Buscar

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA
DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA II
PROFESSORA: RAISSA REGINA SILVA COUTINHO
ALUNA: IVINNA DE SOUZA FERNANDES
SEMESTRE LETIVO: 2014.2 - CARGA HORÁRIA: 80H
 Relação entre vídeo “Didática, identidade e profissionalização docente” e texto “Formação e profissionalização docente: características, ousadias e saberes.”
 
 Vemos em ambos, que a profissão do professor é muito mais do que aquele ser que ensina em sala de aula, que sempre está em mudanças para um melhor repasse de seus conhecimentos, sendo assim proporcionando transformações e reconhecimento na sociedade por meio da sua atuação.
Cada professor tem sua identidade, a qual é construída e tem um significado no meio que está inserido, e que com o passar dos tempos vem sendo revisadas as suas práticas pedagógicas para poder acompanhar as mudanças estabelecidas na educação, ou seja, vem se renovando e aperfeiçoando.
 A questão da formação do professor antes era dada por um processo de formação continuada através de cursos, como o magistério, mas vimos que hoje em dia, acontece desde os cursos de formação, e que também se desenvolve na própria escola por meio de suas vivências, tendo o ato de ensinar e aprender, muitas vezes com o próprio aluno, como é citado no texto o professor é considerado um técnico-teórico. E que com a nova tecnologia é necessário a busca da atualização do professor para saber lhe dar com as mudanças, que irão lhe proporcionar uma melhor construção do aprendizado.
 O professor tendo amor pelo o que faz melhor desenvolverá a capacidade de mudar aqueles que receberão seu conhecimento, será mais considerado, e é importante ressaltar que sua vocação fará toda a diferença, porque ele é a base da formação do cidadão, junto com a família, e é o mediante da transformação da sociedade através do seu processo de educação. No momento em que ele está aberto ao pensamento critico e reflexivo irá estabelecer uma melhor relação entre professor e aluno, sendo assim pode estar caminhando juntos, por um mesmo objetivo e desenvolvimento da educação, estabelecendo uma melhor compreensão por meio de questionamentos e compartilhamento do conhecimento.

Continue navegando