Buscar

Relatorio[1]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RELATÓRIO
"É a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se história a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como​ tabelas, gráficos, estatísticas e outros."
​ (UFPR,1996) ​
Relatório vem do verbo relatar, que significa narrar, expor o ocorrido. 
Trata-se de uma apresentação escrita ou oral de todo e qualquer resultado de uma determinada atividade, experimento, projeto, pesquisa, ação ou outro evento que esteja já terminado ou ainda em processamento.
CONCEITO
Geralmente os relatórios são escritos com o objetivo de narrar o que foi observado em determinada atividade e expor os dados técnicos obtidos e analisados com o estudo ou experimento. Além de registrar o modo como foi feita tal atividade, pesquisa ou qualquer outra coisa do que se trata o relatório. 
OBJETIVO
Há vários tipos de relatórios, e cada um deles tem uma forma diferente de ser elaborado, entre os mais comuns estão:
 Crítico
 Sintético 
 Acadêmico
Há também outros tipos de relatórios, entre os mais diversos estão: Técnico-científicos; Relatórios de viagem; Relatório de estágio; Relatório de visita; Administrativos; e fins especiais.
TIPOS DE RELATÓRIO
A divisão metodológica de um relatório em várias seções ajuda à sua organização e escrita por parte dos autores e, de igual modo, permite ao leitor encontrar mais facilmente a informação que procura
A ESTRUTURA
 Identificação do trabalho (título). 
 Identificação dos autores. 
 Data em que o relatório foi realizado. 
 Disciplina a que diz respeito.
Título, autor(es) e data
Deverá incluir sumariamente qual ou quais os objetivos do trabalho a realizar.
Objetivos
Nesta parte do relatório deve ser introduzido o trabalho experimental a realizar, bem como as noções teóricas que servem de base ao mesmo. A introdução deve conter a informação essencial à compreensão do trabalho.
Introdução
Deve ser sintético mas preciso, contendo informações suficiente de modo que, no caso da experiência vir a ser repetida por outrem, possam ser obtidos resultados idênticos. 
Esta parte do relatório é essencial para a compreensão da experiência a realizar.
Material e Métodos
Descrição do que se observa na experiência. Inclui o registro e tratamento dos dados, bem como os esquemas e ou as figuras das observações efetuadas. Os esquemas são feitos a lápis e legendados. No caso de observações microscópicas deve ser incluído junto do esquema a ampliação.
Resultados
Interpretação dos resultados. A discussão deve comparar os resultados obtidos ao objetivo pretendido. Não se devem tirar hipóteses especulativas que não possam ser fundamentadas nos resultados obtidos.
 A discussão constitui uma das partes mais importantes do relatório, uma vez que é nela (e não na introdução) que os autores evidenciam todos os conhecimentos adquiridos, através da profundidade com que discutem os resultados obtidos.
Discussão
Esta parte do relatório deve sumarizar as principais conclusões obtidas no decurso do trabalho realizado.
Conclusões
A bibliografia deve figurar no fim do relatório. Nela devem ser apresentadas todas as referências mencionadas no texto, que podem ser livros (ou capítulos de livros), artigos científicos, CD-ROMs e websites consultados.
Referências bibliográficas
 Esta é a base para um excelente relatório.
Siga as orientações, busque novas informações e desenvolva sua criatividade conforme a necessidade do tema.
&
“Acima de tudo dedique-se”

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais