Buscar

AULA I E 2 RESUMO SINAIS DE PONTUAÇÃO

Prévia do material em texto

AULA I // PORTUGUÊS - LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL
1 Marque a única opção que apresente uma situação em que a LINGUAGEM NÃO VERBAL foi o elo de comunicação entre emissor e receptor.
 Certo	Ao piano, Jaques executava "Clair de Lune" e encantava a platéia, que, ao final, o aplaudiu de pé.
Explicação:
A linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavras escritas ou falada, ou seja, a linguagem verbalizada, enquanto.
A linguagem não- verbal, utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito, a dança, a música dentre outras.
2 Estudamos que HÁ é flexão do verbo HAVER que poderá ter os seguintes usos: 
no sentido de existir ou no sentido de tempo decorrido, ou seja, passado. 
Já o A se dá nas seguintes situações: como artigo definido ou tempo futuro.
Então complete com há ou a as frases respectivamente:
Daqui _____ cinco semanas nos encontraremos no Maracanã.
_____ cinco semanas não nos encontramos.
_____ que horas começa a cerimônia?
 Certo	
a / há / a.
Explicação:
A ou HÁ?
Daqui _A____ cinco semanas nos encontraremos no Maracanã. // A indica tempo futuro
___HÁ__ cinco semanas não nos encontramos. // HÁ do verbo haver, indica tempo decorrido
__A___ que horas começa a cerimônia? a preposição A é a indicação de horas
3Preencha as lacunas com onde ou aonde e marque a opção correta. 
a) Eis a cidade __________ moro. 
b) Não sei __________ você estuda. 
c) Ali fica o lugar __________ vou. 
d) Conheço a cidade __________ nasceste.
 Certo	onde- onde-aonde-onde
4 Dizer que uma língua pode variar, apresentando "variedades linguísticas", implica afirmar que:
	Em um país que adota uma determinada língua oficial, como o Português no Brasil, verifica-se que há uniformidade no uso da língua em todo território nacional.
 Certo	É possível que uma língua sofra variações em função das diferenças de idade, classe social e ocupação de seus falantes.
Explicação: O princípio da variação linguística é a possibilidade de uma língua ser usada de formas diferentes de acordo com a idade, o sexo, a classe social e o grau de escolaridade e a região de uso.
5 Deve-se tomar cuidado com o uso da palavra "onde". Informalmente tem sido usada sem que esteja relacionada à noção de lugar. Em qual das frases abaixo o uso da palavra "onde" está, de acordo com a norma culta, incorreta:
 Certo	Fez várias declarações de amor, onde fica evidente o desejo de reatar o namoro.
6 Quando há, na oração, um verbo que indica movimento, o correto é usar AONDE; mas se o verbo não indicar movimento, usa-se ONDE. Complete as frases com onde ou aonde: ________ está o meu vestido? ________ eles querem chegar? ________ você vai, menina?
 Certo	Onde, Aonde, Aonde
7Na linguagem não verbal o código de comunicação utilizado é diferente da que ocorre na linguagem verbal. A linguagem não verbal pode se manifestar de diversas formas como as mostradas nas opções, exceto
 Certo	Numa conversa pelo whatsApp.
8 Algumas palavras da língua geram dúvidas quanto à forma adequada de suas respectivas grafias. Por isso, é necessário ter muito cuidado ao escrevê-las. Leia atentamente as alternativas abaixo e, depois, assinale a ÚNICA CORRETA quanto à grafia do termo destacado em CAIXA ALTA.
 Certo	Minha avó está muito MAL do fígado.
MAU - BOM
MAL - BEM
9 Sobre as linguagens verbal e não verbal, é INCORRETO afirmar que:
 Certo	A linguagem verbal utiliza qualquer código para se expressar, enquanto a linguagem não verbal faz uso apenas da língua escrita.
10 Linguagem é todo sistema que comunica uma ideia, podendo ser verbal ou não verbal. Assinale o único exemplo de linguagem não verbal.
 Certo	As cores das bandeiras e dos semáforos.
11 Observe o trecho da música "Loirinha" da Banda da Loirinha: "Quando ela chega balança, estremece meu coração Teu sorriso lindo, faceiro no meio da multidão Quando ela chega balança, estremece meu coração Teu sorriso lindo, faceiro no meio..." A palavra "FACEIRO" que está na segunda frase do trecho é uma:
 Certo	Linguagem Coloquial
12 É comum que haja confusão quanto ao emprego de "mau"- antônimo de "bom - e "mal" - antônimo de "bem". Identifique a opção abaixo em que se empregou a forma correta:
 Certo	Onde o que eu sou se afoga / Meu fumo e minha ioga / Você é minha droga / Paixão e carnaval/ Meu zen, meu bem, meu mal.
13 Adequação vocabular refere-se à seleção criteriosa de palavras na comunicação e essa seleção pode ser mais ou menos formal. Com base nessa afirmação e nos exemplos vistos em nossa aula, indique a única sentença adequada para um ambiente formal.
 Certo	
A menina não conseguia sair da piscina sem a ajuda de um adulto.
14 Dominar a norma culta da língua portuguesa está se tornando cada vez mais importante para o sucesso do profissional. Por isso, é fundamental saber adequar o uso da linguagem ao ambiente em que se encontra o falante. Baseado nas noções sobre adequação do uso da linguagem, apresentadas na aula 1, assinale a opção correta:
 Certo	Em uma conversa entre amigos não há inadequação se usarmos uma linguagem bastante popular, sem grandes preocupações com a gramática.
15.Qual das alternativas a seguir apresenta um exemplo de linguagem verbal?
 Certo	O guarda de trânsito solicitou ao motorista que apresentasse a CNH e os documentos do veículo.
1 Sabemos que é importante adequar o modo como usamos a língua à situação comunicativa. Com isso em mente, analise o diálogo entre um professor de Matemática e seu aluno:
- Posso recolher o seu trabalho? 
- Aí, prof? Tá ligado? O trabalho tá na mão.
No diálogo entre o professor e o aluno, podemos dizer que há uma inadequação no que se refere ao uso da língua. Isso pode ser ilustrado a partir da fala:
	do aluno, que usou um registro informal em um ambiente formal.
2.Todo e qualquer ato comunicativo se dá por meio do uso adequado da linguagem, considerando sua circunstância, seja ela formal ou informal. Assinale a opção em que devemos utilizar a linguagem informal:
	Em uma mesa de bar com os amigos.
3.Quando Joana descobriu que seu namorado árabe queria que ela fosse sua sexta esposa, disse a ele que aceitaria sua proposta somente no dia em que a galinha criasse dentes. O árabe, provavelmente, não compreendeu muito bem o que ela queria dizer, já que aprendera português havia pouco tempo. Quanto a isso, podemos afirmar que:
	Chama-se hipertexto quando é utilizada uma expressão idiomática que deve ser reinterpretada.
4.(CAIP-IMES) O uso de mal e mau está correto em:
 	Nós mal conhecíamos a vizinhança quando nos mudamos para cá.
	O rapaz mau conhecia a garota quando se apaixonou.
	Tratava-se de homens do mau, facilmente notados por atitudes tão estranhas.
	O menino se sentia mau por causa do novo surto de gripe.
	Ele lê muito mau.
6.A linguagem utilizada no meio jurídico, apesar de ser uma variação da língua culta padrão, é considerada uma língua técnica. Por quê? As justificativas a seguir estão corretas, exceto a alternativa: 
 	
 Certo	Porque o juridiquês é informal, as gírias dessa variante, assim como o uso do Latim não seguem a norma culta da língua. 
8.Leia o diálogo, e depois, faça o que se pede, por favor.
"_ A gente vamos na praia hoje, papai? Pergunta a criança ansiosa pela resposta do pai.
 _ Não é vamos. A gente vai à praia hoje. Ensina o pai.
 Confusa, a criança reclama:
 _ Afinal, a gente vamos ou não?"
Nessa conversa familiar, percebemos que existem diferenças no registro da língua, pois os falantes não empregaram as mesmas formas da língua. Aponte, sobre o caso acima, a análise correta para explicar o que provocou a dificuldade de entendimento da criança.
 Certo	Caso de variação linguística.
AULA II // PORTUGUÊS - VERBO 
Preposição = é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração.	
Complemento verbal = complementa o sentido do verbo.
Os verbos intransitivos não exigem complemento.
Os verbos transitivos diretos exigem complementosem preposição. 
Os verbos transitivos indiretos exigem complemento preposicionado
Os verbos bitransitivos ou transitivos diretos e indiretos exigem os dois tipos de complemento.
Em qual alternativa, há erro na classificação dos verbos como transitivos diretos.
 Certo	Atente à postura para não depender da coluna.
2. "Muito se avançou na compreensão dos romances machadianos quando se prestou a devida atenção a características nada fortuitas dos personagens, em especial seus perfis socioeconômicos."
A REGÊNCIA NOMINAL é a exigência que o nome faz da presença de um complemento antecedido de uma preposição, como se pode observar no exemplo extraído do ensaio "O segredo de Escobar", de André Dutra Boucinhas, publicado na revista Piauí, número 105, em que os nomes: compreensão e atenção exigem, respectivamente, os complementos: dos romances machadianos e a características nada fortuitas dos personagens.
 Considerando a conceituação e os exemplos anteriores, indique a frase em que o complemento do nome NÃO está antecedido da preposição adequada.
 Certo	Os jurados decidiram a favor ao acusado.
3. O verbo chamar, no sentido de convocar, mandar vir, rege complemento sem preposição. Assinale a opção que apresenta um exemplo desse sentido e dessa regência do verbo chamar.
 Certo	Vá chamá-los para o jantar.
4. O verbo ESQUECER possui duas regências: podemos dizer 'Esqueci o livro'/ 'Esqueci-me do livro': esse verbo, quando acompanhado de pronome, é regido pela preposição DE. Nas sentenças abaixo, qual desrespeita essa regra?
 Certo	Ela esqueceu do nome do autor.
5.Marque a opção em que temos a frase na ordem indireta:
 Certo	Gatos, desisti de ter em casa.
6. O verbo HAVER pode ser usado no sentido de "existir" ou como indicação de "tempo decorrido". Sendo assim, assinale a alternativa com o uso adequado de HÁ ou A, conforme a norma culta.
I- __Há__ muitas pessoas na reunião.
II- __Há__ alguns anos, conclui a graduação.
III- __A__ empresa está aceitando currículos.
IV- Em cinco minutos, iniciaremos __a__ palestra.
V- Ela fará seu pronunciamento daqui __a__ 30 minutos.
 Certo	I- Há; II- Há; III- A; IV- a; V- a
7.Alguns verbos mudam de sentido quando a transitividade muda. "Atender" no sentido de "dar atenção" ou "levar em consideração o que alguém nos diz" é transitivo indireto e regido pela preposição "a"; 'atender' no sentido de "acolher", "receber", "recepcionar" é transitivo direto e, portanto, não é seguido de preposição. Observe as alternativas a seguir e assinale a que aplica corretamente essa regra. 	
As vendedoras estão atendendo aos clientes com rapidez.
 Certo	A mãe não atendeu ao pedido do filho.
8. A FRASE é um enunciado que possui sentido completo. Há dois tipos de frase: a frase nominal e a frase verbal. Marque a alternativa que apresenta uma FRASE NOMINAL.
 Certo	Cada louco com sua mania.
1 Não há erro de Regência Verbal:
 Certo	Preferia brincar a ler um livro.
2. Há verbos da língua portuguesa como VER, COMPRAR, VENDER, ASSISTIR etc. que dependem de termos especiais, sem o que eles não esclarecem, completamente, a ideia do emissor. Veja agora como os termos são importantes: "Vejo a bela paisagem." "Compraremos uma casa nova." "Ela vendeu seu carro ao amigo." (nesse caso há até dois termos). "Vamos assistir ao vídeo das aulas." Por isso denominamos de verbos transitivos porque precisam transitar, ir além deles.
Sendo assim, indique a opção que define corretamente esses termos.
 Certo	Complementos verbais ou objetos dos verbos.
3. Como vimos, as frases nominais são aquelas que comunicam uma mensagem sem a presença do verbo, e as frases verbais são as que comunicam a ideia com a presença do verbo. Assinale o item em que aparece uma frase verbal nos versos da música Fico Assim Sem Você de Claudinho e Buchecha.
 Certo	Sou eu assim, sem você
4. Sabe-se que as frases nominais são aquelas que comunicam ideias sem a presença de verbos.
Das alternativas a seguir, qual apresenta uma frase nominal?
 Certo	Oi, tudo bem?
5. Há verbos da língua portuguesa como VER, COMPRAR, VENDER, ASSISTIR etc. que dependem de termos especiais, sem o que eles não esclarecem, completamente, a ideia do emissor. Veja agora como os termos são importantes: "Vejo a bela paisagem." "Compraremos uma casa nova." "Ela vendeu seu carro ao amigo." (nesse caso há até dois termos). "Vamos assistir ao vídeo das aulas." Por isso denominamos de verbos transitivos porque precisam transitar, ir além deles.
Sendo assim, indique a opção que define corretamente o papel desses termos da oração.
 Certo	Complementos verbais ou objetos dos verbos.
6. O pronome relativo QUE aparece acompanhado de preposição se a regência do verbo assim o exige. Por exemplo, ASSISTIR vem acompanhado da preposição quando significa ver e seria um exemplo disso 'Esse é o filme A QUE ASSISTI'.
Assinale a opção em que o pronome deveria vir acompanhado de preposição para corresponder à regência do verbo sublinhado.
 Certo	Nunca consigo comprar as roupas que gosto.
7. De acordo com a REGÊNCIA VERBAL, assinale a alternativa de acordo com a norma culta.
 Certo	O maior banco privado brasileiro esqueceu-se das normas de segurança ao instalar sua nova agência.
8. O pronome relativo "cujo" tem valor semântico de posse. Assinale a opção que completa corretamente a lacuna da frase: o menino, _______ pai é meu amigo, sofreu um grave acidente.
 Certo	cujo.
1. Considerando os usos de AO NÍVEL DE e EM NÍVEL DE, qual das alternativas a seguir está INCORRETA?
 Certo	A nível de formação, os dois candidatos se equiparam.
2. Indique a alternativa correta:
 Certo Preferia brincar a trabalhar.
3. Há dois tipos de frases: a frase nominal (não apresenta verbo) e a frase verbal (apresenta verbo e também é chamada de oração). Assinale a opção em que há frase nominal:
 Certo	Silêncio! Pessoas doentes.
4. O uso do PORQUE atende a normas previstas na Gramática. Dessa forma, assinale a alternativa correta.
 Certo	Estou com raiva porque ele não me esperou.
5. Quando uma criança diz "Eu fazi" em lugar de "Eu fiz", podemos dizer que ela usa a gramática internalizada da língua e, por
 Certo	comparação, segue a mesma conjugação de um verbo como "beber".
6. Alguns verbos mudam de sentido quando a transitividade muda. "Atender" no sentido de "dar atenção" ou "levar em consideração o que alguém nos diz" é transitivo indireto e regido pela preposição "a"; 'atender' no sentido de "acolher", "receber", "recepcionar" é transitivo direto e, portanto, não é seguido de preposição. Observe as alternativas a seguir e assinale a que aplica corretamente essa regra.
 Certo	A mãe não atendeu ao pedido do filho.
7. Há verbos da língua portuguesa como VER, COMPRAR, VENDER, ASSISTIR etc. que dependem de termos especiais, sem o que eles não esclarecem, completamente, a ideia do emissor. Veja agora como os termos são importantes: "Vejo a bela paisagem." "Compraremos uma casa nova." "Ela vendeu seu carro ao amigo." (nesse caso há até dois termos). "Vamos assistir ao vídeo das aulas." Por isso esses verbos são denominados transitivos porque precisam transitar, ir além deles.
 Sendo assim, indique a alternativa que classifica corretamente os termos destacados no enunciado.
 Certo	Complementos verbais ou objetos dos verbos.
8. Os verbos ESQUECER e LEMBRAR, quando transitivos indiretos, requerem o uso pronominal. Observe a presença do pronome ME no exemplo "Não me lembro de nada". Qual das alternativas a seguir apresenta uso de pronome acompanhado da preposição? 
 Certo	Não nos esqueçamos de nossa origem.

Continue navegando