Buscar

AV2 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Av2 - Engenharia - Homem, Cultura e Sociedade
Período: 09/03/2015 00:00 à 09/04/2015 00:00
1) Leia o fragmento e assinale a alternativa correta.
"A simples negligência de problemas culturais, étnicos e raciais numa sociedade nacional tão heterogênea indica que o impulso para a preservação da desigualdade é mais poderoso que o impulso oposto, na direção da igualdade crescente. [...] Nenhuma democracia será possível se tivermos uma linguagem "aberta" e um comportamento "fechado"". Florestan Fernandes, 2008.
I) O autor está chamando a atenção para o fato do chamado "racismo velado".
II) Desconsiderar a realidade vivenciada por milhares de negros no Brasil só tende a perpetuar a desigualdade racial e social.
III) O problema acerca da desigualdade social vinculado aos negros não passa pela cultura, mas pela "força de vontade", uma vez que alguns negros conseguem ascender socialmente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II, III.
d) I, apenas.
2) Marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Considerando a trajetória dos negros no Brasil, desde sua chegada como escravos, podemos compreender que as Ações Afirmativas:
( V ) Tendem a superar as injustiças e desigualdades causadas pela discriminação e preconceito racistas que historicamente fazem parte da cultura brasileira.
(  F ) São um conjunto de políticas públicas e privadas de caráter compulsório, facultativo ou voluntário, concebidas com vistas ao combate da discriminação de raça, gêneros etc.
( V ) São um conjunto de políticas públicas nascidas a partir das lutas dos movimentos negros pelos direitos civis e humanos.
( F ) As ações afirmativas tem por objetivo induzir transformações de ordem cultural, pedagógica e psicológica, visando a tirar do imaginário coletivo a ideia de supremacia racial versus subordinação racial e/ou de gênero.
Alternativas:
a) V/V/F/F
b) V/F/V/F
c) V/V/V/V
d) F/V/V/F
3) Acerca da lei 10.639 é correto afirmar
Alternativas:
a) A lei promulgada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso prevê a criminalização do racismo e preconceito.
b) lei aprovada em 2003, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, estabelece que os conteúdos acerca das questões raciais sejam contemplados no currículo oficial de ensino sob a temática: História e Cultura Afro-Brasileira e determina o dia 20 de novembro como dia da consciência negra.
c) A Lei aprovada em 2003 prevê somente o ensino de história da África no ensino superior, público e privado.
d) A Lei 10.639 não altera a Lei 9.394, apenas a formaliza, pois já nesta segunda previa o ensino de História e da Cultura Afro-brasileira e africana.
4) Leia o fragmento e assinale a alternativa correta.
"O Mandato Abolicionista é uma dupla delegação, inconsciente da parte dos que a fazem, mas, em ambos os casos, interpretada pelos que a aceitam como um mandato a que não se pode renunciar. Nesse sentido, deve-se dizer que o abolicionista é o advogado gratuito de duas classes sociais que, de outra forma, não teriam meios de reivindicar os seus direitos, nem consciência deles. Essas classes são: os escravos e os ingênuos. Os motivos pelos quais essa procuração tácita impõe-nos uma obrigação irrenunciável não são puramente – para muitos não são mesmo principalmente– motivos de humanidade, compaixão e defesa generosa do fraco e do oprimido". NABUCO, J. O abolicionismo. Brasília: Senado Federal, p. 37.
A partir do texto acima e considerando as ideias de Joaquim Nabuco acerca do abolicionismo, conclui-se que:
Alternativas:
a) O abolicionismo foi um movimento que não só libertou os negros da condição de escravos, como também ofereceu as condições necessárias para que eles fossem integrados à sociedade com acessos e oportunidades, baseados no princípio da igualdade.
b) Os abolicionistas contaram com a importante ajuda da Igreja a partir de 1850, o que foi reconhecido por Joaquim Nabuco.
c) O abolicionismo foi um movimento que teve como objetivo a reconstrução do Brasil com fundamento no trabalho livre e na união das raças na liberdade.
d) O abolicionismo foi um movimento que visava às questões éticas e morais, e com espírito filantrópico se voltou aos maus-tratos contra os negros.
5) Leia o fragmento e assinale a alternativa correta.
"Na tese do branqueamento reside a ideia de melhoramento genético por meio da mistura entre brancos e negros. O branco, sendo uma raça superior, seria predominante sobre a negra, garantindo a melhoria genética da prole. Havia frases do tipo "Ele é branco e belo" e "O preto é amaldiçoado por Deus", que circulavam em todas as esferas sociais, construindo uma mentalidade preconceituosa no seio da população brasileira".
É correto afirmar que
Alternativas:
a) Podemos afirmar que as diferenças étnicas e raciais são pautadas pela diferenciação biológica, estabelecendo hierarquia entre os grupos.
b) Preconceito e discriminação são comportamentos pautados pela cultura e, portanto, aprendidos e desenvolvidos socialmente. Desta forma, o combate a este comportamento é absolutamente plausível.
c) Podemos utilizar o conceito antropológico do "estranhamento" para explicar o comportamento racista.
d) Ao classificar uma pessoa de pele um pouco mais escura de mulata não pode ser classificado como preconceito, uma vez que há nela a mistura genética de pessoas brancas e negras.

Outros materiais