Buscar

Inclusão e Surdez: Desafios e Mitos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TÓPICOS EM LIBAS: SURDEZ E INCLUSÃO
AV1 E AV2 – 2018.1
1) quando falamos de acessibilidade pontuamos condição para que a pessoa com deficiência tenha as mesmas condições que os demais e cada deficiência possui sua necessidade, sejam elas adaptação seja físicas ou comunicativas Em relação à Surdez, de que forma e os Governos podem contribuir para uma sociedade inclusiva a partir do pressuposto da diversidade Humana
R: quando falamos de acessibilidade pontuamos condição para que a pessoa com deficiência tenha as mesmas condições que os demais e cada deficiência possui sua necessidade, sejam elas adaptação seja físicas ou comunicativas Em relação à Surdez, de que forma e os Governos podem contribuir para uma sociedade inclusiva a partir do pressuposto da diversidade Humana
2) Na segunda metade do século XVIII havia duas propostas principais para a educação de surdos na Europa. Assinale a alternativa correta:
R: O Método Francês e o Método Alemão
3) Os mitos são narrações sociais, uma representação fantasiosa que reconhece o proferidor do discurso como autoridade sobre aquilo ou sobre quem se predica. Assinale a alternativa que complementa essa ideia:
R: Dentro dessa premissa, os mitos relacionados aos surdos e aos deficientes provocam impactos dessas desastrosas visões errôneas na sua vida social:
4) As deficiências são manifestações inseridas no contexto da Diversidade Humana. Assinale a opção INCORRETA
R: A concepção de Diversidade Humana não legitima a crença de que todas as pessoas têm o direito de participar ativamente da sociedade
5) Pode-se dizer que entender a LIBRAS como um conjunto de gestos e pantomimas caracteriza:
R: Mitos sobre a língua.
6) O congresso de Milão ocorreu em 1880 , onde foi discutido sobre educação de surdos, na ocasião a os surdos foram proibidos de participar das discussões , e a partir da fala de Grahan Bell um importante decisão foi tomada e alterou toda a educação de surdos da época, refletindo até a pouco tempo na educação de surdos. assinale o desfecho das discussões e quem influenciou tais decisões?
R: Foi decidido pelo Oralismo sob influência de Graham Bell
7) Em Informação Cultural (IC), a expressão idiomática em LIBRAS cujos sinais se referem a "Como vai você?" em português, se traduz com qual das estruturas frasais a segui:
R: Saúde B-E-M 
8) A LIBRAS é uma língua, pois possui gramática e um sistema abstrato de regras finitas, as quais permitem a produção de um número ilimitado de frases, altamente complexo como as demais línguas: Desse modo, sua denominação correta:
R: Língua brasileira de sinais
9) Marque a ÚNICA opção que conceitua corretamente um dos Parâmetros abaixo:
R: Ponto de Articulação refere-se ao local onde o sinal é produzido, podendo ou não tocar o corpo. Mesmo que a configuração esteja certa, se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido
10) Ponto de Articulação refere-se ao local onde o sinal é produzido, podendo ou não tocar o corpo. Mesmo que a configuração esteja certa, se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido:
R: Oi, obrigado, por favor e desculpa
11) Geralmente as pessoas estão acostumadas a associar língua ao uso de voz. Assim, quando se referem à língua de sinais, que exige uma associação entre língua e sinais, normalmente apresentam concepções inadequadas à associação Língua/Sinais. Marque a opção que desmistifica tais concepções:
R: As línguas de sinais apresentam-se numa modalidade diferente das línguas orais, ou seja, são línguas em que a produção discursiva não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas, sim, visoespacial.
12) São parâmetros das línguas de sinais. (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21):
R: Ponto de Articulação e Orientação
13) A língua de sinais pode ser evidenciada principalmente através:
R: Do uso de sinais espaciais e visuais que têm as mãos, o corpo e expressão facial como suporte
14) A fluência em LIBRAS não implica:
R: Uso de leitura labial
15) Os surdos, como cidadãos que são, possuem direitos no acesso à comunicação, mas, apesar disso, ainda encontram barreiras comunicacionais. Assinale a ÚNICA opção que indica a principal causa da falta de assistência aos surdos nos serviços públicos e privados.
R: Falta de aplicação das políticas inclusivas e linguísticas, para que os surdos possam ser atendidos em sua primeira língua (LIBRAS), usufruindo dos serviços públicos e privados como todo e qualquer cidadão.
16) Uma criança surda do segundo ano escreve: O médico procurar o algodão é escondido. O médico está achando o algodão muito espertos. Com base na lei da LIBRAS, o professor do aluno surdo deve
R: Observar os aspectos semânticos (conteúdo), sequência lógica das ideias e, finalmente, estruturação frasal Mínima para se ter a compreensão do texto
17) O ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos, baseia-se no fato de que esses são cidadãos brasileiros, tem o direito de utilizar e aprender essa língua oficial e que é tão importante para o exercício de sua cidadania. Dentre as alternativas a seguri, assinale a ÚNICA opção que corresponde a essa proposição:
R: O contexto de ensino bilíngue para a criança surda configura-se diante da co-existência da LIBRAS e da língua portuguesa, aprendendo-as para as diferentes funções sociais que se apresentam no dia-a-dia da pessoa surda.
18) A Lei de LIBRAS também é conhecida como:
R:Lei 10.436/2002
19) A LIBRAS (língua brasileira de sinais) passa a ser reconhecida como meio de comunicação oficial nas comunidades de surdos brasileiros a partir da promulgação 
R: Lei 10.436/2002
20) Quando se lê nos documentos oficiais sobre o respeito e a garantia dos direitos humanos básicos, a expressão oportunidades iguais para todos implica:
R: Que cada cidadão terá o direito de ser atendido em sua diferença.
21) Para Cavalcanti & Silva (2008), salas de aulas só para surdos existem em número ainda reduzido no país e pertencem à rede regular. A comunidade surda pleiteia outro modelo de educação, aquele que dê espaço para que a LIBRAS possa ser a língua de instrução da escola e o português (de preferência o escrito) passe a ser ensinado como L2. O conteúdo escolar pode ser ensinado por professores (surdos ou ouvintes) proficientes em LIBRAS. Esse modelo é chamado de;
R: Bilíngue 
22) A política inclusiva é uma realidade. Para que os surdos possam participar dos diversos espaços sociais e educacionais é necessário que haja o reconhecimento da LIBRAS como língua de interação e instrução. Isso acontecerá a partir de ações inclusivas. Marque a ÚNICA alternativa que afirma essa proposta:
R: Difusão da LIBRAS nos principais serviços públicos e privados e sua inclusão como disciplina curricular nas escolas e faculdades
23) A respeito dos sujeitos surdos e ouvintes que dominam e usam a LIBRAS, podem ser considerados como:
R: Sinalizantes
24) Quanto a LIBRAS, é correto afirmar que:
R: É heterogênea, não universal, apresenta variações linguísticas. Todos os conceitos estudados sobre línguas se aplicam na Libras
25) A LIBRAS é considerada pela Lingüística como língua natural, ou seja, um sistema linguístico legítimo e não como uma patologia da linguagem. Comparando-a com as línguas orais, apenas sua modalidade se difere. Marque a opção que denomina corretamente a que tipo de modalidade a LIBRAS se estrutura:
R: Modalidade visual-espacia
26) A comunidade surda tem características próprias e a língua de sinais, como as outras línguas, tem a marca dessa cultura. As pessoas com surdez atuantes na comunidade surda participam então de duas culturas, a surda e a ouvinte. Isto é conhecido como:
R: bilinguismo e biculturalismo
27) A modalidade linguística da LIBRAS, a quantidade de falantes, os lugares e associações onde se reúnem, os valores, os princípios e as experiências visuais compartilhados pelo mesmo sistema de comunicação formam uma comunidade linguística denominada:
R: Comunidade surda
28)
As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009)
R: Fenômeno cultural onde se concentram as relações sociais, emocionais e intelectuais, porque tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo.
29) Sobre a variabilidade linguística estudada na aula cinco, é certo afirmar que:
R: Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e sinalizadas, como região, idade, sexo, classe socioeconômica. (Lucas, 2001)
30)Sobre os adjetivos da LIBRAS é correto afirmar que:
R: Apresentam fundamentos para formação de classificadores descritivos 
31)Os pronomes possessivos na LIBRAS somente estabelecem relação de concordância com:
R: Pessoa 
32) O sistema pronominal da LIBRAS, a exemplo do português, é formado por três pessoas do discurso. Dependendo da configuração de mãos utilizada e da direção para qual aponta no espaço, as pessoas do discurso podem ser especificadas. Assinale a ÚNICA opção que complementa a ideia sobre os pronomes na LIBRAS:
R: Aparecem tanto no singular, quanto no plural 
33) Em termos de produção de sinais utilizados na LIBRAS, essas duas categorias são semelhantes, sendo possível diferenciá-las apenas a partir do contexto. As relações estabelecidas são as mesmas da norma padrão encontradas em boa parte das línguas orais. A que categorias gramaticais da LIBRAS se refere o texto:
R: Pronomes demonstrativos e advérbios de lugar
34) As palavras das línguas são agrupadas e organizadas em classes específicas. Essa organização ocorre em categorias gramaticais. Na gramática da LIBRAS, os pronomes QUE e QUEM
R: São utilizados no início ou final da frase, dependendo do contexto, caracterizam-se, essencialmente, pela expressão facial interrogativa feita simultaneamente ao pronome.
35) Assinale a alternativa que explicita uma das características dos adjetivos na Língua Brasileira de Sinais:
R: Na formação de classificadores descritivos, os adjetivos, assumem de maneira icônica a qualidade ou a forma de um objeto. 
36) Analise a afirmação a seguir e responda: A ação de apontar em LIBRAS é integrante do seu sistema pronominal, pois durante a produção do discurso pode assumir a função de indicar, entre outros, o sujeito do discurso
R: Verdadeiro. Porque especifica a pessoa do discurso.
37) As expressões faciais também fazem parte da comunicação humana. Através delas, podemos revelar emoções, sentimentos, intenções para nosso interlocutor. No caso das línguas de sinais, as expressões faciais desempenham um papel fundamental. (Pizzio; Rezende e Quadros. Língua Brasileira de Sinais II. UFSC ¿ Faculdade de Letras LIBRAS). Assinala a alternativa que aponta as influências das expressões faciais sobre os adjetivos na LIBRAS
R: Os adjetivos estão associados ao grau de intensidade através das expressões faciais
38)Para a boa formação de sinais da LIBRAS são cinco os parâmetros exigidos, a saber: Configuração de Mãos, Ponto de Articulação, Movimento, Expressões não-manuais e:
R: Orientação 
39) São parâmetros das línguas de sinais. (CONCURSO PÚBLICO, MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG, questão 21)
R: Ponto de Articulação e Orientação
40) O atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, segundo a Lei 10436/2002 é de responsabilidade
R: Do poder publico em geral e das empresas concessionárias de serviços públicos
41) Em 1880, houve o congresso de Milão onde se instituiu a prática de qual metodologia de ensino que privilegia a leitura labial como forme de aquisição dos conteúdos pedagógicos
R: Oralismo
42) Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Esta relação se dá, principalmente no seguinte caso
R: Pais ouvintes de filhos surdos
43) Para a Antropologia, "todas as pessoas, à medida que participam de grupos e da sociedade global, possuem cultura"(LAKATO, 1982, 122). Essa cultura não depende do acúmulo de conhecimento teórico-acadêmico, mas, sim, de "conjunto complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade" (idem). Assinale a alternativa que NÃO justifica a cultura surda
R: A cultura surda justifica-se pelo uso de aparelhos auditivos e leitura labial
44) A identidade em relação ao Outro se institui através de trocas que fazem com que cada um dos parceiros/membros de uma mesma comunidade identitária, por se reconhecer semelhante ao parlinguístico. Assinale a ÚNICA opção que corresponde ao conceito de Identidade surda
R: A LIBRAS e a culturalidade dos surdos promovem essa construção subjetiva do sujeito surdo em sua relação com Outro sujeito surdo
45) Quando se ressalta os aspectos sociolinguísticos da LIBRAS, faz-se referência às relações entre língua e comunidade que a usa, que podem ajudar a entender a LIBRAS também como um sistema de valores, produto de um determinado grupo linguístico. Essas possíveis relações compreendem quatro aspectos sociolinguísticos. Assinale a ÚNICA opção que aponta esses aspectos
R: Variação linguística, padronização, famílias de línguas e usuários e minorias linguísticas
46) Na LIBRAS temos dois tipos de verbos: direcionais e não direcionais. Assinale a alternativa CORRETA em relação a esses verbos
R: Os verbos não direcionais, não possuem concordância e podem ser ancorados ao corpo ou incorporar objetos
47) Marque a alternativa em que o verbo indicado NÃO é direcional
R: Falar
48) Na Libras, ao descrever as características físicas e ou comportamental de pessoas, utiliza-se o recurso corporal denominado:
R: Classificadores
49) Em LIBRAS os verbos com concordância são:
R: Aqueles que se flexionam em pessoa, número e aspecto.
50) Com base nos estudos realizados na disciplina Tópicos em LIBRAS: surdez e inclusão, quais são os tipos de verbos e seus respectivos conceitos presentes na LIBRAS?
R: Verbos direcionais que possuem marcas de concordância. A direção do movimento, marca no ponto inicial o sujeito e no final o objeto; verbos não direcionais que não possuem marcas de concordância, não se flexionam em pessoa, número e não tomam afixos locativos.
51) Alguns verbos na LIBRAS têm flexão verbal, sem seguir necessariamente as mesmas regularidades de outros idiomas orais, tais como: marca de gênero, tempo e modo. Marque a opção CORRETA que particulariza a flexão verbal da LIBRAS:
R: Direcionalidade
52) Marque a alternativa em que há verbo direcional:
R: Perguntar
53) Assinale a frase que contempla um verbo com concordância
R: Flor eu dar mamãe

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando