Buscar

3c2ba-roteiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: DIREITO
Disciplina: DIREITO DE EMPRESA II
PROFESSOR: JURANDI FERREIRA DE SOUZA JUNIOR
3ª ROTEIRO 
ESPÉCIES DE TÍTULOS DE CRÉDITO
Há diversos tipos de títulos de crédito, todos regulados por leis especiais e alguns por leis específicas. Alguns de aplicação genérica, outros se prestam a finalidades específicas com vistas a atender as peculiaridades de determinados tipos de transação empresarial ou creditícia. Dentre os mais importantes, destacamos:
Letra de câmbio: é um título de crédito que enseja uma ordem de pagamento que o sacador dirige ao sacado para que este último pague o valor nela devido à outra que se designe tomador, que pode ser inclusive o próprio sacado, ou um terceiro.
Nota promissória: é o título de crédito que se constitui em uma promessa de pagamento emitida pelo devedor em favor do credor que é o seu beneficiário. Envolve uma relação de crédito e representa uma dívida líquida e certa, cuja origem não se discute.
Cheque: é uma ordem escrita de pagamento a vista emitida por quem disponha de fundos em seu nome, depositados em um banco, para que este pague a vista, ao próprio sacador ou ao terceiro beneficiário, a quantia que o título representa.
Duplicata: trata-se de título de crédito criado pelo direito brasileiro, constituindo-se, portanto, em uma inovação de nosso direito em favor do comércio. É vinculada a um negócio mercantil, podendo ser sacada tanto a vista quanto a prazo.
Conhecimento de depósito: é um título de propriedade, transferível à ordem, emitido pelas companhias de armazéns gerais, sobre mercadorias ali depositadas.
Conhecimento de embarque ou de transporte: é o título emitido pelas companhias de transporte, nominativo e numerado, referente às mercadorias recebidas e ali descritas mediante natureza, quantidade, peso etc, e pelo qual se obrigam a conduzi-la a um determinado local onde serão entregues ao consignatário.
Warrant: título nominativo e transmissível de garantia pignoratícia que os armazéns gerais expedem à maneira de recibo sobre mercadorias nele mencionadas.
Certificado de depósito bancário: documento negociável que representa depósito a prazo fixo em um banco.
Cédula de crédito/nota de crédito à exportação: são títulos emitidos por uma pessoa física ou jurídica representativo de operação de financiamento à exportação, ou às atividades relativas a ela. A primeira tem garantias reais, a segunda não.
Cédula de crédito/nota de crédito comercial: são títulos de crédito usados pelas empresas para financiamento de suas operações de curto prazo. A primeira tem garantias reais, a segunda não.
Cédula de crédito/nota de crédito industrial: títulos de crédito usados por empresas industriais para financiamento de suas operações. A primeira tem garantia real, a segunda não.
Cédula rural hipotecária: promessa de pagamento mediante um título que representa não só o crédito, mas também a garantia hipotecária. Entre seus requisitos consta a descrição do imóvel.
Cédula rural pignoratícia: título de crédito rural em que a garantia oferecida deverá ser com bens móveis relacionados com a atividade rural, conforme a lei.
Cédula rural pignoratícia e hipotecária: a garantia engloba tanto bens móveis com imóveis.
Nota de crédito rural: título de crédito de financiamento rural, destituído de garantias reais.
Nota promissória rural: é o título de crédito emitido pelo comprador de bens de natureza agrícola ou pastoril, quando vendido diretamente por produtores ou proprietários rurais.
Duplicata rural: pode ser utilizada nas vendas a prazo de quaisquer bens de natureza agrícola, extrativa ou pastoril, quando efetuadas diretamente por produtores rurais ou por suas cooperativas.
Certificado de depósito agropecuário-CDA e Warrant agropecuário: semelhantes ao conhecimento de depósito e ao warrant. Criados pela Lei 11076/2004.
Certificado de direitos creditórios do agronegócio-CDCA: semelhante à nota promissória, criada também pela Lei 11076/2004.
Letra de Crédito do agronegócio-LCA: semelhante à Letra de Câmbio, mas emitida apenas por instituições financeiras.
Certificado de recebíveis do agronegócio-CRA: título de crédito nominativo, de emissão exclusiva das companhias securitizadoras de direitos creditórios do agronegócio. 
Bilhetes de mercadorias: previsto em texto legal de 1965. Prevê que o pagamento deve ser feito apenas e exclusivamente em mercadorias.
Letra imobiliária: criada em 1964, emitida por Sociedades de Créditos Imobiliários, vinculadas a operações sobre imóveis em construção.
Letra hipotecária: títulos cujo lançamento tem como garantia imóveis da entidade emissora.
Cédula hipotecária: títulos que representam o valor dos créditos hipotecários financiados por Sociedades de Crédito Imobiliário.
Letra do Tesouro Nacional: é o título emitido pelo governo contendo a promessa de pagar a importância nele declarada em um prazo geralmente curto.
Letra financeira do Tesouro: é aquela destinada a colocação no mercado de capitais. São títulos de renda, emitidos para ser adquiridos por investidores que busquem rendimentos de seus capitais.
Debêntures: são títulos de crédito emitidos por sociedade anônima ou sociedade em comandita por ações. Representam empréstimos públicos feitos por estas sociedades e gozam de privilégio geral em caso de falência. O seu portador não é sócio da empresa, mas seu credor.
Certificados de depósito de debêntures.
Ações.
Certificados de depósito de ações.
Cédula pignoratícia de debêntures.
Bônus de subscrição de ações.
Certificado de bônus de subscrição de ações.
Certificados de investimentos.
Este rol é exemplificativo dos títulos de crédito mais comuns. Outros podem surgir ou nem ter sido citados por serem pouco usados, apesar de legalmente previstos.

Outros materiais