Buscar

AULA 2 protese

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sair da disciplina sabendo atraves da perda, qual tipo de aparelho indico. Um retroauricular, micro canal, intra canal? Enfim... Qual molde? Adaptação mono ou binaural e pq?
Moldes auriculares
Para o sucesso na adaptação da prótese auditiva é essencial um molde adequado as características eletroacústicas da prótese auditiva, ao usuário e a perda auditiva.
O paciente chega encaminhado do otorrino e fazemos a audiometria e a media tritonal de 500,1000 e 2000 e se der abaixo de 40db o paciente vai ser protetizado. Vamos fazer o molde que fica pronto em torno de 1 mês e quando o molde chegar vai ver qual aparelho tem disponível para aquela perda auditiva.
Para criança são indicados mais moldes de silicone, porque é um material mais flexível. Para o adulto é mais indicado o acrílico e vai depender tb da perda auditiva.
8 tipos de moldes auriculares.
Função principal dos moldes: São peças individualmente confeccionadas inseridas no meato acústico externo. Tem como função primaria conduzir o som que é amplificado no microfone pela prótese auditiva ate a membrana timpânica, ou seja, o som ambiental vai ser captado pelo microfone e vai ser conduzido ate a membrana timpânica, orelha media, interna e vias auditivas centrais. Função secundaria dos moldes é fixar a prótese ou receptor a orelha do usuário.
Outra função dos moldes auriculares é fazer vedação acústica entre o meato acústico externo e o microfone da prótese auditiva prevenindo o aparecimento da microfonia, por não ter um molde adequado ao ouvido do paciente vaza o som.
Modificar quando necessário o sinal acústico e o molde deve ser esteticamente aceito pelo usuário e confortável para ser utilizado por longos períodos.
Como é feito o molde: São confeccionados a partir de uma moldagem individual da área da concha, hélice e meato acústico externo. Principais componentes para fazer o molde: Um fio dental ou uma linha e enrolar no algodão para colocar no meato externo ocluindo ele todo, o algodão com a linha para fora. Necessário duas massas verde e branca que vem com as colheres que vem com a medida certa. Pega uma colher da massa verde e uma da branca, depois junta as duas massas com a Mao ate ficar homogenico e coloca na seringa e introduz na orelha do paciente, espera secar e depois tira.
Primeira coisa é realizar a meatoscopia para ver se tem rolha de cera ou perfuração de membrana timpânica e explicar o procedimento ao paciente.
Obs: Pode pedir ao paciente para que abra a boca, mastigue, pois ajuda uma adaptação melhor da massa para fazer o molde. 3 minutos mais ou meos para a mssa secar e depois ver o meato externo para saber se ficou resíduo de massa.
O molde pode sofrer modificações acústicas que são feitas no molde segundo a perda auditiva do paciente, são 4, mas a principal é a ventilação
Seleção do material do molde: Acrilico rígido e silicone
O acrílico rígido é o mais utilizado, mais resistente e durável. É fácil de ser manuseado e aceita qualquer tipo de modificação estetia ou acústica.
O silicone é muito flexível e resistente. É mais para crianças e pacientes que são alérgicos ou que já são usuários de prótese auditiva a um tempo e não se adaptaram ao acrílico.
Os fatores para a escolha do tipo de molde são a textura da cartilagem do pavilhão auricular, o tipo de potencia da prótese, a idade do paciente, a ocorrência de alergia, a necessidade de modificações acustica no molde, a durabilidade e resistência do material e a preferência do paciente.
Os diferentes moldes para as próteses auditivas
Obs: aparelho auditivo de caixinha é mais indicado para crianças que apresentam comprometimento motor.
O molde direto para a prótese de caixinha ou tradicional possui uma aurela que permite o encaixe do receptor externo ao molde. É mais indicado para o aparelho de caixinha.
Agora os mais indicados para próteses retroauriculares:
Molde de invisível para perdas severas 
OBS: Molde invisível, invisível simples, em concha e canal são os mais indicados na pratica clinica.
Molde invisível simples ou meia alça é indicado na pratica clinica mais para perdas severas.
Molde passarinho que é indicado para perda leve a moderadamente severa. É mais visto para orelhas com problemas anatômicos de concha auricular e é disponível em acrílico e silicone
Molde canal que é mais indicado para perda leve a moderada e é disponível em acrílico ou silicone.
Molde em concha (mais comum) para perda moderada a profunda
Modificações acústicas dos moldes (são 4)
 Ventilação, filtros acústicos, o efeito corneta e adaptação peritimpanica..
Ventilação controla as frequencias baixas, pode ser um orifício paralelo, diagonal ou externo ao canal do molde. Quanto maior o diâmetro e menor comprimento, maior a filtragem de graves e melhor o efeito de oclusão. Indicado para pacientes com dificuldade na escuta de sons graves, amplifica os sons graves, perda em 250 a 500 e 1000.
Filtros acústicos controla as frequências medias, suavizam os picos de ressonância e são usados no tubo plástico
Efeito corneta enfatiza as frequências agudas, se caracteriza pelo aumento gradual do diâmetro interno do tubo de 2mm para 4 mm. Pode dar um ganho de ate 10/15db nas frequências agudas. Encontramos os dois tipos: Libby borm e o bakke borm.
Adaptação peritimpanica é a inserção mais profunda no meato acústico externo da prótese auditiva microcanal ou do molde,com isso ocorre a redução do efeito de oclusão, aumenta o nível de pressão sonora obtida próximo a membrana timpânica. 
Sobre a manutenção e troca dos moldes auriculares
 Nas duas primeiras semanas usar a prótese em ambientes silenciosos, como em casa... Na terceira semana já pode ir para a rua com a prótese. Isso pq o cérebro tem que ir se acostumando com o barulho e a distinguir e descartar um som que não é importante ou interessante naquele momento.
O molde necessita de manutenção constante: Nos moldes intra auriculares, onde o molde é embutido no aparelho, tem que tirar a prótese e passar um pano para tirar a gordura. Já nos moldes retro-auriculares deve desconectar o aparelho e lavar com água e sabão neutro e usar uma pequena escova para tirar o cerume.
Os moldes devem ser trocados anualmente nos adultos, em crianças pequenas a cada 3 meses e crianças em fase escolar a cada 6 meses, pq a crianças vai mudando a conformação da orelha.
Proteses auditivas
Aparelho de caxinha ou tradicional: Controle externo com pilha convencional, maior resistência e durabilidade e é indicado para crianças com comprometimento motor. A condução é feita por via óssea. 
Retro-auricular: Atende de perda Leve a profunda. O tamanho permite uma boa regularem e tamanho interno (quanto maior o tamanho de qualquer protese, maior a regulagem) e o custo dela é menor comparado as outras próteses. É bom para a criança em fase escolar é bom, pois so precisa trocar o molde e não a prótese toda, ficando mais fácil de trocar.
OBS: nas próteses pequenas, o molde e a prótese é uma coisa so e o gasto pra trocar acaba sendo maior, e na prótese retro-auricular so troca o molde, então o gasto passa a ser menor.
Intra-aurais: Vantagem acústica, conforto e estética. 
Intra auricular: concha ou meia concha - Ate severa
Intra canal: até moderada
Micro canal: ate severa nas frequências agudas e moderada nas frequências graves.

Outros materiais