A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
EDs TEO

Pré-visualização | Página 1 de 2

EDS TEO
1- O  plano de avaliação é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as hipóteses levantadas e suas possíveis respostas. Sendo assim, verifique as alternativas abaixo:
I - para a execução do plano de avaliação o profissional pode administrar uma série de testes ou técnicas projetivas;
II - a entrevista já faz parte do plano de avaliação;
	A
	I e II
Justificativa: A execução do Plano de Avaliação requer aplicação de recursos investigativos (bateria de testes), além disso também utiliza-se técnicas e instrumentos para que as hipóteses levantadas possam ser respondidas. A entrevista faz parte do plano de avaliação, pois este também é composto por recursos investigativos, ou seja perguntas iniciais para possíveis respostas.O que justificam a I e II estarem corretas.
2 Na entrevista devolutiva o psicólogo deve comunicar ao sujeito o resultado da avaliação, bem como, a discussão dos aspectos levantados. É importante que o psicólogo esteja atento a:
I - a situação pode estar permeada de ansiedade, devendo ter consciência disso;
II - deve ser rápido em suas percepções e muito flexível no manejo da situação para manter sua sensibilidade clínica e ser habilidoso em sua comunicação;
IV - o psicólogo deve descobrir a fantasia de ajuda, a expectativa que o entrevistado tem de seu trabalho.
É correto o que se AFIRMA em: 
	D
	I, II e IV
Justificativa: O psicólogo, em sua comunicação, precisa fazer-se compreendido e articular as informações com bastante domínio e recursos, sempre levando em conta, seu papel enquanto profissional. A devolutiva pode sim estar permeada de angústias e ansiedade, já que o cliente está em busca de ajuda, muitas vezes consciente ou não da fonte de sua procura. A entrevista devolutiva é um direito do cliente e um dever do psicólogo, de acordo com o novo Código de Ética, que entrou em vigor no dia 27 de agosto de 2005. O psicólogo transmite somente o que for necessário para a tomada de decisões e orienta sobre os encaminhamentos apropriados. 
3 Em uma entrevista de triagem, a entrevistada relata à entrevistadora que sua mãe é uma mulher jovem, mas sempre enfrentou dificuldades de relacionamento com sua mãe, porém agora está pior, e, toda vez que conversam surge uma discussão. Em contrapartida, a entrevistadora, também tem uma mãe jovem, entretanto, possui uma relação amigável com sua mãe e orienta e entrevistada que chegando em casa tente conversar com sua mãe, afinal ela é uma pessoa importante para ela. Nesse diálogo, que tipo de fenômeno ocorreu na relação entrevistadora-entrevistada?
IV - Ocorreu uma contratransferência, pois a entrevistadora orientou a entrevistada levando em conta a sua própria relação com a mãe.
Assinale a alternativa correta
	E
	Somente a alternativa IV
Justificativa: A entrevistadora, ao propor que a entrevistada tentasse ter uma conversa amigável com sua mãe, realizou uma contratransferência, pois como também tem uma mãe jovem e se dá bem com ela, trouxe respostas às manifestações da entrevistada. A contratransferência ocorre como resposta à transferência. O psicólogo é capaz de perceber e compreender as defesas e modos de estruturação do paciente quando domina as técnicas que utiliza, pois assim, se concentra na pessoa e em sua relação com ela. 
4 No enquadre da entrevista, o entrevistador deve respeitar os seguintes critérios:
I - o horário e o limite na extensão da entrevista devem ser respeitados;
III - as perguntas devem ser diretas e sem subterfúgios, sem segundas intenções;
IV - o silêncio do entrevistado pode fornecer importantes informações durante a entrevista.
Assinale a alternativa correta
	E
	I, III e IV
Justificativa: A entrevista se baseia numa relação de ajuda e contato com o outro e há algumas competências necessárias aos psicólogos. A alternativa II é incorreta, pois o psicólogo precisa estar disponível ao outro para escutá-lo, porém sem interferências de questões pessoais. Toda entrevista tem horário para começar e terminar e precisam ser respeitados, ambos (entrevistado e entrevistador)precisam ter consciência de que o encerramento está ocorrendo. O psicólogo também precisa ter clareza em suas colocações para não haver mal-entendimentos. E o silêncio durante a entrevista pode ter vários significados, como por exemplo: neutralidade, empatia, compreensão, desentendimento. Caberá ao psicólogo perceber o significado deste silêncio e agir a partir disso
5 A entrevista clínica, também chamada por Alfred Benjamin de entrevista de ajuda ou aconselhamento, tem como objetivo principal auxiliar o cliente, ele está no centro, deve ser o foco da atenção do profissional. Desta forma:
I - o psicólogo deve ter o desejo de ajudar para que seja estabelecido o vínculo e uma relação de respeito e confiança;
II - a sala deve ser confortável, não deve ser ameaçadora, nem barulhenta, não devem ocorrer interrupções, pessoas entrando na sala, nem chamadas telefônicas;
	C
	I e II
Justificativa: A entrevista clínica ocorre num espaço no qual a pessoa revela sua intimidade, assim precisa ser estabelecida uma relação harmoniosa, de confiança e respeito mútuo, permeada pela empatia. Esta entrevista se configura como uma relação de ajuda e precisa também de seriedade, portanto o ambiente precisa também ser harmonioso para que o cliente consiga se expor e expressar os motivos que o levou a buscar ajuda. A aliança de trabalho é assegurada a partir do acolhimento, a pessoa precisa estar envolvida numa relação em que sinta-se à vontade para se expressar. As interrupções atrapalham o bom andamento da entrevista e as percepções que o psicólogo tem a partir das expressões, gestos e verbalizações do entrevistado. Até mesmo as anotações não podem interferir na relação de ajuda
6- A entrevista de anamnese tem por objetivo primordial o levantamento detalhado da história do desenvolvimento do sujeito, principalmente na infância. Deve obter as seguintes informações:
I - dados sobre a condição do nascimento;
III - queixa ou motivo da consulta;
	B
	I e III
Justificativa: A Anamnese revela a história do examinando: o que faz dele ser somente ele. E traz consigo informações a serem examinadas em seu roteiro: 1) Dados Pessoais; 2)Demanda Atual (motivos da procura por ajuda); 3)Desenvolvimento na Infância e Adolescência; 4)Constelação e Relacionamento Familiar; 5)Antecedentes Clínicos pessoais e familiares; 6)Histórico ocupacional e familiar e 7)Condições Atuais (sono, apetite, vida social, atividades físicas, lazer). Portanto, as alternativas I e III estão corretas, pois levam em consideração dados sobre a infância e a demanda atual, ou seja, o motivo da consulta. As alternativas II e IV desconsideram as informações sobre antecedentes familiares e sobre desenvolvimento psicomotor, sendo que o desenvolvimento global do indivíduo será considerado em uma anamnese, desde seu nascimento até a atualidade.& nbsp;
7 - Marcos é gerente de uma concessionária e o negócio encontra-se em ampla expansão, necessitando de vendedores competentes para sua filial. A psicóloga da empresa realizará as entrevistas de seleção. Como será seu procedimento?
II - verificar a experiência dos candidatos através da análise do currículo;
III - deve ter clareza dos objetivos do cargo: vendedores de automóveis;
IV - realizar uma análise do cargo, atividades e habilidades necessárias para posterior realização do roteiro de entrevistas.
Assinale a alternativa correta
	D
	II, III e IV
Justificativa: As técnicas de seleção tem por objetivo colher informações sobre os candidatos,que serão entrevistados e passarão por todos os instrumentos escolhidos para a avaliação, para o responsável pelo processo finalizar sua análise do candidato com o perfil mais apropriado às necessidades da empresa, naquele momento. 
8 - A professora solicita a avaliação da psicóloga da escola, para seu aluno de 08 anos por tratar-sede uma criança agressiva, evidenciando dificuldades de aprendizagem