que realmente expressem a riqueza das identidades e da diversidade cultural presente na escola e na sociedade; e ensinar que conviver com a diferença é construir relações que se pautem no respeito, na igualdade social, na igualdade de oportunidades e no exercício de uma pratica e postura democrática.
1

Continue navegando