Buscar

simulado 8 tratamento e disposição de resíduos sólidos

Prévia do material em texto

Disciplina: CCE0491 - TRATAMENTO E DISPOSI 
	Período Acad.: 2018.2 - F (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		Qual característica abaixo não está relacionada a definição de tecnologias limpas?
	
	
	
	Exigem menor consumo de reagentes
	
	
	Utilizam compostos não agressivos e de baixo custo
	
	
	Produzem pouco ou nenhum resíduo
	
	
	Não está relacionada de forma alguma as NBRs
	
	
	Permitem controle mais simples e eficiente na eliminação de resíduos
	
	
	
	
		
	
		2.
		Do ponto de vista conceitual, existem elementos fundamentais para a atuação em processos de gestão integrada de resíduos sólidos que envolvem aspectos de tecnologia, de economia, de comunicação, de atuação social e ambiental. Qual alternativa abaixo não está relacionada a isto?
	
	
	
	ações de inclusão social de emprego
	
	
	aplicação de linhas de tratamento
	
	
	correto financiamento do serviço garantindo a economia e a viabilidade do serviço público prestado
	
	
	ações de comunicação e educação ambiental com envolvimento dos diferentes protagonistas sociais
	
	
	Desprezo de aspectos sanitários e dos riscos à saúde humana
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
		
	
		3.
		Assinale a afirmativa incorreta no contexto do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos:
	
	
	
	O gerenciamento dos resíduos sólidos consiste na simples retirada dos resíduos das ruas.
	
	
	Os padrões de produção e consumo vigentes nas últimas décadas vêm priorizando materiais e produtos descartáveis.
	
	
	O montante de resíduos gerados nas cidades precisa ser coletado, tratado e com destino adequado a cada dia.
	
	
	A população crescente no planeta cria demandas por mais alimentos, mais moradias, mais bens de consumo, mais serviços etc.
	
	
	Percebe-se que a quantidade de resíduos sólidos gerada pelas sociedades é crescente em todo o mundo, seja pelo aumento da população, seja pelo incremento da produção individual de resíduos.
	
	
	
	
		
	
		4.
		Os sólidos suspensos, lodo produzido diariamente correspondente à reprodução das células que se alimentam do substrato, devem ser descartados do sistema para que este permaneça em equilíbrio (produção de sólidos = descarte de sólidos). O lodo excedente extraído do sistema é dirigido para a seção de tratamento de lodo. Qual o melhor tratamento?
	
	
	
	Precipitação química
	
	
	Digestão aeróbica
	
	
	Oxidação
	
	
	Floculação
	
	
	Aeração
	
Explicação:
Digestão aeróbica é o processo de decomposição orgânica onde as bactérias aeróbicas, que apenas sobrevivem na presença de oxigênio, conseguem rapidamente decompor os resíduos orgânicos, tendo como produtos o gás carbônico CO2 e água. Este processo ocorre com alguma celeridade e produz calor.
	
	
	
	
		
	
		5.
		Em agosto de 2010, foi publicada a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Acerca desse assunto, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
	
	
	
	requer a apresentação de documentação de passivos ambientais apenas quando houver o gerenciamento de resíduos.
	
	
	permite o lançamento de resíduos sólidos in natura a céu aberto, desde que esta forma de disposição final seja prevista e descrita no plano original.
	
	
	faculta a atribuição de responsabilidade técnica em suas etapas de elaboração, implementação, operacionalização, monitoramento e controle da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
	
	
	deve contemplar diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, bem como volume e caracterização de resíduos.
	
	
	dispensa a apresentação de ações preventivas e corretivas relacionadas a acidentes de trabalho, pois esta é uma competência do setor de segurança do trabalho.
	
	
	
	
		
	
		6.
		O lixo é produzido todos os dias em todas as cidades, entretanto existem formas apropriadas para o encaminhamento desses resíduos, que ocasionará beneficio econômico e ambiental. Por exemplo, restos de alimentos, lixo hospitalar (de clínicas médicas e odontológicas) e resíduos sólidos (vidros, plásticos, papéis, metais) devem ser encaminhados, respectivamente, para:
	
	
	
	Lixão, incineração e biodigestor.
	
	
	Incineração, incineração e lixão.
	
	
	Usina de compostagem, incineração e reciclagem.
	
	
	Biodigestor, lixão e usina de compostagem.
	
	
	Usina de compostagem, aterro sanitário e reciclagem.
	
Explicação:
Os benefícios da Gestão de Resíduos são evidentes: Para além de possibilitar dar um destino final adequado aos resíduos, permite criar sinergias entre entidades que, de outra forma, não conseguiriam dar solução a este problema.
Desta forma, a Gestão de Resíduos traz benefícios ambientais, económicos e sociais já que permite à sociedade (con)viver em harmonia com os resíduos que produz.
	
	
	
	
		
	
		7.
		A destinação final dos resíduos deverá ser feita conforme Resolução Conama n° 313/02 e outras normas aplicáveis. As variáveis comumente avaliadas na definição da destinação final de resíduos são as seguintes, exceto:
	
	
	
	Quantidade do resíduo;
	
	
	A possibilidade de geração de empregos.
	
	
	Disponibilidade dos métodos de tratamento ou disposição;
	
	
	Classificação do resíduo;
	
	
	Custos dos métodos de tratamento ou disposição.
	
Explicação:
A destinação final dos resíduos deverá ser feita conforme Resolução Conama n° 313/02 e outras normas aplicáveis. As variáveis comumente avaliadas na definição da destinação final de resíduos são as seguintes:
Classificação do resíduo;
Quantidade do resíduo;
Disponibilidade dos métodos de tratamento ou disposição;
Custos dos métodos de tratamento ou disposição.
	
	
	
	
		
	
		8.
		Com relação ao gerenciamento dos resíduos sólidos, é incorreto dizer que:
	
	
	
	Os resíduos sólidos, quando não são tratados adequadamente, geram impactos no ambiente mas não constituem uma constante ameaça à saúde pública.
	
	
	Um dos objetivos da Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos ao meio ambiente e à saúde pública.
	
	
	Os resíduos sólidos, quando não gerenciados corretamente, geram impactos nos corpos hídricos, no solo, no meio atmosférico, na saúde pública e no meio social.
	
	
	Os resíduos, após dispostos no solo, entram em decomposição e geram dois subprodutos principais: o lixiviado e o biogás.
	
	
	O lixiviado e o biogás são responsáveis por causar grande parte dos impactos ambientais e na saúde pública associados à disposição inadequada de resíduos em lixões.

Continue navegando