Buscar

Análise de Imagens na História da Arte

Prévia do material em texto

\zApol de h istoria da Arte e PRÁ TICA PR OFISSION AL LABORATORIO DE E NSINO Aprendizagem de historia 
 Questão 1/10 
Analise a ima gem a se guir:
Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.filosofia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe. php?foto=477&evento=3>. Acesso em: 05 jun. 2016. De acordo com o texto-base Fo ntes vi suais, cultura visual, H istória visual. Balanço provisório, propostas cautelares , a charge acima foi produzida e div ulgada pouco antes da Rev olução Francesa, no séc ulo XVIII. Sobre a relação entre as ima gens e o período mencio nado, leia a s afirmativas a seguir
I – As imagens tiveram um papel específic o no processo de derrubada da Monar quia Francesa, como instrumento de ação política.
II – Como a maior parte da população francesa já era alfabetizada, as imagens serv iam como mera ilustração aos textos escritos nos panfletos. 
 III – A utilização das ima ge ns nesse e pisódio apresento u eleme ntos que despertaram a atenção de historiadores da arte da é poca.
 IV – O mov imento contrarrev olucionário, que def endia a permanência da Monar quia instituída no poder, também utilizou as ima gens como forma de luta. 
Agora assina le a alternativa que conté m as afirmativas corretas: 
 A Apenas as afirmat ivas II e I II estão corretas. 
 B(X ) Apenas as afirmat ivas II, I II e IV estão corretas. CORRETA
 C Apenas as afirmat ivas I e IV estão corretas. 
 D Apenas as afirmat ivas I, II I e IV estão corretas. 
 E Apenas as afirmat ivas III e IV estão corretas. 
Questão 2/10 
 Analise a ima gem a se guir:
Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralme nte, ele está disponível em: <http://www1.fol ha.uol.com. br/fsp/ilustrissima/il2706201006. htm>. Acesso em: 11 jun.2016. 
 A foto acima é uma das ima gens que mais rodou o mundo através das páginas de i números jor nais, ganha ndo o prêmio Pulit zer da foto grafia. Considerando isso e o texto- base Atrav és da imagem: fotografia e histór ia, leia as afirmativas a seguir: 
 I - Os meios de co municação possuem um gra nde alca nce, a través deles, as imagens fotográficas fazem com que acontecimentos se tornem emblemáticos.
 II – A utilização de f otograf ias em manchetes e reportagens era uma prática do século passado , que foi extinta de pois do surgime nto das redes sociais. 
 III – O consumo de fotografias através dos meios de comunicação impressos é de frequência co tidiana na sociedade contemporânea. 
 IV – A i magem fotográfica por si só é isenta de sentido, necessitando do acompanha mento de um texto para ser ent endível. 
 Agora, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas: 
A Apenas as alternat ivas I e I II estão corretas. 
 B Apenas as alternat ivas II e III. 
C(X ) Apenas as alternat ivas I, III e IV estão corretas. CORRETA
D Apenas as a lternat ivas II e IV estão corretas. 
 E Apenas as alternat ivas II, III e IV estão corretas.
Questão 3/10 
 Analise a ima gem a se guir:
Após esta avaliação , caso queira ler o texto integralme nte, ele está disponível em: < http://www.consciencia.org/ a -civilizacao-helenica/6>. Acesso em: 05 jun. 2016 .
De aco rdo com o tex to- base F ontes visuais, c ultura visual, História visua l. Balanço provisório, propostas cautelares, diferentemente dos objetos que possuíam o status de artíst icos já ao serem criados, co mo os quadros, outros objetos, como as moedas, levaram al gum tem po para sere m considerados como fontes históricas. 
 Consi derando isso, leia as afirmativas a seguir
I – Os antiquários do s séc ulos XVI e XVII tiv eram uma i mportâ nci a considerável, pois retiravam informações de artefatos como as esculturas, por exemplo.
 II – Os objetos sagrados eram co nsiderad os como f ontes pela H istória da Arte já no século X II. 
 III – É a partir do século XIX, começo do XX, que essas fontes começa m a ser devidamente reconhecidas na História da Arte. 
 IV – A co nsolidação da i nserção dessas novas fontes re lacionadas à imagem ocorre com a História C ultural, já no século XX
Agora, assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas: 
 A(X ) Apenas as a lternat ivas I, III e IV estão corretas. CORRETA
 B Apenas as alternat ivas I, II e III estão corretas. 
C Apenas as alternat ivas II e IV est ão corretas. 
D Apenas as alternat ivas I e I II estão corretas. 
E Apenas as alternat ivas II e III estão corretas.
Questão 4/10 Leia o exce rto a seguir
“As f ontes f otográficas são uma possibilida de de investigação e desco berta que promete fr utos na medida em que se tentar sistematizar s uas informações, esta belece r metodolo gias ad equadas de pesquisa e a nálise para a dec ifração de seus co nteúdos e, por conse quência, da rea lidade que os originou”.
Após esta avaliação , caso queira ler o texto i ntegralmente, ele est á disponível em: KOSSOY, Boris. Fotografia e Histór ia. São Pau lo: Ateliê Editorial, 2011. p. 32.
 A inserção de novas fontes de ntro da História, como a fotografia, de manda o desenvolvimento de metodologias es pecíficas. 
 C onsiderando isso e te ndo como base o texto Através da imagem: fo tografia e história , ass i nale a alternativa corre ta: 
 A A import ação de mode los pro ntos de outras áreas já fo i suficiente para atender à demanda das e 
As meto dolog ias ut ilizadas na H istó ria para as fontes escritas t a mbém pode m ser ut ilizadas parde novas abor dagens. 
 C No caso da fotografia, o desenvo lvimento das novas meto dolog ias fo i realizado por fotógrafos 
D( X ) Essas novas fontes e xigira m do histo riador que houvesse u ma superação das a nt igas fro nmeto dolog ias adequadas. CORRETA
E A existência de u ma metodologia em e specífico fo i considerada co mo dispensável, já queilustr ações.
Questão 5/10 Leia o extra to de texto a seguir: 
 “A expressão ‘controle social’ tem or igem na sociologia. De forma geral é empregada para des ignar os mecanismos que es ta belecem a orde m soc ial disciplinando a sociedade e submetendo os indivíduos a determinados padrões soc iais e princí pios mora is. 
Ass im sendo, assegu ra a co nformidade de comportamento dos indivíduos a um conjunto de regras e princí pios prescritos e sancionados”. 
Após esta avaliação , caso queira ler o texto i ntegralmente, ele est á disponível em: PEREIRA, Isabel Brasil; LIMA, Júlio Cés ar França. Dicionário da Educação Profissional em Saúde . Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2009. p. 67. 
De acordo com o texto-base Através da imagem: fotogra fia e histór ia , existem v ários meca nismos que podem s er utilizados no controle socia l, como a fotografia. Acerca disso, assinale a alternativa correta: 
 A A foto grafia surg iu co mo uma for ma de apr imor ar o s retratos falados que er am feito s do s bancos
B O uso das fotografias em pre sídio s t em a função de registrar a situação dos criminoso s, para que 
C É através das foto s escolares que se acompa nha a frequência diária do s alu nos nas aulas.
 D( X)) No início do século XX, a foto grafia co meçou a ser associada à identificação , estando presecomo as ident idades. CORRETA
E A foto grafia é co nsid erada pe la just iça co mo o único tipo de prova que é impossível d e ser fal
Questão 6/10 Leia o seguinte fragmento de texto :
 “E m su ma, é pr eciso entender que se a imagem art íst ica não está, de fo r ma a lguma, iso lada de algo co mo u m co ntexto histó rico, at é po rque é dele part e co nst itutiva, po r outro lado ela deve, num pr imeiro mo mento , ser meto dolog icamente iso lada de le, po is só assim o conhecimento histo riográfico se tor na capaz de fo r mar ju nto à image m art íst ica, um voca bulário apto a reduz ir minima mente o fosso – em últ ima análise int r ansponível – que separa o discurso visual do verbal”. 
 Após esta avaliação, caso queira ler o t exto integr almente, ele est á disponí ve l em: FREIT AS, Art ur. Hist ó ria e I magem Artística: po r uma abordage m tr íp lice. Est udos Histó ricos, R io de Janeiro, n. 34, julho -deze mbro de 2004, p. 10. 
 Considerando a pluralidade de abordagens met o dológ icas das fontes visuais, e o texto -base Fontes visuais, cultura visual, História visual. B alanço provisório, propostas cautelares, enumere e m o rdem seque ncial as definições que se relacio nam a cada um dos elemento s a seguir : 
 1. Histó ria da Arte 
2. Antr opologia V isual/Soc io log ia 
3. Histó ria e I magem
 4. Cultur a Visual 
5. Histó ria Visual 
 ( ) Descobriu cedo a import ância dos registros visuais, ut ilizando pr incipalmente o desenho, a fotografia, o filme ( mudo e sonoro) e o vídeo. 
 ( ) Em vez d e ser considerada co mo ma is u ma compartimentação de ntro de u ma área do conhec imento humano, deve ser compreendida como um campo o peracional. 
 ( ) Desde o Renascimento já havia esforço s no sent ido de coletar e organizar as image ns dentr o dessa linha
( ) É compost a pela unificação de várias a bordagens e m t or no do campo da visualidade, que po ssibil it a u ma perspect iva mais a mp liada. 
 ( ) Vár ios pesqu isadores t ê m se inter essado pela relação entr e a sua d isciplina e a imagem, fundamentando- se na ampliação da noção já agora consolidada de do cu me nto. 
Agora assinale a alternativa com a sequência correta:
A 3 – 4 – 1 – 2 – 5 
 B ( X ) 2 – 5 – 1 – 4 – 3 CORRETA
C 2 – 1 – 4 – 5 – 3 
D 1 – 4 – 3 – 5 – 2 
E 4 – 3 – 1 – 2 – 5 
Questão 7/10 Leia a passa ge m a seguir: 
 “Narrativas rev elam o al inhamento dos narradores com certos indiv íduos, grupos, ide ias e símbolos atrav és dos qua is eles externalizam seus maiores valores, qualidades positiv as e de orgulho para si mesmos. Narrativas também revelam as dissociações dos narradores com ‘o utros’ indivíduos, grupos, ideias, e símbolos através dos quais eles ex ternalizam as partes menos fav oráv eis de si mesmos” . 
Após esta avaliação , caso queira ler o texto i ntegralmente, ele est á disponível em: ERRAN TE, Antoinette. Mas afinal a memó ria é de que m? Histórias O rais e modos de le mbrar e contar. História da Edu cação . ASPH E/FaE, UFPel, Pelotas (8): 141-174, set./00, p.141. 
da prática narrativa pode se revelar muitas i nformações, assim como dar voz ativa a diversos indivíduos pre sentes no meio socia l.
 Considerando isso e de aco rdo com o texto-base Calçando os sapatos do outro: um relato de experiênc ia com história ora l no ensino fundamental, leia as af irmativas a seguir, a ssinalando V para v erdadeiras e F para falsas: 
 ( ) Além da democrat ização da co mpreensão dos processos históricos, a História O ral também contribui com o acesso à produção do próprio conhecimento histórico.
 ( ) A H istória Oral pode incentivar nos a luno s a ide ia de que o conhecime nto pode ser so mente falado , sem a necessidad e ser escrito ou lido. 
( ) A prática da História Oral em sala de aula co ntribui para o desenvolvimento do respeito entre gerações e grupos sociais diferentes.
( ) Com a oportunidade de aproximação da comunidade com a escola, promov ida pela H istória Oral, o diá logo ent re elas pode ser cada v ez mais consolidado. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta: 
A F – V – V – F 
F – F – V – F 
C V – V – F – F 
D( X ) V – F – V – V CORRETA
E V – V – V – F
Questão 8/10 Leia o fra gmento de texto a seguir: 
 “Tupi, or not tupi tha t is t he question. Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos. Só me interessa o que nã o é meu. Lei do homem. Lei do antropófago. Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitos postos em drama. Fre ud acabou com o eni gma m ulher e com os sustos da psicologia impressa. O que atropelava a v erdade era a roupa, o impermeável entre o mundo interior e o mundo exter ior. A reação contra o homem v estido. O cinema america no informará”. 
 Após esta avaliação , caso queira ler o texto i ntegralmente, ele está disponível em: A NDR ADE, Oswald de. O manifesto antropófago. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e mod ernismo bras ileiro : aprese ntação e crítica dos principais manifestos v anguardis tas. 3 ª ed. Petrópo lis: Vozes; Brasília: INL, 1976. 
 O trecho ac ima é um excerto de um dos manifestos do mov imento modernista que ocorre u no Brasil. Q ua nto ao co ntexto socia l do modernismo brasileiro, considera ndo o artigo- base Imagens eloquentes: a primeira Missa no Brasil, ass inale a alter nativa correta
A A art e moderna brasile ira fo i inspirada por t endências est rangeira s, por isso seu início se deu t a 
B Durante a 1ª Guerra Mu ndial, em meados da década de 1910, surge o movimento modernistaper ío do.
C ( X ) Nas décadas de 30 e 40 a arte mo derna consolida seu espaço, com o apoio do governo Vargas unidade soc ial. CORRETA
 D O modernis mo brasileiro r estringiu-se à lit erat ura, deixando de fora as artes plást ica s e a mús ic 
E Houve algu ns e xpoentes artistas do pensamento moder nista que se co nstitu ír am e nquanto apro priamente dito. 
 Questão 9/ 10 Leia o exce rto a seguir:
 “Embora os críticos sai bam percorre r a história literária (e são m uito fortes no séc ulo XVII i nglês), eles parecem presumir que os textos sempre afetaram a sensibilidade dos leitores de uma mesma maneira. Mas um habitante se iscentista de Londres viv ia num un iverso mental difere nte do de um professor ame ricano do século XX. A própria leitura se transformou ao longo do tem po”.
 Após esta avaliação , caso queira ler o texto i ntegralmente, ele est á disponível em: D ARTON, Robert . O beijo de Lamourette: míd ia, c ultura e revolução. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.128. 
 De acordo com o texto-base O desafio d e fazer História com i magens: arte e cu ltura visual, a História dos l ivros e da leitura é uma das temáticas mais recentes de ntro da área. Qua nto a iss o le ia as afirma tivas a se guir:
 I – Por vários séc ulos a leitura foi um domínio seleto, há bito restrito a uma parcela da sociedade.
 II – O acesso à leitura é o mesmo em qual quer soc iedade, inde pendente do contexto histórico ou do espaço. 
 III – Atualmente a leitura bem como a escrita, por mais dissem inadas que sejam ai nda abarcam uma parte da população
IV – Hoje em o a nalfabetismo es tá em processo de erradicação mundial, sendo que países co mo o Brasil já tem uma população totalm e nte alfabetizada. 
Agora assina le a alternativa com as a firmativas corretas: 
A Apenas as alternat ivas II, III e IV estão corretas. 
B Apenas as alternat ivas I e I I estão corretas.
C( X ) Apenas as alternat ivas II e IV est ão corretas. CORRETA
 D Apenas as a lternat ivas I, II e III estão corretas. 
 E Apenas as alternat ivas I e I II estão corretas.
Questão 10/10 Analise a se guinte imagem:Após esta avaliação , caso queira ler o texto i ntegralmente, ele est á disponível em: <http://www. propa gandas historicas.com. br/2013/07 /creme -nivea-anos-30.html>. Acesso em: 05 jun. 2016. 
 A publicidade ta mbém fa z parte das i magens co nsideradas como fontes históricas. Quanto à me todologia da pesquisa no ca m po da H istória Visual , de acordo com o texto- base Fo ntes visuais, cultura v isua l, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares leia as afirmativ as a seguir
I – A lém das ima gens, ta mbém são f ontes de estudo para a H istória Visual: documentos esc ritos e produções sonoras. 
 II – As imagens de vem ser tratadas como i nstrume ntos da pesquisa em v e z de objeto, po is este é composto pela socied ade em si. 
III – No processo de análise das fontes na pesquisa em História Visual, as imagens devem ser abordadas como séries iconográficas. 
 IV – Por si só a ima gem já é um objeto de estudo, se ndo que a existência de uma perspectiva soc ial é opção do pesquisador. 
Agora, assinale a alternativa que contém as afirmações corretas: 
A Apenas as afirmat ivas I, II e I V estão corretas.
B Apenas as a firmat ivas II e I II estão corr etas. 
 C Apenas as afirmat ivas II e I V estão corretas. 
D Apenas as afirmat ivas I e II I estão corretas. 
E( X ) Apenas as afirmat ivas I e II estão corretas. CORRETA

Continue navegando