Buscar

AVE Fisioterapia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CENTRO DE REABILITAÇÃO 
COLÔNIA ANTÔNIO ALEIXO
*
*
 ORIENTADORA
 Professora,Drª DALVA COIMBRA
 ACADÊMICOS:
 Gerdean
 Lenita
 Aldemir
*
*
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
*
*
O AVE resulta da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas.
 As causas mais comuns são os trombos, o embolismo e a hemorragia.
 Apresenta-se como a 2ª causa de morte no mundo. O AVE é a principal causa de incapacidade neurológica dependente de cuidados de reabilitação e a sua incidência está relacionada com a idade.
 
Definição:
*
*
TIPOS DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
O acidente Vascular Cerebral, ou derrame cerebral acontece quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, este fato leva a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sangüínea adequada. O derrame é uma das causas mais comuns de mortes. 
O AVE pode ser:
Isquêmico: entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro; 
ocorre quando não há passagem de sangue para determinada área, por uma obstrução no vaso ou redução no fluxo sangüíneo do corpo, pode ser local ou difuso, pois ocorre a diminuição ou interrupção no tecido cerebral de oxigênio e outros metabólicos
Hemorrágico: rompimento do vaso provocando sangramento no cérebro
O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico deve-se a ruptura de um vaso intracraniano, gerando o extravasamento de sangue para o parênquima cerebral ou espaço subaracnóideo. (O’SULLIVAN et al., 2004).	
*
*
FATORES DE RISCO
Os fatores de risco de importância que levam ao Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVEI) de acordo com O’Sullivan; (2004), incluem as doenças cardiovasculares que afetam o cérebro e o coração. Ressaltam-se também entre outros fatores, o fumo, inatividade, obesidade, estresse, taxas séricas elevadas de colesterol e especialmente do colesterol-LBD, diabetes, contraceptivos orais e predisposição genérica.
*
*
FISIOPATOLOGIA
O tecido nervoso é desprovido de reservas sendo totalmente dependente do aporte circulatório, pois é graças a este que as células nervosas se mantém ativas, sendo o seu metabolismo dependente de oxigênio e glicose. 
A interrupção deste aporte numa determinada área do cérebro tem por conseqüência uma diminuição ou interrupção da atividade funcional dessa área. Se a interrupção do aporte circulatório for inferior a 3 minutos, a alteração é reversível; se esse prazo ultrapassar os 3 minutos, a alteração funcional poderá ser irreversível, originando necrose do tecido nervoso. O Acidente Vascular Cerebral (AVE) pode ser causado por dois mecanismos diferentes: oclusão de um vaso provocando isquemia e enfarte do território dependente desse vaso ou ruptura vascular originando uma hemorragia intracraniana. Quaisquer destes dois eventos graves podem advir de causas distintas: a obstrução vascular pode ser devida à doença local da parede do vaso, dando origem à formação de um trombo, ou a um embolo originado num ponto mais distante da rede vascular e que, entrando na circulação, vai alojar-se num vaso e provocar a sua oclusão. (FRANÇA; FORTES; COSTA, 2004).
*
*
ASPECTO IMPORTANTE
AIT ou ataque isquêmico transitório - clinicamente, corresponde a uma isquemia passageira que não chega a constituir uma lesão neurológica definitiva e não deixa seqüela. É um episódio súbito de déficit sanguíneo em uma região do cérebro com manifestações neurológicas, que se recuperam em minutos ou em até 24 horas. Constitui um fator de risco muito importante, visto que, uma elevada porcentagem dos pacientes com AIT apresentam um AVE nos dias subseqüentes.
O AVE hemorrágico é menos comum, mas não menos grave, e ocorre pela ruptura de um VASO SANGUINEO intracraniano, levando à formação de um COÁGULO que afeta determinada função cerebral.
*
*
SINAIS E SINTOMAS
Conforme Cintra; Nishide; Nunes (2005), pode-se observar como sinais e sintomas específicos do AVEI e AVEH estão relacionados diretamente com o local (área) e a extensão da lesão. Em relação à diferenciação clínica dos AVE’s se torna quase que impossível, pois os sinais e sintomas apresentados pelos mesmos são semelhantes. 
	As manifestações clínicas mais freqüentes no AVE são: cefaléia súbita e intensa, de localização occipital unilateral ou generalizada, diferindo de qualquer tipo de dor de cabeça que o paciente tenha sofrido até então, na qual ela pode também ser acompanhada ou antecipada de rigidez na nuca, náuseas, vômitos, lipotímia, distúrbios da visão e sintomas motores e sensitivos. 
*
*
Sinais e sintomas
Para Smeltzer; Bare (2005), o paciente com AVEI pode apresentar:
Dormência ou fraqueza da face, braço ou perna. Especialmente um lado do corpo, confusão ou alteração do estado mental, dificuldade em falar ou compreender a fala, distúrbios visuais, dificuldade em deambular, tonteira ou perda do equilíbrio, cefaléia súbita (pág.1580).
De acordo com O’Sullivan (2004), nas manifestações clínicas pode haver perda da sensibilidade, mas raramente está ausente no lado hemiplégico, e está relacionada à localização e extensão da lesão vascular, a anestesia cruzada que envolve danos faciais, com deficiência do tronco e membros contralaterais, perda proprioceptiva que tem impacto significativo sobre a habilidade motora.
*
*
Sinais e sintomas
 Logo após o AVE o hemicorpo apresenta um estado de flacidez sem movimentos voluntários, ou seja, o tônus é muito baixo para iniciar o movimento não há resistência ao movimento passivo e indivíduo é incapaz de manter o membro em qualquer posição, especialmente nas primeiras semanas.
 Todas essas alterações levam à perda dos padrões de movimento do hemicorpo afetado, bem como a padrões inadequados do lado não afectado utilizando-se da compesação.
 Durante os primeiros dezoitos meses a espasticidade vai, gradualmente, desenvolvendo-se com as atividades e esforços realizados pelo indivíduo.
*
*
DECUSSAÇÃO DAS PIRAMIDES
Decussação: Cruzamento em forma de X, na linha mediana, de feixes nervosos similares (motores, sensitivos ou vegetativos) do sistema nervoso central. Ex.: decussação das pirâmides no bulbo raquidiano.
*
*
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
*
*
ESTUDO DE CASO
*
*
ANAMNESE
PACIENTE
Nome: Raimundo Adalberto de Souza Faria
Data da avaliação: 16/03/2010 Sexo: Masculino Idade : 51 anos
Estado Civil: Casado Ocupação/Profissional: Motorista 
Nacionalidade: Brasileiro 
Naturalidade: Acre
 
*
*
AVALIAÇÃO
Anamnese:
Nome: Raimundo Adalberto de Souza Farias 
Data da avaliação: 16/03/10
Sexo: Masculino Idade : 51 Estado Civil: Casado
Ocupação/Profissional: Motorista Naturalidade: Acre
HISTÓRIA CLÍNICA
Q.P: Paciente relatou cefaléia constante, algias nas articulações , déficit de locomoção , precisa de ajuda, devido a sua patologia, hemiparesia do lado direito em membro superior e inferior.
 
HISTÓRIA CLÍNICA
*
*
PROCEDÊNTE DE SUA RESIDÊNCIA
Paciente faz tratamento de fisioterapia todas às terças e quintas de 08:30 às 10:00 hs.
Uma equipe é responsável pela locomoção do mesmo até a clínica colônia Antônio Aleixo com cuidado e atenção e o devido respeito que todo paciente merece.
Acadêmicos de fisioterapia do 5º periodo direcionou o seu tratamento para um melhor conhecimento e prática.
*
*
H.D.P
 Paciente relatou que sofreu AVE a um ano e meio atrás, com diminuição em dimido e dificuldade de se movimentar, sempre precisa do auxílio da esposa para fazer alguma atividade da vida diária, dificuldade na fala.
*
*
AVALIAÇÃO
O paciente foi submetido a uma avaliação fisioterapêutica para documentar o diagnóstico e desenvolver um plano de tratamento específico. Durante a avaliação, foram verificados os sinais vitais
convencionais, ou seja, pressão arterial , batimentos cardíacos entre outros.
O paciente ficou em posição sentada, com joelhos fletidos. 
*
*
 
Através dos resultados obtidos na avaliação fisioterapêutica, os sinais vitais apresentaram.
F.C. 69 F.R: 16 P.A: 150 X 80 
mmHg/ TEMP: 36,8%
INSPEÇÃO: Colaborativa
COLORAÇÃO : Normal
TÔNUS MUSCULAR: Hipotônico
TROFISMO MUSCULAR: Hipotrofismo
*
*
PATOLOGIAS ASSOCIADAS
HAS
HÁBITO DE VIDA
Sedentário
HISTÓRIA FAMILIAR
HAS Diabetes Obesidade
MEDICAMENTOS: Usa Hidroclaratida para HAS, losatam 1x ao dia, protanda 2x ao dia.
Exames Complementares: Não apresentou.
*
*
REFLEXOS POSTURAIS E MUDANÇAS DE DECÚBITO
D.D para D.L.E: com dissociação
D.L.E para D.V: não consegue
D.V para puppy: não
Puppy para Joelho D: não
Sentado: sim
*
*
TESTE DE FORÇA MUSCULAR
Com relação aos resultados obtidos durante o Tratamento, baseado na escala ordinal de força muscular, o paciente apresentou força normal nos membros superior e inferior esquerdo, grau de força 5, e, nos membros superior e inferior direito o paciente realizou movimento contra alguma resistência, grau de força 4.
*
*
TESTE DE COORDENAÇÃO
*
*
TESTE DE COORDENAÇÃO
O paciente apresentou marcha ceifante na sua deambulação, balançou o membro inferior direito para fora e para frente em círculo, obervando a velocidade reduzida e com auxílio. O equilíbrio do paciente ficou comprometido ao realizar movimentos de levantar e sentar, em manter-se em posição ereta e de movimentar-se em uma postura com sustentação do peso. Evidenciamos que durante a avaliação que o paciente apresentava atraso ao iniciar alguma atividades motora, as dificuldades foram evidentes ao executar seqüências de movimentos e realização de movimentos voluntários.
*
*
*
*
TESTE DE SENSIBILIDADE
*
*
OBJETIVO DO TRATAMENTO
 O tratamento de pessoas que sofreram um AVE tem, em última análise, o objetivo de melhorar a qualidade de vida. Os exercícios terapêuticos (cinesioterpia) promovem a reeducação do controle motor e permitem ao paciente se movimentar da forma mais eficiente possível. O movimento funcional minimiza o gasto energético, previne o surgimento contraturas e o desenvolvimento de deformidades, e reduz a dor.
 
*
*
CONDUTA
A cinesioterapia é a modalidade terapêutica mais citada no tratamento da espasticidade. No Brasil, as duas modalidades mais freqüentemente empregadas são o método Bobath, e a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva.
 Bobath, é uma abordagem neurofisiológica, na qual o fisioterapeuta utiliza posturas inibidoras de reflexos para “funcionalizar” o tônus muscular e reeducar o movimento normal.
 A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP), ou método Kabat faz uso da resistência manual e do estímulo do reflexo de estiramento como forma de modificação e promoção de coordenação motora.
*
*
CONDUTA
Alongamentos passivos.
Exercícios com o bastão.
Exercícios com a bola para melhorar a abertura da mão.
Exercícios com o paciente sentado se apoiando na toalha.
Barra paralela,
Escada / rampa.
Barra de Ling
*
*
RESULTADO
O tratamento do paciente estava com um bom desenvolvimento, aceitando o que pedia para ser realizado, porém foi pouco tempo de tratamento pelos acadêmicos. Todavia por motivo de força maior a troca de horários impossibilitou o restante do tratamento. O paciente já vinha fazendo fisioterapia e estava com uma boa evolução nas espasticidades e na sua deambulação. Portanto foi de grande relevância para o nosso conhecimento, podemos dizer que a estrutura é ótima e com ótimos profissionais.
*
*
CONCLUSÃO
Encontramos em nossa orientadora um incentivo para que nós possamos desenvolver nossa profissão no futuro. Tiramos desse pequeno estágios uma noção do que vem nos períodos seguintes. Além do mais a experiência é fundamental para desenvolvermos a prática , vivenciamos o dia-a-dia de um fisioterapeuta e o sofrimentos de pessoas que precisam de nossa ajuda. No entanto quem pretende seguir nessa área tem que ter amor no que faz e os louros são conseqüência do trabalho. Portanto agradecemos a oportunidade que nos foi dada e esperamos nos encontrarmos no futuro próximo.
*
*
 OBRIGADO ! 
 Professora: “DALVA COIMBRA”
*
*
 MENSAGEM DE AGRADECIMENTO 
DOS ACADÊMICOS DO 5º PERIODO DE FISIOTERAPIA
Obrigado por fazer do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazer com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudar a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastar o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolver o que achávamos complicados... Por ser pessoa digna de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos fazer acreditar nos nossos sonhos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando