Buscar

avaliando aprendizado de direito administrativo I

Prévia do material em texto

¿PROCESSUAL CIVIL E ADMINISTRATIVO. INMETRO. TAXA DE SERVIÇOS METROLÓGICOS. FARMÁCIA. BALANÇA OFERECIDA COM CORTESIA AOS CLIENTES. DESCABIMENTO. 1. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é no sentido de que a Taxa de Serviços Metrológicos, decorrente do poder de polícia do Inmetro em fiscalizar a regularidade das balanças, visa preservar as relações de consumo, sendo desse modo imprescindível verificar se o equipamento objeto de aferição é essencial à atividade desempenhada pela empresa. Precedentes: RESP 1.283.133/RS, Rel. Ministro Mauro Campbell Marques, Segunda Turma, DJe 9.3.2012; AgRg no RESP 1.290.558/RS, Rel. Ministro Benedito Gonçalves, Primeira Turma, Dje 8.2.2013; e RESP 1.455.890/SC, Rel. Ministro Humberto Martins, Segunda Turma, DJe 15.8.2014. 2. No caso concreto, o Tribunal de origem consignou que "trata-se a impetrante de estabelecimento comercial dedicado basicamente à venda de medicamentos (farmácia), atividade que para ser desenvolvida não exige o uso da balança. O equipamento, no caso, é oferecido como cortesia aos clientes, para seu uso particular, ou seja, o equipamento não é utilizado para quantificação da mercadoria comercializada, logo, não atinge a relação de consumo que ali se estabelece" (fl. 255, e-STJ). 3. Agravo Regimental não provido.".¿ BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. AgRg no REsp 1465186 / PR. Rel. Min. Herman Benjamin. Julgamento em: 04/11/2014, publicada no 27/11/2014. Disponível em: < http://www.stj.jus.br/SCON/jurisprudencia >. Acesso em: 04 fev. 2015. Considerando o julgado acima, avalie as afirmações a seguir. I. .O Poder de Polícia só atinge aos administrados que possuem vínculo especial com o Poder Público. II. No caso de aplicação do poder de polícia em situações descabíveis resulta em desvio de finalidade. III. O Poder Judiciário, quando provocado, tem competência para revogar atos administrativos.. É correto o que se afirma em:
	
	 
	II, apenas.
	
	I, II e III.
	
	III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	
	2a Questão (Ref.:201501518850)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos atos administrativos, assinale a alternativa correta:
	
	
	Os atos administrativos discricionários praticados por agentes incompetentes podem ser revogados.
	
	Os atos administrativos ilegais são convalidados com sua publicação regular.
	
	Os atos administrativos nulos ficam sujeitos à invalidação somente pelo Poder Judiciário.
	 
	A motivação integra a forma do ato administrativo.
	
	
	3a Questão (Ref.:201501518908)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Estado promoveu regular licitação para contratação de empresa para realizar a manutenção de informática das escolas estaduais de ensino fundamental. Ao final do processo, mas antes da homologação da licitação, adveio orientação do Ministério da Educação (MEC) para que o ensino fundamental fosse municipalizado por meio da celebração de convênio com o Estado. O Estado entendeu oportuna a orientação do MEC e deu início a celebração de convênios para municipalização do ensino. No que concerne a licitação, entendeu por bem
	
	 
	revogá-la, uma vez que não se mostrava mais conveniente e oportuna a realização da despesa, porque a obrigação da manutenção seria oportunamente assumida pelos municípios quando da celebração dos convênios.
	
	anulá-la, na medida em que não se mostrava mais oportuna e conveniente a contratação.
	
	anulá-la, uma vez que a decisão do MEC eivou o procedimento de vício de ilegalidade superveniente
	
	mantê-la, homologando o resultado e adjudicando o objeto ao vencedor, uma vez que os municípios, celebrados os respectivos convênios, sucederiam o Estado na contratação.
	
	suspendê-la, para que os Municípios, após a celebração dos respectivos convênios, pudessem optar entre a obrigação de finalizar o procedimento ou anular a licitação.
	
	
	4a Questão (Ref.:201501513998)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para habilitação dos licitantes, no caso de pregão, não será exigida documentação relativa à
	
	
	habilitação jurídica;
	
	qualificação econômico-financeira;
	
	regularidade fiscal;
	
	qualificação técnica.
	 
	garantia da proposta;
	
	
	5a Questão (Ref.:201501514142)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Determinado órgão público celebrou, após regular procedimento de licitação, contrato para que uma construtora promovesse obras em imóvel locado para a instalação de uma repartição pública. Durante a vigência do contrato, tornaram-se conhecidas algumas especificidades que demandam acréscimo aos serviços contratados. Para o equacionamento dessa questão, a alternativa legalmente prevista é:
	
	 
	o aditamento do contrato até o limite de 50%, caso se trate de obra de reforma, independentemente de anuência do contratado. Comentários O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinqüenta por cento) para os seus acréscimos.
	
	à anulação do contrato firmado, promovendo-se nova licitação para a totalidade das obras necessárias.
	
	o aditamento do contrato até o limite de 50% (cinquenta por cento), ainda que com alteração do objeto.
	
	nova licitação para contratação das obras identificadas como necessárias, iniciando-se a execução dessas obrigatoriamente após a conclusão das inicialmente contratadas.
	
	Em se tratando de acordo, o aditamento do contrato não sofre limites.

Continue navegando