Buscar

Resumo Introdução + Capítulo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética Profissional - Introdução + Capítulo 1			
Como vimos na nossa primeira aula, e no primeiro capítulo do livro de ética profissional, todo mundo tem um preço. Só não se sabe qual é o preço de cada indivíduo. Talvez muitos de nós, seres humanos, nunca iremos passar por uma situação que transformará esse dilema em realidade.
Sempre me imagino nessa situação. Um conselheiro que tem o dever de escolher dentre várias construtoras de prédios (ou qualquer outra decisão que demande muito dinheiro), qual será aquela que ganhará. Então, imaginando essa hipótese como realidade, o primeiro estudo de comparação provavelmente descartaria metade delas construtoras, pois nem todas se encaixariam no perfil desejado. Ainda me restaria muitas, então eu continuaria meu trabalho para escolher a melhor. Depois de muito trabalho de comparações ficaria em dúvida entre duas, e não conseguiria escolher a melhor. As duas seriam ótimas escolhas. Ai vem o problema, uma delas me oferece 100 vezes o meu salário para ser a escolhida, a pergunta que me vem a cabeça é: será que eu aceitaria? Uma parte de mim pensa que eu não estaria fazendo nada de errado, “estou com duvida entre duas, para a construção do prédio nada se afetará”, mas outra parte de mim pensa “Se essa construtora está me oferecendo dinheiro assim, provavelmente alguma coisa não está tão certo assim, talvez esse seja o ponto negativo entre as duas empresas”.
�
	
No nosso país essas práticas são muito comuns. E podemos ver esse problema aplicado em diversos meios distintos. Vemos nas construções de prédios, onde vimos um caso recente, Palace II, em 1998; Nas malas e cuecas dos políticos; Vemos também nas propinas em todos os meios onde ocorre descumprimento da lei. 
As empresas atuais estão preocupadas com esses atos. Já que basta um de seus funcionários, com algum poder, haja dessa forma e toda a empresa será culpada. Nos dias de hoje, com tanta concorrência, se uma empresa não cuidar da ética de seus funcionários, esta não estará bem no mercado.
Está faltando ética à nossa sociedade. Mas é difícil pedir ética quando se vê no noticiário políticos roubando o dinheiro do povo para comprar fazendas e barcos. Ou quando vemos um de nossos familiares dando um “dinheiro para o cafezinho” para que o guarda não o multe. O descumprimento de leis básicas de ética nos faz crescer achando que esse problema é normal e irreparável.

Outros materiais