Buscar

Resenha critica o papel do trabalho na transformação do homen em símio. Friedrich Engels

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha
ENGELS , Friedrich. O papel do trabalho na transformação do símio em homem. (1876)
Fonte Digital, RocktEdition 1999 html: www.jhar.org
Edição Eletrônica: Ed. Ridendo Cartigat Moraes.
Friedrich Engels (1820-1895), foi um filósofo social e politico alemão, teve papel destaque no desenvolvimento do marxismo. Colaborador e amigo de Karl Marx, publicou os volumes II e III da obra ``O capital.´´ Marx
Essa Obra foi inicialmente idealizada como uma introdução a um trabalho mais extenso do autor, denominado Três formas fundamentais de escravização.
Na obra o autor defende a partir de uma noção darwiniana que a evolução do homem se dá a partir do trabalho.
É de supor que, como consequência direta de seu gênero de vida a mão, ao trepar tinha que, desempenhar funções distintas da dos pés, esses macacos foram-se acostumando a prescindir de suas mãos ao o caminhar pelo chão e começaram a adotar cada vez mas a posição ereta.
A necessidade criou o órgão a laringe foi-se transformando, a boca pouco a pouco aprendia a pronunciar um som articulado após o outro.
 A palavra articulada foi transformando gradualmente o cérebro do macaco em cérebro humano.
 O desenvolvimento do cérebro está ligado a todos os órgãos dos sentidos.
O trabalho começa com a elaboração de instrumentos de caça e pesca, sendo usado também como armas.
O domínio sobre a natureza que tivera inicio com o desenvolvimento da mão, com o trabalho, ia ampliando os horizontes do homem, levando-o a descobrir novos objetos novas propriedades até então desconhecidas.
[...] O trabalho é a condição básica e fundamental de toda vida humana. E em tal grau que, até certo ponto podemos afirmar que o trabalho criou o próprio homem.
[...] O transcurso do tempo, surgiu essa concepção idealista do mundo que dominou o cérebro dos homens, sobre tudo com o desaparecimento do mundo antigo, e continua dominá-lo, a tal ponto que mesmo os naturalista da escola darwiniana mais chegados ao materialismo são ainda incapazes de formar uma ideia clara a cerca da origem do home, pois essa mesma influencia idealista lhes impede de ver o papel desempenhado aqui pelo trabalho. 
	
 
A obra de Engels, até os dias de hoje é referencia se pensarmos a evolução do homem através do trabalho. Inclusive por que está mais concentrada na formação da sociedade. Essa é temática do texto se observarmos bem, pois Engels além de falar como se deu a evolução do homem por meio do trabalho, também explica e critica a divisão de classes e a interferência do homem no meio ambiente causada pelos meios de produção.
O livro (A origem da família, da propriedade privada e do estado) dialoga bastante com o texto, sobre tudo por que estuda a origem da família “padrão’’ e quebra tabus criado pela religiosidade do ser humano, além de citar com outra visão as fazes da evolução.
Os homens que nos séculos XVII e XVIII haviam trabalhado para criar a maquina a vapor não suspeitavam que, mais do que nenhum outro, haveria de subverter as condições sociais em todo o mundo. Pag. 25
Ao parafrasear esse paragrafo, Engels exemplifica o que citei mais acima, o homem por ocupar um espaço, transforma o ambiente através da ação consequente da tecnologia ou não. Por exemplo, no texto na pagina 22 diz ( só o que podem fazer os animais é utilizar a natureza e modi-ficála pelo mero fato de sua presença nela. O homem ao contrario, modifica e a obriga a servi-lhe domino-a.).
Seguindo o raciocínio de McLuhan, os estímulos aprendido pela percepção humana são imediatamente contaminado por funções cerebrais vinculadas a um órgão especifico, que Engels cita no texto. A evolução se deu num processo gradual em que de acordo com a evolução do homem ia surgindo novas esferas de trabalho, e assim uma complementava o outro.
Por fim, o principal intuito da obra, não somente esta relacionado a teoria darwiniana, pois o autor critica duramente o sistema capitalista, e alerta a humanidade para uma reflexão ambiental, causada também pelo próprio sistema que domina o globo, e ainda faz alusões a Darwin, dizendo que a evolução do ser humano é constante e esta implícita uma serie de coisas uma delas se não a principal o “trabalho.” 
* Qualificao do resenhista; Graduando da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Bacharelado Interdiciplinar em Cultura Linguagens e Tecnolias, pimeiro semestre, 2018.2

Continue navegando