Buscar

ATPS Fund. Sociológicos OK

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anhanguera Educacional 
Pedagogia 
Fundamentos Sociológicos da Educação
 
Significado de Sociologia e suas contribuições para a educação 
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho é sobre o significado de sociologia e suas contribuições para a educação. É objetivo levar a reflexão sobre a importância da sociologia para educação e sociedade.
Está sendo organizado em 3 ( três) etapas e os assuntos abordados são: o significado de sociologia e suas contribuições para educação, com o filme “ Entre os Muros da escola “ com a sociologia da educação, e a resposta da questão: “ Quais são as possíveis contribuições da sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual? Selecionamos algumas imagens que achamos referenciar o excerto da Agnes Heller.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, internet , análise do filme e enriquecida com as imagens.
ETAPA 1 
 Significado de Sociologia e suas contribuições para a educação:
Sociologia no dicionário é : a ciência que estuda a organização, o desenvolvimento e as condições de existência das sociedades humanas. A sociologia estuda e leva o individuo a entender a forma de relacionamento com o meio e com a sociedade que está inseridas. E se tornando habito a socialização, melhor será para compreender os grupos sociais.
Para Durkheim a educação está inteiramente envolvida com a vida social do homem, e é a tarefa mais importante na conformação dos indivíduos `a sociedade que vivem, a ponto de algum tempo as regras estarem internalizadas e transformadas em hábito. Para ele escola e sociedade que formam o individuo, assim precisam estar interligadas, pois uma precisa da outra. A escola que compreendem as diferenças entre a cultura e a sociedade do convívio onde o homem está inserida, desde a relação familiar, religiosa, educacional , do direito, o econômico, profissional e da linguagem. 
A escola dita as regras e as crianças passam a entender a maneira que a sociedade as cobram, sendo através das ações que são representadas na maneira de se vestir, falar, agir, nas crenças, costumes, valores, e nas leis e quando torna-se habito forma-se a socialização. 
A educação é responsável pela formação e desenvolvimento intelectual do homem, é modeladora das ações e do convívio com a sociedade. O social existe e seguem por normas, regras e valores que são formadas por uma determinada cultura, grupo e sociedade. Assim compreendemos que os Valores podem ser aceitos ou não, aprovados ou reprovados pela sociedade e individual, e as Leis são as escrituras e regras ditadas nos grupos sociais. Assim a escola precisa abrir espaço para que os próprios alunos refletem e analisam se posicionando perante o mundo.
Então podemos dizer que a sociologia educa o individuo para interagir em meio a sociedade em que vive.
ETAPA 1 
 Será mesmo a escola a responsável pela formação e desenvolvimento do individuo? Ao analisarmos a importância da sociologia para educação, diríamos que sim, que a escola seria totalmente responsável, pois é através dela que o aluno tem os primeiros conhecimento das regras e leis de uma sociedade. Porém a educação se estende e também tem que vir de dentro de casa assim como os valores, se não, de nada adiantara a sociologia, se os pais tornam-se omissos para seus filhos e desconhece as leis, elas ficam vulneráveis. Como ditar regras se logo elas sãos quebradas, no espaço em que o individuo vive. Mas a escola tem o dever de informá-lo, instruí-lo no exercício da democracia. Mesmo que a escola tornou-se mercê diante de uma sociedade que os mais favorecidos são os de melhor condições financeiras tornando impossível progredir numa sociedade desigual, mas não podemos deixar de buscar soluções para a problematização e a sociologia tem seu papel importante. Pois o fato é: que por meio da educação e por meio da sociologia que o homem ainda se constroem. 
ETAPA 2 
Assistir ao filme ENTRE OS MUROS da escola. Direção de Laurent Cantet, França, 2008. 
Este filme retrata a situação de uma escola publica Francesa e que nada difere das nossas escolas públicas de nosso País, vimos nossa realidade, a realidade do nosso ensino baseado num filme e os mesmos problemas assim como as divergência de classes sociais e culturais, onde os professores são desafiados e insultados pelos alunos. Com tudo como mostra nas cenas apresentadas que o diretor da escola não se deixa intimidar e como proposta tem o desafio de integrar o grupo de alunos de comportamentos totalmente agressivos, aqui no Brasil não é diferente, durante todo o tempo, são relatados cenas do cotidiano de uma escola pública, com alunos desinteressados, indisciplinados, professores desmotivados, mas que ainda acreditam em uma educação de qualidade. Porém muitas vezes os conflitos são gerados por desmotivação dos alunos, por não terem uma aula que despertem seus interesses, mas mesmo preocupados com o futuros de seus alunos os professores tentam mudar esse cenário, buscando soluções para esses conflitos, e para obter melhorares resultados. 
Com tudo que presenciamos no filme, constatamos que não foge da realidade que enfrentamos, onde vimos a trajetória de um método de ensino tradicional que está falido, a falta de conhecimento e preparação dos professores para enfrentar os conflitos existentes e assegurar aos alunos de uma outra cultura a aceitação no grupo. Vimos que a sociedade muitas vezes fica de fora do contexto educacional e as vezes nem sabe ou não interessa em saber como anda a educação de seus filho. Do nosso ponte de vista critico vimos o quanto é difícil a aceitação da diferença cultural quando não se é trabalhada desde pequenos, o filme retratou bem a nossa educação, a educação do nosso País.
Fonte::<http://www.cbpf.br/~eduhq/html/tirinhas/tirinhas_assunto/sociologia/sociologia.php?pageNum_Recordset1Sociologia=13&totalRows _Recordset1Sociologia=42>. Acesso em: 21 maio 2014. 
Observar, refletir e interpretar o quadrinho:
Nosso País é rico e tem água em abundancia, e o sol ao nascer é igual para todos, como reflete no 1º quadrinho, porém com a falta de conscientização como demonstra no 2º quadrinho, onde a vida numa cidade grande é menos precária e tem acesso agua encanada, a menina sem nenhuma preocupação com o destino do desperdício da agua praticada por ela, toma seu banho sem se preocupar , ainda escova os dentes e deixa a torneira aberta e a agua vai escorrendo pelo ralo abaixo, não se contentando e para aproveitar o sol lindo que nasce para todos, vai brincar com a mangueira, deixando-a aberta e mais uma vez a água escorre a Deus dará, total falta de socialização. Contudo quem mais sofre é a classe menos favorecidas como é vista no 3º quadrinho, com falta de infraestrutura e recursos, vivem em meio a pobreza e o esgoto esta em céu aberto e ainda precisam fazem grandes sacríficos em suas tarefas diárias para suprir suas necessidades básicas de higienes, são os mais desabastados e sentem na pele a desigualdade social. O sol nasce para todos, mas uma vida digna é de acordo com a classe social, os menos favorecidos são os excluído da sociedade.
ETAPA 2 
ETAPA 2 
Observar, refletir e interpretar o quadrinho acima:
Os quadrinhos acima retrada bem a desigualdade social de uma sociedade despreparada com a ignorância daqueles que só vê o que quer, como vimos a amiga da Mafalda que tenta convencê-la que o pobre só é pobre porque quer, afirmando que eles moram em barracos tem moveis de má qualidade por opção. Ela não aprendeu que a sociedade dita valores e difere a classe social por grupo. Talvez seus próprios pais e o ambiente onde vive não a preparou para enfrentar a realidade do mundo lá fora, que é diferente ao qual ela esta acostumada a viver ee que quem tem uma vida menos favorecidos é devido a competição de ordem econômica que diversifica essa sociedade e são impostos a viverem assim.
Fonte: http://sociologado.wordpress.com/2011/01/23/63/>. Acesso em: 21 out 2014. 
ETAPA 2 
“Quais são
as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual?”.
A sociologia é a interpretação da vida do ser humano, portanto ela contribui para o bom ou mal funcionamento da vida social do mesmo, é a responsável por transmitir conhecimento cultural e de valores, e a escola deve se dedicar por ser um espaço formadores de pessoas e é dessa transformação que a sociedade precisa. Um dos desafios fundamentais é que a escola com parceria da sociedade podem ser o ponto de partida para a mudança que tanto se precisa, com a ajuda da sociologia que tem como finalidade influenciar o individuo como também transformá-lo para enfrentar a realidade a sua volta, fazendo os a pensarem, refletirem, e analisarem politicamente sobre os acontecimentos do seu cotidiano, e assim estarão se preparando para o mercado de trabalho que busca pessoas qualificadas. 
ETAPA 3 
 Fonte:http://www.circuloangolano.com/?p=27312
 Se agimos, somos responsáveis pelo que se realiza através de nossa ação ...
 Fonte:http://www.circuloangolano.com/?page_id=10851
 se nos afastamos da ação, somos responsáveis pelo que não fizemos ( Agnes Heller).
ETAPA 3 
 
 As imagens acima demostram bem ao anunciado de Agnes Heller, “ se agimos, somos responsáveis pelo que se realiza através de nossa ação...” . Vemos que quando nos dispomos de algum tempo e enfrentemos o mundo da desigualdade, as nossas ações transforma-se exatamente no que queremos, e nossas ideias nos permite transformar nossas atitudes diante de um mundo insensível e calculista e quando experimentamos essa sensação do nos doar sentimos nossa existência, como exemplo temos o professor angolano sem nenhuma condição digna de trabalho, não se limitou a dedicar-se ao seus alunos diante de toda a dificuldade onde a sua sociedade é que dita as regras que é construída por ordens de satisfação. 
 Assim é “se nos afastamos da ação, somos responsáveis pelo que não fizemos” (Agnes Heller), como mostra a imagem da criança angolana deitada no chão. A sociedade muitas vezes perde seu potencial, abre mão de sua responsabilidade social e deixa o seu grupo desfalecer, por não terem a chance as ações burocráticas, a sociedade se afasta e torna-se responsáveis pelo que deixou de fazer. 
 Portanto, vemos que nem tudo esta perdido mesmo diante de uma sociedade individualista, podemos instruir e construir com ação educativa alcançando resultados com valores éticos. 
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
Neste trabalho abordamos o assunto sobre o significado de sociologia e suas contribuições para a educação e concluímos que de forma geral a sociologia está presente em todos os planos de nossa vida que pode resultar em algo melhor ou pior para a sociedade que vivemos e ou fazemos parte.
Cumprimos todos os objetivos que nos tínhamos proposto.
Este trabalho foi muito importante para o nosso conhecimento e compreensão da importância da sociologia para educação , o aprofundamento deste tema nos permitiu compreendermos melhor a sociologia e a educação como formadores de pessoas na sociedade, além de nos permitir a continuação e o aperfeiçoamento para nosso crescimento profissional. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
CARVALHO, Alonso B.; SILVA, Calis S. Sociedade e Educação: Leituras e Interpretações. São Paulo: Avercamp, 2006. PLT 156
Introdução à Sociologia de Durkheim. Disponível em: <http://www.educacional.com.br/upload/dados/materialapoio/3710007/8200100 /Introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20%20Sociologia%20de%20Durkheim.p df>. Acesso em: 27 out. 2014. 
NOGUEIRA, Claudio Marques Martins; NOGUEIRA, Maria Alice. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Disponivel em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n78/a03v2378.pdf. Acesso em 01 nov. 2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais