Buscar

Caso Clínico

Prévia do material em texto

Caso Clínico
Homem de 57 anos, motorista, refere dor e formigamento em todo o membro inferior direito. Na avaliação clínica nota-se hipersensibilidade ao tocar na planta do pé direito (alodínia). Foi diagnosticado compressão do nervo isquiático devido a síndrome do músculo piriforme.
Passo 1:
1- Como o sistema nervoso é dividido anatomicamente? 15 min.
R: O sistema nervoso é constituído a partir do tecido nervoso, cuja função é formar uma rede de comunicação. Ele é dividido anatomicamente em Sistema Nervoso Central ( SNC) e Sistema Nervoso Periférico ( SNP). O SNC é constituído por encéfalo e medula espinal, enquanto o SNP é formado por gânglios e nervos.
2- O que é a síndrome do músculo piriforme? 15 min.
R: Anatomicamente, o músculo piriforme passa sobre o nervo isquiático, contudo, variações na sua forma, podem fazer com que o nervo passe na parte de baixo desse músculo ou entre o seu ventre. O músculo piriforme possui a função de rotação externa do quadril e abdução do quadril. Tais variações de sua forma, causam a chamada síndrome do músculo piriforme, que é uma importante causa de dor da região glútea que frequentemente acompanha ciatalgia( Dor que irradia ao longo do nervo ciático, que desce por uma ou ambas as pernas a partir da lombar.) Atualmente essa síndrome é descrita como o encarceramento do nervo, causando dor da região glútea à toda extensão do nervo.
3- O que é alodínia? 5 min.
R: Alodínia é uma dor que aparece após um estímulo que geralmente não deveria causar dores. Geralmente é causada por lesão nas terminações nervosas. A dor encontrada em casos de alodínia não cedem aos tratamentos medicamentosos analgésicos clássicos. 
4- Como o nervo espinal é formado macroscopicamente? 15 min.
5- Sabemos que por meio de um nervo trafega informações que podem fluir em duas direções gerais: da periferia para o SNC (impulso denominado aferente) ou do SNC para a periferia (impulso denominado eferente). 5 min
6- Qual célula constitui o nervo espinal? Algum tipo específico? 15 min.
R: Os nervos espinais são aqueles que fazem conexão com a medula espinal e são responsáveis pela inervação do tronco, membros superiores e parte da cabeça. São formados (cada um deles), pela união das raízes dorsais ( sensitivas) e ventral ( motora), as quais se ligam, respectivamente, aos sulcos lateral posterior e lateral anterior da medulas através dos filamentos radiculares.
7- Quais são as partes anatômicas dessa célula? Qual é a mais importante? Justifique. 15 min.
R: Componentes do neurônio: Dendrito, axônio e corpo celular. O corpo celular é a parte mais importante porque ele recebe, processa, forma neurotransmissores e possui as organelas.
Passo 2:
1-Como uma compressão neural na região glútea pode causar alodínia na pele da planta do pé direito? Para encontrar esta resposta, pesquise o que é transporte anterógrado e retrógrado. 15 min.
R: Por não conter ribossomos, os axônios são incapazes de sintetizar proteínas. Portanto, toda proteína necessária à manutenção da integridade axônica, bem como às funções das terminações axônicas, deriva do pericário. Por outro lado, as terminações axônicas necessitam também de organelas como mitocôndrias e retículo endoplasmático agranular. Assim, é necessário um fluxo contínuo de substâncias solúveis e de organelas do pericário à terminação axônica.
Para renovação dos componentes das terminações, é imprescindível o fluxo de substancias e organelas em sentido oposto, ou seja, em direção ao pericário. Esse movimento de organelas e substâncias solúveis através do axoplasma, é denominado fluxo axoplasmático. Há dois tipos de fluxo que correm paralelamente: fluxo axoplasmático anterógrado, em direção à terminação axônica, e o fluxo axoplasmático retrógrado, em direção ao pericário.
Fluxo axoplasmático Anterógrado – terminação axônica
Retrógrado - pericário.
O transporte axoplasmático retrógrado corresponde ao transporte de substâncias pelo axoplasma do axônio, partindo das terminações axônicas em direção ao corpo celular.
Passo 3:
1- O que são células da glia? 15 min.
R: Representam cerca de 90% das células nervosas. São responsáveis pela sustentação, nutrição e defesa do sistema nervoso.
2- Quais são as células da glia. Cite Uma função de cada célula da glia. 15 min.
R: Micróglias, são células bem menores do que as outras células da glia e possuem função semelhante ao macrófago ( em casos de infecção, se proliferam intensamente). Macróglias se dividem em 4 tipos:
Astrócitos: são as maiores e mais comuns, compõe 50% do cérebro. Sua principal função é o metabolismo de neurotransmissores, sua captação e funcionamento das sinapses. Compõe a barreira hemato-encefálica, importante mecanismo de defesa do SNC contra agentes tóxicos presentes no sangue.
Células de Schwann: são responsáveis pela formação da bainha de mielina no SNP. Se enrolam ao redor do axônio isolando-os eletricamente. Os espaços entre eles que descontinuam a bainha são os chamados nódulos de Ranvier.
Oligodendrócitos: possuem poucos prolongamentos e também participam da mielinização do axônio.
Células ependimárias: são células de revestimento do SN. Revestem o ventrículo do encéfalo e o canal central da medula.

Continue navegando