Buscar

Howard Gardner

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Howard Gardner
Biografia
Howard Gardner nasceu em 11 de julho de 1943 em Scranton, Pensilvânia.
Filho do casamento judaico de Ralph e Hilde Gardner, que foram forçados a deixar a sua residência em Nuremberg em 1938, pela ascensão do movimento nazista.
Ele participou de várias escolas locais em Scranton, até que em setembro de 1961 ingressou na Escola Harvard para estudar as relações sociais. Lá ele adquiriu e aperfeiçoou seus conhecimentos de ciências sociais: história, psicologia ou sociologia.
Em 1965, depois de terminar seus estudos de relações sociais, Gardner decidiu passar um ano de pós-graduação na London School of Economics, onde continuou a sua formação e conferências presentes no campo da filosofia e sociologia. Isto encorajou-o a continuar os seus estudos em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Harvard.
Durante seu mandato na Universidade de Harvard, Howard trabalhou com muitas personalidades da psicologia, incluindo o psicanalista Erik Erikson, especialista em psicologia da língua ou Roger Brown epistemólogo Nelson Goodman. Além disso, ele entrou em contato direto com as teorias de psicólogos cognitivos Jean Piaget e Jerome Bruner, que exerceu uma forte influência sobre ele.
Em 1971 ele terminou seus estudos Psicologia do Desenvolvimento. Depois de terminar seu doutorado, trabalhou com Norman Geschwind neurologista.
Em 1986 ele começou a ensinar como Professor de Educação da Harvard School of Education, cargo que deixou em 1998 para ocupar a cadeira de Cognição e Educação John H. u0026 Elisabeth A. Hobbs na mesma escola, e atualmente ocupa.
Em 1991, foi nomeado professor assistente de psicologia na mesma universidade, cargo que também continua a exercer.
Origem da teoria de Gardner
Gardner entendeu que existem várias formas de inteligência, cada uma voltada para áreas específicas.  Influenciado pelo psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget, Gardner estudou o desenvolvimento de crianças de inteligência dentro da média e superdotadas, como os adultos com lesões cerebrais continuam com atividade intelectual, como os autistas, mesmo com comprometimento intelectual conseguem desenvolver outras habilidades e a história do desenvolvimento cognitivo.
Em 1983, Gardner apresentou ao mundo o livro: Estruturas da Mente: Teoria das inteligências múltiplas (Frames of Mind). 
O psicólogo não contesta que a inteligência seja a “capacidade de entender ideias complexas e resolver problemas”, mas, explica que existem várias formas de fazê-lo.  
Na obra, Gardner afirma que todos nascem com o básico de cada inteligência e que a cultura é sua base. De acordo com sua percepção, cada ambiente valoriza determinada habilidade.
Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Se uma pessoa, por exemplo, nasce com uma inteligência musical, porém as condições ambientais (escola, família, região onde mora) não oferecem estímulos para o desenvolvimento das capacidades musicais, dificilmente este indivíduo será um músico.
De acordo com Gardner, são raríssimos os casos em que uma pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas. Podemos citar Leonardo da Vinci como um destes casos raros de genialidade. Ele foi um excelente pintor, botânico, matemático, anatomista e inventor. Por outro lado, o psicólogo afirma que são raros também os casos em que uma pessoa não possui nenhuma inteligência.
O desenvolvimento das habilidades acontece por estágios. O padrão cru é o primeiro deles é a capacidade dos bebês em processarem os primeiros estímulos. 
O segundo estágio ocorre aos cinco anos. A criança passa a codificar os símbolos, como a escrita, música, conversas e desenhos, por exemplo. 
Dos cinco anos até a adolescência ocorre o aprimoramento dessas capacidades relatadas. Na adolescência e na fase adulta, algumas inteligências se sobressaem e o indivíduo começa a trabalhar as habilidades valorizadas pelo seu habitat.
Gardner ainda afirma que estas inteligências se apresentam de duas formas. Algumas pessoas já nascem com determinadas inteligências, ou seja, a genética contribui. Porém, as experiências vividas também contribuem para o desenvolvimento de determinadas inteligências.
O que é a teoria das inteligências múltiplas?
Gardner afirma que todo ser humano possui múltiplos tipos de inteligência. Cada um deles pode ser desenvolvido ou enfraquecido. Em 1983 foram definidos os primeiros sete tipos, posteriormente complementados com mais dois, em 1999:
Inteligência verbal ou linguística: habilidade verbal bem desenvolvida, sensibilidade aos sons, significados e ritmos das palavras;
Inteligência lógico-matemática: habilidade de pensar de forma conceitual e abstrata, além da capacidade de discernir padrões lógicos ou numéricos;
Inteligência musical: habilidade de produzir e apreciar ritmos, tons e timbres;
Inteligência visual ou espacial: capacidade de pensar em forma de imagens, “visualizar” conceitos abstratos;
Inteligência corporal ou cinestésica: capacidade de controlar o próprio corpo e lidar fisicamente com objetos variados;
Inteligência interpessoal: capacidade de detectar e responder adequadamente aos humores, motivações e desejos dos outros;
Inteligência intrapessoal: capacidade de ser autoconsciente e em sintonia com seus sentimentos interiores, valores, crenças e processos de pensamento;
Inteligência naturalista: habilidade para reconhecer e categorizar plantas, animais e outros elementos da natureza;
Inteligência existencialista: sensibilidade e capacidade para lidar com questões profundas em torno da existência humana, como o significado da vida, por que morremos, ou como chegamos até aqui.
De acordo com Gardner,
Todos ser humano possui as nove inteligências em níveis variados;
Cada pessoa tem uma composição intelectual diferente;
Podemos melhorar o ensino se considerarmos os diferentes tipos de inteligência de cada aluno;
Essas inteligências estão localizadas em diferentes áreas do cérebro e podem trabalhar tanto isoladas quanto juntas;
Em que sentido a teoria das inteligências múltiplas difere da definição tradicional de inteligência?
De acordo com a definição tradicional, a inteligência é uma capacidade cognitiva uniforme com a qual as pessoas nascem. Tal capacidade pode ser facilmente mensurada através dos chamados testes de respostas curtas.
De acordo com Gardner, a inteligência é:
A habilidade de elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários;
Um conjunto de habilidades que permitem que uma pessoa resolva problemas;
O potencial de encontrar ou criar soluções para problemas, o que envolve adquirir novos conhecimentos.
Referências 
https://www.lendo.org/teoria-inteligencias-multiplas-gardner/
http://felidaenca.com/category/tecnologia/howard-gardner-biografia-e-principais-teorias.php
https://www.eusemfronteiras.com.br/teoria-das-inteligencias-multiplas-de-gardner/
http://asafetuosas.blogspot.com/2012/10/historia-e-vida-de-gardner.html
teste 
https://www.guiadacarreira.com.br/testes/teste-7-inteligencias/

Continue navegando

Outros materiais