Buscar

RELATÓRIO 09

Prévia do material em texto

Relatório Circuitos Elétricos Lab 9
Wilgnner Laurindo Lopes – Turma 32D – 201621088
GNE308 - Introdução aos Circuitos Elétricos
Universidade Federal de Lavras
e-mail: wilgnner.lopes@engenharia.ufla.br
Introdução:
	Um circuito monofásico é um circuito que é constituído apenas de uma fase elétrica e um neutro, devendo também possuir um condutor de equipotencialização chamado de "terra", no entanto, apesar da palavra "monofásico" (mono = um) fazer referência a um circuito com apenas uma fase, é comum no meio técnico a denominação monofásico para os motores elétricos que não são trifásicos, ou seja, denominam-se motor monofásico os motores que funcionam com menos de três fases, mesmo que utilize duas fases ao invés de uma, porém, o correto do ponto de vista da terminologia normalizada é: Trifásico, quando circuito a três fases, Bifásico, quando circuito a duas fases, e monofásico, quando circuito com apenas uma fase.
Procedimentos e Resultados:
A aula iniciou-se com a montagem do circuito da figura 1, utilizando um capacitor de 10.1 micro faraday e uma resistência de 348 ohm, valores medidos na tabela 01:
Figura 01 - Circuito montado
A partir da montagem realizada no experimento, obteve-se as formas de onda de tensão e corrente Figura 02 e registrou os seguintes valores na tabela 01.
Figura 02 - Corrente e Tensão
Tabela 01 - Resistores e Resistência
	Descrição
	Valor
	Corrente Total
	213mA
	Tensão Resistor
	114.1V
	Defasagem Res.
	16.7º
	Tensão Capacitor
	60V
	Defasagem capaci
	107
	Tensão de Entrada
	128,4
Fonte : do Autor
Com isso calculou-se o valor de Reatância Capacitiva. Um capacitor, quando percorrido por uma corrente elétrica alternada, oferece uma oposição á passagem da mesma, imposta por um campo elétrico, denominada reatância capacitiva. Essa reatância capacitiva é inversamente proporcional a frequência da corrente. 
É medida em ohms e é igual à recíproca do inverso do produto de 2π pela freqüência em hertz e pela capacitância em farads, onde Xc < 0.
A reatância é capacitiva (Xc) e o seu valor em ohms é dado por:
 
Onde C é a capacitância dada em Farads, f é a freqüência dada em Hertz, Π é o Pi(3,14159...).
 temos então para utilizar nesta formula os seguintes valores:
	Descrição
	Valor
	Capacitância (C)
	10,1 (µF)
	Frequência (Hz)
	59,969 (Hz)
	Pi (π )
	3,14159 
chega-se a conclusão que:
Xc= -262.767
Desta maneira satisfaz Xc < 0.
Conclusão
 A reatância capacitiva de um capacitor depende apenas da sua capacitância e da freqüência da rede. O gráfico a seguir mostra o comportamento da reatância capacitiva com a variação da freqüência, no qual é possível perceber que a reatância capacitiva diminui com o aumento da freqüência. Na expressão apresentada, XC é a reatância capacitiva em ohms (Ω); f é a freqüência da corrente alternada em Hertz (Hz); C é a capacitância do capacitor em Farad (F); 2π é uma constante matemática cujo valor aproximado é 6,28.
Na equação da reatância, não aparece o valor de tensão. Isso significa que a reatância capacitiva é independente do valor de tensão de CA aplicada ao capacitor. A tensão CA aplicada ao capacitor influencia apenas na intensidade de corrente CA circulante no circuito.
Quando um capacitor é conectado a uma fonte de CA, estabelece-se um circuito elétrico. Nesse circuito estão envolvidos três valores:
• tensão aplicada;
• reatância capacitiva;
• corrente circulante.
Esses três valores estão relacionados entre si nos circuitos de CA da mesma forma que nos circuitos de CC, através da Lei de Ohm, este pode-se ser observado através deste experimento, pois os dados obtidos foram satisfatórios para o intuito a ser alcançado.
Referências:
[1] Eletricidade 2 ; Disponível em < https://pep.ifsp.edu.br/wpcontent/uploads/2015/03/apostila-de-eletricidade-2.pdf> Acesso em 20/10/2018
[2] REATÂNCIA; Disponível em < https://pep.ifsp.edu.br/wp-content/uploads/2015/03/apostila-de-eletricidade-2.pdf> Acesso em 20/09/2018

Continue navegando