Buscar

Apol História Medieval nota 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Apol História Medieval
 Nota 100
Questão 1/5 - História Medieval 
Considere a afirmativa a seguir:
“A Idade Média, entre os séculos VIII e XV, é o período durante o qual o trabalho [...] tomou forma na realidade material e social, bem como na consciência dos intelectuais e dos próprios trabalhadores”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOFF, Jacques. Trabalho. In: LE GOFF, J.; SCHMITT, J. C. (Orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. 2 v. Bauru/SP: EDUSC, 2002. v. 2. p. 560. 
De acordo com o texto-base Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, a respeito das condições práticas e do imaginário sobre o trabalho ao longo da Idade Média, pode-se afirmar que:
	
	A
	A sociedade medieval tinha para com os pobres inválidos (doentes e velhos, essencialmente) uma atitude de abandono e um sentimento de desprezo.
	
	B
	Os chamados “pobres válidos”, pessoas que tinham condições de trabalhar, mas não o faziam, eram atendidos nas cidades através do acolhimento e ações caridosas.
	
	C
	Os ociosos encontravam lugar nas cidades, podendo viver com tranquilidade nesse espaço.
	
	D
	Ao mesmo tempo em que integrava as categorias sociais na cidade, o trabalho também poderia excluir e marginalizar, pois o pobre sem trabalho era visto como ladrão em potencial.
	
	E
	A ideologia de valorização do trabalho na Idade Média surgiu no campo e depois foi conduzida para as cidades, chegando por fim ao mercado urbano.  
Questão 2/5 - História Medieval 
Leia a citação abaixo:
“O citadino é um homem acostumado com a diversidade e a mudança. Ele vive no meio de vizinhos e amigos, numa ‘privacidade alargada’ [...]. A cidade elaborou, sobretudo, uma cultura comunitária, feita para as novas coletividades urbanas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LE GOFF, Jacques. Cidade. In: LE GOFF, J.; SCHMITT, J. C. (Orgs.). Dicionário Temático do Ocidente Medieval. 2 v. Bauru/SP: EDUSC, 2002. v. 1. p. 231. 
O trecho referido faz menção às sociabilidades e formas de convivência dos homens que habitavam a cidade medieval. Nesse sentido, de acordo com o texto-base Sociedade urbana e conflitos sociais na Idade Média, considere as seguintes afirmações, marcando V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Espaços como o mercado, a taberna, a igreja e até mesmo o cemitério promoviam o convívio e a solidariedade entre os habitantes da cidade.
II. ( ) Confrarias em bairros surgiam como forma de estabelecer regras de convivência e fazer frente aos perigos urbanos.
III. ( ) A responsabilidade pela segurança da cidade era das autoridades judiciárias e militares, ficando os citadinos e corporações à parte dessas questões.
IV. ( ) Nas confrarias surgia uma solidariedade urbana, seus membros tinham a função de pacificar conflitos, chegando a expulsar aqueles que proclamavam a desordem. 
A seguir, assinale a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – F – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	F – V – V – F 
Questão 3/5 - História Medieval 
Leia a passagem de texto a seguir:
“A absorção de uma área tão grande num único Império acabou criando uma unidade econômica importante não só pelo seu tamanho, mas porque ligava duas grandes bacias marítimas do mundo civilizado, as do Mediterrâneo e do Oceano Índico. A movimentação de exércitos, mercadores, artesãos, estudiosos e peregrinos entre elas tornou-se mais fácil, e também a de ideias, estilos e técnicas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOURANI, Albert. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. p. 71. 
De acordo com o texto-base A viagem e suas narrativas no Islã medieval, havia basicamente quatro tipos de viagens empreendidas e narradas pelos homens no Islã até o século X. Relacione corretamente os tipos de viagens numeradas com suas respectivas descrições: 
Comércio
Diplomacia
Peregrinação
Curiosidade 
(    ) Visitas de embaixadores ou outros funcionários de um território a outro.
(   ) Viagem por motivos pessoais, geralmente para autoconhecimento e busca por saber.
(   ) Viagem a lugares sagrados do Islã.
(   ) Viagem por motivos econômicos e de trocas, realizadas essencialmente por mercadores e marinheiros. 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
	
	A
	2 – 4 – 3 – 1
	
	B
	1 – 3 – 4 – 2
	
	C
	3 – 2 – 1 – 4
	
	D
	2 – 3 – 4 – 1
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3
Questão 4/5 - História Medieval 
Observe o fragmento de texto abaixo:
“Muitos professores consideram especialmente árdua a tarefa de ensinar História Medieval. A distância que separa os alunos de época tão remota, argumentam alguns, seria um dos principais obstáculos. Como despertar seu interesse por tema tão antigo?” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANCO JR., Hilário. Ecos do passado: A Idade Média está muito mais presente no nosso dia-dia do que imaginamos. Revista de História da Biblioteca Nacional. 02 de jun, 2008. s/p. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/ecos-do-passado>. Acesso em: 08 jun. 2016. 
A questão apontada no excerto acima constitui ainda um problema para os profissionais que se formam em História. De acordo com nossas discussões no decorrer da disciplina e tendo como base o texto História Medieval no ensino fundamental: relato de experiência em uma escola pública do distrito de Mosqueiro (Pará – Brasil), escolha a alternativa que melhor define o estabelecimento de relações entre a Idade Média e o mundo atual:
	
	A
	Devido ao Brasil ter sido descoberto após o fim da Idade Média, as relações entre o período medieval e o contexto brasileiro são poucas.
	
	B
	A história política medieval é a melhor forma de relacionar o cotidiano dos alunos de hoje com a Idade Média.
	
	C
	Há muitas correspondências entre o mundo atual e a Idade Média, destacando-se entre elas as lutas entre Império e Papado nos dois períodos.
	
	D
	O estudo de dados do cotidiano, como a alimentação, é uma forma eficaz de relacionar a Idade Média com a realidade atual e despertar interesse na sala de aula.
	
	E
	Enquanto o mundo atual se destaca pelo desenvolvimento, a Idade Média pode ser vista como uma “Idade das Trevas”, um tempo sombrio e obscuro da História.
Questão 5/5 - História Medieval
Observe a seguinte imagem: 
Após esta avaliação, caso queira observar detalhadamente a imagem, ela está disponível em: Edição 2016 do Mercado Medieval de Óbidos, Portugal. <http://mercadomedievalobidos.pt/galeria-2016/>. Acesso em: 20/07/2016.  
A foto acima foi tirada na edição de 2016 da festa “Mercado Medieval de Óbidos”, evento realizado anualmente na cidade de Óbidos, Portugal, e que pretende reproduzir o modo como os homens e mulheres medievais festejavam. De acordo com o texto-base História Medieval no ensino fundamental: relato de experiência em uma escola pública do distrito de Mosqueiro (Pará – Brasil), a respeito do lazer, festas, teatro e comemorações na Idade Média, analise as afirmações a seguir:
I. As festas faziam os homens medievais esquecerem-se das calamidades violências e perigos da vida.
II. A música, o teatro e a dança eram lazeres restritos à nobreza medieval.
III. O lazer fazia parte do cotidiano medieval, fazendo-se presente nas muitas festas previstas no calendário ao longo do ano.
IV. O teatro medieval, integrando temáticas da religião cristã, teria nascido de temas do teatro antigo e de tradições folclóricas locais. 
São corretas apenas as afirmações:
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	II, III e IV
	
	C
	I, II e III
	
	D
	I e II
	
	E
	I e IV

Continue navegando