Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Nome: Jean Macedo de Almeida
Questões Sistema Digestório
1. O trato gastrointestinal tem como função primária transportar nutrientes, água e eletrólitos do meio externo para o meio interno. Para que isso seja possível, é necessário que diferentes processos ocorram: secreção, digestão, absorção, motilidade e controle. Descreva o que são cada um desses processos, e sua respectiva importância na função digestória.
Secreção: hidrolisam os nutrientes gerando microambientes adequados para a digestão.
Digestão: hidrólise enzimática dos nutrientes, transformando-os em moléculas capazes de atravessar a parede do trato e serem absorvidas.
Absorção: passagem de nutrientes do lúmen para a circulação sanguínea e linfática.
Motilidade: efetuada pela musculatura do trato gastrointestinal, propicia a mistura, trituração e progressão céfalo-caudal. As funções de digestão e absorção dependem de uma velocidade adequada do trânsito do bolo alimentar.
Controle: Permite que alimentos ingeridos sejam transportados durante um período de tempo adequado para que os nutrientes do lúmen sejam digeridos e absorvidos. Exercido pelo: Sistema Nervoso Hormônios Substâncias parácrinas.
2. Faça um desenho esquemático considerando as estruturas por onde o alimento ingerido passa da boca ao ânus. Este tubo contínuo e oco tem um comprimento de 4,5 metros, sendo que só o intestino corresponde por 3,95m, e suas paredes são formadas por 4 camadas. Quais são essas camadas? Descreva os componentes que formam cada uma delas.
Camada mucosa: É uma camada interna que forra o TGI (trato gastrointestinal).
Diversas modificações estruturais aumentam a área de superfície para acentuar a absorção: Rugas e dobras: A parede é pregueada com rugas (estômago) e dobras (intestino). Aumentam em 3 vezes a área de absorção. Vilosidades: Projeções da mucosa intestinal para o lúmen em extensões semelhantes a dedos. Aumentam em 10 vezes a área de absorção. Microvilosidades: a área de superfície da cada célula intestinal individual é aumentada por microvilosidades ao longo da membrana apical, a qual forma uma borda em escova semelhante à célula epitelial do néfron. Aumentam em 20 vezes a área de absorção.
Camada submucosa: É uma camada média da parede intestinal, composta por tecido conjuntivo e possui grandes vasos sanguíneos e linfáticos. Além disso, contém o plexo submucoso ou de Meissner, responsável pela sensibilidade do TGI. 
Camada muscular: São duas camadas de músculo liso: Camada circular: sua contração diminui o diâmetro do lúmen. Camada longitudinal: sua contração encurta o tubo. Entre ambas, situa-se o plexo mioentérico ou de Auerbach, contendo neurônios do sistema nervoso entérico responsáveis pela motilidade. 
Camada Serosa: trata-se de uma membrana de tecido conjuntivo que circunda o trato digestório em toda sua extesão.
3. A motilidade gastrointestinal é regulada pelo sistema nervoso entérico (inervação intrínseca), e também pelo sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático (inervação extrínseca). Qual a contribuição de cada uma dessas divisões do sistema nervoso para o controle das secreções e motilidade?
Sistema nervoso entérico: - Duas redes bem definidas de fibras nervosas e de corpos ganglionares são encontradas na parede do trato gastrointestinal desde o esófago até ao ânus. Estas redes são chamadas pelos intramurais e constituem o sistema nervoso entérico. Plexo mioentérico: está situado entre as duas camadas musculares lisas. É um plexo principalmente motor e regula a motilidade do tubo gastrointestinal; o Nota: na doença de Hirchsprung estão em falta células ganglionares, parte do plexo mioentérico. A doença é caracterizada por obstipação severa causada pela redução da motilidade do trato gastrointestinal. Plexo submucoso: é menos extenso e situa-se na submucosa. Está principalmente relacionado com o controlo da atividade secretora e fluxo sanguíneo para as vísceras. A organização do sistema nervoso entérico é bastante complexa (cérebro visceral); - As células neuronais de cada plexo estão organizadas em gânglios e fibras nervosas que formam redes que possibilitam o contato entre os dois plexos; - Os plexos inervam vasos sanguíneos, músculo liso, e glândulas de trato gastrointestinal; - O sistema nervoso entérico é responsável por coordenar a atividade secretora e a motilidade através de vias intrínsecas chamadas “short-loop reflexes”. Estes usam vários neurotransmissores e neuromodeladores; - Ainda, os neurónios intrínsecos podem realizar sinapses com neurónios da via extrínseca, logo, é permitida a comunicação entre inervação intrínseca e extrínseca.
Inervação simpática: provoca diminuição da atividade do tubo gastrointestinal (tem receptores adrenérgicos), e pode mesmo chegar a uma inibição quase total da motilidade. Em contraste, os esfíncteres do trato gastrointestinal (têm receptores adrenérgicos) contraem as suas fibras circulares, pois aqui a inervação simpática é excitatória.
Inervação parassimpática: aumenta tanto a motilidade como a secreção do tubo gastrointestinal. O nervo vago estabelece a inervação parassimpática de esófago, estômago, intestino delgado, fígado, pâncreas, cego, apêndice, cólon ascendente e cólon transverso. O restante do cólon recebe inervação parassimpática de nervos pélvicos através do plexo hipogástrico. Todas as fibras parassimpáticas terminam no plexo mioentérico e são predominantemente colinérgicas.
4.Quais glândulas anexas fazem a secreção da saliva? Qual a composição da saliva e quais são suas funções?
Parótidas: logo abaixo da orelha e atrás dos ramos verticais da mandíbula.
Submandibulares: estão no espaço intramandibular.
Sublinguais: localizadas na base da língua.
Composição da saliva: amilase salivar, muco, íons (Na, K, Cl, Ca), fosfatos, iodeto, brometo, fluoreto, - HCO3, lactoferrina, lisozima, calicreína, peroxidase, imunoglobulinas, EGF e NGF, parotina. A maior parte de líquidos e sais é proveniente do fluxo sanguíneo. 
A saliva é opalescente, às vezes límpido e incolor; e possui alta viscosidade (devido a mucina). A saliva umedece, lubrifica e digere parcialmente o alimento. Ao se misturar com a secreção salivar, o alimento é moldado em um bolo alimentar bem lubrificado, o que facilita a deglutição. As enzimas salivares somente operam em pH alcalino.
5. Em relação as secreções gástricas, relacione a secreção a sua função:
(a) pepsina e lipase			(c) estimula a secreção de ácido gástrico
(b) HCl				 (a) digestão de proteínas e lipídeos
(c) histamina				(e) tampona ácido gástrico para evitar dano
(d) somatostatina			(b) ativa a pepsina e destrói microorganismos
(e) bicarbonato			(d) inibe a secreção de ácido gástrico
6. Qual importante característica da camada mucosa do intestino delgado tem relação com a sua principal função, a de absorver alimentos?
A camada mucosa que reveste o seu interior apresenta invaginações, as vilosidades intestinais, pelas quais são absorvidas as substâncias digeridas. 
7. Quais são as células que formam o pâncreas exócrino? Que substâncias essa células produzem e onde são liberadas?
O pâncreas exócrino corresponde à maior parte da massa pancreática, constituída basicamente por células acinares, organizadas na forma de ácinos. As células acinares sintetizam enzimas digestivas, em sua forma inativa, tais como amilases, proteases, lipases e nucleases. Posteriormente, essas enzimas são secretadas nos ductos pancreáticos e transportadas até o duodeno, onde são ativadas.  As células dos ductos produzem mucina e fluidos ricos em bicarbonato, úteis na neutralização do conteúdo ácido estomacal.
8. A bile é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar. Descreva os componentes que formam a bile e qual é sua importância para a função digestória.
A bile é uma secreção de sabor amargo, coloração amarelo-esverdeada e possui em sua composição: água, bicarbonato de sódio, sais biliares, bilirrubina, colesterol, pigmentos, entre outros.
Quando o alimento, especialmente o alimento gorduroso,alcança o duodeno, gera a produção de alguns hormônios que estimulam a contração da vesícula, fazendo-a lançar seu conteúdo dentro do duodeno para ajudar na emulsificação das gorduras. Este fluído age nos alimentos de forma a auxiliar na digestão da gordura e na absorção intestinal de substâncias nutritivas presentes na dieta.
9. Compare o pH da secreção salivar, do estômago e do intestino delgado. Por que existe essa variação do pH nos diferentes órgãos do trato gastrointestinal?
Essa variação de pH ativa as enzimas das secreções, as quais irão finalizar o processo de digestão. Além disso, o alto pH auxilia no processo de absorção dos nutrientes e dos íons.
10. Descreva como ocorre o reflexo da defecação.
Reflexo de defecação inicia-se quando a parede do reto é distendida 
↓
reflexo parassimpático
↓
Paredes do colon sigmóide e reto se contraem e há relaxamento do esfíncter anal
↓
O esfíncter anal externo está sob controle voluntário
↓
Se a defecação é indesejada: o reflexo cessa até o próximo movimento de massa

Mais conteúdos dessa disciplina