Buscar

Bioquímica e Farmacologia Ativ 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro Universitário Claretiano
Curso de Graduação em Educação Física
BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
ATIVIDADE 1
RICARDO DAS NEVES - 8070833
SEDE BATATAIS
2018
	Com base nas leituras propostas nas Unidades I e II, responda às questões a seguir:
1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais pH’s encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.
Para entender a importância do pH para o bom funcionamento do organismo, precisamos primeiramente entender o que é pH.
	A sigla PH significa Potencial Hidrogeniônico e consiste numa escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.
	O valor do pH é determinado pela concentração de íons de hidrogênio numa solução e mede-se numa escala que varia de 0 à 14, sendo que 0 indica um pH muito ácido, 7 pH neutro e 14 um pH muito alcalino. Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons (H+) e menor a concentração de íons (OH-). O índice do pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância e isso também acontece com o nosso corpo, cujo pH varia de acordo com a concentração de ácidos, metais, sais, etc.
	No nosso organismo encontramos os seguintes pH’s:
			pH ácido – 0,9 à 2,0 – encontrado no estômago;
	pH levemente ácido – 6,4 à 7,0 – encontrado na boca;
	pH levemente alcalino – 7,0 à 7,4 – encontrado no sangue;
	pH alcalino – 8,0 à 8,5 – encontrado no intestino.
Para manter a saúde do corpo humano é extremamente importante equilibrar o seu pH, ou seja, manter o equilíbrio entre a sua acidez e sua alcalinidade. Desta forma é preciso restringir em grande escala alimentos cujos pHs são muito baixos preferindo consumir alimentos alcalinos. 
O organismo dispõe de três mecanismos reguladores do pH, que funcionam em sincronia, para preservar as condições ótimas para o metabolismo celular: o mecanismo respiratório, o mecanismo renal e o mecanismo químico constituído pelos sistema tampão.
	A regulação respiratória é de ação rápida, capaz de controlar a eliminação do dióxido de carbono e dessa forma, moderar a quantidade de ácido carbônico e a concentração de hidrogênio livre no plasma sanguíneo. 
A eliminação renal é de início mais lento, torna-se efetiva após algumas horas e demora alguns dias para compensar as alterações existentes.
As soluções tampão também regulam o funcionamento do corpo humano.são soluções que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases. Elas são geralmente formadas por um ácido fraco e um sal desse ácido, ou, então, por uma base fraca e um sal dessa base e são usadas sempre que se necessita de um meio com pH aproximadamente constante.
Um pH abaixo da normalidade (7,4) auxilia na propensão de doenças causadas por vírus, bactérias e fungos. Uma alimentação baseada em alimentos ácidos com a agravante do sedentarismo cria em nosso organismo um ambiente de acidez que literalmente expulsa o oxigênio das células. 
As substâncias ácidas repelem oxigênio, as substâncias alcalinas por sua vez atraem-no. Sendo assim, um pH levemente alcalino do sangue aumenta a oxigenação das células e a imunidade evitando muitas doenças, uma vez que, vírus e bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver. 
Uma pequena variação do pH dá oportunidade a uma redução do seu sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à nossa saúde, como vírus, bactérias, fungos, que vivem em meios ácidos se proliferem e encontrem um ambiente propício para sobreviver. 
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPBELL, M. K. Bioquímica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LEHNINGER, A. L.; NELSON, D. L.; COX, M. M. L. Princípios de Bioquímica. 4. ed. São Paulo: Sarvier, 2006.
PEREIRA, L. V. Sequenciaram o genoma humano... E agora? 2. ed. São Paulo: Moderna, 2005. v. 1.
SACKHEIM, G. I. Química e Bioquímica para Ciências Biomédicas. 8. ed. Barueri: Manole, 2001.
VOET, D.; VOET, J. G. Bioquímica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SITES PESQUISADOS
BIBLIOTECA DIGITAL DE CIÊNCIAS. Home page. Disponível em: <.https://www.bdc.ib.unicamp.br/bdc/principal.php> Acesso em: 13 mago. 2018. 
TE LIGA NET. Conexões inteligentes. Home page. Disponível em: < http://www.teliga.net/ > Acesso em: 13 ago. 2018

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando