Buscar

cola RH na Administração pública

Prévia do material em texto

Questão 1: O artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor especifica os serviços públicos considerados essenciais, a respeito dos quais podemos considerar.
C) Conforme o art. 11 da Lei 7.783/89, nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
Questão 2: O conceito de “coisa pública” está correto em qual alternativa?
A) No princípio da “indisponibilidade”, que consiste na garantia de que os bens públicos serão utilizados em prol da coletividade .
Questão 3: A Administração Pública vem evoluindo de acordo com as necessidades sociais e de modo a tentar suprir as demandas pelos serviços públicos. 
Com base nessa afirmação, aponte a única alternativa incoerente com os estudos em referência:
E) Mesmo com o surgimento do capitalismo e da democracia e com o mercado e a sociedade civil se distinguindo do Estado; não tornou necessária uma distinção entre bens públicos e privados.
Questão 4: Por “gestão de pessoas” entende-se:
I - Em um contexto futuro, um processo de gestão descentralizada apoiada nos gestores responsáveis, cada qual em sua área, pelas atividades das organizações.
V - Para que uma organização possa introduzir novas tecnologias e processos sistêmicos, os trabalhadores do conhecimento devem estar motivados e treinados para tanto. Daí a necessidade de direcionar a gestão das pessoas de modo a evitar a perda do investimento corporativo realizado pela organização. 
Assinale a alternativa correta:B) I e V.
Questão 5: Historicamente, após a Revolução Industrial, ocorreu um grande período de crises e de prosperidade. A eficiência era a preocupação básica e, para alcançá-la, eram necessárias medidas de padronização e simplificação, bem como especialização da mão de obra para permitir escalas de produção maiores a custos menores. O modelo organizacional era um desenho típico da lógica do sistema fechado.
Estamos falando do período da?
A) Era da Industrialização Clássica.
Questão 6: Analise as alternativas abaixo sobre o tema liderança. Aponte a única alternativa que contém erro: 
A) Abordagem do Comportamento do Líder afirma que determinados comportamentos (líder) são eficientes, independente da situação.
Questão 7: A análise da questão previdenciária do servidor público é tratada no art. 40 da Constituição Federal de 1.988. A respeito dessa legislação, pode ser admitido como correta a alternativa?
B) O regime próprio do servidor público não demanda a sua complementação do valor de contribuição periódica à previdência social.
Questão 8: Sobre empregado público, qual é a opção correta?
D) Embora seja também selecionado por concurso público, tal como é o caso do servidor público, vincula-se por contrato com as empresas públicas e de economia mista.
	Questão 1: O artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor especifica os serviços públicos considerados essenciais, a respeito dos quais podemos considerar.
C) Conforme o art. 11 da Lei 7.783/89, nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
Questão 2: Qual das seguintes alternativas não seria classificada como influência social no comportamento de um usuário ou consumidor? 
C) propaganda. 
Questão 3: A pirâmide das necessidades humanas de Maslow e suas implicações. Relacione os exemplos de acordo com a pirâmide das necessidades humanas de Maslow, e aponte a alternativa correta:
D) Comida, água; sono e repouso estão relacionados com as “necessidades fisiológicas”.
Questão 4: O caput do artigo 37 da Constituição Brasileira de 1988 assinala, dentre outros, os seguintes princípios a serem obedecidos pela Administração Pública:
E) Eficiência, moralidade e impessoalidade.
Questão 5: A estrutura organizacional é representada graficamente pelo organograma. É correto afirmar que a estrutura organizacional: 
 C) é a forma pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas.
Questão 6: A entidade da Administração Indireta, que se conceitua como sendo uma pessoa jurídica de direito público, criada por força de lei, com capacidade exclusivamente administrativa, tendo por substrato um patrimônio personalizado, gerido pelos seus próprios órgãos e destinado a uma finalidade específica, de interesse público, é a:
A) autarquia.
Questão 7: O processo através do qual a Administração Pública transfere a titularidade e a execução de determinados serviços através de lei é denominado:
A) descentralização por serviço.
Questão 8: Assinale a opção correta: 
C) As férias de servidor público poderão ser interrompidas para a prestação de serviço eleitoral. 
Questão 9: Os servidores públicos classificados como colaboradores são remunerados pela iniciativa privada e não pela esfera pública. Ainda a respeito desses agentes, podemos considerar como correta a assertiva:
B) Tais agentes recebem o direito ao exercício e não a titularidade da específica função pública.
Questão 10: Todas as afirmações abaixo sobre o comportamento organizacional são verdadeiras, exceto: 
C) Comportamento Organizacional estuda os comportamentos que não podem ser observados. 
	Questão 1: Qual das seguintes alternativas não seria classificada como influência social no comportamento de um usuário ou consumidor? 
C)propaganda. 
Questão 2: Entre as divisões que podem ser feitas com relação aos servidores públicos, podemos destacar os agentes políticos, administrativos e colaboradores. A esse respeito, podemos considerar como correta:
E)A definição indicada na assertiva (d), anterior, refere-se aos agentes colaboradores.
Questão 3: O servidor investido em cargo de provimento em comissão, que não seja ocupante de cargo efetivo, quando cometer infração sujeita à pena de demissão ou suspensão, será apenado com: 
A)Destituição de cargo em comissão. 
Questão 4: A análise da questão previdenciária do servidor público é tratada no art. 40 da Constituição Federal de 1.988. A respeito dessa legislação, pode ser admitido como correta a alternativa?
D)Os servidores públicos são atendidos no que tange aos aspectos previdenciários por um regime diferenciado - Regime Próprio da Previdência Social.
Questão 5: Ronaldo e seu pessoal trabalham de oito da manhã às cinco da tarde com uma hora para almoço. Ronaldo sai de casa pela manhã para enfrentar o trânsito e geralmente chega ao escritório aproximadamente às 07:10h. Depois de chegar, ele aciona um despertador em sua mesa para disparar às oito horas, e em seguida envia e-mails para seu pessoal informando-os sobre as tarefas que deverão executar durante o expediente. Quando o despertador toca, ele caminha pelo escritório e verifica se todo o seu pessoal chegou e começou a trabalhar nas tarefas que lhe foram designadas. 
Ronaldo provavelmente descreveria a natureza humana a partir de premissas fundamentais geralmente associadas à: 
C)Teoria X de McGregor. 
Questão 6: As tarefas de Administração de Recursos Humanos - ARH mudaram com o tempo. Hoje, elas são desempenhas nas organizações por dois grupos de executivos: de um lado, os especialistas em Recursos Humanos que atuam como consultores internos, e de outro os gerentes de linha que estão envolvidos diretamente nas atividades de Recursos Humanos por serem responsáveis pela:
C)busca constante de resultados.
Questão 7: Por “gestão de pessoas” entende-se:
I - Em um contexto futuro, um processo de gestão descentralizada apoiada nos gestores responsáveis, cada qual em sua área, pelas atividades das organizações.
V - Para que uma organização possa introduzir novas tecnologias e processos sistêmicos, os trabalhadores do conhecimento devem estar motivados e treinados para tanto. Daí a necessidade de direcionara gestão das pessoas de modo a evitar a perda do investimento corporativo realizado pela organização. 
Assinale a alternativa correta:
B)I e V.
Questão 8: A estrutura organizacional é representada graficamente pelo organograma. É correto afirmar que a estrutura organizacional: 
 C)é a forma pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas.
	Questão 1: É necessário definir o termo “público” em seu significado e sua interação com as organizações. Dessa forma, deixaremos os conceitos amplos sobre “público” e vamos nos concentrar nas relações que as empresas têm necessariamente com as pessoas. Aponte a alternativa que é correta no que tange a relação de público com os ambientes de uma organização. 
B) Público interno são os funcionários e colaboradores e estão no ambiente interno de uma organização.
Questão 2: Historicamente, após a Revolução Industrial, ocorreu um grande período de crises e de prosperidade. A eficiência era a preocupação básica e, para alcançá-la, eram necessárias medidas de padronização e simplificação, bem como especialização da mão de obra para permitir escalas de produção maiores a custos menores. O modelo organizacional era um desenho típico da lógica do sistema fechado.
Estamos falando do período da?
A) Era da Industrialização Clássica.
Questão 3: Um indivíduo que serve como fonte de informação sobre o processo de desenvolvimento organizacional é denominado: 
E) agente de mudança.
Questão 4: Sobre empregado público, qual é a opção correta?
D) Embora seja também selecionado por concurso público, tal como é o caso do servidor público, vincula-se por contrato com as empresas públicas e de economia mista.
Questão 5: A palavra estratégia vem do grego strategos, a arte do general. A estratégia da empresa consiste no conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. A estratégia é o planejamento do jogo de gerência para reforçar. Sobre planejamento estratégico assinale a alternativa falsa:
D) Planejar é determinar posteriormente o que fazer.
Questão 6: As tarefas de Administração de Recursos Humanos - ARH mudaram com o tempo. Hoje, elas são desempenhas nas organizações por dois grupos de executivos: de um lado, os especialistas em Recursos Humanos que atuam como consultores internos, e de outro os gerentes de linha que estão envolvidos diretamente nas atividades de Recursos Humanos por serem responsáveis pela:
C) busca constante de resultados.
Questão 7: A entidade da Administração Indireta, que se conceitua como sendo uma pessoa jurídica de direito público, criada por força de lei, com capacidade exclusivamente administrativa, tendo por substrato um patrimônio personalizado, gerido pelos seus próprios órgãos e destinado a uma finalidade específica, de interesse público, é a:
A) autarquia.
Questão 8: Todas as afirmações abaixo sobre o comportamento organizacional são verdadeiras, exceto: 
C) Comportamento Organizacional estuda os comportamentos que não podem ser observados. 
Questão 9: A Administração Pública vem evoluindo de acordo com as necessidades sociais e de modo a tentar suprir as demandas pelos serviços públicos. 
Com base nessa afirmação, aponte a única alternativa incoerente com os estudos em referência:
D) A Administração Pública evoluiu por meio de três modelos básicos: a administração patrimonialista, a burocrática e a gerencial.
Questão 10: Analise as alternativas abaixo sobre o tema liderança. Aponte a única alternativa que contém erro: 
E) O modelo liderança carismática e transformacional postula que só existem líderes bons e representa um retorno ao enfoque na personalidade dos líderes. O carisma do líder não está relacionado à satisfação no trabalho e sim dos liderados.

Continue navegando

Outros materiais