Buscar

Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Didática e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura - Discursiva
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (253048)
Didática e Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (LED01)
Prova: 2309638
QUESTÃO:
1. Avaliar envolve valor, e valor envolve pessoa. Avaliação é, fundamentalmente, acompanhamento do desenvolvimento do aluno no processo de construção do conhecimento. Com relação à avaliação da aprendizagem, propagam-se alguns mitos. Cada um dos mitos traz até hoje consequências negativas ao trabalho pedagógico e desmotiva os educandos do querer aprender a aprender. Diante do exposto, disserte sobre alguns dos mitos criados ao longo dos anos sobre a avaliação da aprendizagem escolar.
FONTE: HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: Uma Prática em Construção da Pré-Escola à Universidade. 17. ed. Porto Alegre: Mediação, 2000.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao responder à questão, espera-se que o(a) acadêmico(a) cite pelo menos quatro itens sobre os mitos criados com relação à avaliação da aprendizagem escolar:
* Escola boa é aquela organizada, que exige muita disciplina e que repassa muitos conteúdos.
* O bom professor é aquele que reprova muitos alunos.
* A maior parte das deficiências dos alunos decorre das carências e problemas familiares.
* A democracia exige o respeito aos códigos socioculturais e às diferenças individuais.
* Avaliar é fácil e qualquer um pode fazer.
* Avaliar é tão complicado que se torna praticamente impossível fazê-lo corretamente.
* É preciso eliminar os aspectos quantitativos da avaliação.
* Nas escolas, avalia-se apenas o conhecimento adquirido pelo aluno, desprezando as demais habilidades.
QUESTÃO:
2. A Didática, no Brasil, iniciou com a chegada dos jesuítas, os quais permaneceram por mais de 200 anos, sendo eles os principais catequizadores na época. Naquele período, a educação não tinha um valor significativo, ela era voltada ao ensino da economia e da agricultura para índios e negros. A elite recebia uma atenção diferenciada e especial. De acordo com a iniciação da educação formal no território brasileiro, disserte sobre os pressupostos didáticos do ensino jesuítico no Brasil.
RESPOSTA ESPERADA:
A educação proposta pelos jesuítas compreendia a instrução de índios, negros e descendentes dos colonizadores que aqui habitavam, ensinando-lhes valores cristãos com ideias alicerçadas nas teorias do teólogo São Tomás de Aquino. A doutrinação era totalmente cristã e o estudo era privado com aulas expositivas e lições tomadas dos alunos oralmente. Aprendizagem dava-se por memorização e repetição do que fora dito pelo mestre, a fim de verificar os conteúdos anteriores, ditados, questionamentos e correção.
QUESTÃO:
3. Sobre as propostas de ensino da literatura, sabemos que cabe ao professor a tarefa de investigar a realidade sociocultural dos seus alunos, ou seja, a importância que atribuem à literatura e à leitura, seus gostos e expectativas de leitura. Sendo assim, há duas propostas de estudo da literatura no Ensino Médio, sendo uma a partir de suas relações com a história e a outra através do reconhecimento da linguagem literária. Elenque os pontos importantes da proposta de ensino da literatura a partir de suas relações com a história.
RESPOSTA ESPERADA:
A literatura é carregada de significação histórica, pois a obra literária carrega a cultura, o discurso, os valores, as opções, as crenças e a sociedade de um modo geral. O estudo a partir dessa proposta tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento dos conhecimentos literários relativos aos objetos que definem os gêneros literários, dentre estes o romance, enquanto narrativa histórica e ficcional. Seu objetivo é efetuar uma reflexão da relação entre a literatura e a história, uma vez que os textos literários abarcam fatos reais, sociais, bem como os modos de vida que marcam a humanidade.

Continue navegando