Buscar

Atividades 1

Prévia do material em texto

Iniciado em
	sexta, 26 Out 2018, 20:07
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sexta, 26 Out 2018, 20:23
	Tempo empregado
	15 minutos 51 segundos
	Notas
	2,00/2,00
	Avaliar
	20,00 de um máximo de 20,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00Marcar questão
Texto da questão
A perspectiva filosófica do conceito de ciências permite que a pesquisa seja direcionada para a nossa prática profissional porque:
Escolha uma:
a.
Facilita a propagação do conhecimento por intermédio de ferramentas específicas da filosofia, como o senso comum;
b.
Dessa forma podemos experimentar uma liberdade criativa mais flexível, visto que podemos fazer uso da ciência em nossas próprias experiências cotidianas;
c.
Precisamos explicar os fenômenos naturais de forma concreta;
d.
A ciência é a atividade pela qual os homens adquirem um conhecimento ordenado, trabalhando com uma metodologia que precisa ser particular e fazendo uso de um conjunto de atitudes céticas e objetivas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o trecho retirado do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (2011) e, em seguida, responda a questão.
(...) Como professor devo saber que sem a curiosidade que me move, não aprendo nem ensino. É fundamental que alunos e professor se assumam epistemologicamente curiosos. Saibam que sua postura é dialógica, aberta, curiosa, indagadora e não apassivada, enquanto fala ou ouve.
O exercício da curiosidade a faz mais criticamente curiosa, mais metodicamente “perseguidora” do seu objetivo. Quanto mais a curiosidade espontânea se intensifica e se “rigoriza”, tanto mais epistemologicamente vai se tornando. Um dos saberes fundamentais à prática educativa-crítica é o que adverte da necessária promoção da curiosidade espontânea para curiosidade epistemológica.
(FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011.)
Na Unidade 01, você aprendeu que, para ser um bom pesquisador, não basta apenas aplicar métodos de pesquisa de maneira eficiente. É indispensável que o tema que você deseja investigar, desperte e desenvolva uma curiosidade. Essa curiosidade tem tudo a ver com a curiosidade epistemológica que o Paulo Freire tanto falou. Sendo assim, assinale a alternativa que define curiosidade epistemológica:
Escolha uma:
a.
Diz respeito à rigorosidade metódica que permite a passagem do conhecimento do senso comum para o conhecimento científico e tal rigorosidade se acha no método de aproximação do objeto;
b.
Refere-se ao conhecimento que passa de geração para geração, sem nunca ser contestado por aquele que divulga;
c.
É o uso da racionalidade de forma sistemática, metódica e crítica da função do homem de desvendar o mundo, compreendê-lo, explicá-lo, dominá-lo;
d.
Significa ciência, conhecimento; é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença, com o conhecimento, sua natureza e limitações. É uma palavra que vem do grego.
Parte inferior do formulário

Continue navegando