QUESTÕES OBJETIVAS DE GESTÃO FINANCEIRA
50 pág.

QUESTÕES OBJETIVAS DE GESTÃO FINANCEIRA


DisciplinaAdministração Financeira34.907 materiais635.140 seguidores
Pré-visualização11 páginas
1-Em termos jurídicos, as empresas podem se constituir de várias formas. A decisão de que tipo de empresa formar depende do tamanho, níveis de riscos e de que tipo de negociação os acionistas fecharam. Partindo disto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) As sociedades por ações são formadas por acionistas. Estes acionistas podem deter ações preferenciais e/ou ordinárias.
( F ) As firmas individuais são uma modalidade na qual a empresa pertence a diferentes pessoas, mas apenas um indivíduo é que conduz a empresa.
( V ) As sociedades por cotas caracterizam-se pela existência de mais de um sócio, em que cada um deles detém uma parte da empresa, expressa em cotas.
( F ) As empresas individuais não visam ao lucro e pertencem a uma única pessoa.
2-A contabilidade é uma ferramenta de extrema importância para o gestor financeiro na tomada de decisão, já que ela registra todos os eventos que ocorrem dentro de uma empresa num determinado período, principalmente relacionado à conta caixa. Referente à conta caixa, na qual são registradas as entradas e as saídas de dinheiro, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) A conta caixa pertence ao ativo circulante.
( ) A conta caixa é composta por dinheiro e cheques em carteira.
( ) A conta caixa aceita registro em moeda estrangeira.
( ) A conta caixa aumenta por crédito.
3-O gestor financeiro e o contador são profissionais que devem trabalhar próximos um do outro, pois é necessário que ambos façam o acompanhamento econômico-financeiro da empresa. Sabe-se que, enquanto a contabilidade trata do regime de competência, a gestão financeira lida com o regime de caixa. Entende-se, então, que uma das principais atividades do regime de caixa é apresentar as entradas e saídas monetárias nas contas de uma empresa, considerando, além disso, os investimentos e a depreciação. Quanto ao regime de caixa e regime de competência, analise as sentenças a seguir:
I- É demonstrado pelo regime de caixa o momento em que o dinheiro entrou ou saiu da conta da empresa, mesmo que este valor seja de outras diferentes competências do período apresentado. CORRETA
II- Uma das características do regime de competência é que este pretende expressar as receitas, despesas e o resultado do período, não importando o momento temporal em que ocorrem os pagamentos ou recebimentos. CORRETA
III- O regime de caixa demonstra o exato momento em que ocorrem os pagamentos e recebimentos da empresa. CORRETA
IV- O regime de competência é uma análise financeira direta realizada pela empresa e pelos acionistas. ERRADA
4-A gestão financeira envolve a utilização de técnicas, como contabilidade, matemática financeira, estatística e economia, ferramentas essas que auxiliam na tomada de decisão. A contabilidade fornece alguns demonstrativos contábeis que vão possibilitar ao gestor uma visão sobre o futuro da empresa. Dentre esses demonstrativos, um informará os movimentos de recursos monetários internos à organização. De acordo com a citada premissa, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Demonstrativo de fluxo de caixa.
( ) Demonstrativo das mutações do patrimônio líquido.
( ) Demonstrativo de origem e aplicações de recursos.
( ) Demonstrativo de resultado do exercício.
5-As empresas modernas utilizam alguns termômetros organizacionais para medir seu desempenho operacional, com o objetivo de auxiliar a alta administração na tomada de decisão. Esses indicadores são evidenciados em termos percentuais, visando a mensurar os níveis de capitais investidos no ativo, volume de vendas, entre outros. Baseado nessa premissa, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a essas medições:
( ) Liquidez.
( X ) Rentabilidade.
( ) Atividade.
( ) Endividamento.
6-Com vistas a planejar o fluxo das entradas e saídas de caixa operacional, as empresas precisam fazer o orçamento de cada uma das áreas do negócio para só depois desenvolver o orçamento de Caixa Operativo. Desta maneira, isso se torna um meio de controle financeiro de curto e médio prazo. Quais dos seguintes itens faz parte deste fluxo de caixa?
( ) Vendas, Contas x Pagar e gastos financeiros.
( ) Despesas administrativas, impostos e registro de ativos imobilizados.
( ) Fornecedores, Contas x Receber e receitas financeiras.
( X ) Receitas das vendas, pagamentos aos fornecedores e despesas administrativas.
7-As demonstrações contábeis relatam fatos acontecidos dentro de uma organização. Através dessa posição, o gestor poderá traçar um viés para a entidade. Tratando-se de demonstrações contábeis, temos o demonstrativo de resultado do exercício (DRE), o qual evidencia a receita operacional líquida (ROL). Sobre a ROL, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sua composição:
( X ) O faturamento bruto menos os impostos.
( ) As entradas, descontados os custos de produção.
( ) O lucro líquido do que recebemos (entradas de caixa).
( ) Os ganhos obtidos ao final da produção.
8-O fluxo de caixa é um instrumento de controle que produz informações para o gestor de toda a movimentação de capital, sendo entrada ou saída, da empresa em um período estipulado de tempo. Para tal, seu principal objetivo é organizar o que a empresa gasta, o que ela recebe, em que período, bem como permite que o gestor administre com mais segurança se vai precisar captar ou aplicar recursos. Na elaboração do fluxo de caixa deve-se considerar os fluxos operacionais, de investimento e de financiamento. Sobre tais fluxos diante da construção de um fluxo de caixa, analise as sentenças a seguir:
I- Todas as entradas e as saídas que estão relacionadas diretamente à produção dos produtos são considerados fluxos operacionais. CORRETA
II- Consideram-se fluxos de investimentos as aquisições de imobilizado. CORRETA
III- Os recebimentos e os pagamentos de capital próprio são demonstrados pelos fluxos de saldo em caixa. ERRADA
9-Com a finalidade de demonstrar ao acionista o desempenho da empresa, na qual seu capital está investido, a interpretação de índices financeiros são muito importantes. Estes índices, por sua vez, visam identificar os desvios e avaliar a performance organizacional em um determinado período de tempo. Diante dessa premissa, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Indicador de liquidez corrente.
II- Indicador de liquidez seca.
III- Grau de endividamento.
( I ) O indicador que mede a capacidade de pagamento no curto prazo.
( III ) O indicador que mede o comprometimento dos capitais próprios com relação aos capitais de terceiros.
( II ) O indicador que mede a capacidade de pagamento no curto prazo, sem considerar os estoques.
10-É imprescindível que o proprietário de uma empresa de pequeno porte tenha informações precisas para que haja assertividade em sua tomada de decisão. Isso consequentemente o fará mais competitivo. Ainda, para ser assertivo, na área financeira, o empresário deve acompanhar os relatórios gerenciais, como também alguns indicadores de desempenho de forma periódica. Diante desse contexto, sobre o controle das vendas realizadas, a apuração dos resultados da empresa e o fluxo de caixa como tipos de relatórios gerenciais da área financeira a serem analisados, analise as sentenças a seguir:
I- Para controlar as vendas, conhecer apenas o montante vendido do mês encerrado é insuficiente para o empresário, pois é necessário saber quanto de lucro foi gerado, como também qual foi a margem de lucratividade nas vendas realizadas. CORRETA
II- O objetivo da apuração dos resultados da empresa é apurar o resultado líquido mensal, uma vez que esse é o valor das vendas menos o custo das mercadorias vendidas e as despesas da empresa. CORRETA
III- Dentro da apuração dos resultados da empresa, tem-se o pró-labore, que não é considerado uma despesa. O pró-labore não deve ser confundido com o lucro líquido gerado por ela. ERRADA
IV- O objetivo do fluxo de caixa é registrar as entradas e as saídas previstas de recursos financeiros e apurar