Buscar

P2 DE ZOOLOGIA 1 resumao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

P2 DE ZOOLOGIA 1 –
Introdução a Bilateria
- O que é cefalização? 
- Quais vantagens trouxeram aos bilaterios?
Platyhelminthes
- Sistema de circulação, como funciona?
- REPRODUÇÃO (sistema arcoforo e neoforo)
Neodermata
- O que é a neoderme? Como ela é formada?
- Vantagens parasitárias (o que facilita a vida dessas belezinhas em suas vidas parasitárias?)
- Ela pode pedir pra vc falar de um ciclo de vida, igual no ED. Um ciclo com dois hospedeiros bem fácil de gravar é o de Schistossoma mansoni.
Nematelmintos
- Ciclo de vida
- Eutelia
- Quantas mudas eles fazem?
Filos pequenos e esquecidos
- Rotifera: o que é mastax, pra que serve? O que é criptobiose?
- Ela pode dar imagens de alguns dos filos (Priapulida, Kynoryncha, etc), pedir pra vc dizer quem é quem e dar uma características. Busquem imagens nos slides e/ou google.
Os platelmintos são hermafroditas (apresentam ambos sexos), mas precisam realizar troca de gametas pelo sucesso da espécie (genes diferentes, maiores chances de sobrevivência no ambiente). O sistema feminino é dividido em duas partes, o vitelário (responsável em produzir o vitelo, que alimenta o embrião) e o germário (responsável em produzir o ovo).
Turbelários (vida livre) possuem o sistema ARCOFORO, onde o o vitelário e o germário estão juntos. O ovo é produzido junto com o vitelo, o que resulta em ovos com baixa quantidade de vitelo, e com o gasto de energia que isso causa, acaba gerando poucos ovos. Chamamos de ovos endolécitos.
Os parasitas em Platyhelminthes (neodermata) apresentam o sistema NEOFORO, onde o vitelário e germário estão SEPARADOS, podendo entretanto estar ligados por um duto germo-vitelário. O sistema neoforo pode ser apresentado como uma das vantagens que facilita a vida dos parasitas. Quanto mais ovos no ambiente, maiores as chances de parasitarem, maiores chances de sobrevivência da espécie.
Com os dois sistemas separados, o animal gasta menos energia ao produzir o ovo separado do vitelo. Inúmeras capsulas de vitelócitos são produzidos, o que permite ao embrião um maior tempo encubado sem perder nutrientes. Isso explica o porquê dos ovos sobreviveram tanto tempo no ambiente. Além disso, os ovos são mais resistentes e grossos que os do outro sistema. Chamamos de ovos ectolécitos.
Resumo:
Arcoforo - germário e vitelário juntos, pouco vitelo, poucos ovos, ovos finos e mais delicados.
Neoforo - germário e vitelário separados, muito vitelo, muitos ovos, ovos mais grossos e resistentes.

Continue navegando