Buscar

FESTA DO CHÁ DE BOSTON (conteúdo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Em 1776, os Estados Unidos conseguiram sua independência, assinando uma declaração, no dia 4 de julho, que libertava as 13 colônias do domínio inglês. A Inglaterra venceu a França na Guerra dos Sete Anos (1756 – 1763), mas, perante os altos custos com a manutenção dos territórios conquistados, impôs à colônia americana uma série de tributos. Entre eles a Lei do Açúcar (cobrança de impostos sobre o açúcar que não fosse oriundo das Antilhas Inglesas), Lei do Selo (todos os documentos originados na colônia, como contratos, jornais e ofícios, receberiam um selo da coroa inglesa) e Lei do Chá (os colonos só poderiam comprar chá, na época monopolizado pela Companhia das Índias Orientais, dos comerciantes ingleses). Perante todas essas leis, originaram-se revoltas. Uma delas, contra a Lei do Chá, foi a “festa do chá de Boston”. 
Após a Inglaterra impor os novos impostos, os colonos reagiram. Boicotaram o “Ato Townshend” (que impedia os americanos de negociarem com outros países, que não fosse a Inglaterra), o que agravou mais ainda a situação. Em 1773, colonos americanos, disfarçados de índios, se misturaram aos trabalhadores portuários em Boston, e lançaram todo o carregamento de chá da Companhia das Índias (45 toneladas), ao mar. Esse boicote foi organizado pelo grupo pró-independência intitulado “Os filhos da Liberdade”. Após o boicote, o governo inglês puniu severamente os habitantes de Boston, fechando o porto da cidade e delegando aos militares o direito de ocupar casas de civis. 
Em 1765 foi fundada a associação secreta “Sons of Liberty” (filhos da liberdade). Formada por artesãos, mercadores, advogados e jornalistas, o grupo, originado em repúdio a Lei do Selo, foi um dos responsáveis pelo processo de independência americana. Entre seus militantes encontravam-se Samuel Adams e John Hancook, procurados pelas autoridades inglesas. Quando foram decretadas suas prisões, os colonos reagiram, resultando em um violento confronto com as tropas inglesas. Como resultado, foram abatidos 93 colonos e 273 ingleses. Após este confronto, a situação ficou fora de controle e só veio a se estabilizar com a declaração de independência dos Estados Unidos da América.
Após o ocorrido, o governo inglês puniu severamente os habitantes de Boston, fechando o porto da cidade e delegando aos militares o direito de ocupar casas de civis. No entanto, o movimento pela independência não se deixou abater por tais medidas. Três anos depois da "Festa do Chá de Boston", 13 colônias fundariam os Estados Unidos da América.

Mais conteúdos dessa disciplina