Buscar

COMUNICACÃO EMPRESARIAL COMUNICAÇAO NA EMPRESA 18 OFICIAL

Prévia do material em texto

Página 18
3- COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.
3.1- Estrutura da função de comunicação na empresa.
 A Natura sempre mantém um processo dinâmico e constante de comunicação em diversas áreas, e está empenhada em transmitir e expressar informações, conhecimentos, idéias, emoções, planos, objetivos e resultados de forma clara e transparente. É compromisso da empresa garantir o alinhamento e comprometimento de todos em relação aos desafios do trabalho, manter um nível de relacionamento positivo e transparente entre a empresa e seus colaboradores, clientes e fornecedores, evitar o retrabalho e garantir a disseminação do conhecimento.
 Levar todas as informações decisivas da empresa, de forma rápida e simples; divulgar aos colaboradores conceitos e informações funcionais e institucionais; reconhecer o trabalho das áreas e das pessoas. Nas unidades de Cajamar e Itapecerica da Serra, ambas em São Paulo, a Natura exerce suas duas grandes paixões: a paixão pela Cosmética como importante veículo de autoconhecimento e transformação na vida das pessoas, e a paixão pelas relações humanas, a real descoberta da importância do outro em nossas vidas. Nesses locais, 2,7 mil colaboradores são convidados a compartilhar as paixões da Natura desde o momento em que são admitidos. É para esse público que a Diretoria de Assuntos Corporativos da Natura, por meio da gerência de Comunicação Institucional, busca disseminar as informações geradas no dia-a-dia da empresa e promover um relacionamento de qualidade.
 Através dos instrumentos de comunicação interna, a empresa procura praticar a transparência e o compromisso com a verdade, expondo os rumos, fatos e ações da companhia, de forma clara e ágil. Os veículos mais utilizados são o Jornal Ser Natura Colaborador, mensal e com edições especiais, enviado para a residência dos colaboradores; a intranet, atualizada diariamente, que agiliza o relacionamento; e o Mural Ser Natura Colaborador, quadro de avisos que é atualizado sempre que a empresa tem novas informações para os colaboradores. A funcionalidade do Mural Ser Natura Colaborador e sua importância para a comunicação corporativa da empresa são objetos deste estudo de caso. O Espaço Natura, em Cajamar, São Paulo, possui 77 mil metros quadrados de área construída e reúnem as operações de pesquisa e inovação, as atividades industriais, de armazenamento e distribuição, de comunicação. Os edifícios estão integrados à natureza, cercados por muito verde, e os conceitos de transparência e integração predominam na arquitetura e decoração deste que é considerado o maior centro de pesquisa e desenvolvimento de cosméticos da América Latina. Todos estes cuidados foram estendidos à unidade de Itapecerica da Serra, São Paulo, cujo espaço abriga cerca de 300 colaboradores e 150 terceiros.
 O Mural da Natura existe desde o início das atividades da empresa e integra o mix de veículos utilizados pela área de Comunicação Interna. Em 2002, ele foi relançado com um novo projeto gráfico e editorial, mais ágil, moderno, colorido e de fácil leitura. Feito em acrílico e metal, o Mural é composto de um conjunto de peças integradas. Possuem editorias para os diferentes assuntos abordados no dia-a-dia, imãs de fixação e papelaria coloridos para identificar cada uma delas. Os mesmos conceitos de transparência e integração que caracterizam os espaços da Natura foram fonte de inspiração para a criação, design e comunicação do Mural Ser Natura Colaborador, um veículo idealizado para interagir com o ambiente.
 A comunicação interna tem o objetivo de estabelecer, legitimar e gerenciar canais de comunicação entre as lideranças e seus colaboradores, de apoiar as áreas na divulgação de suas estratégias e abrir espaço para a manifestação e expressão do conjunto de colaboradores. É através dos instrumentos da comunicação interna que se pratica a transparência e o compromisso com a verdade, com a responsabilidade de expor os rumos, fatos e ações da empresa, de forma clara e ágil. Com esses princípios em vista, a comunicação interna acontece por meio de reuniões especialmente agendadas e de veículos internos. A cada dois meses, em média, colaboradores de todas as áreas podem participar dos Encontros Marcados com a Presidência, que têm pauta livre. É mensalmente realizado o Encontro Marcado, entre diretores e colaboradores de suas equipes, sobre questões operacionais, reivindicações e condições gerais do trabalho. Os veículos são o jornal Ser Natura Colaborador, mensal, com edições especiais; a Intranet, atualizada semanalmente, que agiliza o relacionamento; e o Quadro de Avisos, mural que se renova sempre que a empresa tem novas informações para os colaboradores.

Continue navegando