Buscar

AOLS ASPECTOS

Prévia do material em texto

ASPECTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS - TODAS AOLs
UNIDADE 1
1- Entre as figuras que marcaram a fase inicial da sociologia, encontram-se:
R: Tanto o Conde de Saint-Simon quanto Auguste Comte foram marcantes para a Sociologia.
2 - Faça a correspondência entre as sentenças abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta:
Etnia (1)                      		1. Um povo que possui a mesma herança genética e cultural.
Etnocentrismo (4)       	 2. Processo de interiorização dos valores culturais.
Identidade cultural (2)  	3. Sistematização das experiências humanas em ideias possíveis de serem verbalizadas.
Linguagem (3)              	4. Surge quando um representante de uma etnia considera o seu grupo como melhor ou mais evoluído que outro.
R: 1, 4, 2 e 3.
3 - A ideia central da antropologia é a cultura. Assinale a alternativa correta: 
I.Para a antropologia, o sentido da cultura é o de integrar todos os aspectos da vida humana. 
II.Os valores são construídos com base no conhecimento cultural de um determinado grupo. 
III. A cultura é passada de uma geração para outra através de procedimentos educacionais.
R: Todas alternativas estão corretas.
4 - Para a sociologia o conceito essencial é o de sociedade. De acordo com a leitura de seu Guia de estudos, assinale a alternativa que melhor explicita o conceito de sociedade: 
R: Realidade construída por um grupo de seres humanos, através de um processo de inter-relações, com a finalidade de garantir a sobrevivência da espécie humana.
5 - Um conceito fundamental da antropologia é de valores. Sobre isto, assinale a alternativa incorreta:
R: Experiências biológicas foram moldando ao longo de toda a história das comunidades humanas e o julgamento sobre os aspectos da vida mais ou menos valorizados. 
6 - A consolidação da sociologia como ciência esteve amparada na necessidade de determinado segmento social, compreender os fatores causadores da situação na sociedade. Sobre isto é incorreto afirmar:
R: A sociologia inicialmente esteve muito atrelada a posicionamentos ideológicos e culturais de um grupo privilegiado economicamente e prestígio político. Fato que não se observa em nossa sociedade atual.
7 - Sobre a relação entre sociologia e antropologia, assinale a alternativa incorreta:
R: A forma como nos relacionamos com outros indivíduos não irão determinar e/ou influenciar nossa cultura.
8 - O desenvolvimento da antropologia como ciência passou por um processo de amadurecimento até sua consolidação nos moldes atuais. Assinale a alternativa incorreta:
R: A antropologia biológica dá subsídios aos estudos do homem através de vestígios pré-históricos.
9 - A antropologia começou a tomar forma a partir de uma nova interpretação da natureza humana. Sobre isto é incorreto afirmar: 
R: Assim como a antropologia, a sociologia se aproximou da biologia. 
10 - Sobre a etnografia é incorreto afirmar:
R: Ao praticar a etnografia o antropólogo precisa se despojar de ideias preconcebidas, valorizando apenas o que há de novo em cada trabalho de campo.
UNIDADE 2
1 - Sobre a globalização assinale a alternativa incorreta:
R: Construção de uma rede de relações sociais que alcança, de forma exclusivamente direta, todos os indivíduos no planeta.
2 - Pensar educação é compreender uma gama diversificada de processos sociais com distintos conteúdos. Sobre esta afirmativa, assinale a alternativa incorreta:
R: Filmes, novelas televisivas, o mundo dos esportes, da música e dos negócios não apresentam impacto significativo na forma como as pessoas escolhem como irão se encaixar na vida social.
3 - De acordo com o conteúdo do Livro Texto desta disciplina; e sobre o projeto educacional no Brasil e suas concepções teóricas, Demerval Saviani cita seis períodos históricos marcantes. Faça a correspondência entre as sentenças abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta:
R: 5, 1, 3, 2, 4, 6.
4 - As contribuições dos franceses Émile Durkheim e Marcel Mauss deram contornos distintos ao pensamento antropológico também, dando um formato mais voltado para o racionalismo intelectual. Sobre essa afirmação, assinale a alternativa incorreta: 
R: O racionalismo intelectual desconsiderava os estudos sobre religião e magia. 
5 - Faça a correspondência entre as sentenças abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta:
Karl Marx (2)                                   		   1. Émile Durkheim
Émile Durkheim (3 )                                       	 2. Sua produção inspirou reflexões sociais e posturas políticas, ocasionando verdadeiras revoluções sociais.
Max Weber (4)                                               	 3. Definiu metodologicamente a sociologia como ciência e 						 a inseriu nos currículos de educação superior.
Autor presente também na antropologia (1) 4. Buscou entender a dinâmica das relações sociais a partir dos
 fatores que motivam a conduta humana em sociedade.
R: 2, 3, 4, 1.
6 - Três grandes tradições do pensamento sociológico foram e ainda são marcantes em estudos contemporâneos. Quais autores correspondem a estas correntes teóricas?
R: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.
7 - Sobre as correntes teóricas da antropologia, assinale a alternativa incorreta: 
R: O discurso evolucionista fez uso do método estatístico para analisar as distintas manifestações do comportamento humano.
8 - Faça a correspondência entre as sentenças abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta:
Fato social total (2) 1. Desenvolveu um criterioso estudo sobre a magia, em sua obra “Esboço de uma teoria geral da magia.”
Marcel Mauss(1) 2. Existência de um conjunto complexo de fatos integrados. 
Estruturalismo (4) 3. Corrente de pensamento influenciada pelos estudos antropológicos de Durkheim. 
Funcionalismo (3) 4. Começada por Claude Lévi-Strauss, parte do pressuposto que um grupo coletivo 			 	 possui uma base comum na qual repousa a identidade comum, estruturas mentais humanas. 
R: 2, 1, 4, 3.  
9 - Qual ou quais tema(s) é/são comuns tanto para a antropologia quanto para a sociologia?
	R: a. Todas as alternativas estão corretas.
	b.Identidade cultural.
	c. Globalização.
	d. Globalização, Identidade cultural e uso de tecnologias de informação e comunicação. 
	
10 - Sobre a globalização e suas influências no mundo contemporâneo, faça a correspondência entre as sentenças abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta:
Globalização (2)        1. Jovens de todo o mundo passam a ter a possibilidade de criar seus universos 				 		particulares da forma que julgarem interessantes.
Identidade cultural (1) 2. Atuação de grupos econômicos com cede em grandes potências mundiais 	 				 explorando mão de obra barata em países mais pobres para obter mais lucro.
Novas tecnologias (3) 3. Não se trata apenas da possibilidade da comunicação ou do acesso à informação, 				 trata-se também da possibilidade de construí conhecimento e disponibilizar para quem 		 mais tiver acesso.
R: 2, 1, 3.
			
UNIDADE 3
1 - Sobre escola e reprodução cultural, assinale a alternativa correta:
	 R: Todas as alternativas estão corretas.
	a. É no contexto escolar que são interiorizados saberes e informações que serão integrados na vida em sociedade.
	
	c. É na escola que se amplia a noção de relações interpessoais.
	d. É na escola que se aprende as “regras do jogo”. 
2 - Faça a correspondência entre as sentenças abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta:
R: 4, 2, 3, 1.
3 - As políticas educacionais brasileiras procuram adequar as especificidades do país a uma agendainternacional da educação que se considera capaz de diminuir as desigualdades sociais. Sobre esta perspectiva, faça a correspondência entre as sentenças abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica correta:
R: 3, 1, 4, 2.
4 - Sobre o pensamento de Bourdieu, assinale a alternativa incorreta: 
R: O fracasso escolar e os problemas de aprendizagem passam a ser responsabilidade exclusiva de projetos, planos governamentais e dinâmicas de todo o sistema educacional. 
	a.De acordo com o sociólogo, os sistemas educacionais contribuem para a produção, reprodução e legitimação das desigualdades já presentes na sociedade. correta
	b. A sociologia da educação, após a década de 1980, abandona em parte as análises macrossociais e se volta para o cotidiano escolar. correta
	c. Os sujeitos da educação passam a existir como pessoas de verdade e não mais abstrações de uma visão generalizada pela análise macrossociológica. correta
5 - A escola tem aglutinado responsabilidades. A mudança nos papéis sociais no País tem gerado grandes problemas. Sobre esta afirmativa, assinale a alternativa incorreta:
R: O fato de as mulheres não mais serem criadas para a vida de donas de casa, influencia, mas não causa mudanças significativas na estrutura da sociedade. 
6 - Sobre educação e desigualdade social, assinale a alternativa correta:
	R:Todas as alternativas estão corretas.
	a. A massificação de ações sociais globalizadas não tem estado em sintonia com as transformações culturais.
	
	b. Os conhecimentos científicos impostos nos currículos são os únicos aceitos; nada que estiver fora desse padrão é reconhecido socialmente.
	c. A imposição de padrões tem gerado mais desigualdades sociais.
7 - A virada da década de 1960 para 1970 foi agitada política, cultural e socialmente. A sociologia da educação volta-se, nessa fase, para pensar e analisar as desigualdades escolares existentes. O pensador que marca essa fase da sociologia da educação é: 
R: Pierre Bourdieu.
8 - Sobre a fase inicial da sociologia da educação, assinale a alternativa incorreta: 
R: Os estudos eram feitos sob uma perspectiva filosófica e conceitual e em escala microssocial. 
9 - Segundo Maffesoli, o neotribalismo se constitui em:
R: Todas alternativas estão corretas.
a. Paradigma mais adequado para interpretar a sociedade contemporânea.
b. Combinação entre “princípios tribais” e novas tecnologias.
c. Combinação entre práticas arcaicas e desenvolvimento científico.
10 - As promessas do sistema capitalista levaram a educação a ser vista como um elemento para transformar vidas e sociedades, melhorar e alavancar economicamente os rumos de uma realidade social, ou melhor, de um país. Sobre esta concepção, assinale a alternativa incorreta:
R: Esse novo modelo educacional apresentou possibilidades de desenvolvimento e mudança de vida, proporcionando uma equalização social.
A possibilidade de ascender socialmente através da educação passa servir de estímulo ao ingresso de crianças e jovens na escola. 
Como a psicologia e as ciências sociais, a educação muda de enfoque passa a investir no desenvolvimento humano, mas visando a integração na dinâmica produtiva da economia. 
Com os avanços tecnológicos a sociedade passou a necessitar de profissionais capazes de operar máquinas e sistemas caros e com procedimentos mais complexos. 
UNIDADE 4
1 - Como a escola pode ser concebida como um espaço de socialização?
R: c. Todas as alternativas.
a. Proporcionando a autonomia reflexiva e participativa dos estudantes.
b.Estando voltada para a formação
2 - que se entende por “pensar através da antropologia”?
R: c. Apenas a alternativa “d” está incorreta.
a. Olhar o mundo de forma diferente do que lhe é “normal”. correta
b.Adotar uma postura de ver como desconhecido àquilo que está diante de nossos olhos.correta
d. Compreender que ao aplicar um modelo a todos da sociedade, todos no grupo receberão tratamento igual.
3 - Quais das alternativas exemplificam situações de exclusão social?
R: a. Todas alternativas estão corretas.
c. Reproduzir padrões sociais.
Respostas: a. Cuidados com a saúde de acordo com pesquisas científicas.
b.Considerar que todas as pessoas adultas de uma sociedade devem saber
ler e escrever.
c. Reproduzir padrões sociais.
4 - Que aspectos negativos, ideologias e posicionamentos educacionais aplicados ao contexto
educacional, podem trazer:
R: a. Todas as alternativas.
b. Xenofobia.
c. Racismo.
d. Homofobia e intolerância religiosa.
5 - Nas políticas públicas, o respeito às diferenças vem sendo discutido por meio de vários temas: diferença, diversidade, pluralidade ou multiculturalismo. Esses temas começam a ser tratados como assuntos educacionais a partir de 1988, com a nova Constituição, na seguinte ordem:
R: Reconhecimento da pluralidade da nação brasileira; enfoque nos povos indígenas; enfoque nas populações rurais; história da África e da cultura afrobrasileira; história dos povos indígenas; educação especial; pluralidade cultural;
e ética e cidadania.
6 - Ainda sobre o processo de socialização na escola, assinale a alternativa incorreta:
R: A escola deve construir padrões e modelos em que os estudantes devem se encaixar.
a. A escola deve permitir que os estudantes de qualquer perfil consigam desenvolver seu potencial de cidadão.correta
b. A escola deve condicionar seu ambiente a uma categoria de produtor de novos valores, através de um posicionamento crítico. correta
c. A escola deve dialogar com os impulsos globalizantes através das novas tecnologias da comunicação.correta
7 - Quais programas abaixo fazem parte de uma tentativa de políticas governamentais de corrigir distorções do processo educacional brasileiro?
R: Todas as alternativas.
a. Progressão continuada.
b. Educação inclusiva.
c. Escolas técnicas e EJA – Educação de Jovens e Adultos.
8 - Qual das afirmativas abaixo cita aspectos que geram desigualdades sociais?
R: Geram desigualdades sociais tanto o aspecto do "Tratamento discriminatório a grupo indígenas quanto o aspecto de "Imposição de padrões e gêneros".
9 - “O popular é tão ambíguo quanto o nacional”. Qual o (a) autor (a) desta frase e o que ela expressa, respectivamente?
R: Marilena Chaui. Diferença é “relacional”, quer dizer, depende de quem está falando e por qual motivo está falando.
10 - Sobre a relação entre exclusão social e desempenho escolar, assinale a alternativa incorreta:
R: Crianças cuidadas por pessoas de baixa escolaridade não fazem parte dessa correlação.
a. O baixo desempenho escolar geralmente está associado com o perfil socioeconômico das famílias desses estudantes.
b. Crianças e/ou adolescentes pertencentes a comunidades indígenas e/ou quilombolas.
c. Ainda existem milhões de crianças e adolescentes em idade escolar fora da escola.

Continue navegando